Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• figboy

Declarar pequenos ganhos

Recommended Posts

figboy

Boas a todos.   É o seguinte, sou estudante no ensino superior, pelo que não tenho rendimentos. No entanto queria colocar algum dinheiro em produtos de investimento como ETF's, e algum em plataformas como a Mintos ou a Raize onde se faz emprestimo de dinheiro a empresas. Como a quantia a investir seria pouca também ia ganhar pouco, no entanto acho que devo ter de declarar esses ganhos pelo que teria de começar a fazer o IRS em meu nome e deixar de estar incluido no dos meus pais. Sei que para os ETF´s desde que escolha os que acumulam e não os que distribuem dividendos só tenho de declarar quando vender, no entanto no caso dos emprestimos teria de declarar todos os anos e  não sei até que ponto é que não seria estranho para as finanças eu fazer a declaração de uns miseros euros não tendo mais nenhum rendimento. Calculo que devam levantar a questão de como raio é que posso viver só com esses rendimentos. Posso ter problemas com isto? Mais vale estar quieto e meter me nestas andanças quando já tiver algum ordenado? Também li que não ganhando um certo valor por mês não precisaria de declarar IRS mas acho que não se aplicaria neste caso. Se alguém conseguir ajudar fico bastante agradecido
    Obrigado

Edited by figboy

Guest PJA

Tem todo o interesse em continuar a ser considerado na declaração de IRS dos seus pais, senão como é que eles podem deduzir as despesas de educação que têm consigo?

Além disso, os dependentes podem ter rendimentos (só se forem acima de um determinado valor é que têm de ser considerados numa declaração à parte).

Citação

Artigo 13.º
    Sujeito passivo

1 - Ficam sujeitas a IRS as pessoas singulares que residam em território português e as que, nele não residindo, aqui obtenham rendimentos.