Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    NicolauTeix

Tanta informação..

Recommended Posts

NicolauTeix

Bom dia a todos,

Decidi este ano aumentar a minha falta de conhecimento sobre investimento. Como vejo por aqui, a quantidade de informação é gigante.

Para um indivíduo "rookie", recomendam o investimento só em ETF's? Acham que as stocks muito difíceis de analisar?

Desde já obrigado.

pfonseca
    A 11/05/2018 às 20:33, NicolauTeix disse:

Decidi este ano aumentar a minha falta de conhecimento sobre investimento. Como vejo por aqui, a quantidade de informação é gigante..

As minhas sugestões para se aprender, no tópico "livros recomendados"

Se quiseres ler só uma coisa, começa por aqui, e vê os videosBogleheads® investment philosophy, mas tens de saber o que é uma acção, um etf, uma obrigação, um fundo de investimento, etc.

NicolauTeix

Obrigado caro pfonseca,

Eu já comecei por alguns blogs (incluindo aqui) e também por alguns livros (estou a terminar o livro do Ben Graham).

Mais uma vez obrigado.

Cardoso24
    A 11/05/2018 às 20:33, NicolauTeix disse:

Bom dia a todos,

Decidi este ano aumentar a minha falta de conhecimento sobre investimento. Como vejo por aqui, a quantidade de informação é gigante.

Para um indivíduo "rookie", recomendam o investimento só em ETF's? Acham que as stocks muito difíceis de analisar?

Desde já obrigado.

Boas @NicolauTeix podias optar por P2P, não exige muito conhecimento. O risco também é elevado.

Bons Investimentos 

NicolauTeix
    há 24 minutos, Cardoso24 disse:

Boas @NicolauTeix podias optar por P2P, não exige muito conhecimento. O risco também é elevado.

Bons Investimentos 

Obrigado @Cardoso24. Devo dizer que tenho bastante receio dos empréstimos P2P. Mas claro que não descarto nada.

Tendo em conta o que conheço de mim, sinto-me mais confortável a investir em stocks.

Bem haja.

Cardoso24
    há 4 horas, NicolauTeix disse:

Obrigado @Cardoso24. Devo dizer que tenho bastante receio dos empréstimos P2P. Mas claro que não descarto nada.

Tendo em conta o que conheço de mim, sinto-me mais confortável a investir em stocks.

Bem haja.

Percebo o receio mas com alguma leitura apercebes-te que não é assim. Diversificação é a chave. 

Nas stocks, não te esqueças que estamos num BM de +8 anos. Portanto cuidado.

;)

NicolauTeix
    há 8 minutos, Cardoso24 disse:

Percebo o receio mas com alguma leitura apercebes-te que não é assim. Diversificação é a chave. 

Nas stocks, não te esqueças que estamos num BM de +8 anos. Portanto cuidado.

;)

Obrigado @cardoso24,

Eu já dei conta do bull market longo. Mas por outro lado ninguém percebe quando vai chegar o Bear... Mas isso é a beleza das Stocks... Tentar perceber se somos capazes de aguentar um bear market e conseguir aproveitar as boas oportunidades que com certeza surgirão.

Tenho de me preparar para tal..

Obrigado,

Cardoso24
    há 11 horas, NicolauTeix disse:

Obrigado @cardoso24,

Eu já dei conta do bull market longo. Mas por outro lado ninguém percebe quando vai chegar o Bear... Mas isso é a beleza das Stocks... Tentar perceber se somos capazes de aguentar um bear market e conseguir aproveitar as boas oportunidades que com certeza surgirão.

Tenho de me preparar para tal..

Obrigado,

Não querendo lançar o pânico, se nunca compraste uma ação. Se nunca passaste por um Bear Market, acredita que é muito difícil. 

Só na teoria e quando vemos os gráficos é que parece fácil. Veres a tua carteira a derreter 50% em pouco tempo e precisares de 4/5 anos para chegares ao BE (por exemplo), é fácil quando olhamos agora para trás.

Tal como o mercado está em BM desde 2009 (+-), praticamente 10 anos e a poder continuar mais um tempo, imagina te a passar por um Bear Market com esta duração. Naturalmente que terás rebounds mas isso é tão normal como as correções num Bull.

Lê sobre macroeconomia e microeconomia para perceberes melhor certos aspectos.

Se vais entrar agora, não te esqueças de ter um plano de saída, ainda que isto ainda tenha pernas para andar mais algum tempo.

Bons Investimentos

• Upvote 1

NicolauTeix
    A 16/05/2018 às 08:51, Cardoso24 disse:

Não querendo lançar o pânico, se nunca compraste uma ação. Se nunca passaste por um Bear Market, acredita que é muito difícil. 

Só na teoria e quando vemos os gráficos é que parece fácil. Veres a tua carteira a derreter 50% em pouco tempo e precisares de 4/5 anos para chegares ao BE (por exemplo), é fácil quando olhamos agora para trás.

Tal como o mercado está em BM desde 2009 (+-), praticamente 10 anos e a poder continuar mais um tempo, imagina te a passar por um Bear Market com esta duração. Naturalmente que terás rebounds mas isso é tão normal como as correções num Bull.

Lê sobre macroeconomia e microeconomia para perceberes melhor certos aspectos.

Se vais entrar agora, não te esqueças de ter um plano de saída, ainda que isto ainda tenha pernas para andar mais algum tempo.

Bons Investimentos

Boas @Cardoso24,

Sem querer abusar da tua boa vontade, tenho uma dúvida.

Não sei se estás por dentro da corretora Degiro. Mas recentemente comecei a similar custos (eles têm uma calculadora) e aparece-me um custo do produto de 0,28% a pagar ao fornecedor de ETF. Por acaso tens ideia do que isto é? A estes custos tmb temos de somar os famosos TER?

Obrigado desde já...