Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Desconto Endesa

JRJordao

Recommended Posts

há 18 horas, Tfpo disse:

A Endesa baixou os preços a 15 de janeiro

Não foi o meu caso (tarifa aniversário)

Termo de Energia (Luz): 0,155467 -> 0,161254

Deve ter sido para compensar a redução no IVA :lol: 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 508
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

178

• ruicarlov

38

• P2P Money Maker

31

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Que não mudes de casa, pois vão-se os amigos todos (foi o que me aconteceu). Não basta continuar cliente, tem de se continuar com o mesmo ponto de fornecimento. Não encontraste um tamanho de letra

Uma coisa é o que dizem, outra é o que fazem. Tirado de outro fórum: Logo alguns estão a ser presenteados com aumentos.

Eu sinceramente acho mau isso  promovem os vossos códigos. Mas depois querem aproveitar as promoções de boas vindas ora. Ao cancelarem e fazerem novo contrato, quem aderiu com o vosso código

Posted Images

21 hours ago, Tfpo said:

Pede uma atualização da oferta. Eu já o fiz e já renovaram o contrato com os novos preços. Também aos amigos que já lhes dei também convém que sejam meus amigos no preço que pago.

Obrigado pela informação, Tfpo!

Caso alguém queira aderir, segue meu código do plano amigo, já que aderi também por um código do forum:

Código Plano Amigo: 309055695

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    On 3/3/2021 at 7:26 PM, Adriano Ramos said:

Obrigado pela informação, Tfpo!

Caso alguém queira aderir, segue meu código do plano amigo, já que aderi também por um código do forum:

Código Plano Amigo: 309055695

Como usei o seu código, que era o último neste fio, deixo agora aqui o meu: 309339707

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal,

Comprei um apartamento e em breve mudo-me para lá com a minha mulher. Temos de fazer um novo contrato para fornecimento de eletricidade e gás e numa pesquisa rápida entre vários comparativos parece-me que a oferta da Endesa está entre as mais baratas. No entanto gostava de ter outras opiniões para complementar a análise.

O nosso consumo mensal de eletricidade é de cerca de 140kWh. São suficientes 2.3kVA como potência contratada.

Estou em teletrabalho e deve ser uma situação para ficar permanente mesmo no pós-covid. Envolve um pc desktop + monitor 34" ligado diariamente 8-10h.

As grandes máquinas de lavar e aspirador são usados 1x por semana ao fds.

Cozinhamos diariamente (gás natural) e usamos um mini-forno elétrico umas 3x/semana. Dentro de 1 ano somos capazes de mudar o fogão para elétrico.

Posto isto,

- compensa a lógica do tarifário bi-horário?
    - compensa fazer um contrato agregado eletricidade + gás natural (70kWh/mês)? o operador de gás disponível é a Setgás.

Obrigado pela ajuda!

1.  
    Editado por x975
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, x975 disse:

As grandes máquinas de lavar e aspirador são usados 1x por semana ao fds.

Este costuma tradicionalmente ser um fator importante para a utilização do bi-horário. Mas também depende da idade dos equipamentos, os mais recentes consomem menos.

No entanto, pelo que ouço a Endesa é mais competitiva na tarifa simples. Há inclusivé a tarifa aniversário, que pode interessar a quem consome muito acima da média num determinado mês (tipicamente dezembro ou janeiro) que nem está disponível para bi-horário.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se querem optar por 2,3kVA, não existe tarifário bi-horário (nem tarifa aniversário da Endesa). Este só está disponível a partir de 3,45kVA. Mas se passa a maior parte do dia em casa o simples é capaz de ser das melhores opções de qualquer forma.

Para essa potência sugiro também dar uma olhada neste tópico e se quiser falar comigo depois:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, x975 disse:

São suficientes 2.3kVA como potência contratada.

Já sabem que conseguem instalar um contador com uma potência tão baixa? Creio que a instalação elétrica do prédio também tem condicionantes.

Voltando à questão simples vs bi-horário, acho que para ter a certeza só mesmo com base nos registos de consumo. Creio que todos os contadores novos, mesmo para quem está em tarifa simples (como eu), registam em modo tri-horário. Não é por isso difícil passado uns meses perceber qual a percentagem de consumo em cada faixa horária e daí fazer as contas realistas.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, JRJordao disse:

Já sabem que conseguem instalar um contador com uma potência tão baixa? Creio que a instalação elétrica do prédio também tem condicionantes.

Condicionantes são nos valores máximos. Nos dados da instalação pode-se consultar a potência máxima admissível. Nunca encontrei limitações de potência mínima, a não ser os 1,15kVA para qualquer instalação BTN. Nem me parece fazer muito sentido que exista.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, ruicarlov disse:

Condicionantes são nos valores máximos. Nos dados da instalação pode-se consultar a potência máxima admissível. Nunca encontrei limitações de potência mínima, a não ser os 1,15kVA para qualquer instalação BTN. Nem me parece fazer muito sentido que exista.

No meu caso não posso descer de 6,9kVA, por mais que reduza consumos. Mas é uma instalação trifásica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, JRJordao disse:

No meu caso não posso descer de 6,9kVA, por mais que reduza consumos. Mas é uma instalação trifásica.

Sim claro. No caso de uma instalação trifásica o mínimo são 6,9kVA. Mas passando a monofásico já é possível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Creio ter chegado à altura de mudar de fornecedor. Devo aproveitar a campanha dos 60€ da Galp.

A Endesa tem sido porreira apesar das alterações de preço anuais obrigarem a mudar o tarifário.

Neste momento, para 5,75 kVA, ciclo normal:

Luz   Gás  

Energia Fixo Energia Fixo
    Endesa Atual 0,144139 0,291282 0,057148 0,056416
    Endesa 14% 0,137098 0,3295 0,053303 0,05971

Endesa Simples 0,139835 0,3048 0,046988 0,052275

Galp 0,1547 0,3398 0,0578 0,077
    Galp 10% 0,13923 0,30582 0,05202 0,0693

Na Endesa tenho desconto de 1 amigo, ainda assim, compensará a Galp, pelo menos no 1º ano.

Alguém sabe se voltando à Endesa se pode usufruir do convite de amigo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, 00ba disse:

Creio ter chegado à altura de mudar de fornecedor. Devo aproveitar a campanha dos 60€ da Galp.

A Endesa tem sido porreira apesar das alterações de preço anuais obrigarem a mudar o tarifário.

Neste momento, para 5,75 kVA, ciclo normal:

Luz   Gás  

Energia Fixo Energia Fixo
    Endesa Atual 0,144139 0,291282 0,057148 0,056416
    Endesa 14% 0,137098 0,3295 0,053303 0,05971

Endesa Simples 0,139835 0,3048 0,046988 0,052275

Galp 0,1547 0,3398 0,0578 0,077
    Galp 10% 0,13923 0,30582 0,05202 0,0693

Na Endesa tenho desconto de 1 amigo, ainda assim, compensará a Galp, pelo menos no 1º ano.

Alguém sabe se voltando à Endesa se pode usufruir do convite de amigo?

Bom comparativo.

Também fiquei com a sensação de que os -10% na Galp só estavam assegurados para os primeiros 12 meses. Sem esse desconto fica mais caro que a Endesa, principalmente o fixo do gás e a energia da luz.

Deves poder voltar à Endesa com desconto amigo. Melhor ainda seria com um novo desconto inicial de 60€. ;)

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 hours ago, JRJordao said:

Voltando à questão simples vs bi-horário, acho que para ter a certeza só mesmo com base nos registos de consumo. Creio que todos os contadores novos, mesmo para quem está em tarifa simples (como eu), registam em modo tri-horário. Não é por isso difícil passado uns meses perceber qual a percentagem de consumo em cada faixa horária e daí fazer as contas realistas.

Boa sugestão. Parece-me boa opção começar com a tarifa simples e ao fim de 2-3 meses já tenho uma boa previsão dos consumos. O contador é um Landis Gyr+ e acho que dá os consumos detalhados.

Editado por x975
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    On 3/2/2021 at 9:29 PM, Tfpo said:

Pede uma atualização da oferta. Eu já o fiz e já renovaram o contrato com os novos preços. Também aos amigos que já lhes dei também convém que sejam meus amigos no preço que pago.

Olá, @Tfpo, sabes se, ao fazer a atualização da oferta, conseguimos manter os 30 euros de desconto e os descontos dos amigos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Adriano Ramos disse:

Olá, @Tfpo, sabes se, ao fazer a atualização da oferta, conseguimos manter os 30 euros de desconto e os descontos dos amigos?

Estou convencido que sim, pois é só uma atualização de preços, não uma alteração de contrato. Mas podes sempre pedir essa confirmação quando pedires a atualização.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Ainda sobre a atualização de preços, estive finalmente a ver o meu caso atentamente e não me compensaria (tarifa aniversário). Em particular, o termo potência de luz aumentaria uma brutalidade.

--

Luz (6,90 kVA)

Energia: 0,161254 -> 0,150871 = -0,010383/kWh

Termo potência: 0,0139 -> 0,4529+0,439/dia

Gás (escalão 1)

Energia: 0,057264 -> 0,055680 = -0,001584/kWh

Termo fixo: 0,05293 -> 0,06640 = +0,01347/dia

--

Num consumo mensal de 160kWh de luz, pagaria mais (0,439 x 30 dias) - (0,010383 x 160kWh) = 11,50€

Num consumo mensal de 120kWh de gás, pagaria mais (0,01347 x 30 dias) - (0,001584 x 120kWh) = 0,21€

Editado por JRJordao
    Valores errados. Cálculo correto na próxima página.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, ruicarlov disse:

0,0139 por dia de potência contratada na luz? Não há aqui qualquer engano? A tarifa de acesso às redes na potência contratada (valor tabelado) são 0,3169 por dia.

Pois, efetivamente esse é o Termo de Potência mas falta o Termo Fixo Acesso às Redes

image.png.a4988586d6b73d616f95dcd11f173c31.png

@JRJordao nem parece teu! xD

Editado por 00ba
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@ruicarlov @00ba

Sim, eu sei que na fatura acresce o Termo Fixo Acesso às Redes.

image.png.b3d1d17a714bfd8ea6e94e7812919ecb.png

Mas segundo me disseram do apoio ao clientes, nos preços anunciados para novos contratos, o Termo Potência não inclui o acesso às redes.

image.png.4c84404c864bb43602ad30eca3686dbf.png

É então a vossa opinião que (para 6,90kVa), os 0,4529€ acima incluem os 0,3169€ do acesso às redes? Seria de facto uma diferença muito menos escandalosa, embora ainda um aumento significativo.

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites