Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    FredC

IVA - Prestação de Serviços dois profissionais em recibo único

Recommended Posts

FredC

Boa tarde

Trago aqui uma pequena dúvida que gostaria de esclarecer:

Vou fazer uma prestação de serviços, e para tal vou emitir um recibo-verde ao cliente de valor X que vai pagar o correspondente de IVA (ou não, caso tenha dispensa do mesmo estando abaixo dos 10000€ anuais). No entanto, no "bolo" dos serviços prestados existem alguns que foram por mim contratados a um colega (que por sua vez emite a mim um recibo-verde).

Como funciona o IVA nestes casos? Por exemplo, faço o pagamento 100€+IVA (123€) ao meu colega e ao emitir a fatura ao cliente cobro o valor 200€ (que já engloba a minha prestação de serviços adicionada à do meu colega) + IVA (246€). No entanto o IVA que depois vou entregar ao estado será o de 46€ correcto? Ou tenho de entregar os 23€ + 46€ ?

Obrigado pelo esclarecimento!

CDCD

Salvo procedimento mais correcto, declaras 200 de base tributável e 46 de imposto a favor do estado, mas deduzes 23 em "outros bens e serviços", portanto só entregas 23 ao estado. O teu colega entrega os outros 23.

• Thanks 1

FredC
    há 10 minutos, CDCD disse:

Salvo procedimento mais correcto, declaras 200 de base tributável e 46 de imposto a favor do estado, mas deduzes 23 em "outros bens e serviços", portanto só entregas 23 ao estado. O teu colega entrega os outros 23.

Obrigado pela resposta.

E para efeitos de IRS? Não vou ser penalizado por "englobar" a fatura dele na minha? Ele factura 100€+IVA e paga IRS sobre os 100€. Eu faturo 200€ (100€ meus + 100€ dele) + IVA e pago IRS sobre 200€? Ou existe alguma forma de deduzir os 100€ dele e o irs incidir apenas sobre os meus 100€?

Edited by FredC

CDCD

@FredC acho que isso já depende do regime: se for em contabilidade organizada os custos com o colega abatem às receitas. Em regime simplificado única coisa que vão servir é para ajudar a atingir os 15% de despesas face à receita para ter o abatimento de 25%. Nesse caso há uma certa penalização. Nota: posso estar enganado, mas eu vejo o pagamento ao colega como o pagamento por um outro serviço qualquer, e.g. uma refeição em trabalho.

• Thanks 1

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa