Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Boa tarde a todos,

estou a seguir este tópico com algum interesse e esta ideia de investimento agrada-me.

Vou ter que ler muito mais e aprender com o tempo, mas gostaria de começar desde já a investir e para isso necessito da vossa preciosa ajuda.

Em qualquer tipo de investimento fala-se muito em % do investimento, % das nossas poupanças, etc, etc. Neste investimento em particular várias pessoas escrevem que o razoável para ter neste investimento é de 20-30% das nossas poupanças. Há quem defenda mais, há quem defenda menos, obviamente. Mas isso traduzido em € representa quanto? Já sei que depende das poupanças de cada um mas quanto é que na vossa opinião se deve ter em cada casa? Obviamente e depois em cada uma delas quanto mais diversificarmos, melhor...

No meu caso tenho 20.000,00€ para investir neste tipo de investimentos. Que casas me recomendam e respectivas % alocadas? (estou inclinado para começar por estas: Mintos, Viainvest, Twino, Viventor, PortugalCrowd, Estateguru). Acham que sim? Recomendam outras para começar?

Agradeço antecipadamente as vossas respostas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, fialcaol disse:

Boa tarde a todos,

estou a seguir este tópico com algum interesse e esta ideia de investimento agrada-me.

Vou ter que ler muito mais e aprender com o tempo, mas gostaria de começar desde já a investir e para isso necessito da vossa preciosa ajuda.

Em qualquer tipo de investimento fala-se muito em % do investimento, % das nossas poupanças, etc, etc. Neste investimento em particular várias pessoas escrevem que o razoável para ter neste investimento é de 20-30% das nossas poupanças. Há quem defenda mais, há quem defenda menos, obviamente. Mas isso traduzido em € representa quanto? Já sei que depende das poupanças de cada um mas quanto é que na vossa opinião se deve ter em cada casa? Obviamente e depois em cada uma delas quanto mais diversificarmos, melhor...

No meu caso tenho 20.000,00€ para investir neste tipo de investimentos. Que casas me recomendam e respectivas % alocadas? (estou inclinado para começar por estas: Mintos, Viainvest, Twino, Viventor, PortugalCrowd, Estateguru). Acham que sim? Recomendam outras para começar?

Boas @fialcaol

Em primeiro lugar convém referir que o risco das P2P é elevado. Portanto desde que estejas ciente dos riscos que estás a incorrer, e sobretudo se tiveres consciência que podes ter perdas (parciais, significativas ou totais), avança. 

Eu prefiro alertar para este facto porque as P2P são novas, pelo menos na europa e não se sabe se num crash da economia global como é que aguentarão. Acresce a este facto o vazio na legislação.

A % deve ser tida em conta primeiramente pelo teu perfil de risco. Nunca te deves guiar por uma regra. Se para uns 20 a 30% é razoável, outros acharão muito e outros pouco ;)

Outra questão bastante importante é que os €s NUNCA devem influenciar uma decisão. Por isso é que se fala numa determinada %, pois o que interessa é teres um portefolio equilibrado e adequado ao teu perfil para dormires bem à noite.

Pouco interessa se são 20k, 500€ ou 500k ;) O que interessa é estares ciente que podes incorrer em perdas, estás preparado para isso?

Deves ler e procurar bastante informação. Porque se tiveremos bem informados tomamos melhores decisões.

Boa Sorte!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, fialcaol disse:

Boa tarde a todos,

Boas, 

Apesar de ser muito interventivo por aqui e ajudar com dicas, recomendar é sempre complicado se alguma coisa correr mal no futuro recomendaste mal ..... 

Existe sempre riscos em todo o lado, se guardas o dinheiro em casa és assaltado lá se vai o dinheiro, metes no banco e aplicas o dinheiro corres o risco a também perdas.... Se metes em acções e não acompanhas também corres riscos.... Imobiliário tens o problemas do subprime etc.... 

Talvez, eu não seja o melhor exemplo de diversificação de tipologia de investimento..... tenho cerca de 90% nas P2P.... 

Contudo esses 90% estão diversificados em 16 P2P , em ativos de curtíssimo prazo , médio e longo prazo..... Entre ativos de consumo , negócios e imobiliário.... 

A Razão de estar muito exposto é pela a facilidade das P2P e na sua gestão diária..... 

Das P2P que mencionaste só não tenho a PortugalCrowd acho que apresenta baixas taxas de  rentabilidade comparando lá fora, se quiseres diversificar também por Portugal tens a Raize( estou a desmobilizar) e a Clicinvest ( não uso, baixas taxas) são plataformas de empréstimos a empresas. 

Editado por gustaferra
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, fialcaol disse:

@Cardoso24 e @gustaferra,

agradeço o vosso pronto feedback. 

Irei ter em consideração os conselhos e sugestões apresentadas. E certamente irei ler muito sobre este assunto que me parece bastante interessante.

Mais uma vez muito obrigado a ambos!

Abraço!

sugiro o p2p-banking.com 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Lifetechnicolor disse:

O ViaInvest tem empréstimos de que países?

Tem buyback?

Existe algum referral code?

Ja teve programa de afiliação, sim tem buyback , tem de 4 paises, mas só o de espanha e Letônia não é taxado aos não residentes. Polónia e República checa taxam 10%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Na Mintos ainda não consegui esclarescer uma dúvida.

Imagine-se que um investimento com buyback, tem um atraso de 60 dias. 

Neste caso, o valor do investimento é creditado na conta com ou sem os juros da rentabilidade decorrentes do tempo passado? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/12/2017 às 18:09, jotix disse:

Na Mintos ainda não consegui esclarescer uma dúvida.

Imagine-se que um investimento com buyback, tem um atraso de 60 dias. 

Neste caso, o valor do investimento é creditado na conta com ou sem os juros da rentabilidade decorrentes do tempo passado? 

Confirmo que é com os juros decorrentes dos 60 dias.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, gustaferra disse:

Alguém investia nesta empresa ? 

Bem... não sei muito bem por onde começar a responder... desculpa ser frontal, mas a verdade é que a maioria das coisas que afirmaste não fazem sentido.

Sim, eu investia nessa empresa por várias razões. Alias, não me importaria de ser accionista dessa empresa.

Se tu tiveres um negócio pessoal que cresça em receitas 140% num ano e 37% no ano seguinte, sempre com o capital próprio aumentar... diz-me. Sabes que empresas como a amazon tiveram durante muitos e muitos anos resultados negativos, portanto estares a associar uma margem de lucro percentual a uma empresa qualquer que tem este tipo de crescimento que demonstras aí, ainda por cima em imobiliário (ativos contabilisticos tendem a estar perto dos valores de mercado), não faz sentido nenhum. Pode ser uma optima empresa, ou uma pessima empresa, nada consegues ver por esses dados que aí estão.

há 3 horas, gustaferra disse:

A taxa referencia de 5.92% de financiamento o custo liquido para o empresário será mais ou menos 1,5% ao ano.... 

Não consigo perceber esta frase.

há 4 horas, gustaferra disse:

Lamento que projectos interessantes como as P2P nem todas "trabalhem" para a rentabilidade dos investidores..... 

Também não consigo perceber esta frase. No mercado de emprestimos a empresas (seja P2P, seja obrigações, seja empréstimos directos de bancos) uma taxa de 6% é uma taxa já a tenter para o alta. Devias esperimentar ter um negócio e pagar 6% para ver se gostavas.

Associares isto à credibilidade ou não da empresa "Raize" e acusa-la de não trabalhar para os investidores acho ridiculo. Se não queres investir na plataforma não o faças. A Raize tem tanto que trabalhar para os investidores como para as empresas que pedem empréstimos. Eles são o market maker e portanto estão no meio. Se os empréstimos continuam a ser rápidamente 100% financiados é porque a taxa que eles propoem está dentro da taxa de mercado. Ainda para mais numa altura em que as taxas do BCE são próximas de 0.

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, gustaferra disse:

1) Não faz sentido para ti, por isso estamos num forum de partilha de ideias!!!

E eu estou a dar a minha opinião.

3) Pega num ativo que adquiriste e faz: juros ganhos totais / montante investido e depois compara com a taxa referencia do activo !!! A taxa liquida do ativo é menor a taxa de referencia , o custo de financiamento do empresário é a tua taxa de lucro.

há 26 minutos, IceMan1910 disse:

4) Já te expliquei acima a taxa de lucro não é 6% é inferior aproxidamente 1,5%;

Não vou continuar esta discussão. Como dizes isto é um forum para discutir e para aprender. Já te explicaram várias vezes como calcular uma taxa de juro e porque é que se calcula assim. Não vou explicar outra vez.

há 26 minutos, IceMan1910 disse:

5) Não mencionei nome da empresa , nem nome da Plataforma existe pelo mais 3 P2P portuguesas, relativamente ao que anda por ai mantenho a minha opinião, como sou isento, questionei o exemplo da imagem, pelo que percebi é uma super empresa e a taxa de juro esta optima para ti, continuação de bons investimentos!!!

Não é uma super empresa, mas se todas as empresas portuguesas tivessem esses indicadores financeiros, a nossa economia não era o que é e tinha optimo potencia de crescimento.

Editado por IceMan1910
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite

Ando na busca de uma nova P2P, para diversificar os meus investimentos. Actualmente estou a investir nas seguintes plataformas:

- Mintos;
    - Twino;
    - Robocash;
    - Viainvest;
    - Grupeer.

Nestas duas últimas tenho pouco capital, mas estou a ponderar aumentar na viainvest já que parece ter bastante oferta no mercado com taxas interessantes.

Relativamente a novas P2P, aqui no fórum vejo falarem bastante da housers e da viventor, mas tenho lido opiniões contraditórios pelo que me tenho mantido afastado de ambas. Depois de pesquisar um pouco encontrei esta listagem de P2P europeias(que vale o que vale), das quais me despertaram a atenção a Lenndy, BulkEstate e a EstateGuru. Alguém está a investir nestas plataformas? Qual o feedback?

PS: Um aparte, no site que indiquei não recomendam a Twino devido ao elevado número de defaults que tem havido na plataforma, estando bastante dependente do BuyBack. Alguém tem reparado nisto? 2/3 do meu portfolio está atrasado no pagamento, mas ainda não estou há tempo suficiente na Twino para perceber a taxa de default.

Editado por FredCunha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, FredCunha disse:

Boa noite

Ando na busca de uma nova P2P, para diversificar os meus investimentos. Actualmente estou a investir nas seguintes plataformas:

- Mintos;
    - Twino;
    - Robocash;
    - Viainvest;
    - Grupeer.

Nestas duas últimas tenho pouco capital, mas estou a ponderar aumentar na viainvest já que parece ter bastante oferta no mercado com taxas interessantes.

Relativamente a novas P2P, aqui no fórum vejo falarem bastante da housers e da viventor, mas tenho lido opiniões contraditórios pelo que me tenho mantido afastado de ambas. Depois de pesquisar um pouco encontrei esta listagem de P2P europeias(que vale o que vale), das quais me despertaram a atenção a Lenndy, BulkEstate e a EstateGuru. Alguém está a investir nestas plataformas? Qual o feedback?

PS: Um aparte, no site que indiquei não recomendam a Twino devido ao elevado número de defaults que tem havido na plataforma, estando bastante dependente do BuyBack. Alguém tem reparado nisto? 2/3 do meu portfolio está atrasado no pagamento, mas ainda não estou há tempo suficiente na Twino para perceber a taxa de default.

Tenho todas que mencionaste expecto a Bulkestate como tenho algumas em imoveis, não dá para diversificar por enquanto.... O unico senão das P2P de imobiliário  é investimentos longos e muitas delas  não tem mercado secundário para vender as posições...

A Twino só me meto em Buyback, tem dando uma renda mensal certinha ao longo dos meses..... 

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, FredCunha disse:

Boa noite

- Mintos;
    - Twino;
    - Robocash;
    - Viainvest;
    - Grupeer.

O único contra da Lenndy é a obrigação de abrirmos também uma conta paysera. Como era tão confuso, achei que não merecia o esforço.

Tenho conta parada há mais de 1 ano. Se um dia retirarem a Paysera, talvez pense em investir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Lifetechnicolor

Ultimamente tenho andado a explorar o Grupeer, mas aquele site é mesmo muito fraquinho. A mintos põe aquele a  um canto. 

Eu gosto de ver exactamente quando vai ser pago cada empréstimo logo na lista inicial por exemplo e não consigo, também nem dá para ordenar a tabela.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites