Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Daniela Soares

Herança

Recommended Posts

Daniela Soares

Boa tarde,

Gostaria que me explicassem alguns pontos em heranças,

Vivo numa casa que é do meu avô paterno, ele morreu ficando a minha avó e os 4 filhos, entretanto o meu pai faleceu. Os restantes filhos foram embora de cá ficando eu a minha irmã, a minha mãe e a minha avó. Entretanto a minha avó faleceu e ficamos as 3 em concordância entre todos. Agora só estou eu é a minha mãe. E queria comprar a casa, mas a minha mãe e contra e a minha irma. 

Queria saber ate que ponto a minha mãe e herdeira visto que é nora e só cá esta porque os meus tios deixaram ela ficar por causa de sermos menores.

E se a minha irmã realmente não vender o que posso fazer?

Guest PJA

Admitindo que a casa era 100% do seu avô (e não um bem do casal, porque aí as contas são diferentes):

- com o falecimento do seu avô, a casa ficou a pertencer 1/4 à sua avó e cada um dos 4 filhos com 3/16 da casa (artigo 2139º do Código Civil)
    - com o falecimento do seu pai, a herança deste cabe em partes iguais à sua mãe, a si e à sua irmã. Ou seja, ficam com 1/16 da casa cada uma (artigo 2139º do Código Civil)
    - com o falecimento da sua avó, os 25% dela são herdados pelos 4 filhos - sendo que a Daniela e a sua irmã herdam em representação do seu pai (artigos 2139º e 2039º do Código Civil). Ou seja, cada um dos seus tios herda mais 1/16 da casa e vocês as duas dividem entre si a parte que caberia ao seu pai, ficando com mais 1/32 cada uma.

Neste momento, a casa deverá estar distribuída da seguinte forma: cada um dos seus 3 tios tem 1/4. A sua mãe tem 1/16. A Daniela e a sua irmã 3/32.

Isto, claro, com base nos pressupostos que enunciei e admitindo que não há testamentos ou outros falecimentos a ter em conta...

Daniela Soares
    há 3 horas, Visitante PJA disse:

Admitindo que a casa era 100% do seu avô (e não um bem do casal, porque aí as contas são diferentes):

- com o falecimento do seu avô, a casa ficou a pertencer 1/4 à sua avó e cada um dos 4 filhos com 3/16 da casa (artigo 2139º do Código Civil)
    - com o falecimento do seu pai, a herança deste cabe em partes iguais à sua mãe, a si e à sua irmã. Ou seja, ficam com 1/16 da casa cada uma (artigo 2139º do Código Civil)
    - com o falecimento da sua avó, os 25% dela são herdados pelos 4 filhos - sendo que a Daniela e a sua irmã herdam em representação do seu pai (artigos 2139º e 2039º do Código Civil). Ou seja, cada um dos seus tios herda mais 1/16 da casa e vocês as duas dividem entre si a parte que caberia ao seu pai, ficando com mais 1/32 cada uma.

Neste momento, a casa deverá estar distribuída da seguinte forma: cada um dos seus 3 tios tem 1/4. A sua mãe tem 1/16. A Daniela e a sua irmã 3/32.

Isto, claro, com base nos pressupostos que enunciei e admitindo que não há testamentos ou outros falecimentos a ter em conta...

Por acaso não sei se a casa em si era do meu avô e da minha avó. Nas Finanças só consta do nome dos meu avô, mas pelo que uma tia minha me disse, na escritura da casa, depois da morte da minha avó consta o nome dos 3 filhos vivos, o meu e o da minha irmã. Não sei se isso muda alguma coisa.

Daniela Soares

E também aquando a morte do meu pai houve um inventário que foi dividido por mim e pela minha irmã... 

Guest PJA
    há 5 minutos, Daniela Soares disse:

E também aquando a morte do meu pai houve um inventário que foi dividido por mim e pela minha irmã... 

A sua mãe não foi herdeira do seu pai? Terá renunciado à herança?

Daniela Soares
    A 09/04/2018 às 19:33, Visitante PJA disse:

A sua mãe não foi herdeira do seu pai? Terá renunciado à herança?

Essa parte e que não consigo perceber. 

Guest PJA
    há 16 horas, Daniela Soares disse:

Essa parte e que não consigo perceber. 

Pode colocar a questão à sua mãe. Ou num balcão de heranças...

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa