Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Bom dia, 

Alguém me sabe dizer quanto tempo é necessário para colocar um empréstimo no marketplace, desde o momento em que o mesmo é aprovado? Queria experimentar colocar no marketplace um investimento que tenho mas não consigo ver como se faz.

Editado por N_alves
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 142
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• IceMan1910

24

• gustaferra

12

• N_alves

11

• Minimal

10

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Eu, quando vi as primeiras notícias sobre a Housers, fiquei entusiasmado e pensei que era mesmo o que andava à procura para investir em imobiliário sem necessitar de ter grande capital. Investi e

A Housers e outras plataformas tem efectivamente o imóvel como colateral. Esse não é o problema, pelo menos na Housers. Estive a estudar a oportunidade de Poupança que existe actualmente T1

Do meu entendimento da plataforma Housers, pode-se investir de 2 maneiras: - Cartão de crédito - Transferência internacional interbancária Sendo que investir através de cartão será mais

Posted Images

há 14 horas, N_alves disse:

Bom dia, 

Alguém me sabe dizer quanto tempo é necessário para colocar um empréstimo no marketplace, desde o momento em que o mesmo é aprovado? Queria experimentar colocar no marketplace um investimento que tenho mas não consigo ver como se faz.

A 2/26/2018 às 19:05, Rick Lusitano disse:

Não se pode vender loans na Housers.

Actualmente, vender no mercado secundário ( "Marketplace" ) da Housers é só as oportunidades "Poupança" e as oportunidades "Arte".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Podem-me confirmar se a Housers cobra 10% de comissão logo que o projecto esteja financiado, como já li ou cobra os 10% sobre os lucros?

é que se for sobre o financiamento inicial , ficamos logo a perder 10%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, ruicarlov disse:

É só sobre os lucros.

Isso é ao investidor, ao promotor cobra logo 10% quando consegue o investimento.

Basta ver o business plan de qualquer projecto deles, entramos logo a perder 10% por aqui(fora outras verbas menos claras)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Todo o negócio das empresas de crowdfunding imobiliário é baseado numa falácia que têm um asset por trás, isto não é bem verdade. Na realidade, o que nós investidores estamos a fazer é emprestar dinheiro à empresa (que tem responsabilidade limitada), é necessário que isto fique claro para todos os investidores, para não acharem que acharam a galinha dos ovos de ouro.

Do ponto de vista legal, pelo menos em PT há muito pouco historial (jurisprudência) é todo um novo mundo que o paradigma legal português não está habituado a lidar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No caso do apartamento Algés-Estádio Nacional :

- Avaliação do Imóvel : 171.500  Euros (Vi apartamentos remodelados  idênticos em  Algés (caves) a 130.000). O apartamento foi comprado por 128.000 Euros que me parece um valor +- correcto.

- Montante a financiar (Já com as comissões da Housers e obras) - 176.000  Euros (+2.6 % de uma avaliação que considero muito cara)

- Valor que a Housers pretende vender o apartamento ao fim de 5 anos - 197.500 Euros  (Completamente surreal!!!!). O mais certo é na venda perdermos o capital investido

Fiz o mesmo exercício para o apartamento  Dulcineia em Madrid:

Avaliação do imóvel remodelado - 177.000 Euros (Valor correcto com os valores do dite idealista ara a mesma zona de Madrid)

- Montante a financiar (Já com as comissões da Housers e obras) - 219.000  Euros (+23,7 % do que o valor de mercado!!!!) logo no inicio do projecto

- Valor que a Housers pretende vender o apartamento ao fim de 5 anos- 260.500 Euros , um imóvel que está avaliado remodelado em 177.000 Euros!!!

Gostava de ver um parecer de alguém ligado ao ramo, porque estes números completamente desfasados da realidade, enfim.....

Editado por gatoazul
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece-me estranho questionar essa valorização do de algés tendo em conta a valorização que temos tido ultimamente no imobiliário. Se fosse em Lisboa eu diria que 167 -> 197k estava irrealista porque deviam bastar 2 anos. :)

Algés será diferente, mas num horizonte de 5 anos, se a tendência não se inverter, parece-me perfeitamente possível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Poderá ser útil:

Jornal de Negócios - Mapa: Os preços a que as casas são vendidas nas freguesias de Lisboa e Porto  (30 de janeiro de 2018 às 14:41)

http://www.jornaldenegocios.pt//empresas/imobiliario/detalhe/-mapa-os-precos-a-que-as-casas-sao-vendidas-nas-freguesias-de-lisboa-e-porto--

No INE ou na Pordata, poderá existir mais dados.

Editado por Rick Lusitano
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Uma das criticas recorrentes á Housers nas oportunidades de "poupança" é precisamente as valorizações inflacionadas da Housers. Criticas feitas pelos investidores Espanhóis em fóruns.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Da vossa experiência, quando um investimento após ser financiado diz "em compra", "em processamento", quanto tempo costuma demorar até o mesmo estar efetivamente concretizado?

image.png.d1fcb9f1db50689b5a13b9df3ddf86fe.png

No caso do imovél em "poupança" o mesmo só vai estar disponível para colocar no marketplace quando terminar o processo da compra correto?

E no caso do investimento taxa fixa, o tempo a partir do qual começa efetivamente a render é quando sair do estado "em processamento"? Ou já começou na data em que foi financiado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Olá, na passada 6f a Housers enviou e-mail a dizer que já é possível colocar outro tipo de oportunidades no marketplace. O que acham desta situação?

Entretanto tentei colocar uma oportunidade que tenho de taxa fixa (para obras) e não foi possível. 

image.png.2c2d5dde8460b5b8ad7a06000373a6de.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, N_alves disse:

Olá, na passada 6f a Housers enviou e-mail a dizer que já é possível colocar outro tipo de oportunidades no marketplace. O que acham desta situação?

Entretanto tentei colocar uma oportunidade que tenho de taxa fixa (para obras) e não foi possível. 

Confirmo, também não me aparecem os botões para vender no investimento de taxa fixa que tenho. Parece-me que o marketing se adiantou ao IT, neste caso.?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, N_alves disse:

Pelo que se lê no texto acima diz "(...)todas as oportunidades, atuais e futuras, (...) " 

Acho que as oportunidades passadas já financiadas provavelmente não estarão incluídas...

Editado por Greentrader
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Greentrader disse:

Pelo que se lê no texto acima diz "(...)todas as oportunidades, atuais e futuras, (...) " 

Acho que as oportunidades passadas já financiadas provavelmente não estarão incluídas...

Se calhar tens razão, li as "atuais" como as que já tinha. Alguém consegue confirmar se as atuais já dão para fazer isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Pelo que vi agora, as oportunidades só com o símbolo de transacção no "Marketplace" é que podem ser aqui transaccionadas:

Clipboard04.jpg.208400bd7656f523a0fd99032640613c.jpg

Estão actualmente a ser financiadas já com este símbolo, as oportunidades de "poupança", "taxa fixa" e "arte".

Vendo-se no "Histórico", já aparece não só as oportunidades de "poupança" com este símbolo, mas também uma oportunidade de "taxa fixa" que foi hoje financiada, ou seja, as oportunidades que ainda estão a financiamento e as oportunidades que foram financiadas após a sexta-feira passada, 23/Março/2018 são potencialmente transaccionáveis no "Marketplace".

Como a mensagem da Housers não é completamente clara, só mesmo indo ver, e mesmo assim, poderá não estar completamente correcto.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

A Housers deve estar aflita para despachar a oportunidade de "arte" para oferecer 2% de cashback, se investirem no mínimo de 300 EUR.

Só têm cerca de 63% do objectivo de investimento quando falta 6 dias.

Mesmo que aumentem o prazo para atingir o objectivo, e com este bónus será que conseguem? ;)

Estão a oferecer a cenoura, será que haverá quem a aceite?!

Clipboard02.jpg.fc7bcd40f0be512bbea343af063e29f3.jpg

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Desde que a transparência da Housers foi para as urtigas, estou de saída da Housers.

Não actualizaram a FAQ com antecedência, nem informaram com antecedência os investidores das alterações fiscais e quando questionados demoraram mais de 15 dias a dar esclarecimentos.

Só agora, 1 mês depois informam por email o seguinte:

Clipboard03.jpg.e9adae98e0f97a0e37106929241e960c.jpg

A abordagem da Housers à fiscalidade é "bastante cómica":

Citação

Muitos investidores têm demonstrado preocupação em relação à tributação dos juros e também preferência pela existência de alguma retenção na fonte com o objetivo de evitar cargas inesperadas no momento do preenchimento do seu IRS.

What?! :)

Adicionam mais burocracia, dupla tributação envolvendo 3 países no mínimo (futuramente a Housers prevê também entrar em França e na Alemanha), e mais incerteza porque a retenção na fonte depende do país de residência fiscal do promotor de cada uma das oportunidades.

Portanto, a oportunidade pode ser em Portugal ou Itália por exemplo, mas depende aonde o promotor é residente fiscal.

Na oportunidade de taxa fixa no Porto, o promotor tem a sua morada social (fiscal) em La Rioja, que é em Espanha, porque fui confirmar devido à Housers não indicar qual o país de residência fiscal deste promotor.

Clipboard04.jpg.cbcb2b01d08ac85ae3c342835d1c59ed.jpg

Resumindo, ao declarar os rendimentos na declaração de IRS, tem de se incluir rendimentos obtidos em Espanha até a data e no futuro incluir os rendimentos obtidos em Espanha e em outros países aonde os promotores forem residentes fiscais. É retido o imposto referente ao país de residência fiscal do promotor e os investidores terão que pagar a diferença em falta à autoridade tributária da sua residência fiscal.

Ainda se poderá apanhar uma construtora (promotor) de Zimbabué que construa num país europeu aonde a Housers esteja presente. :D

Esperemos que não haja construtoras sediadas num paraíso fiscal, porque aí, os tugas terão que pagar 35% de imposto em vez de 28%. :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 4/3/2018 às 12:33, Apostad0r disse:

Ainda ponderei entrar na Houser's sobretudo para diversificar em imobiliário em P2P e aproveitar o bonus de 50€, mas quanto mais leio mais me afasto desta plataforma.. 

Eu entrei com 75€ para conseguir ir buscar os 25€ da referenciação. Em dois meses consegui levantar 50€ (25€ meus mais 25€ da referenciação), os restantes 50 estão aplicados a um ano.

Estava com medo do marketplace por ter demasiada oferta, mas o que é facto é que em poucas horas consegui vender uma oportunidade de poupança.

Se quiseres ganhar 25€ é uma boa forma, de resto pelo que tenho lido também fiquei um pouco de pé a trás em relação à Housers.

Deixo o meu link caso queiras aproveitar o bonús.

https://www.housers.com/pt/formulario-inscricao?pt=PFH--REF--77974

Editado por N_alves
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 03/04/2018 às 13:33, Apostad0r disse:

Ainda ponderei entrar na Houser's sobretudo para diversificar em imobiliário em P2P e aproveitar o bonus de 50€, mas quanto mais leio mais me afasto desta plataforma.. 

O bonus foi e é a única coisa que vale a pena na minha opinião. Entrei para tirar o bonus de 50 euros e já retirei ao fim de 4 meses. Meti 50 e levantei 106 e estou fora. Os projectos são pouco atractivos e pouco esclarecedores comparando com a estateguru onde são mais rapidamente financiados e informam melhor sobre o imovel, LTV, garantias, prazos e  devedores.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quem diz que é fácil vender loans na Housers, podia aqui dizer qual é o truque...

Eu tenho apenas 2 loans, com valores de venda bem inferiores aos de mercado há uns dias, sem terem sido vendidos...

Também estou de saída da Housers porque não vejo vantagens face às outras plataformas, e a nível fiscal parece-me que vão complicar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites