Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Balys

Despesas para deduções nulas

Recommended Posts

Balys

Boas,

Tenho uma dúvida em relação às despesas para deduções à colecta. O ano passado recebi ainda uns 300 euros e fiquei com a impressão que seria disso pois correspondia mais ou menos esse valor. Este ano não recebi (nem paguei) nada. Então, as minhas perguntas são estas:

- O que são exactamente as deduções à colecta?

- Tendo cessado actividade em Março deste ano (pois agora trabalho como bolseiro de investigação para uma universidade com exclusividade) terá alguma influência?

- Tem algo que ver com a maneira como preenchi o IRS? Terei-me enganado ou esquecido de algo?

Agradeço a vossa ajuda e cumprimentos

Guest PJA

Acho que as suas questões estão mal formuladas. Parece estar preocupado com algo mas não explica exactamente o quê, nem dá dados para que outros possam tentar ajudar a perceber o que se passou... As simulações de liquidação, por exemplo, seriam muito úteis...

há 4 horas, Balys disse:

- O que são exactamente as deduções à colecta?

Como o nome indica, é o montante que será deduzido / subtraído à coleta. Assim se apura o valor do imposto a pagar.

Parece-me que está a fazer confusão entre as deduções à colecta e o reembolso do IRS. O reembolso ocorre quando ao longo do ano foi pagando mais imposto (através das retenções na fonte) do que aquele que é apurado como o imposto que tinha de pagar - nesse caso o fisco devolve a diferença. Caso o imposto apurado seja superior às retenções na fonte terá de pagar a diferença. Mas isso não quer dizer que as deduções à colecta não tenham sido consideradas no cálculo do imposto.

há 4 horas, Balys disse:

- Tendo cessado actividade em Março deste ano (pois agora trabalho como bolseiro de investigação para uma universidade com exclusividade) terá alguma influência?

Influência em quê exactamente? Nas deduções à colecta? O montante dessas depende das despesas que for fazendo ao longo do ano, não da actividade que tem.

No entanto, se não tiver rendimentos que não dêm origem a colecta, não terá onde deduzir esse montante...

há 4 horas, Balys disse:

- Tem algo que ver com a maneira como preenchi o IRS? Terei-me enganado ou esquecido de algo?

Está mesmo à espera de uma pergunta a esta resposta sem indicar de que forma preencheu o IRS?