Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    RosaMacoi

    Declaração Recapitulativa/Periódica - Fora da UE

    Recommended Posts

    RosaMacoi

    Boa tarde,

    Trabalho há alguns anos como tradutora, mas apenas no último trimestre do ano passado comecei a colaborar com uma empresa sediada fora da UE. Como é óbvio, dirigi-me às Finanças para alterar os meus dados de atividade e poder, assim, declarar, através do Recibo Verde, os valores recebidos do estrangeiro. Ora, para meu espanto, por se tratar de um país terceiro, não me souberam ajudar e aconselharam-me a enviar um email através do e-balcão das Finanças pedindo informações sobre como agir.

    Até hoje, não há resposta e eu acabei por passar os recibos verdes para o estrangiro (às cegas e como pude!) porque achei que mais valia os rendimentos estarem mal declarados do que nem sequer estarem.

    Agora, chega janeiro, mês de entrega da declaração do IVA que, segundo li, é obrigatória para quem tem clientes estrangeiros (embora eu só encontre informações referentes a clientes dentro da UE)... E eu pergunto? Eu também tenho de preenchê-la? É que, segundo vi, aquilo é quase tudo automatizado e, quando pede para indicar o país de origem do rendimento, só surgem opções de países da UE...

    Liguei para as Finanças e um senhor disse-me que, como se trata de um país fora da UE, não tenho de preencher a declaração recapitulativa. Para tirar a teima, voltei a ligar 10 minutos depois e outra senhora afirmou que tenho de preencher a declaração, tal como se se tratasse de um país da UE...

    Estou perdida, já não sei o que fazer e o prazo limite de entrega da declaração aproxima-se. Cada vez percebo menos e ninguém sabe ajudar-me!

    É por isso que peço ajuda a alguém que colabore com alguma empresa FORA DA UE e que já tenha passado por este processo de alteração dos dados de atividade de trabalhador independente (assinala-se a opção "prestação de serviços intracomunitários", apesar de não ser?) e de envio de declarações do IVA (é necessário? como se contorna o facto de só surgirem para assinalar países da UE no preenchimento?)

    Obrigada desde já!
     

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    Guest PJA

    Eu não a sei ajudar. Mas parece-me que falta aí alguma informação básica para quem o quiser tentar fazer:

    1. Está num regime de cobrança de IVA ou não?

    2. Quando passou o recibo cobrou IVA ou não?

    3. Qual foi a questão que enviou ao eBalcão das Finanças? E mudou alguma coisa nos 10 minutos que passaram entre as questões que colocou ao telefone?

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa