Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• hjabrito

Heranças, Partilhas e Doações

Recommended Posts

hjabrito

Boa tarde. Agradeço muito a vossa a vossa ajuda.

Meus pais fizeram 2 testamentos (iguais só varia o nome) por conta da quota disponível legaram um apartamento para os 2 filhos, ficando com o usufruto do mesmo. Meu pai faleceu primeiro não fizemos as partilhas.

Minha mãe depois do falecimento de meu pai fez 1 testamento de valor em dinheiro para bisneta 12000€ e uma outra casa para neta no valor de 36000€.

Quota disponível do meu pai valor de 37000€. Valor do apartamento 54000€. Excedeu a quota disponível 17000€.

Quota disponível de minha mãe 45000€.

Quando faleceu meu pai se fossem feitas as partilhas não podíamos herdar a totalidade do apartamento porque excedia a quota disponível? Agora existe o testamento da minha mãe referente apartamento + outro

testamento à neta e bisneta. Minha dúvida: a diferença do valor do apartamento e a quota disponível no testamento do meu pai (17000€) vai entrar nas contas da quota disponível da minha mãe?

Bem-haja.

Edited by hjabrito

ruicarlov

Quantos herdeiros havia quando o seu pai faleceu? Era só a mulher e os dois filhos? Se era esse o caso, não me parece que tenha havido problema em ficar o apartamento na totalidade para os filhos, já que para além da quota disponível ainda teriam a legítima. Somando tudo, nenhum dos filhos excederia o quinhão que lhe caberia.

Agora para calcular a quota disponível da sua mãe primeiro é necessário calcular os bens dela. Logo primeiro calcular a quanto teria ela direito por morte do marido, pela quota legítima.

hjabrito
    há 23 horas, hjabrito disse:

Boa tarde. Agradeço muito a vossa a vossa ajuda.

Meus pais fizeram 2 testamentos (iguais só varia o nome) por conta da quota disponível legaram um apartamento para os 2 filhos, ficando com o usufruto do mesmo. Meu pai faleceu primeiro não fizemos as partilhas.

Minha mãe depois do falecimento de meu pai fez 1 testamento de valor em dinheiro para bisneta 12000€ e uma outra casa para neta no valor de 36000€.

Quota disponível do meu pai valor de 37000€. Valor do apartamento 54000€. Excedeu a quota disponível 17000€.

Quota disponível de minha mãe 45000€.

Quando faleceu meu pai se fossem feitas as partilhas não podíamos herdar a totalidade do apartamento porque excedia a quota disponível? Agora existe o testamento da minha mãe referente apartamento + outro

testamento à neta e bisneta. Minha dúvida: a diferença do valor do apartamento e a quota disponível no testamento do meu pai (17000€) vai entrar nas contas da quota disponível da minha mãe?

Bem-haja.

Obrigado

Herdeiros mulher e dois filhos. A quota disponível minha mãe é de 45000€. Existem 2 testamentos um do apartamento para os 2 filhos + 1 testamento feito depois da morte de meu pai  de uma casa para neta no valor

de 36000€ e 12000€ em dinheiro para bisneta. O apartamento quando meu pai faleceu excedeu a sua quota disponível. A minha dúvida é se na divisão a quota disponível da minha mãe é feita pelos 2 filhos (o excedente da quota disponível do meu pai)

+neta + bisneta, ou só pela neta e bisneta. (quando meu pai faleceu o apartamento excedia a quota disponível do meu pai).

hjabrito
    A ‎21‎/‎02‎/‎2019 às 17:12, hjabrito disse:

Obrigado

Herdeiros mulher e dois filhos. A quota disponível minha mãe é de 45000€. Existem 2 testamentos um do apartamento para os 2 filhos + 1 testamento feito depois da morte de meu pai  de uma casa para neta no valor

de 36000€ e 12000€ em dinheiro para bisneta. O apartamento quando meu pai faleceu excedeu a sua quota disponível. A minha dúvida é se na divisão a quota disponível da minha mãe é feita pelos 2 filhos (o excedente da quota disponível do meu pai)

+neta + bisneta, ou só pela neta e bisneta. (quando meu pai faleceu o apartamento excedia a quota disponível do meu pai).

Mais uma vez vos agradeço se me puderem ajudar. 

Bom dia. Meu pai faleceu minha mãe dividiu o dinheiro por ela e pelos 2 filhos, restantes bens não foram divididos. Minha mãe depois da morte de meu pai fez testamento de um legado em dinheiro para bisneta e a quota disponível para neta. Minha mãe faleceu. O dinheiro que minha mãe dividiu quando faleceu meu pai entra nas partilhas ou seja entra na quota disponível da minha mãe?

Bem-Haja

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa