Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest Nuno Oliveira

Transferência de casa entre cunhads

Recommended Posts

Guest Nuno Oliveira

Boa tarde:

Gostaria de obter a vossa ajuda quanto à melhor forma de realizar o seguinte processo referente a um imóvel (apartamento), que passo a explicar.

Juntei-me (união de facto) com uma pessoa que tem uma casa em nome dela e do irmão (50% a cada), referindo que o empréstimo bancário contraído para a compra inicial da casa foi feito em nome do irmão, sendo no entanto a mãe a fiadora e quem o liquida. 

Como pretendíamos comprar casa, e uma vez que o irmão estaria de saída por ter concluído os estudos, a mãe fez um preço de família para ficarmos com a casa, sendo que continuará ela a pagar a casa ao banco, e nós iremos pagando a prestação acordada à mãe.

Ora pergunto qual a melhor forma (menos custos implicados) de transferir a parcela (50%) do irmão para meu nome, sendo que não haveria na realidade valores envolvidos e que implicações com o banco e fiscais teria para irmão e para mim?

E tendo em vista que a casa poderá ser vendida ainda este ano realizando mais valias, quais as implicações fiscais para os 2 ou 3? Refiro que a casa é HPP, e caso seja vendida será para aquisição de outra HPP.

Muito obrigado desde já por qualquer esclarecimento

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa