Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    IsaCastro

Herança duvida de valor a pagar no IRS ou imposto selo

Recommended Posts

IsaCastro

O meu pai faleceu a relativamente pouco tempo 2019 a minha mãe já tinha falecido em 2007 a moradia na altura da morte dela era avaliada nas finanças por um valor  de +/- 155000 euros. 10 Anos depois existe um valor de patrimônio superior nas finanças de +/-165000. Somos 2 herdeiros  qual o imposto a pagar? Será 10% de 50% do lado da minha mãe mais 10% de 50% do lado do meu pai a pagar? E esse imposto é contemplado na declaração do IRS do Ano a seguir? Estamos a pensar em vender o imóvel e estamos a tentar calcular os impostos a pagar antes ou após a venda.  Agradecida a quem nos possa explicar isto. 

Guest PJA

Os descendentes não pagam a verba de 10% do imposto de selo. Apenas 0,8% no caso de bens imóveis.

E sim, será metade de cada lado, sendo que a da parte da sua mãe provavelmente já foi paga na altura em que foi entregue a habilitação de herdeiros, por altura da morte dela.

Se venderem a casa, o imposto de selo pago poderá ser deduzido às mais valias que eventualmente obtenham com a venda.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa