Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Diogo_

Aplicar 30.000€

Recommended Posts

Diogo_

Boa noite a todos,

Tenho acompanhado este fórum há alguns meses bem como outros sites sobre a temática das Finanças Pessoais e Poupança, consigo poupar mensalmente cerca de 50% do meu ordenado que tenho vindo a colocar em DPs. Com o intuito de diversificar a minha carteira de investimentos e por não ter aversão ao risco, gostava de alocar a quantia acima mencionada noutros instrumentos financeiros.

Variáveis/Perfil de Investimento:

• Montante a Aplicar: 30.000€;
    • Prazo: Superior a 5 anos;
    • Risco: Médio;
    • Objectivo: Reinvestir mais valias para capitalizar o investimento e com reforços ao longo do tempo;

Do que tenho lido e o que parece fazer mais sentido neste momento seria fazer a seguinte alocação: 

• 5K em Depósitos a Prazo (Fundo de Emergência);
    • 10k no AR PPR;
    • 15k em ETFs;

Algumas notas:

• Acho os 5K suficientes para fundo de emergência, porque neste momento não pago renda e me desloco de transportes públicos, não havendo o risco de aparecer alguma despesa inesperada com um veículo pessoal;
    • Tenho algumas dúvidas quanto à distribuição inicial do montante entre os ETFs e o AR PPR.
    • Tenho acompanhado o tópico dos ETFs e o meu entendimento é fazer balanceamentos semestrais/anuais dos ETFs subscritos.

O plano passaria por aplicar o valor da poupança mensal da seguinte forma, 50% da poupança como reforço do AR PPR, 50% no DP do fundo de emergência. Na altura de re-balancear os ETFs, manter o Fundo de Emergência com os 5K e mover o remanescente para os ETFs.

Faz sentido ou aplicariam de forma diferente?

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Cumprimentos a todos.

IceMan1910

Eu aplicaria apenas no AR PPR o valor máximo que permite beneficio no irs (2000 euros <35 anos, etc..).

E nos ETFs podia aplicar os 15K, mas não aplicaria one-shot. 

Sendo que o mercado neste momento está em níveis muito altos e que existe alguma possibilidade de correção, o que eu faria era aplicar por exemplo 1000 euros por mês (ou um valor que seja acima da sua poupança de 50% mensais) para ir alocando aos poucos o plafond a um ETF como o IWDA. Assim se o mercado corrigir apanha a onda, se não corrigir apanha a onda na mesma... é ir fazendo cost averaging ao longo dos meses.

Ficaria com mais cash agora, mas também com menos risco de entrar com os 15K num pico de mercado.

De resto a estratégia parece-me bem e é similar a que também faço.

Cumprimentos,

Diogo_

Obrigado pela resposta IceMan1910,

A ideia dos ETFs seria seguir um modelo de lazy portfolio indo depois fazendo os balanceamentos semestrais ou anuais, de facto agora talvez não seja o momento ideal para entrar, mas sendo este montante para deixar aplicado a longo prazo ao fazer essas aplicações mensais estaria a ter mais gastos em comissões, talvez repartindo em tranches de 5k em vais de aplicar os os 15k de uma só vez.

Cumprimentos

cibernauta
    A 04/09/2018 às 23:46, Diogo_ disse:

Obrigado pela resposta IceMan1910,

A ideia dos ETFs seria seguir um modelo de lazy portfolio indo depois fazendo os balanceamentos semestrais ou anuais, de facto agora talvez não seja o momento ideal para entrar, mas sendo este montante para deixar aplicado a longo prazo ao fazer essas aplicações mensais estaria a ter mais gastos em comissões, talvez repartindo em tranches de 5k em vais de aplicar os os 15k de uma só vez.

Cumprimentos

Eu para lazy, mas mesmo lazy, gosto do etfmatic. Pesquisa mais info aqui no forum. É só frazer transferencia mensal e eles gerem e fazem o balanceamento.

superkinas
    A 10/04/2019 às 12:34, cibernauta disse:

Eu para lazy, mas mesmo lazy, gosto do etfmatic. Pesquisa mais info aqui no forum. É só frazer transferencia mensal e eles gerem e fazem o balanceamento.

por acaso nunca tinha visto este nome e serviço. qual custo e qual as rentabilidades obtidas '

cibernauta
    há 11 horas, superkinas disse:

por acaso nunca tinha visto este nome e serviço. qual custo e qual as rentabilidades obtidas '

https://etfmatic.com/pricing

rentabilidades sao as dos etfs

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa