Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• titularidade

JorgeM2014

Recommended Posts

Bom dia.

Fui cotitular de uma conta de títulos (ações e fundos) até meados de Julho numa instituição bancária com um familiar meu. Resolvi sair da conta por acordo com o meu familiar. Foi até necessário pagar uma comissão ao banco pela operação. 

A questão que coloco é: As mais valias que obtivemos até meados de Julho em venda de ações (durante o tempo que também fui titular) serão reportadas em 50% para cada titular na declaração e informação que o banco dará às finanças, ou como eu saí só serão imputadas as mais valias ao meu familiar?

A questão é pertinente porque se me foram imputadas mais valias a mim em 50%, como nos anos anteriores que era cotitular eu terei de tentar compensar com menos valias que tenho noutros títulos evitando pagar imposto sobre as mais valias.

Agradecia o esclarecimento de alguém informado ou até opiniões porque a gestora do banco não me soube informação com precisão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    • 4 months later...

Primeiro falta ver se é cotitular na conta à ordem e não na conta titulos, pois é diferente.

Faça como aparece na declaração anual tal e qual como o banco enviou. Muito possivelmente esses 50 50 por cento referem-se a movimentos na conta à ordem. O AB, bcp, tem dessa forma mas só se tem em conta a declaração tirada do homebanking deles por esta altura, e aí deve surgir possivelmente o seu contribuinte sozinho com o valor total.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites