Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest Pedro Costa

IRS União de Facto

Recommended Posts

Guest Pedro Costa

Bom dia,

encontro-me a viver com a minha namorada desde Fevereiro de 2018, sendo que temos a mesma residência fiscal desde Junho de 2018.

O IRS da minha namorada referente ao a ano de 2017 ainda foi feito em conjunto com o da mãe.

A minha dúvida é quando é que posso mudar no emprego a situação fiscal para união de facto e também quando é que posso entregar o IRS como união de facto.

Cumprimentos

Pedro Costa

Guest PJA
    Citação

Lei n.º 7/2001, de 11 de Maio (alterada pelas Leis n.º 23/2010 e nº 2/2016)

PROTECÇÃO DAS UNIÕES DE FACTO

Artigo 1.º
    Objecto

1 - A presente lei adopta medidas de protecção das uniões de facto. 
    2 - A união de facto é a situação jurídica de duas pessoas que, independentemente do sexo, vivam em condições análogas às dos cônjuges há mais de dois anos.

Guest Pedro Costa

A 24/08/2018 às 19:00, JRJordao disse:

Não falo por experiência pessoal, mas penso que só após 2 anos a viver juntos podem passar a entregar em união de facto.

https://www.economias.pt/quais-os-requisitos-para-se-considerar-uniao-de-facto-no-irs/

Como começamos a viver juntos em 2018 isso significa que em Janeiro de 2019 posso mudar o trabalho a minha informação para retenção na fonte para União de Facto (Casado) para se refletir no IRS enviado em 2020 (referente a 2019), visto que ai já vivemos juntos em 2018 e 2019.

Guest PJA
    A 02/09/2018 às 10:46, Visitante Pedro Costa disse:

Como começamos a viver juntos em 2018 isso significa que em Janeiro de 2019 posso mudar o trabalho a minha informação para retenção na fonte para União de Facto (Casado) para se refletir no IRS enviado em 2020 (referente a 2019), visto que ai já vivemos juntos em 2018 e 2019.

Se estão a viver juntos desde 2018, acha mesmo que em Janeiro de 2019 já passaram 2 anos?

Só em 2020 é que vai poder fazer isso (eu diria em Junho de 2020, embora se tiver comprovativos disso, o possa até fazer em Fevereiro). Como o que conta para a declaração do IRS a submeter em 2021 é a situação no dia 31 de Dezembro de 2020, só nessa poderão ser considerados em União de Facto.

IceMan1910

Na realidade já não é necessário 2 anos de morada em comum para entregar o irs em conjunto.

Basta ter uma decalração da junta de freguesia, assinada por duas testemunhas que comprove que vivem juntos à mais de 2 anos sobre compromisso de honra.

Depois é só entregar esse papel nas finanças junto com outro compromisso de honra assinado pelos 2.

Será é chamado para ir lá às finanças comprovar isso e entregar os documentos. Existe uma circular interna nas finanças (pode pesquisar online) que desde 2016 permite fazer isto.

A partir do momento em que passam os 2 anos de residencia fiscal conjunta, deixa de ser chamado e se não tiver mais nenhuma questão o irs é aprovado sem qualquer comprovativo.

Adicionalmente, a tributação na fonte como casado 2 titulares é igual à de solteiro. Se a sua companheira tiver rendimentos dispares que beneficiem na entrega do irs, isso nota-se na altura do acerto em Maio.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa