Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Desconto Endesa

JRJordao

Recommended Posts

A 30/11/2019 às 12:11, 00ba disse:

Mesmo assim não é preferível a dos 12% ?

Edit: Ou a do aniversário é sobre o total da fatura (incluindo impostos e tarifas de acesso) enquanto na opção dos 12% não?

Boa noite,

eu tinha a dos 12%. Já recebi a primeira fatura e posso dizer que já notei uma diferença significativa.

Penso que os meus consumos são medianos e passei de uma média de 37€ para 32€, mais a fatura aniversário que vai ser em outubro, o total reflete uma poupança anual significativa.

Cada caso é um caso, mas vale a pena analisar. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 508
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

178

• ruicarlov

38

• P2P Money Maker

31

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Que não mudes de casa, pois vão-se os amigos todos (foi o que me aconteceu). Não basta continuar cliente, tem de se continuar com o mesmo ponto de fornecimento. Não encontraste um tamanho de letra

Uma coisa é o que dizem, outra é o que fazem. Tirado de outro fórum: Logo alguns estão a ser presenteados com aumentos.

Eu sinceramente acho mau isso  promovem os vossos códigos. Mas depois querem aproveitar as promoções de boas vindas ora. Ao cancelarem e fazerem novo contrato, quem aderiu com o vosso código

Posted Images

há 5 horas, zezinha disse:

eu tinha a dos 12%. Já recebi a primeira fatura e posso dizer que já notei uma diferença significativa.

Penso que os meus consumos são medianos e passei de uma média de 37€ para 32€, mais a fatura aniversário que vai ser em outubro, o total reflete uma poupança anual significativa.

Cada caso é um caso, mas vale a pena analisar. 

Ainda bem que te está a compensar a mudança. ?

Os valores que indicas são o total da fatura de eletricidade+gás? Parecem-me bastante baixos.

há 54 minutos, CountingCents disse:

Já sendo cliente da Endesa numa propriedade, não me deixaram colocar o código do amigo num novo contrato para nova propriedade... Deixaram fazer a campanha Aniversário só.

Pena ?

E vais ter o desconto de 5€+5€ durante as primeiras 6 faturas?

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, JRJordao disse:

Os valores que indicas são o total da fatura de eletricidade+gás? Parecem-me bastante baixos.

Pena ?

E vais ter o desconto de 5€+5€ durante as primeiras 6 faturas?

Sim, tenho os 60€ e os 12%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/12/2019 às 02:31, CountingCents disse:

Pensei que era da aniversário ahaha

?

Na tarifa aniversário tens estes preços mas não pagas cada 12ª fatura, ou seja pagas 11 faturas por ano. Fatura eletrónica e débito direto opcionais. Não disponível para bi-horário.

Na tarifa e-luz & gás tens estes preços mais baixos (um suposto desconto de 12% antes do IVA) mas pagas 12 faturas por ano. Fatura eletrónica e débito direto obrigatórios. Disponível para bi-horário (preços).

Eis o resultado de comparação das tarifas para o meu caso. Resido em Lisboa e tenho um consumo médio mensal de 150 kWh em potência 6,90 kVa de eletricidade, de 15 m3 (168 kWh) no escalão 1 de gás. Os cálculos assumem um desconto de 1€ mensal do plano amigo, mas excluem os 60€ de desconto para adesões até 15 de Janeiro (aplicáveis a ambas as tarifas).

Como podem ver, a diferença é mínima. Mas os cálculos assumem um consumo estável ao longo do ano, enquanto na realidade a fatura oferecida calha dentro do meu período de maior consumo (Novembro a Janeiro), como tal a poupança a favor da tarifa aniversário será superior.

Duplicando os consumos, 300 kWh de eletricidade e 30 m3 (345 kWh) no escalão 2 de gás, o resultado mantém-se.

Mas cada caso será um caso.

Editado por JRJordao
    Retirar anexos (quota excedida)
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, JRJordao disse:

Os valores são só de eletricidade, pois o gás natural ainda não chegou cá :).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 8 horas, JRJordao disse:

?

Na tarifa aniversário tens estes preços mas não pagas cada 12ª fatura, ou seja pagas 11 faturas por ano. Fatura eletrónica e débito direto opcionais. Não disponível para bi-horário.

Na tarifa e-luz & gás tens estes preços mais baixos (um suposto desconto de 12% antes do IVA) mas pagas 12 faturas por ano. Fatura eletrónica e débito direto obrigatórios. Disponível para bi-horário (preços).

Eis o resultado de comparação das tarifas para o meu caso. Resido em Lisboa e tenho um consumo médio mensal de 150 kWh em potência 6,90 kVa de eletricidade, de 15 m3 (168 kWh) no escalão 1 de gás. O cálculo assume o desconto de 1€ mensal do plano amigo.

Tarifas.png.0bb7a064e6bb79d60cc7bc7da9f29c24.png

Como podem ver, a diferença é mínima. Mas os cálculos assumem um consumo estável ao longo do ano, enquanto na realidade a fatura oferecida calha dentro do meu período de maior consumo (Novembro a Janeiro), como tal a poupança a favor da tarifa aniversário será superior.

Duplicando os consumos, 300 kWh de eletricidade e 30 m3 (345 kWh) no escalão 2 de gás, o resultado mantém-se.

Tarifas2x.png.abc73cf3b540136e7864a3f6195b29b1.png

Mas cada caso será um caso.

E isto sem o desconto dos 30€/60€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/11/2019 às 19:02, JRJordao disse:

Deixo aqui algumas informações sobre a comunicação de leituras na Endesa, para os novos colegas que aderiram.

A comunicação de leituras por parte do cliente é obviamente opcional. Na sua ausência, serão utilizadas estimativas e eventualmente leituras efetuadas por técnicos (de X em X meses).

A comunicação pode ser feita por telefone (800 10 10 33, nunca utilizei) ou na área de cliente online My Endesa.

No My Endesa, tab COMUNICAR LEITURAS, são indicados os dias recomendados para efetuar a comunicação. No meu caso é entre os dias 6 e 8, mas talvez dependa em função do dia em que o contrato ficou ativo.

ComunicarLeituras.png.324c912d62952c94ecc480aaac34a185.png

Para evitar estimativas, devem comunicar no último dia indicado. Caso contrário, será utilizada uma estimativa entre o dia seguinte ao da vossa comunicação e o último dia indicado. Por exemplo, no meu caso, se eu comunicar no dia 6, será incluída na fatura uma estivativa para os dias 7 e 8.

Ao preencher cada valor da leitura, não se espantem se surgir um aviso em como o mesmo está (supostamente) fora do intervalo esperado. Comigo e com outra pessoa que conheço acontece sempre, por isso deduzo que seja comum.

Aviso.png.d5b0dfff382aec50f1d078b3da8b30af.png

É aborrecido, mas inofensivo. Basta "checkar" a box "Aceito enviar a leitura com os valores" e continuar o processo.

O processo de fornecer as leituras funciona bem? Isto é, são considerados os valores enviados sem estimativas ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, P2P Money Maker disse:

E isto sem o desconto dos 30€/60€

Exato. Acrescentei essa nota. ?

há 2 horas, ptigas disse:

O processo de fornecer as leituras funciona bem? Isto é, são considerados os valores enviados sem estimativas ?

Quando enviados no último dia indicado, sim. Até agora, em quase dois anos, só por uma vez me aconteceu terem utilizado antes uma leitura feita (uns dias antes) por um técnico, complementada por uma estimativa para os dias restantes.

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    A 30/11/2019 às 02:44, P2P Money Maker disse:

Fui eu que usei. Mais tarde deixo aqui o meu código.

Há que dividir o mal pelas aldeias hehe. Abraço 

Caros, da mesma forma que usei o acima deixo o meu código do PLANO AMIGO para usarem, divide o mal (neste caso o bem) pelas aldeias e é bastante mais equilibrado:

Desconto de 1€ para sempre na factura:

Usar o seguinte código no registo:

307700178

Obrigado desde já aos que continuarem a cadeia :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@P2P Money Maker

Respeitando a tua abordagem, sinto-me no entanto no direito de defender um outro ponto de vista. 

1) A estratégia que sugeres só é "mais equilibrada" se não se atribuir valor à iniciativa e à quantidade de informação útil disponibilizada neste tópico.

2) Este não é um desconto único imediato, como nos sites que habitualmente promoves no fórum. Quem aderir com o código amigo de um cliente novo com pouco desconto, corre maior risco desse cliente passado um ano mudar de fornecedor aliciado por uma nova promoção, e assim perder o seu desconto na fatura. Já quem utilizar o código de um cliente mais antigo bastante fidelizado está mais protegido dessa situação.

Há obviamente espaço para os dois pontos de vista, bem como para cada um publicar o seu código. Os interessados em aderir à Endesa farão a escolha conforme acharem mais correto.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    A 07/12/2019 às 09:50, JRJordao disse:

@P2P Money Maker

Respeitando a tua abordagem, sinto-me no entanto no direito de defender um outro ponto de vista. 

1) A estratégia que sugeres só é "mais equilibrada" se não se atribuir valor à iniciativa e à quantidade de informação útil disponibilizada neste tópico.

2) Este não é um desconto único imediato, como nos sites que habitualmente promoves no fórum. Quem aderir com o código amigo de um cliente novo com pouco desconto, corre maior risco desse cliente passado um ano mudar de fornecedor aliciado por uma nova promoção, e assim perder o seu desconto na fatura. Já quem utilizar o código de um cliente mais antigo bastante fidelizado está mais protegido dessa situação.

Há obviamente espaço para os dois pontos de vista, bem como para cada um publicar o seu código. Os interessados em aderir à Endesa farão a escolha conforme acharem mais correto.

Obrigado pelo teu cuidado na resposta. Exacto, são opiniões, sendo que na verdade quanto mais distribuídas hipoteticamente forem as adesões, menor o volune de pessoas a saírem da Endesa e, por maioria de razão, mais provável se torna a manutenção do desconto como conjunto para os diversos aderentes.

Como te digo eu aderi com o código de um outro user (e não o teu) simplesmente porque acho que deve haver uma maior divisão deste tipo de referrals/códigos de amigos , ao invés de ter uma única pessoa com 20€ de desconto na factura mensalmente por exemplo.

Nesse sentido deixo de novo o meu código para quem tiver a mesma opinião que eu e que posteriormente queira deixar o seu (com a nota de que não conto mais sair da Endesa por estar 300% satisfeito ;) - a EDP já me levou 20 anos a contar electricidade e isso já é bastante, agora é altura da Endesa )

Desconto de 1€ para sempre na factura:

Usar o seguinte código no registo:

307700178

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/12/2019 às 19:48, 00ba disse:

Confesso que foi com base numa premissa errada pois os cálculos que fiz baseavam-se num desconto de 12% no termo variável relativamente ao preço da tarifa Aniversário. Mas tal não acontece.

Pois, são 12% de desconto, mas há que saber sobre que preços. ?

Olhando para os preços atuais das duas tarifas, o único desconto de 12% que a tarifa e-luz&gás tem sobre os valores da tarifa aniversário é no termo de potência da eletricidade. O custo de energia (termo variável) da eletricidade é apenas 5% mais barato, o termo fixo do gás 2%, o custo de energia do gás 9%. Isto para o meu caso, potência 6,90 kVa de eletricidade e escalão 1 de gás.

- O meu consumo é semelhante em todos os meses do ano

Creio que os maiores consumos sazonais serão o aquecimento/arrefecimento da casa e (se forem vários habitantes) o aquecimento da água. O facto de no inverno se ter a iluminação ligada mais tempo é pouco relevante, principalmente com lâmpadas económicas.

No meu caso, não arrefeço a casa no verão e nessa altura o aquecimento da água requere pouco gás, logo os meses quentes correspondem-me a faturas consideravelmente mais baixas.

- A tarifa aniversário, fundamentalmente, funciona como uma fidelização pois para usufruirmos do desconto teremos de nos manter na Endesa até cada 12º mês. Assim, caso por algum motivo esteja insatisfeito com a Endesa ou exista melhor proposta na concorrência posso mudar em qualquer altura sem sair prejudicado.

Levantas um ponto muito relevante. A tarifa aniversário é de facto um esquema (disfarçado) de fidelização. Durante 11 meses paga-se um pouco mais, para no 12º mês se ter a recompensa que faz todo o ano valer a pena. Logo, quem por exemplo mudar de fornecedor após 11 meses sairá prejudicado. Funciona como um depósito a prazo ou certificado de aforro/tesouro, em que a altura ideal para resgatar é em cada ano logo a seguir ao pagamento de juros.

Conclusão, em qualquer uma das tarifas e tendo em conta o desconto de boas-vindas + o código de amigo a poupança que alcançarei relativamente ao fornecedor que tenho atualmente será significativa

Isso é o que interessa ?

Editado por JRJordao
    Retirar anexos (quota excedida)
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/11/2019 às 16:15, 00ba disse:

Obrigado @JRJordao por toda a informação. Em princípio vou mesmo mudar para a Endesa, apesar de não ter comparado com por ex. a Galp, que também tem alguns descontos interessantes. No entanto, nem que seja por apenas 1 ano, os 60 € de boas vindas, aliados à tarifa aniversário ou a dos 12% (sem esquecer a do amigo) compensa certamente. 

60€ de boas vindas + tarifa de aniversário + Código de amigo ? isso dá acumular tudo?

Eu aderi no final do mes passado à Endesa. Tinha Galp + Cartão continente antes. O preço por kw era mais caro uns 2centimos na Galp mas depois davam desconto em cartão continente + desconto em gasolina, mas tinha de andar sempre a fazer jogos com os cartões e compras no continente. Aqui ao menos é desconto directo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, cibernauta disse:

60€ de boas vindas + tarifa de aniversário + Código de amigo ? isso dá acumular tudo?

Eu aderi no final do mes passado à Endesa. Tinha Galp + Cartão continente antes. O preço por kw era mais caro uns 2centimos na Galp mas depois davam desconto em cartão continente + desconto em gasolina, mas tinha de andar sempre a fazer jogos com os cartões e compras no continente. Aqui ao menos é desconto directo.

Olá,

Sim,

os 60€ de boas vindas: " A campanha é válida para novos clientes com contratos de luz e gás e o desconto
    é repartido pelas seis primeiras faturas (5€ por contrato de luz + 5€ por contrato de gás)." 

A tarifa aniversário oferece a 12ª fatura (eu escolhi a dos 12% em vez desta).

Com o código de amigo tens 1€ de desconto em cada fatura enquanto tu e o amigo do qual utilizaste o código permanecerem na Endesa. Depois podes dar o teu código a outras pessoas e caso estas adiram através dele ganham 1€ cada um em cada fatura, nas mesmas condições.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, cibernauta disse:

Sim, é tudo acumulável.

Os 60€ de boas vindas aplicam-se a novos clientes que adiram até 15 de janeiro.

A tarifa aniversário está atualmente disponível em alternativa à habitual tarifa e-luz & gás (também chamada tarifa dos 12%). Encontras neste tópico algumas comparações entre as duas. Na maioria dos casos a diferença não deverá ser grande. Resumindo, na tarifa aniversário paga-se um pouco mais durante 11 faturas e depois a 12a fatura é oferecida.

O desconto de plano amigo está sempre disponível (desde que conheço a empresa) e aplica-se sobre qualquer tarifa ou campanha de adesão.

Também prefiro estas condições ao plano Galp + Continente. O combustível na Galp não é barato e os preços no Continente não são assim tão bons.

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/12/2019 às 22:11, JRJordao disse:

Também prefiro estas condições ao plano Galp + Continente. O combustível na Galp não é barato e os preços no Continente não são assim tão bons.

Depende, as condições do plano Galp continente variam, por vezes de dia para dia. Eu tenho um contrato com 38% de desconto sobre a tarifa deles, pago o mesmo (até ligeiramente menos) que pagava no plano aniversário com 2 amigos e depois ainda tenho o saldo em cartão continente. Quanto ao continente ser caro, só vou lá quando tenho cupão de 10 ou 15%. Praticamente não compro nada fora de promoções.

Há uns meses esqueceram-se de ir buscar o débito direto, na fatura seguinte apareceu o mês anterior como pago, eles nunca me disseram nada, eu também estive quieto e ainda levei o saldo em cartão desse mês que não paguei

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, megamaster disse:

Quanto ao continente ser caro, só vou lá quando tenho cupão de 10 ou 15%. Praticamente não compro nada fora de promoções.

Também só costumo comprar com cupão "5€ em 20€" e incluo sempre que possível artigos (que preciso) em promoção. Em média duas compras por mês, com os dois cartões cá de casa. Não sou grande cliente. ?

há 2 horas, megamaster disse:

Há uns meses esqueceram-se de ir buscar o débito direto, na fatura seguinte apareceu o mês anterior como pago, eles nunca me disseram nada, eu também estive quieto e ainda levei o saldo em cartão desse mês que não paguei

Ena, isso é que foi bom! ?

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@paquinho

Obrigado :)

O código amigo deve-te ser atribuído logo que o contrato fique ativo, momento em que recebes o(s) contrato(s) por email. Varia de caso para caso pois também depende do fornecedor atual que te está a "perder" [1], mas parece-me que na maioria dos casos demora entre uma e duas semanas. Agora com a época festiva pode atrasar um pouco mais. De qualquer forma, penso que na semana de 5 a 11 de Janeiro deverás ter o teu código.

Nessa altura, ao entrares (após registo) no My Endesa deverás ter na página inicial uma notificação com o código (do lado direito). Em alternativa, por telefone (800 10 10 33) certamente te darão essa informação.

Notas

[1] É possível que o teu fornecedor atual te contacte telefónicamente para confirmares/explicares porque queres mudar (para te dizer que fazes mal, claro). Nesse caso, convém atenderes e despachares essa etapa logo que possível para o processo poder avançar.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites