Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest faap8

Posso ser considerado residente fiscal em Portugal?

Recommended Posts

Guest faap8

Boa noite,

Estou a viver ha 4 anos no Reino Unido e durante este tempo estive a trabalhar atraves de uma empresa propria, a qual vou fechar nas proximas semanas e sair do pais. Obviamente vou pagar impostos pessoais (irs versao uk) sobre os meus rendimentos  ate ao dia em que for residente (ja que estive mais do que 183 dias) e impostos como nao residente a partir do momento em que sair. Dada a forma como vou liquidar a empresa, e o processo esta a ser acompanhado e aconselhado pelos meus contabilistas (uk) vou pagar apenas 10% de impostos sobre os "dividendos" finais, atraves de "Entrepreneurs relief".

A minha questao, e que os meus contabilistas nao me conseguem informar pois nao conhecem a lei Portuguesa e' se posso, apos sair do UK, ser considerado residente fiscal em Portugal. Isto faria com que tivesse que pagar impostos bem maiores do que os 10% no UK. Caso este cenario se verifique seria bem mais vantajoso para mim manter residencia aqui e evitar tributacao em portugal.

Ate ao final do ano vou estar a viajar, sem morada fixa em Portugal. A unica ligacao sera', alguns dias de ferias (sempre menos de 183), conta bancaria aberta em pt (conta a' ordem apenas, sem qualquer tipo de juros/investimentos) e a morada no passaporte. Dadas estas condicoes, existe algum fundamento para vir a ser considerado residente fiscal?

Obrigado

Guest PJA
    Citação

CÓDIGO DO IRS

Artigo 16.º Residência

1 - São residentes em território português as pessoas que, no ano a que respeitam os rendimentos:

a) Hajam nele permanecido mais de 183 dias, seguidos ou interpolados, em qualquer período de 12 meses com início ou fim no ano em causa;

b) Tendo permanecido por menos tempo, aí disponham, num qualquer dia do período referido na alínea anterior, de habitação em condições que façam supor intenção atual de a manter e ocupar como residência habitual;

c) Em 31 de dezembro, sejam tripulantes de navios ou aeronaves, desde que aqueles estejam ao serviço de entidades com residência, sede ou direção efetiva nesse território;

d) Desempenhem no estrangeiro funções ou comissões de carácter público, ao serviço do Estado Português.

2 - Para efeitos do disposto no número anterior, considera-se como dia de presença em território português qualquer dia, completo ou parcial, que inclua dormida no mesmo.

3 - As pessoas que preencham as condições previstas nas alíneas a) ou b) do n.º 1 tornam-se residentes desde o primeiro dia do período de permanência em território português, salvo quando tenham aí sido residentes em qualquer dia do ano anterior, caso em que se consideram residentes neste território desde o primeiro dia do ano em que se verifique qualquer uma das condições previstas no n.º 1.

...

Guest Davide Leão

Boa noite. 

Sou cidadão brasileiro.

Cheguei a Portugal em Agosto e tenho cartão de numero fiscal mas estou como NÃO RESIDENTE em território português.

Assinei um contrato de trabalho por 2 anos.

Nesse contrato tem um ponto que diz que o contrato tem a duração de 3 meses e caduca em dezembro. será que com este contrato de trabalho posso mudar o estatuto de NÃO RESIDENTE para RESIDENTE? 

Em uma repartição me disseram que não podia :(

Nesse momento estou morando em casa de um amigo que até é o meu representante nos assuntos de finanças em Portugal

Muito obrigado

Davide

Guest PJA

Suponho que tenha entrado em Portugal sem pedir visto?

Nesse caso apenas pode ficar no Espaço Shengen até 90 dias, a partir daí será considerado imigrante ilegal. Tem que tratar de pedir no SEF a regularização da sua situação para residente. Resta é saber se cumpre os requisitos para o fazer - por exemplo, tem um registo criminal consigo? Caso contrário, deve regressar ao Brasil antes de passarem os 90 dias e arriscar a ser expulso do país (altura em que seria muito difícil voltar cá). No mínimo, deve pedir uma prorrogação da permanência antes de atingido esse prazo:

https://imigrante.sef.pt/prorrogar-permanencia/

https://imigrante.sef.pt/solicitar/trabalhar/

há 12 horas, Visitante Davide Leão disse:

Assinei um contrato de trabalho por 2 anos.

Nesse contrato tem um ponto que diz que o contrato tem a duração de 3 meses e caduca em dezembro.

Afinal é um contrato por 2 anos ou por 3 meses? Leu essa cláusula num contrato que esperava ser de 2 anos e mesmo assim assinou?

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa