Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

Em 2.5 meses, segundo investimento que consegui meter na Bulkestate :S
    Este não vai desaparecer tão rápido como os outros porque é maior mas de qualquer maneira abriu à minutos e já vai em 50% portanto quem quiser que se apresse. 

Editado por RSilva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 3 horas, P2PColector disse:

Boas,

Comecei nos p2p a pouco mais de 3 meses! Colequei alguns € na mintos, Twino e no raize, mas queria colocar em mais uma plataforma, qual aconselham? Pelo que li a Robo Cash e a PeerBerry têm boas referências, mas gostaria de ouvir mais opiniões.

Envestio e Crowdestor.

É aproveitá-as enquanto rende e muito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, P2PColector disse:

Boas,

Comecei nos p2p a pouco mais de 3 meses! Colequei alguns € na mintos, Twino e no raize, mas queria colocar em mais uma plataforma, qual aconselham? Pelo que li a Robo Cash e a PeerBerry têm boas referências, mas gostaria de ouvir mais opiniões.

Ve a minha assinatura referencia a um post que vou atualizando e dando o meu feedback sobre as P2P 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Vidolz disse:

Envestio e Crowdestor.

É aproveitá-as enquanto rende e muito.

Reforcei hoje a Crowdestor após ter esgotado a o capital disponível para investir. Neste momento estou em 4 loans. Foi a ultima plataforma que entrei.

Envestio todo o capital investido, mas para já não está nos meus planos reforçar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Nuno Silva disse:

A Crowdestor começou a bombar e vem aí outro projecto bem grande, vamos ver se já tem andamento para financiar isto tudo.

Ainda não se sabe o que é, mas pelo aspecto arriscaria ser qualquer coisa à volta da energia.

C77D114F-6367-4943-B596-AABA96A06F06.png

Está na hora de depositar mais dinheiro para investir nesse também.

Se quiserem investir nessa loan aproveitem para ter o dinheiro lá antes de ficar ativa porque muito provavelmente vai desaparecer em horas. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Vidolz disse:

Está na hora de depositar mais dinheiro para investir nesse também.

Se quiserem investir nessa loan aproveitem para ter o dinheiro lá antes de ficar ativa porque muito provavelmente vai desaparecer em horas. 

Por acaso ia perguntar isso mesmo. 520.000€ desaparecem rápido? :D

A crowdestor tem constantemente loans a aparecer ou é meio parada? Sai da Twino, Fast Invest e Raize e estou disposto a investir noutras 3 ou 4. 

Eu andei a dar umas vista de olhos pela crowdestor e havia poucos com prazos curtos, por exemplo a rondar os 9 meses.

Editado por Hugo Medeiros
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Hugo Medeiros disse:

Por acaso ia perguntar isso mesmo. 520.000€ desaparecem rápido? :D

A crowdestor tem constantemente loans a aparecer ou é meio parada? Sai da Twino, Fast Invest e Raize e estou disposto a investir noutras 3 ou 4. 

Eu andei a dar umas vista de olhos pela crowdestor e havia poucos com prazos curtos, por exemplo a rondar os 9 meses.

screenshot_19.thumb.jpg.cb9147676268ff8a751cf0e6fe64d0c4.jpg

Esta a 2 anos em que eu investi durou cerca de 10 horas, portanto esta a 9 meses apenas deverá desaparecer mais rápido.

Sim, até estou surpreso com a quantidade de projetos com taxas acima de 16% a crowdestor consegue.

Eu no meu caso prefiro loans a longo prazo, como não tenho urgência de ter o dinheiro de volta pode ficar a render mais tempo sem ser preciso reinvestir :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Comecei a investir na Mintos, tendo progamado os investimentos para uma taxa mínima de 9%, sendo que a taxa ponderada é 9,74%, mas no entanto aparece na taxa de retorno anual 4,84%.

Estes valores são normais?

Desde já agradeço a atenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, Patanisca disse:

Não é estranho essas rates tão altas, em projetos que se desconhece praticamente tudo sobre quem está a pedir meio milhão? 

Não vos causa incómodo fazer lock do dinheiro nessa plataforma durante tanto tempo? 

É muito sedutor, sem dúvida que é, mas... 

É que estar a colocar dinheiro locked numa empresa, durante um período que é superior (em muito) sequer ao tempo de vida da plataforma... É de homem! 

A plataforma existe nem há 1 ano, e estão a emitir loans de 2 anos. Sabe-se lá se daqui a 2 anos a plataforma existe sequer. 

Faz-me espécie, mas isto sou eu que já me escaldei 1x em investimentos semelhantes. 

Hoje é tudo uma maravilha, tudo está com os olhos a brilhar, postos nas taxas altíssimas. Mas eu tenho dúvidas na sustentabilidade disso daqui a 2 anos. 

É que se isso fosse sustentavel, se calhar isso seria prática comum pelas empresas e plataformas mais antigas e maduras. Digo eu, que percebo pouco disto. 

Na Crowdestor estamos a investir em negócios sem nenhum tipo de garantias(mesmo este buyback criado agora é curto) e se o negócio correr mal, arde tudo. A taxa oferecida não me choca e é proporcional ao risco.

Concordo que a plataforma está muito no início o que é outro factor de risco, pode não vingar e não sabemos o que acontece se isso ocorrer

Eu tenho entrado em alguns dos projectos da Crowdestor que me parecem mais interessantes, não todos, mas não penso passar dos 5% do meu investimento total em p2p.

Editado por Nuno Silva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, Patanisca disse:

Não é estranho essas rates tão altas, em projetos que se desconhece praticamente tudo sobre quem está a pedir meio milhão? 

Não vos causa incómodo fazer lock do dinheiro nessa plataforma durante tanto tempo? 

É que estar a colocar dinheiro locked numa empresa, durante um período que é superior (em muito) sequer ao tempo de vida da plataforma... É de homem! 

A plataforma existe nem há 1 ano, e estão a emitir loans de 2 anos. Sabe-se lá se daqui a 2 anos a plataforma existe sequer. 

Faz-me espécie, mas isto sou eu que já me escaldei 1x em investimentos semelhantes. 

Hoje é tudo uma maravilha, tudo está com os olhos a brilhar, postos nas taxas altíssimas. Mas eu tenho dúvidas na sustentabilidade disso daqui a 2 anos. 

É que se isso fosse sustentavel, se calhar isso seria prática comum pelas empresas e plataformas mais antigas e maduras. Digo eu, que percebo pouco disto. 

Qual foi a plataforma P2P em que ficaste a arder?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

nas P2P Ocidentais só conheço e não são poucos a arder com a Bondora, mesmo assim muitos a recomendam... de resto não vejo mais ninguém noutras que tivesse perdido nada, só boatos que são isto e aquilo, é como tudo como disseram atrás cada um decide onde mete o dinheiro e o risco que corre e vive com isso :)

Nota pessoal: ia esquecendo tb a Raize mas para mim essa nas p2p nem metade de um "p" vale, isso sou só eu que por ética não meto 1 tusto em investimentos portugueses, isso foi em outras vidas passadas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Patanisca disse:

Claro que causa incómodo, mas não é só esta. Quais as plataformas, na área dos "Business Loans", que não estão com projetos que "causam incómodo de fazer lock do dinheiro"?  Envestio, Grupper, Kuetzal, Crowdestate.  Até a Flenders, irlandesa, com juros de apenas 10% em projetos a 36 meses, está com comentários pouco simpáticos no fórum alemão, já para não falar na portuguesa.
    Nesta área dos Business Loans,  quais são as plataformas mais antigas e maduras?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 28 minutos, Henrique Ribeiro disse:

Claro que causa incómodo, mas não é só esta. Quais as plataformas, na área dos "Business Loans", que não estão com projetos que "causam incómodo de fazer lock do dinheiro"?  Envestio, Grupper, Kuetzal, Crowdestate.  Até a Flenders, irlandesa, com juros de apenas 10% em projetos a 36 meses, está com comentários pouco simpáticos no fórum alemão, já para não falar na portuguesa.
    Nesta área dos Business Loans,  quais são as plataformas mais antigas e maduras?

A minha favorita é a linkedfinance.

Também uso a october, mas é mais pelos bónus, as taxas são baixas.

Tenho as duas desde Setembro e tenho todos os empréstimos em dia (mas é mesmo só sorte, porque existem atrasos e incumprimentos em ambas)

When did Linked Finance launch and how much has it repaid to lenders?

launched in March 2013 and is Ireland’s first and largest business P2P Lending platform. To date (November 2018) our lenders have earned more than €5.8 millionin interest.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Plataformas De Crowdfunding disse:

A minha favorita é a linkedfinance.

Também uso a october, mas é mais pelos bónus, as taxas são baixas.

Tenho as duas desde Setembro e tenho todos os empréstimos em dia (mas é mesmo só sorte, porque existem atrasos e incumprimentos em ambas)

When did Linked Finance launch and how much has it repaid to lenders?

launched in March 2013 and is Ireland’s first and largest business P2P Lending platform. To date (November 2018) our lenders have earned more than €5.8 millionin interest.

Parece ter menos incumprimentos que a Flenders. A fee de 0,1% ao mês, não faz mossa na rentabilidade?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, CDCD disse:

Aquilo que antevejo, com toda a margem de erro possível :), é que será uma questão de tempo até a maioria destas plataformas rebentarem. As que sobrarem irão concentrar o mercado, já fortemente regulado e com taxas mais baixas. Até lá vivemos neste wild west das p2p, com boas taxas, alto risco e novas plataformas a brotarem como cogumelos. Quem conseguir sair a tempo é quem se vai safar.

Claro que posso estar totalmente enganado e quem estiver a entrar forte vir a tirar grandes proveitos. É impossível de prever.

Eis os meus rendimentos mensais dos últimos 3 meses (entretanto saí da peerberry), bem como os respectivos rendimentos históricos (função xirr).

WCyzvIC.png

Olhando para isto, faria sentido apostar mais na grupeer. No entanto tenho estado precisamente a sair da grupeer -- e também da iuvo -- porque custa-me confiar nessa plataforma. A minha aposta recente foi em reforçar a mintos e robocash, enquanto saio progressivamente da grupeer e iuvo, embora por razões diferentes. Recentemente entrei na lenndy mas ainda é demasiado cedo para tirar conclusões. As primeiras impressões não foram muito boas, contudo.  Das que vão aparecendo, mesmo com boas taxas, nenhuma me atrai.

wfR6IOZ.png

Porque saiste da PeerBerry? As taxas são interessantes, parece que o Grupo Aventus até é um grupo relativamente sólido e tem mais LO do que a Robocash, o que permite uma maior diversificação (vale o que vale, pois a maioria do LO são do mesmo grupo, tal como na Robocash). Para além do problema do AI, mas que parece estar a melhorar, que outros problemas encontraste?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bons dias!

Alguém me pode dar a sua opinião acerca deste tipo de investimentos que eu tenho na Mintos?

Agradecia imenso, uma vez que só comecei com os P2P em finais de Outubro.

Tenho acompanhado o que escrevem aqui e dão dicas muito boas. Muito obrigado.

image.thumb.png.8945225fd7171f33242b536cc373ba8f.png

image.png.6b3124464ec71de05b2b11d5af0e1853.png  image.png.a62373918757abef35accda46e7035b1.pngNet Annual Return 10.81% 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, CDCD disse:

Aquilo que antevejo, com toda a margem de erro possível :), é que será uma questão de tempo até a maioria destas plataformas rebentarem. As que sobrarem irão concentrar o mercado, já fortemente regulado e com taxas mais baixas. Até lá vivemos neste wild west das p2p, com boas taxas, alto risco e novas plataformas a brotarem como cogumelos. Quem conseguir sair a tempo é quem se vai safar.

Claro que posso estar totalmente enganado e quem estiver a entrar forte vir a tirar grandes proveitos. É impossível de prever.

Eis os meus rendimentos mensais dos últimos 3 meses (entretanto saí da peerberry), bem como os respectivos rendimentos históricos (função xirr).

WCyzvIC.png

Olhando para isto, faria sentido apostar mais na grupeer. No entanto tenho estado precisamente a sair da grupeer -- e também da iuvo -- porque custa-me confiar nessa plataforma. A minha aposta recente foi em reforçar a mintos e robocash, enquanto saio progressivamente da grupeer e iuvo, embora por razões diferentes. Recentemente entrei na lenndy mas ainda é demasiado cedo para tirar conclusões. As primeiras impressões não foram muito boas, contudo.  Das que vão aparecendo, mesmo com boas taxas, nenhuma me atrai.

wfR6IOZ.png

Pk achas as rentabilidades uma anormalidade? 

Quem investe na construção para revenda achas que só ganham 10%?

As taxas dos cartões de crédito de 20% não são uma anormalidade?

Os créditos realizados na cetelem, cofidis etc de 15% não são uma anormalidade?

O pessoal não está habilitado a pedir crédito e a ter recusas e em caso de aflição aceitaria qq taxa por vezes.... 

A minha unica preocupação e nas garatias , pessoais, reais e o buyback que funcionem e a saude dos originadores de crédito... 

Editado por gustaferra
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, gustaferra disse:

Pk achas as rentabilidade uma anormalidade? 

Quem investe na construção para revende achas que só ganham 10%?

As taxas dos cartões de crédito de 20% não são uma anormalidade?

Os créditos realizados na cetelem, cofidis etc de 15% não são uma anormalidade?

O pessoal não está habilitado a pedir crédito e a ter recusas e em caso de aflição aceitaria qq taxa por vezes.... 

A minha unica preocupação e nas garatias , pessoais, reais e o buyback que funcionem e a saude dos originadores de crédito... 

Nem mais! 

Por vezes tendemos a complicar...dizer que podem falir é muito fácil, tentar explicar é muito difícil.

Se estivermos a falar de um, dois, três loan oringinators ainda percebo que isso aconteça num cenário de crise, mas como ainda temos mais uns aninhos de crescimento, temos de aproveitar.

Diversificacao e gestão de risco são fundamentais.

E numa crise poderemos ter taxas mais baixas, o que seria perfeitamente aceitável do que ter um default geral (estou a referir a vários loan originators, o que poderia levar ao encerramento das plataformas).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Henrique Ribeiro disse:

Porque saiste da PeerBerry? As taxas são interessantes, parece que o Grupo Aventus até é um grupo relativamente sólido e tem mais LO do que a Robocash, o que permite uma maior diversificação (vale o que vale, pois a maioria do LO são do mesmo grupo, tal como na Robocash). Para além do problema do AI, mas que parece estar a melhorar, que outros problemas encontraste?

Foi meramente por uma questão de valores: era a que dava menos rendimento das que eu tinha. Embora o xirr total tenha ficado nos 9.5%, a taxa de juro real enquanto mantive aquilo andava em torno dos 7%.

há 52 minutos, gustaferra disse:

Pk achas as rentabilidades uma anormalidade? 

Eu nem sequer usei essa expressão!

há 49 minutos, Cardoso24 disse:

Nem mais! 

Por vezes tendemos a complicar...dizer que podem falir é muito fácil, tentar explicar é muito difícil.

Não é difícil explicar. Acontece é que qualquer explicação é falível: tratar-se-á sempre de discutir cenários hipotéticos. Depois há pessoas mais optimistas e outras mais desconfiadas. Ambas têm legitimidade para o ser. 

Porque é que eu desconfio, por exemplo, da iuvo? Porque nos meus empréstimos há sistematicamente defaults a rondar os 60%. Se isto for generalizado, ou são os 40% que cobrem os buybacks ou o dinheiro dos novos investidores (ou ambos). Mas lá está, este raciocínio é falível, pode haver um excelente modelo de negócio por trás. Ninguém sabe, até porque estas plataformas não costumam apresentar relatórios de jeito.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, CDCD disse:

Foi meramente por uma questão de valores: era a que dava menos rendimento das que eu tinha. Embora o xirr total tenha ficado nos 9.5%, a taxa de juro real enquanto mantive aquilo andava em torno dos 7%.

Eu nem sequer usei essa expressão!

Não é difícil explicar. Acontece é que qualquer explicação é falível: tratar-se-á sempre de discutir cenários hipotéticos. Depois há pessoas mais optimistas e outras mais desconfiadas. Ambas têm legitimidade para o ser. 

Porque é que eu desconfio, por exemplo, da iuvo? Porque nos meus empréstimos há sistematicamente defaults a rondar os 60%. Se isto for generalizado, ou são os 40% que cobrem os buybacks ou o dinheiro dos novos investidores (ou ambos). Mas lá está, este raciocínio é falível, pode haver um excelente modelo de negócio por trás. Ninguém sabe, até porque estas plataformas não costumam apresentar relatórios de jeito.

É claro que qualquer explicação é falível mas pelo menos deve-se usar ARGUMENTOS. Independentemente desses argumentos serem ou não válidos.

De certo que terás as tuas razões e isso é o suficiente. 

Por isso é que há pessoas que especulam e outras não. No RU as plataformas existem há mais de 13/14 anos, o que demonstrativo que as melhores aguentaram a crise. Na Europa o histórico ainda é “pequeno”. Mas como em qualquer investimento é preciso analisar e não seguir recomendações de ninguém.

A Iuvo é um caso isolado. No entanto essas altas taxas de defaults que “podem” ser um indicador também é revelador que os loan originators ganham muito mais, senão já teriam falido todos. 

Se quiseres investiga quanto é que cobram nesses países. 

A Iuvo tem apresentado prejuízos, muito por culpa da campanha de angariação de investidores. Só no futuro se verá se compensou ou não. 

Nao há negócio que comece a dar logo lucro, é preciso investimento. Mas isso é transversal a qualquer área de investimento (negócio)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites