Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Venda 2°habitação vs venda habitação vs mais valias e reinvestimento de 2 e 1 habitação

Visitante Filipa

Recommended Posts

Bom dia,

Li várias respostas vossas mas não consigo calcular as mais valias ou de saber como efetuar o melhor negocio.

Vivi 6anos numa HPP ate que me foi doada pelos meus pais durante esse período, a qual mudei para 2 habitação pois adquiri em 2016 uma HPP em conjunto com o meu namorado com recurso a credito.  

Vendi essa 2 habitação este ano com objetivo de comprar outra 2 hab para investimento, e estou em processo de venda neste momento da HPP para adquirir terreno e construir.

Como pretendo reinvestir o dinheiro obtido da 2 habitacao noitta 2 habitacao sera que pago os 50% do lucro +imt+imp selo da nova habitacao? Não só sou taxada em irs mas tb tnh q pagar os impostos duma nova aquisição sendo que vendi uma para comprar outra.

Outra questao é as mais valias da 2 habitação, pois da HPP vou reinvestir tudo. Foi me doada por 0€, valor nas financas é de 107000€ vendi por 335000€, despesas de comissão de 210000, sem fatura das obras. Qual o valor que cou pagar em IRS para o ano? Pois isso influencia o valor que terei para comprar uma 2 habitação 

Muito obrigada pelo vosso excelente trabalho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 25/09/2018 às 11:59, Visitante Filipa disse:

Como pretendo reinvestir o dinheiro obtido da 2 habitacao noitta 2 habitacao sera que pago os 50% do lucro +imt+imp selo da nova habitacao? Não só sou taxada em irs mas tb tnh q pagar os impostos duma nova aquisição sendo que vendi uma para comprar outra.

Sim, tem de pagar isso tudo.

A 25/09/2018 às 11:59, Visitante Filipa disse:

Outra questao é as mais valias da 2 habitação, pois da HPP vou reinvestir tudo. Foi me doada por 0€, valor nas financas é de 107000€ vendi por 335000€, despesas de comissão de 210000, sem fatura das obras. Qual o valor que cou pagar em IRS para o ano? Pois isso influencia o valor que terei para comprar uma 2 habitação 

Nesse caso, o que conta como valor de aquisição é o valor patrimonial do imóvel à data em que os seus pais lho doaram. Para ficar com uma ideia de quanto vai ter de pagar de IRS, pode subtrair esse valor aos 335.000€, dividir a diferença por dois e fazer uma simulação de IRS adicionando o resultado ao seu rendimento habitual. Não será exato, mas dá para ficar com uma ideia...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites