Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• ptigas

% de entrada em credito habitação

Recommended Posts

ptigas

Estou em vias de contrair credito habitação.

Gostaria de ter a vossa opinião sobre qual seria a situação mais vantajosa.  Se pagar um valor de entrada mais alto e ter por conseguinte que pedir um valor mais baixo ao banco, ou aplicar esse valor noutras aplicações/investimentos.

Falando com alguns números, considerando que tenho disponível (efectuando resgate de algumas aplicações) cerca de 50% do valor da compra, seria mais vantajoso dar apenas 20% de entrada e aplicar esse diferencial noutros produtos/investimento? 

Em teoria compensa se o rendimento liquido onde aplicar esse diferencial for superior à TAEG do emprestimo ao longo de todo o empréstimo, certo?

Por exemplo, considerando uma TAEG actual de 3%, se o remanescente dos 20% tiverem durante a vigência do empréstimo um retorno de pelo menos 3% liquido anualmente irá sempre compensar, ou está a falhar-me alguma coisa?

Contudo sei também a que a provável subida da euribor e a imprevisibilidade da taxa de retorno dos valores a aplicar são factores a ter em conta e que não posso controlar.

Agradeço desde já as vossas opiniões.

Edited by ptigas

gustaferra
    há 30 minutos, ptigas disse:

Estou em vias de contrair credito habitação.

Gostaria de ter a vossa opinião sobre qual seria a situação mais vantajosa.  Se pagar um valor de entrada mais alto e ter por conseguinte que pedir um valor mais baixo ao banco, ou aplicar esse valor noutras aplicações/investimentos.

Falando com alguns números, considerando que tenho disponível (efectuando resgate de algumas aplicações) cerca de 50% do valor da compra, seria mais vantajoso dar apenas 20% de entrada e aplicar esse diferencial noutros produtos/investimento? 

Em teoria compensa se o rendimento liquido onde aplicar esse diferencial for superior à TAEG do emprestimo ao longo de todo o empréstimo, certo?

Por exemplo, considerando uma TAEG actual de 3%, se o remanescente dos 20% tiverem durante a vigência do empréstimo um retorno de pelo menos 3% liquido anualmente irá sempre compensar, ou está a falhar-me alguma coisa?

Contudo sei também a que a provável subida da euribor e a imprevisibilidade da taxa de retorno dos valores a aplicar são factores a ter em conta e que não posso controlar.

Agradeço desde já as vossas opiniões.

Na teoria compensa pedir o valor todo ao banco se cumprir alguns pressupostos: 

- O Banco financia-me por exemplo a 2% TAE e eu consigo  superior a isso nos investimentos o meu ganho liquido é a diferença; 

- Pretendo pagar o financiamento bancário em 15 a 20 anos, desde que consiga suportar a renda mensal o custo de financiamento será menor do que pedir em 40 anos; 

Por outro lado: 

- Se o financiamento é muito elevado e não tenho grande hipotese de investir por falta de escolha ou tempo entrando com 50% geralmente o Spread baixa mais porque o LTV inferior a 50% consegue-se negociar para baixo a taxa de juro; 

Eu encontro-me no primeiro cenário, devo algum ao banco, não pretendo liquidar para andar alavancado ( possuir banca) para investir e ganho uma renda mensal que me permite pagar ao banco e reinvistir.... 

pauloagsantos

mas você respondeu à sua própria questão :-)

há 19 horas, ptigas disse:

No entanto de realçar o que diz o gustaferro, ao pedir menos dinheiro o spread do banco é menor, tenho essa variável presente nos seus calculos.

ptigas
    há 3 horas, pauloagsantos disse:

mas você respondeu à sua própria questão :-)

No entanto de realçar o que diz o gustaferro, ao pedir menos dinheiro o spread do banco é menor, tenho essa variável presente nos seus calculos.

O facto de eu responder à minha questão não quer dizer que seja a resposta mais correcta ou a forma acertada de ver as coisas, daí ter pedido mais opiniões :) 

Relativamente ao spread ser menor para menores quantias, pelas simulações que tenho feito não me parece assim tão linear. Para valores mais baixos e mais elevados (abaixo de 80k e acima de 250k)  o spread aparenta ser maior do que para valores intermédios.

gustaferra
    há 8 minutos, ptigas disse:

O facto de eu responder à minha questão não quer dizer que seja a resposta mais correcta ou a forma acertada de ver as coisas, daí ter pedido mais opiniões :) 

Relativamente ao spread ser menor para menores quantias, pelas simulações que tenho feito não me parece assim tão linear. Para valores mais baixos e mais elevados (abaixo de 80k e acima de 250k)  o spread aparenta ser maior do que para valores intermédios.

Geralmente o spread é maior para valores pequenos do que maiores ( como o banco ganha mais guito com maiores valores negocia para baixo o spread) e depois outro factor é LTV ( diferença entre o valor da aquisição e o que se pede) para LTV de 20% o spread é mais baixo do que para LTV de 90%.... 

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa