Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Miguel Jeus

Herança e habilitação de herdeiros

Recommended Posts

Miguel Jeus

Boa tarde,

solicito desde ja a vossa ajuda e saber no seguinte tema por ordem:

1.      Os meus avos paternos casaram civilmente em 1939, regime seria Regime da Comunhão Geral.

2.      A Minha Avó Paterna faleceu em 1994.

3.      Assim sendo, a parte da Avo no imóvel de 2 pisos (Moradia) e na propriedade do algarve, será:

metade do meu Avó, e a outra metade a dividir entre o Avó e os 2 filhos, ou seja, 75% do meu Avo e 25%, dividida pelos 2 filhos, meu Pai e minha Tia. Correto?

4.      Na data do falecimento da minha Avó já o meu Pai estava casado com a "viúva negra" em segundas núpcias e em regime de Comunhão de Adquiridos.

5.      O meu pai faleceu em março de 2017.

6.      Os valores em contas bancarias nunca obtive a minha percentagem.

7.      A habitação onde viviam era da "viúva negra " e os carros do meu Pai.

8.      Não existia património nem bens comuns, há exceção de 3 contas bancarias.

9.      A "viúva negra" e um notário, dizem que tem direito á herança do Pai, ou seja, á parte que lhe coubera pela minha Avo (que havia transitado para o Avo e filhos), e, portanto, tem direito a 1/12 do Imóvel onde ainda vive o Avo, central e com uma valor patrimonial considerável.

10.  Neste momento vamos vender a propriedade do Algarve e a “viúva negra” diz que também tem direito.

O que Ela tem direito é a um tiro no meio da testa, mas pronto, sou eu a extrapolar.

11.  Na data de falecimento da minha Avó, e de acordo com alínea n.º 4 , tem mesmo esse direito, quer no imóvel quer na propriedade?

12.  O meu Pai e a viúva negra não tiveram filhos em comum (aleluia) mas tinha uma filha do primeiro casamento que sempre viveu ás contas.

13.  Neste sentido, e ultrapassando este meu azedume e incredulidade; gostaria que me fornecessem informações de modo a tranquilizar a família que também não vê com bons olhos esta pretensão.

14.  Tem ou não a "viúva negra" direito a um doze avos (1/12) ou seja 10% dos valores patrimoniais de um imóvel de 2 pisos e de uma propriedade no algarve?

15.  Mais, posso impugnar a atribuição de cabeça-de-casal atribuída á viúva negra e passar Eu a constar como cabeça de casal?

Desde já antecipadamente grato a todos

Edited by Miguel Jeus

Guest PJA
    A 25/06/2018 às 15:17, Miguel Jeus disse:

1.      Os meus avos paternos casaram civilmente em 1939, regime seria Regime da Comunhão Geral.

2.      A Minha Avó Paterna faleceu em 1994.

3.      Assim sendo, a parte da Avo no imóvel de 2 pisos (Moradia) e na propriedade do algarve, será:

metade do meu Avó, e a outra metade a dividir entre o Avó e os 2 filhos, ou seja, 75% do meu Avo e 25%, dividida pelos 2 filhos, meu Pai e minha Tia. Correto?

O seu pai tinha, portanto, direito a 1/8 do imóvel, sim.

Citação

4.      Na data do falecimento da minha Avó já o meu Pai estava casado com a "viúva negra" em segundas núpcias e em regime de Comunhão de Adquiridos.

5.      O meu pai faleceu em março de 2017.

Portanto, de acordo com o artigo 2139º do Código Civil, ela tem direito a metade da herança do falecido marido, a dividir consigo (dado que não refere a existência de outros filhos do seu pai).

Citação

6.      Os valores em contas bancarias nunca obtive a minha percentagem.

Mas já requereu as partilhas?

Citação

7.      A habitação onde viviam era da "viúva negra " e os carros do meu Pai.

8.      Não existia património nem bens comuns, há exceção de 3 contas bancarias.

9.      A "viúva negra" e um notário, dizem que tem direito á herança do Pai, ou seja, á parte que lhe coubera pela minha Avo (que havia transitado para o Avo e filhos), e, portanto, tem direito a 1/12 do Imóvel onde ainda vive o Avo, central e com uma valor patrimonial considerável.

Conforme referi atrás, ela tem direito à herança do seu pai, sim (e, consequentemente, a uma parte do imóvel), mas não na proporção que refere. Dado que o seu pai tinha 1/8 do imóvel, fica 1/16 para si, e outro 1/16 para ela. A menos, claro, que as contas sejam equilibradas de forma diferente com as partilhas dos restantes bens (por exemplo, se ficar com metade do valor das contas e a totalidade dos carros, a parte dela do imóvel deverá ser maior para compensar).

Citação

10.  Neste momento vamos vender a propriedade do Algarve e a “viúva negra” diz que também tem direito.

O que Ela tem direito é a um tiro no meio da testa, mas pronto, sou eu a extrapolar.

11.  Na data de falecimento da minha Avó, e de acordo com alínea n.º 4 , tem mesmo esse direito, quer no imóvel quer na propriedade?

Ela tem esse direito, não de acordo com a sua alínea 4, mas sim com o artigo 2139º do CC.

Citação

12.  O meu Pai e a viúva negra não tiveram filhos em comum (aleluia) mas tinha uma filha do primeiro casamento que sempre viveu ás contas.

13.  Neste sentido, e ultrapassando este meu azedume e incredulidade; gostaria que me fornecessem informações de modo a tranquilizar a família que também não vê com bons olhos esta pretensão.

14.  Tem ou não a "viúva negra" direito a um doze avos (1/12) ou seja 10% dos valores patrimoniais de um imóvel de 2 pisos e de uma propriedade no algarve?

Sugiro que reveja os seus conhecimentos matemáticos - 1/12 não são 10%.

Citação

15.  Mais, posso impugnar a atribuição de cabeça-de-casal atribuída á viúva negra e passar Eu a constar como cabeça de casal?

Com que fundamento? Aqueles que a lei prevê são os seguintes:

Citação

Artigo 2086.º (Remoção do cabeça-de-casal)

1 - O cabeça-de-casal pode ser removido, sem prejuízo das demais sanções que no caso couberem: 
    a) Se dolosamente ocultou a existência de bens pertencentes à herança ou de doações feitas pelo falecido, ou se, também dolosamente, denunciou doações ou encargos inexistentes; 
    B) Se não administrar o património hereditário com prudência e zelo;
    c) Se não cumpriu no inventário os deveres que a lei lhe impuser;
    d) Se revelar incompetência para o exercício do cargo.
    2 - Tem legitimidade para pedir a remoção qualquer interessado.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa