Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• pdam

Melhor opção para renegociar crédito

Recommended Posts

pdam

Boa tarde,

Em 2008 comprei uma casa com um spread de 0.4 para habitação própria permanente que ainda falta pagar cerca de 50%.

Entretanto juntei-me e alugámos casa e estávamos a ponderar comprar casa juntos. A outra casa está alugada com contrato.

A questão agora que se coloca é qual será a opção com mais benefícios, talvez me possam ajudar:

1. Falar com o Banco do 1º crédito para renegociar o crédito inicial para habitação não permanente e comprar a 2ª num crédito separado em hab. prop. permanente.
      1. Desvantagens: é um novo contrato perco as vantagens fiscais de 2008 para além do spread 0.4.
    2. Tentar juntar os dois créditos, usando o spread 0.4 como alavanca para ter um melhor spread no geral.
      1. Desvantagens: mais complexo em termos de divisão de bens, gerir percentualmente a diferença.
    3. Comprar a 2ª casa como habitação não permanente, mantendo o 1º crédito inalterado
      1. Desvantagens: Gerir percentualmente a diferença com a minha esposa, uma vez que não seria justo ela ter de pagar mais
    4. Fazer o crédito só em nome dela.
      1. Desvantagens: Complexo em termos de divisão de bens, que não existiria.

Existem mais alternativas, ou destas que enunciei estão-me a faltar outras desvantagens? Qual seria na vossa opinião a melhor?

Obrigado.

Pedro

ruicarlov

Bem, eu consideraria a opção 5. Esperar mais uns anos para ter a 1ª casa quase paga antes de pedir outro crédito e renegociar o 1º, e manter o aluguer por enquanto. Mas isto sou eu, em que a ideia de ter dois créditos habitação em simultâneo parece-me um pouco arriscada. Claro que isso depende da folga financeira da pessoa, mas nos dias de hoje em que nada é garantido, tanto a nível de emprego como local de trabalho como mercado imobiliário,  ter duas "amarras" pode vir a tornar-se complicado. Aqui pelo fórum é comum aparecerem pessoas aflitas com múltiplos créditos habitação (ainda hoje li um).

Ou então considerar algo como aluguer com opção de compra.

• Upvote 1

pdam

Obrigado Rui, parece-me uma solução bastante viável e mais segura. No entanto não dei toda a informação julgo. Tenho de momento investido em acções US/EU os cerca de 50% com um retorno médio de 15% ao ano, custa-me um pouco usar esse dinheiro para 'limpar' este crédito, uma vez que com um spread de 0.4, os juros a pagar são muito baixos, e não me 'compensa' muito. Por outro lado deixar de ter esta divida por completo é aliciante.

Com base nesta informação haveria alguma outra opção para alem da 5ª? :)

A mais prudente será mesmo realizar os ganhos em bolsa e liquidar o crédito não? No entanto, os cerca de 15% de rentabilidade destes 50% não são de descurar...

Muito obrigado.

ruicarlov

Se esses 15% fossem quase garantidos por mais anos, ai certamente que lhe dizia para manter esse investimento em vez de o resgatar para amortizar um crédito.

Mas estando a falar de acções, os ganhos agora podem transformar-se em perdas. Algumas das maiores complicações das famílias americanas durante os crashes da bolsa de 2008/2009 foi que os investimentos que tinham na bolsa perderam imenso valor, com o deteriorar do mercado de trabalho perderam o emprego ou tiveram um corte dos rendimentos, mas os créditos continuavam por pagar.

Apanhou um período muito bom de bolsa em que isto tem subido quase sem sobressaltos. Mas a história diz-nos que isto não vai ser sempre assim. E quando o mar recuar é que se vê quem estava a nadar nu.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa