Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Miguel Sá

Taxação sobre ETFs

Recommended Posts

Miguel Sá

Bom dia,

Sou um iniciante no mundo dos investimentos, e após algum estudo online quero começar por investir a longo prazo com uma mentalidade "boglehead". Do que entendo, um portfolio europeu tipicamente inclui fundos de acumulação como IWDA e EIMI, sedeados na Irlanda (já que os da Vanguard são de distribuição). Para simplificar, vamos assumir que escolho uma corretora low-cost, como a DeGiro, e que invisto regularmente uma porção do meu vencimento em IWDA, e que venderei tudo de uma assentada, daqui a 30 anos.

Uma questão que ainda não consegui esclarecer é a que tipo de tributação estou sujeito. Já li números de 15% na emissão de dividendos (mas estes não são distribuídos, são reinvestidos... já se aplica este valor?), mas também já li que não é feita qualquer tributação. Também já encontrei informação de que serei tributado em 28% de mais valias após a venda (a estes 28% subtraem-se os 15% já aplicados, caso o tenham sido?). Que formas (desejavelmente legais :lol:) existem de minorar ou evitar este tipo de tributações?

Obrigado a todos!

Miguel

pfonseca
    A 11/07/2018 às 10:52, Miguel Sá disse:

... Já li números de 15% na emissão de dividendos (mas estes não são distribuídos, são reinvestidos... já se aplica este valor?), mas também já li que não é feita qualquer tributação. Também já encontrei informação de que serei tributado em 28% de mais valias após a venda (a estes 28% subtraem-se os 15% já aplicados, caso o tenham sido?). Que formas (desejavelmente legais :lol:) existem de minorar ou evitar este tipo de tributações?

As mais valias são tributadas em 28%.

Os dividendos, sempre que forem distribuídos, ou seja, quando o valor te é entregue, quer tu re-invistas ou não, também são tributados em 28%. Os ETF de acumulação não distribuem os dividendos, por isso não se pagam os 28% de imposto sobre os dividendos.