Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Daniel Graça

Herança e Direitos

Recommended Posts

Daniel Graça

Boa tarde

O meu pai faleceu recentemente. A minha mãe ainda é viva. Tenho uma irmã.

Aquando do falecimento do meu pai, a minha mãe ficou com todo o dinheiro da conta pessoal dele e distribuiu parte pela minha irmã. Estavam casados com comunhão de adquiridos e da Herança supostamente alem da conta bancária existia a casa que ambos habitavam.

Eu na altura não necessitava, não me fez confusão o dinheiro ter sido dividido da maneira que foi.

A vida dá muitas voltas e neste momento encontro-me em serias dificuldades financeiras o que me obrigou a entregar a casa ao banco.

Como a minha mãe tem outra pessoa e vive com essa pessoa ha algum tempo, e tem a casa da dita herança fechada, pensei durante uns tempos recorrer aquela habitação porque neste momento facilitaria bastante a minha vida.

A minha mae diz que a casa é dela e não me dá acesso á mesma.

Sendo que, e digam-me se estou errado ou não, aquando a morte do meu pai a casa seria dividida em 50% para a minha mãe e 50% dividido entre mim e a minha irmã, há algum artigo no codigo civil que me diga se tenho ou nao o direito de ter acesso á casa?

Desde já o meu agradecimento

Cumps

ruicarlov

Pela morte do seu pai, 50% dos bens do casal são do cônjuge. Mas os bens que eram do seu pai antes do casamento (e bens que ele tenha adquirido por herança) são dele e não se aplica a meação. Logo se a casa foi comprada após o casamento, então sim são 50% para a sua mãe e os outros 50% são a dividir pelos 3 (você, irmã e mãe - 16,67% para cada). No entanto, se os outros dois já receberam parte da herança sob a forma de dinheiro, então tem direito a uma percentagem maior da casa.

De qualquer forma, desde que detenha uma percentagem da casa, tem o direito de lá habitar.

Não sei qual o artigo do código civil, mas o Visitante PJA é o perito de encontrar os artigos do código civil e não tarda muito já cá deve vir citá-lo. 😃

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa