Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 1 hora, Plataformas De Crowdfunding disse:

image.png.d31ed8775dd608647746c7d1dcde866b.png

corrigi a Fast Invest

Ui, se contabilizares o teu tempo com valor hora para fazer essa gestão, estás a perder dinheiro :)  Falta-te aí a Robocash ainda :)

Editado por Nesspc
    falta texto
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 16 minutos, Nesspc disse:

Ui, se contabilizares o teu tempo com valor hora para fazer essa gestão, estás a perder dinheiro :)  Falta-te aí a Robocash ainda :)

Tal como comentas, a grande maioria dos valores de Return das várias plataformas são irrisórios e para mim não valeria o esforço da "experiência".  É uma estratégia de investimento e agradeço desde já a tua partilha de opinião das várias plataformas que tens/tiveste.

Neste momento estou em 9 plataformas(2 com menos de 1 mês), representando a Mintos 50% do capital em p2p com um XIRR de 12,22%.

há 6 minutos, Plataformas De Crowdfunding disse:

Empreender e aprender não paga valor hora, senão isto aqui era um monte de ricaços :D

Nisso tens toda a razão...preciso semear para colher "bons" frutos ?

Editado por investidorPT
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Plataformas De Crowdfunding disse:

image.png.d4df8849a557616ec26deb3b95387ff1.png

Tirei quase tudo, só ficaram algumas migalhas que iam dar trabalho a procurar sem grande alteração.

As plataformas do UK continuam em grande com a valorização da libra que também não é garante de ganho futuro, teria de fazer outra tabela em libras

Mas o sinal negativo nos depósitos não ficou bem porque ganhei dinheiro na fellow finance e perdi na zlty melon e dá impressão contrária, vou voltar aos negativos

Mas já está certo, senão vê:

Fellow Finance: depósito liquido negativo, levantaste mais do que depositaste, por isso dá negativo: -1,98 EUR. »» Lucro = +1,98 ("Return")

Melon: depósito liquido positivo, depositaste 4,83 que foram perdidos (default sem BB?), por isso tens 0,00 no valor actual da plataforma »» Prejuizo = -4,83 ("Return")

Mas cada um faz a seu gosto. ;)

Editado por Rick Lusitano
    (Correcção de typos)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 26 minutos, Nesspc disse:

Experimenta a Robocash , vai te tomar mais 5 minutos do teu tempo e fica aí nas tuas Top 5

Vou fechar a Twino primeiro

Depois vão fast invest e grupeer e provavelmente a bulkestate (ainda não sei porque dá muito pouco trabalho)

há 20 minutos, Rick Lusitano disse:

Mas já está certo, senão vê:

Fellow Finance: depósito liquido negativo, levantaste mais do que depositaste, por isso dá negativo: -1,98 EUR. »» Lucro = +1,98 ("Return")

Melon: depósito liquido positivo, depositaste 4,83 que foram perdidos (default sem BB?), por isso tens 0,00 no valor actual da plataforma »» Prejuizo = -4,83 ("Return")

Mas cada um faz a seu gosto. ;)

até pode estar certo mas visualmente para mim funciona melhor ao contrário

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 7 horas, BCatP2P disse:

Bons dias,

primeiro post neste tópico que tenho vindo a acompanhar. Obrigado a todos os que contribuiram e continuam a contribuir.

Aproveitei para investir na madeira "Viru Halud OU" da CrowdEstate. Alguém tem noção de quantos dias leva normalmente o Settlement?

Pode demorar 1 dia ou vários dias. Não costuma demorar mais de 1 semana.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Andei a ver os meus AI na Mintos, e em todos eles, foi me desligado a Lendo (terá sido por baixaram o Rating da Lendo?).

Na Aasa, por causa do novo rating, tive de seleccionar o novo Rating de 1a subsidiária.

Na Lime, tive de seleccionar 1 novo Rating, apesar não existir oficialmente novo Rating.

E o mais curioso, não houve oficialmente alterações na GetBucks nos Ratings, não tinha nenhum AI com este LO activado e nem tenho os países africanos activados, mas fiquei com todos os AI com a GetBucks activada em todos os países, incluindo os 4 países africanos. A sorte é que tenho taxas de juro altas e prazos curtos, senão ainda comia loans deste LO.

Também vos aconteceram alterações nos vossos AI da Mintos?

PS: A Mintos fez alterações de Ratings em alguns LO:

It’s official: The first Mintos Rating update

https://blog.mintos.com/its-official-the-first-mintos-rating-update/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rick, na Mintos da Lime ainda tenho alguns, estou bastante curioso foi na altura da nova regulação na Russia, pelo que tenho apalpado de outros foruns, o não assinarem ainda pela Mintos Finance,  parece que sendo um Grande Grupo estão mais a arrumar a casa e Mintos a gerir a Saída controlada deles da plataforma como aconteceu com outras em meses passados....

Os próximos tempos o dirão, mais 10 dias vencem os meus ultimos loans da Lime Zaim....

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Jornal de Negócios  - Raize mais que duplica prejuízos para 66 mil euros em 2018 (06 de março de 2019)

http://www.negocios.pt/empresas/detalhe/raize-mais-que-duplica-prejuizos-para-66-mil-euros-em-2018

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 48 minutos, Nesspc disse:

Rick, na Mintos da Lime ainda tenho alguns, estou bastante curioso foi na altura da nova regulação na Russia, pelo que tenho apalpado de outros foruns, o não assinarem ainda pela Mintos Finance,  parece que sendo um Grande Grupo estão mais a arrumar a casa e Mintos a gerir a Saída controlada deles da plataforma como aconteceu com outras em meses passados....

Os próximos tempos o dirão, mais 10 dias vencem os meus ultimos loans da Lime Zaim....

Será mais outro LO Russo a migrar para a Grupeer? ;)

(qualquer dia, aquilo muda de nome para Russeer :))

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 horas, Nesspc disse:

CAUTELA

mais uns docinhos da Mintos para os mais desprevenidos .... Loans TOP :):)

Já tenho visto que começa a ser muito comum com outros LO, hoje com a Dinero ....

Em tempos de seca de Loans, nada como inundar a plataforma com uns bons mihares de €€€€ com Loans  de Fevereiro 15 dias, que são apenas publicados hoje com Termo 0 Dias , sendo um LO que não paga Lates.  Sendo que a maioria /todos são de 13% vai dar um rendimento Brutal estes :):):):):)

Imagino um Investidor novato ficar com a carteira forrada disso e esperar o bom Retorno .......

image.png.75e6d73113c1bc60b2dbc422bdc9ed10.png

E quem diz que não !!! Se não fosse estava a bulir antes de fazer publicações :)

O Dr Finanças quando cobrar , mudo de fórum :)

Experimenta a Robocash , vai te tomar mais 5 minutos do teu tempo e fica aí nas tuas Top 5

Pior do que não pagarem Lates, para mim, é mais grave, a Mintos permitir loans com 0 dias para a maturidade à venda (de todos os LO, no PM e no SM), se pagarem na maturidade, o novo comprador não recebe juros.

PORQUE NA MINTOS, LOANS COM MENOS DE 24 HORAS NÃO PAGAM JUROS. (Aviso para audiência)

E se não pagarem na maturidade (o mais provável), os loans da Dinero, não pagam juros no período Late. (Nem sei qual o interesse de quem compra este lixo, se ainda tivesse desconto poderia ter algum interesse)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 05/03/2019 às 13:12, Hugo Medeiros disse:

Vou sair da Twino porque só tem loans demasiados longos.

Das seguintes qual me recomendam? Swaper, Lenny, October, Envestio, EstateGuru. Penso que todas têm buyback garantee. Se estiver errado corrigam-me por favor.

October é a que ouço mais falar...

October, sem BB e prazos longos.

A EG não tem BB, tem os imóveis como colateral no caso de incumprimento. Prazos até 18 meses, a maioria é 12 meses.

Envestio não tem o BB "normal" (lê na plataforma, para ter melhor esclarecimentos), prazos até 12 meses.

Swaper, lê abaixo.

A 05/03/2019 às 13:12, Hugo Medeiros disse:

A Swaper já criei conta mas só me deixa ver os loans se eu lá meter €...

E mesmo que metas lá 1 milhão de EUR, continuas sem ver os loans.  :D:D

Porque na Swaper, há imenso cash drag, entre 20-40%, durante meses, nem aparecem no PM, é todo sugado pelos AI. Muitos investidores saíram, outros reduziram os montantes.

Se bem que alguns investidores nos últimos dias conseguiram ficar todos investidos, depois de meses com cash parado na conta. (Talvez alguém a vender a carteira para sair ou a Swaper acordou para a vida)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Rick Lusitano disse:

Pior do que não pagarem Lates, para mim, é mais grave, a Mintos permitir loans com 0 dias para a maturidade à venda (de todos os LO, no PM e no SM), se pagarem na maturidade, o novo comprador não recebe juros. 

PORQUE NA MINTOS, LOANS COM MENOS DE 24 HORAS NÃO PAGAM JUROS. (Aviso para audiência)

E se não pagarem na maturidade (o mais provável), os loans da Dinero, não pagam juros no período Late. (Nem sei qual o interesse de quem compra este lixo, se ainda tivesse desconto poderia ter algum interesse)

São esses esquemas que vão alimentando a plataforma, outra por exemplo de hoje lançaram isso , e só agora á noite, lançaram os de 12% da Kuki e Tengo, há meses que invisto e sei as horas que esses loans são publicados sempre certinhos , estes não batem certo, o que importa para  a Mintos é ter dinheiro a rolar mesmo que não pague juros, e como dizes é mau para o investidor

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Rick Lusitano disse:

XIRR

Para quem quiser calcular os retornos das plataformas P2P (e não só, aqui a imaginação é o limite ;)) coloquei um ficheiro de Excel que faz isso em:

https://financialawarenessforall.wordpress.com/extras/

Enjoy

Hmm,

Testei o teu ficheiro contra a Viventor e reparei uma diferença de 2% a menos no teu ficheiro. Já revi tudo e não parece que seja o ficheiro que esteja mal. Tenho que verificar mas parece que a Viventor anda a inflacionar. Até gostava dela :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, Mário Machado disse:

Hmm,

Testei o teu ficheiro contra a Viventor e reparei uma diferença de 2% a menos no teu ficheiro. Já revi tudo e não parece que seja o ficheiro que esteja mal. Tenho que verificar mas parece que a Viventor anda a inflacionar. Até gostava dela :(

A Viventor não sei que raio de contas fazem para me mostrarem 12.01% de XIRR, porque pelas minhas contas nem perto anda disso.

Estas percentagens não reflectem o XIRR correto porque não têm em conta todas as entradas e saídas do mês, apenas calculo da seguinte forma:

(TotalFinalMês - SaldoEntradasSaídasDoMês) / TotalFinalMêsAnterior - 1

2019-03-06-23h02-38.png

Ah, entretanto desmobilizei por completo da Twino.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Patanisca disse:

A Viventor não sei que raio de contas fazem para me mostrarem 12.01% de XIRR, porque pelas minhas contas nem perto anda disso.

Estas percentagens não reflectem o XIRR correto porque não têm em conta todas as entradas e saídas do mês, apenas calculo da seguinte forma:

(TotalFinalMês - SaldoEntradasSaídasDoMês) / TotalFinalMêsAnterior - 1

2019-03-06-23h02-38.png

Ah, entretanto desmobilizei por completo da Twino.

Pois. Também acho estranho. Mas queria primeiro chegar às contas deles. É uma diferença muito grande para não ser notada.

Não me sinto nada confortável com a Grupper mas pelo o teu gráfico, não sei se não deva arriscar novamente :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 minutos, Mário Machado disse:

Hmm,

É perfeitamente normal, a XIRR não bater certo com as plataformas, muitas delas, fazem o cálculo de formas diferentes, não deve existir 2 plataformas a calcular da mesma maneira (forma de falar).

Algumas calculam com base na taxa de juro do loan que vais receber e dentro na maturidade dos loans, coisa que como sabemos, existe muitos atrasos e plataformas com Grace Periods.

Outras calculam que vais reinvestir os retornos em loans com as mesmas características do que tens investido.

E depois, é claro que as plataformas inflacionam os retornos para atrair/manter os investidores, por exemplo, a PeerBerry diz que tenho uma XIRR de 12,xx%, mas nunca ultrapassei os 11%, por causa dos lates constantes dos loans Ucranianos que compro.

Por isso, a XIRR do Excel é bom para servir de padrão para todas as plataformas e para tirar o ruído da inflação das plataformas. ;)

Normalmente as XIRR andam 1-2% a menos do que a taxa oferecida pelos loans oferecidos, por causa dos atrasos, isto em loans com BB (sem contar com as valias de SM e os bónus), por isso, a tua diferença estará nessa média. Se estás há pouco tempo na Viventor, a XIRR será baixa, mas com os meses a passar ela sobe e depois estabiliza.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

As minhas XIRR limpas (só com os juros recebidos) a 05-06.2019:

image.png.4bc50b0a9c841862f6eda47f1c890938.png

Na Housers inclui os valores brutos (antes da retenção de impostos na fonte e as comissões da Housers) para se fazer a comparação correcta com as outras plataformas.

Na EstateGuru e a Crowdestate, a maioria dos loans é Full Bullet.

A Crowdestate, Envestio e Crowdestor foram as últimas, cerca de 4 meses, as XIRR ainda não estabilizaram por completo, mas pelo avanço que a Envestio e a Crowdestor já levam, devem ficar acima dos 13-15%, pelos pagamentos mensais e não por haver lates nestas plataformas.

O efeito de não ter lates, também se pode ver na Grupeer, lates = 0, e como só invisto em loans em 14-15%, a XIRR ao fim de 1,5 anos de investimento anda ainda acima das taxas dos loans que comprei, devido aos pagamentos mensais e também ao juro composto.

O efeito do BB só do principal na iuvo reflete-se, e eu só invisto na iuvo em loans com taxas de juro apartir dos 12%.

(Mais detalhes.)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Russia News

Porque é importante conhecer o que a pátria do Putin anda a fazer nas traseiras da Europa. Não só porque temos loans Russos, alguns deles em RUB, mas também pelo interesse geopolítico e económico Russo nos países vizinhos.

Bloomberg/Jornal de Negócios - Os bancos que estão envolvidos no escândalo de lavagem de dinheiro russo (06 de março de 2019)

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/os-bancos-que-estao-envolvidos-no-escandalo-de-lavagem-de-dinheiro-russo

Pensamento para reflexão, poderá as plataformas de P2P Lending serem utilizadas para a lavagem de dinheiro (Russo e de grupos duvidosos de outras nacionalidades)?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

FIcam aqui os meus XIRR, em linha com a maioria. As que só abri este ano e a raize não fiz, depois meto quando houver paciência.
    Também não retirei cashbacks(Mintos e Grupeer) e bónus(desprezável - retirei na IUVO).
    O que me surpreendeu foi a IUVO, não percebo como pode ter XIRR tão alto quando o BB não cobre juro e aquilo anda sempre tudo atrasado. Peerberry esperava um tudo ou nada mais alto.

image.png.17ce7b5e273a2c005b90daf3a8028b81.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

P2P News

Interessante que uma das maiores plataformas Chinesas de P2P Lending está a reduzir substancialmente, apesar que tinha algum peso institucional a bordo:

Citação

The company was co-founded by Soul Htite, who was also behind U.S. online lender LendingClub Corp. It is backed by Singapore sovereign fund GIC Pte Ltd and Standard Chartered Private Equity.

Reuters - China P2P lender Dianrong closing 60 stores, laying off 2,000 employees: source (March 1, 2019)

https://www.reuters.com/article/us-china-dianrong-layoffs/china-p2p-lender-dianrong-closing-60-stores-laying-off-2000-employees-source-idUSKCN1QI3IJ

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

A EstateGuru está a reforçar a equipa, de realçar para os investidores, será o reforço da equipa do Departamento de Risco.

Interessante também é a estratégia de internacionalização da EstateGuru (concorrência para a Housers em Portugal e Espanha na vertente de empréstimos ;)) :

Citação

EstateGuru is active in Estonia, Latvia, and Lithuania while initial loans have been formalized in Finland and Spain.

According to Stamm, EstateGuru is currently focusing its efforts on entering the Finnish market and establishing a local footprint.

“We have investigated the markets of Portugal, Ireland, and the United Kingdom. All legal preparations have been made to enter these markets, however current main focus is Finland.

https://estateguru.co/news-and-press/estateguru-attracts-talent-from-corporate-banks/

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding

O milionário já fez um relatório sobre a saida dele da mintos, vendeu quase tudo em 48horas. As taxas de 13% sem desconto e entre 10 e 12% com desconto de -0,2%.

Pelo que entendi, deve voltar a entrar em breve, se ele entra numa fase de seca como esta, vai haver muito cashdrag

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites