Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest Isabel

Cabeça de casal pode ser penalizado por questões morais?

Recommended Posts

Guest Isabel

Boa tarde, na sequência da morte de dois familiares tive que assumir a função de cabeça de casal. Não foi feita habilitação de herdeiros. Não consegui pagar atempadamente as despesas das duas casas porque tinha que o fazer sozinha. Na venda da primeira casa um dos herdeiros escusou-se a pagar a sua quota parte (25%)do imi e do condomínio alegando que houve demora na venda da casa (que eu não podia vender por ele ser menor). Relativamente à segunda casa já paguei sozinha o Imi de 10 anos e existe uma hipoteca da casa. Tenho receio de pagar para depois não receber nada com base no mesmo argumento. Ter deixado passar muito tempo e por questões morais não ter direito a ser ressarcida... podem ajudar? 

ruicarlov

Não creio que tenha de se preocupar com questões morais. A herança é responsável pelo pagamento dessas despesas. Neste caso adiantou dinheiro seu para pagar essas despesas, logo depois nas partilhas tem direito ao dinheiro que já gastou. Se a venda demorou muito ou pouco não é de relevância. Desde que não tenha cometido infrações e/ou ocultação de bens da herança não perde direito a nada.

Guest Isabel

Obrigada pelo esclarecimento. Na venda da primeira casa tive que passar no momento da escritura um cheque sem deduzir a parte das despesas porque esse elemento se fez representar por uma advogada que se recusou a assinar  a escritura sem essa condição...A questão é se o facto de não ter conseguido pagar tudo a tempo e horas pode ser considerado uma exceção. Com a segunda casa existe uma hipoteca que vai para execução se não conseguir pagar. Se isso acontecer perderemos a casa e posso vir a ser acusada de não ter conseguido gerir bem a herança. Isso pode acontecer? Posso perder a minha própria casa para responder às perdas dos restantes herdeiros? É que ninguém me ajuda a pagar. Só querem receber. E despesas de duas casas ao mesmo tempo, mais as despesas da minha própria casa com um ordenado pequeno, é quase impossível de gerir....Sou obrigada a pagar sozinha e esperar até à venda da casa para receber o dinheiro? (Se este elemento não fizer o mesmo...exigindo o valor total sem despesas. 

Guest Isabel

Obrigada pela resposta. Já tinha respondido mas não deve ter sido submetido o meu comentário. A questão é se a incapacidade de pagar as despesas pode ser considerado uma infração...A segunda casa pode vir a perder-se com a execução de uma penhora se eu não conseguir pagar os valores em dívida e os juros. Se isso acontecesse podia vir a ser culpada pela perda da casa e vir a perder a minha própria casa por não ter conseguido pagar tudo sozinha em tempo útil? E existindo juros de mora da casa ou das finanças todos têm que os pagar ou apenas eu? É que ninguém me ajuda a pagar. E este elemento só quer receber e pode vir a fazer o mesmo...recusar-se a assinar a escritura se não receber um cheque sem as despesas abatidas. Só lucro, sem despesas

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa