Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Dívida no estrangeiro - Ajuda por favor

Manuel Jero

Recommended Posts

Bom dia,

Emigrei para o reino unido e vida estava a correr bem até o referendo de 2016 ter acontecido. O ambiente tornou-se algo hostil, até já mandaram bocas racistas ao meu filho e temo pela segurança dele. A economia está a afundar, e por motivos familiares também queremos voltar para PT. Eu já tenho uma boa ideia de negócio e tenho até clientes, mas o problema é que no primeiro ano o lucro vai só dar para sobreviver.

A minha questão tem a ver com dívidas que vou deixar no RU, infelizmente ainda tenho que liquidar cerca de £29000. O salário que tenho aqui é alto e dava para pagar isso no prazo estabelecido, em 2022 teria esta divida paga se ficasse cá. Mas o problema é que o dinheiro que tenho de lado e que é menos que 1/3 do valor em divida vai servir para investir no novo negocio em PT, ou seja vou ter que sair daqui sem poder pagar a dívida do RU. Eu diria que vou ficar aproximadamente 2 anos sem poder pagar uma prestação.

Eu tenho 2 opções aqui:

1. Escrevo uma carta ao banco sem revelar detalhes do meu novo destino e de forma lamentável explico que fui forçado a sair do RU por motivos de segurança da minha família e que não esperava que isto acontecesse pois o país hoje não é mesmo país que era em 2014 quando fiz os créditos, e sobretudo depois de ter ouvido que vai haver racionamento de alimentos e eletricidade quando saírem em Abril 2019, isto não me inspira segurança e não quero cá estar quando isso acontecer (nem consigo perceber como é que a 5ª (agora 6ª) maior economia mundial se mete numa alhada destas, mas enfim).
    Ofereço-me para liquidar a divida assim que puder. No entanto segundo as regras da EU, se eu admitir que tenho a dívida é mais fácil para o banco recuperar, se eu negar ou fingir que nunca existiu torna-se mais complicado para eles recuperarem. Eu pretendo pagar a dívida, sinto-me moralmente mal se não o fizer mas tenho receio que os juros de mora sejam demasiado altos.

2. Simplesmente saio daqui sem dizer nada, eles vão mandar cartas para esta morada e claro, já não vou cá estar. Depois vão obviamente tentar descobrir onde vivo em PT e provavelmente vender a dívida a uma empresa portuguesa. E depois essa empresa vai bater-me à porta mas pelo que li, não tenho que pagar ou ceder nada a não ser que haja um mandato de execução fiscal por parte de um tribunal Português.

Resumindo, eu não sei bem o que fazer pois se me oferecer de boa vontade para pagar a dívida o banco pode ou não aceitar o período de carência até 2020. Por outro lado, se eu não disser nada provavelmente vai ser mais moroso para eles pois a justiça portuguesa é algo lenta e podem acabar por desistir.

Alguém já passou por algo semelhante?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Manuel Jero disse:

Eu pretendo pagar a dívida, sinto-me moralmente mal se não o fizer mas tenho receio que os juros de mora sejam demasiado altos.

Pelo que percebi pretende pagar mas só daqui a uns anos... Vai ter de pagar os juros na mesma... E, dependendo do seu contrato, provavelmente até mais umas comissões de falta de pagamento e coisas afins.

há 21 horas, Manuel Jero disse:

Resumindo, eu não sei bem o que fazer pois se me oferecer de boa vontade para pagar a dívida o banco pode ou não aceitar o período de carência até 2020. Por outro lado, se eu não disser nada provavelmente vai ser mais moroso para eles pois a justiça portuguesa é algo lenta e podem acabar por desistir.

Olhe que a justiça portuguesa provavelmente não terá muito a dizer nesse caso... Não conte que o processo passe para cá, pelo menos não numa primeira fase.

Fale com o banco, avise que prevê que vai atravessar uma fase complicada para pagar e veja as propostas que lhe fazem. O mais provável é que assim que souberem que vai sair do país, façam tudo para reaver o dinheiro o mais depressa possível, mas só o saberá depois de ir falar com eles. É isso que faz uma pessoa de bem, como diz que é o seu caso.

Quanto às ameaças e ambiente hostil, pondere se vale a pena apresentar uma queixa na polícia local, por exemplo. Se não for caso disso, mas apenas palavra sem intenção, se calhar mais vale aprender a ignorá-las - racismo e maledicências há em todo o lado, mesmo em Portugal (onde provavelmente também vai passar a ouvir bocas de que não a quiserem lá no RU ou que foi trabalhar para fora e em vez de poupar estourou o dinheiro todo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A ‎10‎/‎08‎/‎2018 às 17:43, Visitante PJA disse:

Olhe que a justiça portuguesa provavelmente não terá muito a dizer nesse caso... Não conte que o processo passe para cá, pelo menos não numa primeira fase.

Sim, então assumo que ainda assim pode passar para PT, mas pode demorar tempo.

A ‎10‎/‎08‎/‎2018 às 17:43, Visitante PJA disse:

Quanto às ameaças e ambiente hostil, pondere se vale a pena apresentar uma queixa na polícia local, por exemplo. Se não for caso disso, mas apenas palavra sem intenção, se calhar mais vale aprender a ignorá-las - racismo e maledicências há em todo o lado, mesmo em Portugal (onde provavelmente também vai passar a ouvir bocas de que não a quiserem lá no RU ou que foi trabalhar para fora e em vez de poupar estourou o dinheiro todo).

A polícia não está muito preocupada com isso, só fazem alguma coisa se houver agressão física porque garante prova. Não estou muito preocupado com o que me dizem em PT, pois pelo menos fiz o esforço de encontrar algo melhor em vez que estar constantemente a queixar-me como fazem os meus amigos, são daqueles tipos que criticam os salários dos jogadores de futebol mas não faltam a um jogo.

Eu agradeço as suas sugestões, sobretudo a parte do "poupar e estourar o dinheiro", já me sinto melhor. Na verdade eu até tenho aqui uma bola de cristal que com certeza falhou em prever que o resultado do referendo iria ter um impacto negativo na minha vida e de muitos outros tendo em conta que em 2014 a economia aqui estava em "full steam" e ninguém falava em sair da UE.

Sarcasmo à parte, eu até consegui poupar dinheiro inicialmente, mas certas circunstâncias da vida colocaram-me igualmente em dívida. Como eu referi, o salário que tenho aqui é bastante alto e eu sei que conseguiria liquidar a dívida dentro do prazo previsto, mas infelizmente as coisas mudaram como resultado de uma decisão na qual eu não tive controlo. Quando é a segurança da minha família que está em questão não há dinheiro que pague isso, daí ter que sair.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...
    Visitante Miguel pt

Manuel Jero,estou na mesma situação!

Por motivos de insegurança e pouca confiança no futuro pretendo voltar a Portugal. A divida que tenho é relativamente menor, mas mesmo assim uma divida. Fazia planos para ficar mas com o aumento das hostilidades e mudanças de leis que iram afectar não só a mim como o futuro do meu filho torna se complicado ficar.

Como resolveu a sua situação?

Tenho estado a pesquisar e vi que depois do brexit sera dificil a cobrança de dividas por perderem a jurisdição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...
    Visitante Devo 2000 libras...

Eu vivo na escocia, trabalho num hotel, com o brexit a porta os comentarios racistas por parte de hóspedes e ate colegas aumenta dia a dia... Eu tenho um total de 2000 libras em divida. Em 2 cartoes de crédito.. O meu contrato acaba em 1 semana e quero voltar a Portugal por nao me sentir mais bem vindo ou confortavel aqui... Tranfer I todo o meu dinheiro para pt quando comprei o bilhete de regresso. E so agora que decidi regressar de vez me lembrei deste pormenor.... Legalmente eles podem chegar a mim a portugal e afectar a minha vida no meu pais? Sinceramente sinto me tao mal recebido neste pais nos ultimos meses que nao quero mesmo pagar.... So quero voltar a casa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante Manuel Gomes

Boas comprei 1 carro aqui no UK já há mais de 1 ano. Mas como ainda o estou a pagar. Não o vou poder levar para Portugal.   Dentro em breve vou abandonar tudo o que cá tenho. Incluindo o carro. Pois só o acabava de pagar dentro de 3 anos.. Não é crime deixar de pagar neste país. É apenas incumprimento de dívida, ou este país  não fosse o paraíso para os crimes de colarinho branco. Não  reconheçam dívidas. Não  dêem novas moradas e não deixem de viver a pensar no que cá deixaram. Foi a escolha do povo inglês. As consequências seram e outras....já para nem falar que todos os descontos feitos por mim neste país, não  sei se algum dia os vou ver, e são muito mais do que vou ficar a dever.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, há 6 anos atrás vivi na Inglaterra e tinha um contrato na O2 para um telemóvel, deixaram de me tirar o dinheiro da conta e começaram a mandar cartas para pagar só que escondiam me as cartas la em casa. Comecei a tratar das minhas coisas para voltar a Portugal quando no dia antes da viagem eles ligam me para me dizer que tinha 700 libras de dívida a pagar. Agora quero voltar lá se férias e queria saber se posso la ir sem problemas ou se vão vir “atrás” de mim por causa da dívida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante Rita Gouveia
    A 19/02/2020 às 10:47, Visitante Manuel Gomes disse:

Boas comprei 1 carro aqui no UK já há mais de 1 ano. Mas como ainda o estou a pagar. Não o vou poder levar para Portugal.   Dentro em breve vou abandonar tudo o que cá tenho. Incluindo o carro. Pois só o acabava de pagar dentro de 3 anos.. Não é crime deixar de pagar neste país. É apenas incumprimento de dívida, ou este país  não fosse o paraíso para os crimes de colarinho branco. Não  reconheçam dívidas. Não  dêem novas moradas e não deixem de viver a pensar no que cá deixaram. Foi a escolha do povo inglês. As consequências seram e outras....já para nem falar que todos os descontos feitos por mim neste país, não  sei se algum dia os vou ver, e são muito mais do que vou ficar a dever.

Boa noite.

O meu marido contratou um crédito para compra de um carro no UK mas algum tempo depois saiu da empresa onde trabalhava devido a um problema de saúde causado por excesso de trabalho e voltou para PT com a perpectiva de voltar para o UK pouco tempo depois. 

O problema de saúde agravou-se, ele ainda está em PT e o carro também está em PT.

Não temos condições para continuar a pagar o crédito.

Não sei como poderemos fazer para resolver este grande problema que temos em mãos. 

Já alguém esteve numa situação idêntica?

Obrigada. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...

Boas a todos, vejam a lei em Inglaterra onde diz que dívida de créditos e cartões de créditos prescreve em 6 anos, se nunca deu a sua morada portuguesa eles no chegam a Portugal em 6 anos, depois do tempo passar caso seja contactado nunca assuma a dívida, diga que desconhece, nunca faça um pagamento senão o tempo começa de novo, caso seja contactado diga apenas que não quer ser incomodado e em caso de divida que você acha que pode ter mais de 6 anos logo status barred, e se não tem para eles fazerem prova. E eles fecham a dívida, o problem e que depois eles vendem a dívida a outros e repete se o processo. Em chato mas não liguem, se pessoa em Portugal roubam milhões e não lhes acontecem nada, não tenham medo, leiam a lei inglesas explica tudo. Dívidas pequenas isso então morre logo, e só se for dívida grandes. 

Um abraço e sejam fortes o BES roubou meio mundo e vocês estão com preocupações eles que se lixem. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites