Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest Thelema

IRS - Ato Isolado

Recommended Posts

Guest Thelema

Olá malta.

Em 2017, fiz um ato isolado de 50€ (uma actuação num evento). Ao preencher o Anexo B, e ao seleccionar ato isolado no quadro 1 -» Profissionais, Comerciais e Industriais, o sistema não me permite seleccionar que os rendimentos resultaram de serviços prestados a uma única entidade. Também não me permite, juntamente com as outras opções que seleccionei, indicar que quero a tributação segundo as regras de categoria A.

A questão: o que é que estou a fazer mal?

Obrigado!

Guest PJA

O que diz o Código do IRS:

Citação

Artigo 28.º Formas de determinação dos rendimentos empresariais e profissionais

8 - Se os rendimentos auferidos resultarem de serviços prestados a uma única entidade, exceto tratando-se de prestações de serviços efetuadas por um sócio a uma sociedade abrangida pelo regime de transparência fiscal, nos termos da alínea B) do n.º 1 do artigo 6.º do Código do IRC, o sujeito passivo pode, em cada ano, optar pela tributação de acordo com as regras estabelecidas para a categoria A.

Artigo 30.º Atos isolados

1 - Os sujeitos passivos que pratiquem atos isolados estão sempre dispensados de dispor de contabilidade organizada por referência a esses atos.

2 - Na determinação do rendimento tributável dos atos isolados:
    a) Aplicam-se os coeficientes previstos para o regime simplificado, quando o respetivo rendimento anual ilíquido seja inferior ou igual a (euro) 200 000;
    B) Sendo o rendimento anual ilíquido superior a (euro) 200 000, aplicam-se, com as devidas adaptações, as regras aplicáveis aos sujeitos passivos com contabilidade organizada.

Creio que tem sido interpretação das Finanças que para aplicação do número 8 do artigo 28º um dos requisitos é de que esses rendimentos não provenham de actos isolados (pois o artigo 30º prevê explicitamente a forma como devem ser tributados).

Na minha opinião a legislação é ambígua e não perde nada em pedir um esclarecimento formal às Finanças...

Guest Thelema

Olá, PJA, e obrigado pela resposta.

Infelizmente ainda não tive resposta por parte das finanças. Como tenho pouco tempo para ir lá, tentei o e-mail para as finanças locais, mas sem sorte. Não percebo porque não consigo inserir algo tão simples. Não era suposto não ser preciso incluir o ato isolado no IRS quando o valor é inferior a X?

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa