Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest Prima Direita

Herança a colaterais

Recommended Posts

Guest Prima Direita

Um primo direito faleceu sem conjugue, descendentes, ascendentes, irmãos e sobrinhos. Na linha sucessória a herança recai sobre a alínea d) Colaterais até ao quarto grau, prevalecendo os parentes mais proximos (Artigo 2147 do CC). Acontece que há 4 tios vivos e 4 tios falecidos. Quem trata da habilitação de herdeiros argumenta que pela conjugação do artigo 2042 com o artigo 2147 apenas os tios vivos são constituídos herdeiros. As questões/dúvidas que tenho são as seguintes: na minha leitura o art. 2042 é omisso em relação à representação em relação a colaterais ( alínea d), salvaguardando apenas sobrinhos (alínea c). Conjugando o art. 2041 que não prevê a exclusão de representação de primos direitos, como se pode concluir que não há direito de representação neste caso? Sendo vivas as tias que foram casadas com comunhão geral de bens , viúvas dos tios diretos falecidos, que direito têm nesta herança/representação? Quando o CC refere que, no caso de colaterais, a divisão de bens é feita por cabeça , contam os vivos e falecidos? Obrigado pelos contributos.

Guest PJA

O artigo 2041º diz respeito à representação na sucessão testamentária. Quer dizer que há um testamento? O que afirma, nesse caso?

Guest VLLS

Boa tarde

Em buscas que estou a fazer na net, deparei-me com este Fórum e com este tema que coincide precisamennte com o meu. 

Contudo, não há Testamento. Existem 5 tios vivos e um falecido. Os filhos do falecido (primos do de cujus) reclama que têm direito de representação.

Ora eu retiro do artigo 2137.º do CC que não h´adireito de representação dos primos, mas sim, direito de acrescer da parte que cabia ao tio falecido (pai dos primos do de cujus) à parte dos restantes tios vivos.

Questiono se estarei correta.

Obrigada!

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa