Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Declaração Recapitulativa/Periódica - Fora da UE

RosaMacoi

Recommended Posts

Boa tarde,

Trabalho há alguns anos como tradutora, mas apenas no último trimestre do ano passado comecei a colaborar com uma empresa sediada fora da UE. Como é óbvio, dirigi-me às Finanças para alterar os meus dados de atividade e poder, assim, declarar, através do Recibo Verde, os valores recebidos do estrangeiro. Ora, para meu espanto, por se tratar de um país terceiro, não me souberam ajudar e aconselharam-me a enviar um email através do e-balcão das Finanças pedindo informações sobre como agir.

Até hoje, não há resposta e eu acabei por passar os recibos verdes para o estrangiro (às cegas e como pude!) porque achei que mais valia os rendimentos estarem mal declarados do que nem sequer estarem.

Agora, chega janeiro, mês de entrega da declaração do IVA que, segundo li, é obrigatória para quem tem clientes estrangeiros (embora eu só encontre informações referentes a clientes dentro da UE)... E eu pergunto? Eu também tenho de preenchê-la? É que, segundo vi, aquilo é quase tudo automatizado e, quando pede para indicar o país de origem do rendimento, só surgem opções de países da UE...

Liguei para as Finanças e um senhor disse-me que, como se trata de um país fora da UE, não tenho de preencher a declaração recapitulativa. Para tirar a teima, voltei a ligar 10 minutos depois e outra senhora afirmou que tenho de preencher a declaração, tal como se se tratasse de um país da UE...

Estou perdida, já não sei o que fazer e o prazo limite de entrega da declaração aproxima-se. Cada vez percebo menos e ninguém sabe ajudar-me!

É por isso que peço ajuda a alguém que colabore com alguma empresa FORA DA UE e que já tenha passado por este processo de alteração dos dados de atividade de trabalhador independente (assinala-se a opção "prestação de serviços intracomunitários", apesar de não ser?) e de envio de declarações do IVA (é necessário? como se contorna o facto de só surgirem para assinalar países da UE no preenchimento?)

Obrigada desde já!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não a sei ajudar. Mas parece-me que falta aí alguma informação básica para quem o quiser tentar fazer:

1. Está num regime de cobrança de IVA ou não?

2. Quando passou o recibo cobrou IVA ou não?

3. Qual foi a questão que enviou ao eBalcão das Finanças? E mudou alguma coisa nos 10 minutos que passaram entre as questões que colocou ao telefone?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites