Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Ultrapassei os 10.000€, o que devo fazer agora?

joaopauloooo

Recommended Posts

Tenho uma Empresa em Nome Individual já a 3 anos e este ano de 2018 é o primeiro que ultrapasso o limite dos 10.000€ relativos à minha isenção ao IVA.

Minhas questões são:

1- O que é que deve fazer já em janeiro de 2019 para passar a recolher o IVA dos clientes? Quais os passos devo seguir?

2- Sou obrigado a ter contabilidade organizada agora que vou passar a recolher o IVA?

3- Sou obrigado a ter um TOC?

Desde já obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Citação

CÓDIGO DO IVA

Artigo 58.º   Obrigações de faturação, declarativas e período em que passa a ser devido o imposto

2 - Quando se deixarem de verificar as condições de aplicação do regime de isenção do artigo 53.º, os sujeitos passivos são obrigados a apresentar a declaração de alterações prevista no artigo 32.º, nos seguintes prazos:

a) Durante o mês de Janeiro do ano seguinte àquele em que tenha sido atingido um volume de negócios superior aos limites de isenção previstos no artigo 53.º;

...

Citação

CÓDIGO DO IRS

Artigo 28.º Formas de determinação dos rendimentos empresariais e profissionais

1 - A determinação dos rendimentos empresariais e profissionais, salvo no caso da imputação prevista no artigo 20.º, faz-se:
    a) Com base na aplicação das regras decorrentes do regime simplificado;
    b) Com base na contabilidade.

2 - Ficam abrangidos pelo regime simplificado os sujeitos passivos que, no exercício da sua atividade, não tenham ultrapassado no período de tributação imediatamente anterior um montante anual ilíquido de rendimentos desta categoria de (euro) 200 000.

3 - Os sujeitos passivos abrangidos pelo regime simplificado podem optar pela determinação dos rendimentos com base na contabilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta.

Estava a pensar em fazer isso sozinho, mas pela complexidade dos itens que tenho que marcar na declaração tenho medo de colocar algo mal e não conseguir mudar depois.

Vou ter de pagar ao contabilista mesmo. Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites