Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 1 hora, Plataformas De Crowdfunding disse:

O milionário já fez um relatório sobre a saida dele da mintos, vendeu quase tudo em 48horas. As taxas de 13% sem desconto e entre 10 e 12% com desconto de -0,2%.

Pelo que entendi, deve voltar a entrar em breve, se ele entra numa fase de seca como esta, vai haver muito cashdrag

Também li esta manhã esse artigo....muito interessante

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 3 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

O milionário já fez um relatório sobre a saida dele da mintos, vendeu quase tudo em 48horas. As taxas de 13% sem desconto e entre 10 e 12% com desconto de -0,2%.

Pelo que entendi, deve voltar a entrar em breve, se ele entra numa fase de seca como esta, vai haver muito cashdrag

Podes partilhar o link?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, CDCD disse:

Só espero que esse milionário não tenha tido info privilegiada para tomar essa decisão. Convenhamos que essa saída, feita dessa forma, é muito estranha... 

Está lá tudo explicado, foi a sitio onde tinha dinheiro mais fácil de tirar e com menos penalizações...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobre os XIRRs... 

Continua-me a escapar o seu significado real, especialmente quando não reflectem o crescimento real do dinheiro.

Eu uso um método semelhante ao que o @Patanisca mencionou. No meu caso divido os juros recebidos pelo capital disponível ao longo do tempo, pesado pelos peridos (x euros durante n dias).  Eis a comparação dos métodos, vale o vale :) 

xirr cresc real
    robocash    10,8    11,0
    mintos    10,3    10,5
    grupeer    15,5    14,0
    iuvo    10,8    9,9
    peerberry    9,5    8,7
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu é mais simples, mas menos exato.

Dá para ter uma ideia geral e de x em x meses vou vendo se chego ao valor de ROI percentual que tenho para ver se estou muito desfasado da realidade ou não.

Type Invested ROI - Month ROI - Year ROI - Total ROI - Year (%) Start Date End Date

p2p - Envestio 15000 250 3000 ? 20% 7/24/2018 ?
    p2p - Mintos 10100 101 1212 ? 12% 5/1/2018 ?
    p2p - Grupeer 5000 58 700 ? 14% 7/18/2018 ?
    p2p - FastInvest 5000 60 725 ? 14.50% 8/8/2018 ?
    p2p - Crowdestor 5000 77 925 ? 18.50% 28/11/2018 ?
    p2p - Peerberry 2500 24 287.5 ? 11.50% 15/01/2019 ?
    p2p - IUVO 2500 26 312.5 ? 12.50% 23/11/2018 ?
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 45 minutos, CDCD disse:

Sobre os XIRRs... 

Continua-me a escapar o seu significado real, especialmente quando não reflectem o crescimento real do dinheiro.

image.thumb.png.f0e59fa8551993d9ed7d9e0ebce8ae41.png

Do lado direito está o acréscimo anual pelos juros de 10%, somando depois ao novo valor a investir.

O que o XIRR calcula é a inclusão anual dos juros para o valor a investir no ano seguinte.

E considera 366 dias por ano, daí as pequenas diferenças

Editado por Plataformas De Crowdfunding
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Plataformas De Crowdfunding disse:

E considera 266 dias por ano, daí as pequenas diferenças

Ah, só se for isso. Porque as minhas contas deviam ser equivalentes ao que é suposto o xirr representar, porque eu peso os valores (juros, reforços) durante os dias em que estão presentes. Mantenho as datas de cada evento e uso a função SUMPRODUCT entre os valores e o número de dias que esse valor existiu, a dividir pelo total de dias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, CDCD disse:

Ah, só se for isso. Porque as minhas contas deviam ser equivalentes ao que é suposto o xirr representar, porque eu peso os valores (juros, reforços) durante os dias em que estão presentes. Mantenho as datas de cada evento e uso a função SUMPRODUCT entre os valores e o número de dias que esse valor existiu, a dividir pelo total de dias.

acho que no teu caso será porque o xirr não funciona bem para periodos mais curtos, neste caso fiz o mesmo exercicio de cima mas com soma mensal dos juros e já deu grandes diferenças:

image.png.b39bd1c2d44b9e6e2702115514ee1f63.png

O XIRR deu 10,47% quando o que considerei foi uma taxa anual de 10% com pagamento mensal de juros

Editado por Plataformas De Crowdfunding
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Plataformas De Crowdfunding disse:

Capturar.PNG.e31b21a58462ab99d2ff459fb7392a17.PNG

A pequena diferença aqui é devido a 2 dias extras em 2016 e 2020. A XIRR conta tudo, todos os dias (ou minutos, se usarem "AGORA" no Excel) de cada ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

A XIRR do Excel faz os cálculos aos segundos, e para simplificar muitos fazem-nos ao ano ou mês, e alguns ao dia. Quanto mais precisa a "malha" mais perto ficará do cálculo do Excel.

Fazendo os cálculos da XIRR vs. dia, não vejo muita diferença, claro se quiser ser maluco posso ser mais preciso e faço ao segundo, mas para exemplificar, deixo 3 exemplos de prazo, longo, médio e curto prazo:

A "AROI" é sempre a mesma, só que tinha que ser é uma taxa simples anualizada ( retorno/principal ), o Excel calcula a XIRR com os mesmos parâmetros, mas inclui o tempo aos segundos, e não ao dia/mês/ano. Ou seja, a XIRR do Excel usa a capitalização continua. No curto prazo,  na XIRR do Excel, nota-se mais a capitalização contínua, mas depois esta dilui-se e fica perto da taxa simples anualizada.

image.png.20869e36c3f82269755a1d4b37fb0112.png

A XIRR faz os cálculos incluindo as entradas e saídas de capital e em que datas foram efectuadas.

Quem teve Cálculo Financeiro na Universidade, deve se lembrar da TIR (Taxa Interna de Rentabilidade) ou em IRR (Internal Rate of Return). ;)

Quem quiser saber mais sobre IRR (Internal Rate of Return):

Internal rate of return - https://en.wikipedia.org/wiki/Internal_rate_of_return

PS: O Excel tem 2 versões da IRR, a TIR e XTIR (em português), a que se tem usado, a XTIR (ou XIRR em Inglês) é a mais completa para o P2P Lending e outros investimentos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso está tudo certissimo, a questão é que quando tens um produto com pagamento mensal de juros e uma taxa "anual" de 10%, a tua taxa interna de rentabilidade vai ser de 10,47% porque apenas tens uma taxa interna de rentabilidade de 10% para um produto com taxa de 10% se este pagar juros anualmente.

Ou seja, quanto mais curto o período de pagamento dos juros para a mesma taxa associada, maior a taxa de rentabilidade para quem investe (se reinvestir os juros com a mesma taxa)

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 39 minutos, Plataformas De Crowdfunding disse:

Isso está tudo certissimo, a questão é que quando tens um produto com pagamento mensal de juros e uma taxa "anual" de 10%, a tua taxa interna de rentabilidade vai ser de 10,47% porque apenas tens uma taxa interna de rentabilidade de 10% para um produto com taxa de 10% se este pagar juros anualmente.

Ou seja, quanto mais curto o período de pagamento dos juros para a mesma taxa associada, maior a taxa de rentabilidade para quem investe (se reinvestir os juros com a mesma taxa)

Correcto.

Por isso, é preferível por exemplo, 12 loans de 30 dias do que 1 loan de 12 meses que pague ao final desses 12 meses.

Loans que devolvem o capital todo que foi investido (principal) e juros mais depressa é sempre melhor do que os loans que pagam apenas juros ou os loans que pagam juros e uma parte do principal regularmente.

É capitalização dos juros + principal, também conhecido como juro composto. É isso que nós tentamos fazer no P2P Lending reinvestir constantemente, os juros + principal.

(Se não houvesse lates, invista em loans de 1 dia de prazo, para poder reinvestir continuamente. Ganha-se mais uns pozinhos, em quantias elevadas, nota-se mais. ;))

Lembrei agora, de qual será a razão para a iuvo ter melhores resultados do que os esperados, principalmente por não pagar os juros no BB. Os loans por terem intervalos de pagamento mais curtos, o capital (principal + juros) é mais depressa reinvestido. (A iuvo tem muitos loans com intervalos de 7, 14, 15 dias, para além dos intervalos normais de 30 dias/1 mês).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/03/2019 às 21:55, Rick Lusitano disse:

Pior do que não pagarem Lates, para mim, é mais grave, a Mintos permitir loans com 0 dias para a maturidade à venda (de todos os LO, no PM e no SM), se pagarem na maturidade, o novo comprador não recebe juros.

PORQUE NA MINTOS, LOANS COM MENOS DE 24 HORAS NÃO PAGAM JUROS. (Aviso para audiência)

E se não pagarem na maturidade (o mais provável), os loans da Dinero, não pagam juros no período Late. (Nem sei qual o interesse de quem compra este lixo, se ainda tivesse desconto poderia ter algum interesse)

Além da Dinero, quem é que não paga lates também? Onde consigo obter essa informação?
    Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Roberto Santos disse:

Além da Dinero, quem é que não paga lates também? Onde consigo obter essa informação?
    Obrigado

Interest income on delayed payments:

https://www.mintos.com/en/loan-originators/#details

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 14 horas, Roberto Santos disse:

Obrigado

há 7 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

Interest income on delayed payments:

https://www.mintos.com/en/loan-originators/#details

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem é aquela altura do mês de meter mais 2.5k nisto.

Tendo em conta o meu portfólio atual o que aconselham, reforçar uma do meu portfólio ou investir numa nova?

Digam aí plataformas que aconselham e que eu ainda não esteja nelas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 21 horas, Henrique Ribeiro disse:

A segunda é a TWINO?

Yep. Mas como sabemos às vezes tem um pouco cash drag.

Um pequeno resumo dos volumes das plataformas dos países bálticos, ainda não completei tudo por falta de tempo:

image.png.06f51d0195210f4960b70e07a056ea53.png

Editado por Rick Lusitano
    (Posts agrupados)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 14 horas, Vidolz disse:

Bem é aquela altura do mês de meter mais 2.5k nisto.

Tendo em conta o meu portfólio atual o que aconselham, reforçar uma do meu portfólio ou investir numa nova?

Digam aí plataformas que aconselham e que eu ainda não esteja nelas.

E quais já tens? ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites