Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Gecko

Minar criptomoedas ainda é viável?

Recommended Posts

Gecko

Olá a todos/as.

Tive recentemente algum lucro inesperado (um trabalho de consultoria) e estava a pensar em formas de rentabilizar o dinheiro. Algo que me lembrei foi de comprar equipamento e minar bitcoins/ether.

Ora as minhas dúvidas são: isto hoje em dia ainda é rentável? Se for o que devo saber para começar, por exemplo sites onde se partilhem informações, qual é o equipamento mais eficiente, etc. Já andei a fazer algumas pesquisas mas o contacto direto com alguém desse meio e fora dos sites da especialidade é sempre melhor. O que me leva à última questão: alguém por aqui que mine criptomoedas quer partilhar a sua experiência, especialmente quanto ganham e qual é o vosso equipamento?

Obrigado por lerem.

Edited by Gecko

Vidolz

Eu aproveito o meu desktop de casa para minar ETH apenas por divertimento.

A gráfica é uma GTX 1060 6 GB OC.

Acho que tem minado à cerca de 2 anos, tenho cerca de 1.6 ETH.

Cheguei a ter um valor de 1400 dollars no binance, agora com a desvalorização tenho cerca de 500 lol.

Se queres minar agora tens que ter confiança que o valor vai subir no futuro, agora não é rentável.

DanielSPQR

Nao gastes dinheiro em qualquer coisa que seja relacionada com moeda virtual, e tudo pura especulacao.

Os governos centrais nunca na vida vao deixar o controle do dinheiro, os governos tem as armas e meios para deitar as criptomoedas abaixo.

O que podera acontecer e os Bancos Centrais emitirem uma criptomoeda.

Signore

Boas! Antes de mais devo dizer que trabalho profissionalmente na área do blockchain. Não quer isto dizer que sou dono da verdade, mas conhecendo como funcionam os blockchains "por dentro" certamente tenho uma visão diferente que pode ou não ajudar-te na tua decisão.

A minha resposta rápida é: NÃO. Não faças isso.

A minha resposta lenta: A maioria dos blockchains com um futuro à vista estão a migrar para mecanismos de validação que não assentam em PoW: Proof-of-Work (daqui exceptuo a Bitcoin, que no meu entender será sempre PoW). Nestes mecanismos os blocos não são "minados" mas validados por outro tipo de mecanismo de consenso como Proof-Of-Stake (por exemplo Cardano, Ethereum que em está a migrar para este algoritmo: validam blocos aqueles que têm mais moedas "bloqueadas"), Delegated Proof-Of-Stake (como EOS, NEO, TRON, etc: validam blocos aqueles que são eleitos pelos que têm mais moedas "bloqueadas"), ou mesmo Proof-Of-Work realizado por cada utilizador em vez de por um "minerador" específico (IOTA, NANO, etc, em que ao mandares uma transacção estás a validar a transacção anterior: em termos técnicos não são blockchains mas sim outros tipos de distributed ledger, em IOTA implementaram a denominada "Tangle", e em NANO o "block-lattice").

No meu entender, os velhos tempos de ter GPUs em casa a bufar e a aquecer a cama do gato não voltarão a ser áureos, o que é bom, visto consumirem tanta energia. Acredito que para a malta que mina Bitcoin ainda seja rentável, mas só mesmo investindo em larga escala e em países com energia barata.

Signore
    A 29/09/2018 às 11:31, DanielSPQR disse:

Nao gastes dinheiro em qualquer coisa que seja relacionada com moeda virtual, e tudo pura especulacao.

Os governos centrais nunca na vida vao deixar o controle do dinheiro, os governos tem as armas e meios para deitar as criptomoedas abaixo.

O que podera acontecer e os Bancos Centrais emitirem uma criptomoeda.

No meu entender o Daniel não está dentro do assunto, o que é normal. A moeda virtual tem o valor que alguém estiver disposta a pagar por ela: no caso da Bitcoin a sua escassez e a sua imutabilidade fazem com que ganhem um estatuto de "ouro digital". As suas moedas (que não existem, o que existem são conjuntos de Unspent Transactions (UTXO) que apenas podem ser gastas com a assinatura da private key que o Daniel tem) não podem ser roubadas, nem destruídas, nem nenhum mecanismo legal lhas pode retirar. É o dinheiro mais bem guardado do mundo, e daí o seu valor.

Acerca dos governos terem armas e meios para deitar criptomoedas abaixo... Desculpe, Daniel, mas isso não faz sentido nenhum. Nenhum mesmo. A única maneira de abater ligeiramente as criptomoedas seria deitar a internet abaixo, e mesmo assim sobreviveriam. Por exemplo, a Bitcoin não depende da internet, ainda que a Internet facilite imenso o trabalho de broadcasting. Pode implementar a Bitcoin no seu escritório, minar em calculadoras e transmitir em aviões de papel. Assim como pode usar outros consensos (gosto particularmente do Stellar Consensus Algorithm) para decidir se um grupo de pessoas opta por encomendar pizzas ou hambúrgueres.

Os bancos centrais podem emitir uma criptomoeda. Se for centralizada e eles puderem escolher quando e quanto querem emitir... Vai dar ao mesmo. A vantagem da Bitcoin é que aconteça o que acontecer, a taxa à qual ela é emitida está definida desde 2009: neste momento creio que são 12.5 bitcoins por bloco (a cada 10 minutos sensivelmente). Daqui a uns tempos passa para metade (6.25, e a cada 4 anos passa para metade). Calcula-se que o último block reward acontecerá em 2140 e será de 0.00000042 BTC.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa