Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Fábio Gomes

Baixo valor a receber?!

Recommended Posts

Fábio Gomes

Boa noite,

Sempre recebi na altura de fazer o irs perto de 300 euros, no entanto este ano esse valor mudou para 12 euros.
    Mudei de emprego no ano passado mas em ambos os casos fiz descontos para IRS e SS. Não percebo o que mudou e gostava de perceber se estou enganado ou se fui enganado...

IRS2.png

IRS.png

ruicarlov

Só colocando a demostração do ano passado lado-a-lado com esta para descobri as diferenças. Será que foram menos deduções à colecta? Menos retenções na fonte? É olhar para estes valores e observar as diferenças.

Dessa demonstração em particular não noto erros óbvios. As deduções à colecta batem certo com as despesas registadas no e-fatura.

Fábio Gomes
    há 2 horas, ruicarlov disse:

Só colocando a demostração do ano passado lado-a-lado com esta para descobri as diferenças. Será que foram menos deduções à colecta? Menos retenções na fonte? É olhar para estes valores e observar as diferenças.

Dessa demonstração em particular não noto erros óbvios. As deduções à colecta batem certo com as despesas registadas no e-fatura.

Mas como é que a retenção na fonte é tao baixa? Não estou a perceber... 

Guest PJA

Compare o Rendimento Global, as Deduções à Colecta e as Retenções na Fonte com a demonstração da liquidação da declaração do ano passado - de onde vem a diferença?

As tabelas de retenção na fonte foram ajustadas de 2016 para 2017: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/tabela_ret_doclib/Pages/default.aspx As diferenças não são grandes, mas se estivesse perto do limite de um escalão e tiver passado para outro, podem ser suficientes para justificar várias dezenas de euros de diferença de um ano para o outro.

Em qualquer caso, o mais provável é que as contas estejam certas e a justificação esteja na diferença nos valores que referi ao início. Neste caso diria que não tem razões para se sentir enganado, muito pelo contrário - há dois anos o fisco foi-lhe ficando com tanto dinheiro a mais que teve de lhe devolver 300 euros que tinha cobrado a mais no ano passado; desta vez a retenção na fonte terá ficado mais próxima do real valor da colecta líquida - pôde ir contando com o seu dinheiro ao longo od ano, em vez de ter de o emprestar ao fisco e só o ver de volta no fim...

Fábio Gomes
    há 4 horas, Visitante PJA disse:

Compare o Rendimento Global, as Deduções à Colecta e as Retenções na Fonte com a demonstração da liquidação da declaração do ano passado - de onde vem a diferença?

As tabelas de retenção na fonte foram ajustadas de 2016 para 2017: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/tabela_ret_doclib/Pages/default.aspx As diferenças não são grandes, mas se estivesse perto do limite de um escalão e tiver passado para outro, podem ser suficientes para justificar várias dezenas de euros de diferença de um ano para o outro.

Em qualquer caso, o mais provável é que as contas estejam certas e a justificação esteja na diferença nos valores que referi ao início. Neste caso diria que não tem razões para se sentir enganado, muito pelo contrário - há dois anos o fisco foi-lhe ficando com tanto dinheiro a mais que teve de lhe devolver 300 euros que tinha cobrado a mais no ano passado; desta vez a retenção na fonte terá ficado mais próxima do real valor da colecta líquida - pôde ir contando com o seu dinheiro ao longo od ano, em vez de ter de o emprestar ao fisco e só o ver de volta no fim...

Não faz sentido... o meu valor de retenção na fonte deveria ser muito superior... tendo em conta o meu rendimento a retenção deveria ser 11% do meu salário. O que muito obviamente não da 500 e poucos euros... não estou a perceber nada disto...

JRJordao
    há 2 horas, GAC disse:

E aqui pq dá tão pouco a receber!?

Os seus rendimentos e despesas deram um valor de imposto (coleta) de 825,99€. Ao longo do ano foi-lhe retido um total de 1.529,93€. Logo agora irá receber 1.529,93€ - 825,99€ = 703,94€

Se é uma grande diferença em relação ao ano passado, como o Visitante PJA aconselhou anteriormente, compare o Rendimento global, as Deduções à coleta e as Retenções na fonte para perceber de onde originou a diferença.

ruicarlov
    há 16 horas, Fábio Gomes disse:

Não faz sentido... o meu valor de retenção na fonte deveria ser muito superior... tendo em conta o meu rendimento a retenção deveria ser 11% do meu salário. O que muito obviamente não da 500 e poucos euros... não estou a perceber nada disto...

É como lhe disse atrás. Verifique os seus recibos de vencimento de todos os meses e veja quanto foi retido na fonte em cada mês. Some isso tudo e veja que valor dá.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa