Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Cláudia Alexandra

Renúncia em vida à herança

Recommended Posts

Cláudia Alexandra

Boa noite,

Sou casado e sem filhos. Os meus pais ainda são vivos e, pelo que li, em caso de morte a minha esposa fica com 2/3 da minha herança e os meus pais com o restante. Existe alguma forma de a totalidade da herança ficar para a minha esposa? Os meus pais podem renunciar à sua parte em vida?

Desde já o meu agradecimento

ruicarlov
    há 20 horas, Cláudia Alexandra disse:

Boa noite,

Sou casado e sem filhos. Os meus pais ainda são vivos e, pelo que li, em caso de morte a minha esposa fica com 2/3 da minha herança e os meus pais com o restante. Existe alguma forma de a totalidade da herança ficar para a minha esposa? Os meus pais podem renunciar à sua parte em vida?

Desde já o meu agradecimento

Só para relembrar que esse cenário dos 2/3 para a sua esposa apenas acontece se houver testamento a deixar a sua quota disponível a favor da sua esposa. Quanto a renúncia, penso que pode ser feita apenas após a morte, na altura da habilitação de herdeiros.

Guest PJA

Não carece de testamento:

Citação

Artigo 2142.º (Regras gerais)

1. Se não houver descendentes e o autor da sucessão deixar cônjuge e ascendentes, ao cônjuge pertencerão duas terças partes e aos ascendentes uma terça parte da herança. 
    2. Na falta de cônjuge, os ascendentes são chamados à totalidade da herança.
    3. A partilha entre os ascendentes, nos casos previstos nos números anteriores, faz-se segundo as regras dos artigos 2135.º e 2136.º

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa