Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest Nuno Sousa

IRS - Anexo J

Recommended Posts

Guest Nuno Sousa

Bom dia,

estou a tentar preencher a minha declaração de irs e surgiram-me algumas dúvidas relativamente ao preenchimento do anejo J de irs.

Em 2015, 2016 e 2017 comprei várias unidades de participação de um fundo de índice cotado no Luxemburgo e vendi todas as unidades de participação em janeiro de 2017. Em fevereiro de 2017 peguei no valor de resgate, incluindo as mais-valias e apliquei novamente nesses fundos.

Ao preencher o anexo J tenhos as seguintes dúvidas:

• Em que quadro especificamente é que assinalo as mais-valias? 9.2(G20)?
    • Tendo eu feito várias compras e uma venda total, que data coloco na de aquisição? A da primeira compra?
    • Esta pergunta não faz grande sentido, mas acho que mal não faz perguntar. Tendo eu reinvestido todo o valor na aquisição do mesmo fundo, é na mesma considerada uma mais-valia e não considero o valor da última compra?

Obrigado.

Nuno

FabioRocha

Estou com dúvidas identicas, já preenchi no ano passado pela primeira vez mas não tinha várias subscrições do mesmo fundo em alturas diferentes.

Do andei a ver, penso que é o seguinte:

• Em que quadro especificamente é que assinalo as mais-valias? 9.2(G20)?
      • Sim.
    • Tendo eu feito várias compras e uma venda total, que data coloco na de aquisição? A da primeira compra? 
      • Penso que se coloca a data da primeira compra, somando o valor de todas as ups/subscrições. No meu caso, tenho um fundo que comprei X ups, levantei X ups, voltei a comprar Y ups + Z ups e depois levantei YZ. Penso que aqui tenho de declarar uma linha para a compra e resgate das ups X e uma linha para as YZ.
    • Esta pergunta não faz grande sentido, mas acho que mal não faz perguntar. Tendo eu reinvestido todo o valor na aquisição do mesmo fundo, é na mesma considerada uma mais-valia e não considero o valor da última compra? 
      • Penso que é considerada mais valia.

Alguém mais entendido que possa confirmar isto? E talvez esclarecer-me no segundo ponto?

js110

1. Anexo J, Quadro 9.2A, código G20.

2. Devem ser indicadas todas as compras/subscrições, com as suas datas. Para os valores da venda/resgate, basta fazer as contas, considerando o número de unidade de participação subscritas em cada data.

3. É, se depois foi vendido/resgatado, há que declarar.

há 4 minutos, js110 disse:

Edited by js110

FabioRocha
    há 12 minutos, js110 disse:

2. Devem ser indicadas todas as compras/subscrições, com as suas datas. Para os valores da venda/resgate, basta fazer as contas, considerando o número de unidade de participação subscritas em cada data.

A sério? Deve ser indicado todas as compras/subscrições?
    Seguinte exemplo:

01-01-2017 - Subscrição - 1UP - 100€/UP
    01-05-2017 - Subscrição - 1UP - 105€/UP
    01-09-2017 - Subscrição - 1UP - 110€/UP
    01-12-2017 - Resgate - 3UP - 125€/UP

Tinha ideia que a declarar seria apenas uma linha, com data 01-01-2017 - 3UP a 100€/UP na compra e 125€/UP no resgate. Estou enganado?

A minha dúvida é neste caso: 

01-03-2017 - Resgate - 1UP - 105€/UP
    01-12-2017 - Resgate - 2UP - 125€/UP

Aqui, continuava a ser só uma linha, ou duas? Como resgatei a totalidade do fundo em 01-03-2017.

5coroas
    há 8 minutos, FabioRocha disse:

A sério? Deve ser indicado todas as compras/subscrições?
    Seguinte exemplo:

01-12-2017 - Resgate - 3UP - 125€/UP

Tinha ideia que a declarar seria apenas uma linha, com data 01-01-2017 - 3UP a 100€/UP na compra e 125€/UP no resgate. Estou enganado?

A minha dúvida é neste caso: 

01-03-2017 - Resgate - 1UP - 105€/UP
    01-12-2017 - Resgate - 2UP - 125€/UP

Aqui, continuava a ser só uma linha, ou duas? Como resgatei a totalidade do fundo em 01-03-2017.

É só uma linha: data de inicio, total subscrito, data de resgate, total resgatado.

• Thanks 1

5coroas
    há 13 minutos, FabioRocha disse:

Obrigado, mesmo para o segundo caso? 

Se resgatou tudo e voltou a subscrever no mesmo fundo, deve ser tratado como um novo investimento, ou seja uma nova linha. Há paises que um novo reinvestimento no mesmo Fundo ou no mesmo tipo de investimento tem algumas vantagens fiscais, mas no nosso não; resgatou paga 28% nas mais valias e não interessa se voltou a reinvestir no mesmo produto.

• Thanks 1

js110

Realmente diz nas instruções:

"As operações de alienação de valores mobiliários que não sejam partes sociais podem ser declaradas agregando os valores mobiliários por ano de aquisição."

Já agora, o que são partes sociais? É que nesses casos:

"Quando entre a data de aquisição e de alienação das partes sociais tiverem decorrido mais de 24 meses, é considerado automaticamente na liquidação o coeficiente de correção monetária ao valor de aquisição nos termos do n.º 1 do artigo 50.º do Código do IRS".

Edited by js110

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa