Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

Plataformas De Crowdfunding
    há 6 horas, Rick Lusitano disse:

Consegues ver qual a rentabilidade ou XIRR (média para ser mais fácil para calculares) recebida dos teus Mogos vs. as taxas de juro (médias) oferecidas oficialmente? Assim é que conseguimos ver o impacto do não pagamento de juros, do pagamento de fees em alguns países da Mogo e dos 4 dias de Grace Period que a Mogo tem.

fazendo um procv entre a tabela do statment e a tabela dos investimentos terminados identifiquei os mogo e as respectivas taxas em novas colunas. Com uma tabela dinâmica coloquei as datas em colunas e os empréstimos em linhas e fiquei com os respectivos cash flows, tirei a xtir por empréstimo e as médias são sempre superiores à informada:

8 tem 8,16%

9 tem 12,02% (um dos 7 empréstimos teve 20%, vá se lá saber porquê...)

9.5 tem 10,90%

10 tem 10,61%

10.5 tem 11,10%

12 tem 12,49%

Verifiquei individualmente alguns empréstimos para confirmar e fiz o cashflow da soma dos empréstimos com taxa de 12% e parece estar tudo correcto.

A grande maioria dos buyback foram recompras de empréstimos que estavam em dia, pelo que imagino que o pagamento antecipado de juros, não esperando o mês inteiro, tenham influência no facto de as taxas serem mais altas. Isto são, na maioria, empréstimos a que estive exposto pouco tempo. Nos empréstimos de longo prazo a rentabilidade deverá convergir para a informada.

Editado por Plataformas De Crowdfunding
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 4 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

fazendo um procv entre a tabela do statment e a tabela dos investimentos terminados identifiquei os mogo e as respectivas taxas em novas colunas. Com uma tabela dinâmica coloquei as datas em colunas e os empréstimos em linhas e fiquei com os respectivos cash flows, tirei a xtir por empréstimo e as médias são sempre superiores à informada:

8 tem 8,16%

9 tem 12,02% (um dos 7 empréstimos teve 20%, vá se lá saber porquê...)

9.5 tem 10,90%

10 tem 10,61%

10.5 tem 11,10%

12 tem 12,49%

Verifiquei individualmente alguns empréstimos para confirmar e fiz o cashflow da soma dos empréstimos com taxa de 12% e parece estar tudo correcto.

A grande maioria dos buyback foram recompras de empréstimos que estavam em dia, pelo que imagino que o pagamento antecipado de juros, não esperando o mês inteiro, tenham influência no facto de as taxas serem mais altas. Isto são, na maioria, empréstimos a que estive exposto pouco tempo. Nos empréstimos de longo prazo a rentabilidade deverá convergir para a informada.

Thanks pelo teu trabalho.

A Mogo foi alterando as condições para pior, já não precisa tanto dos investidores como antigamente. Aumentou os Grace Periods, baixou ou retirou as late fees. Mas é realmente estranho, ao não pagar juros nos lates (oficialmente) e mesmo assim ter as mesmas taxas anunciadas.

A Dinero ao principio também anunciava que não pagava juros nos late, mas pagava na práctica. Depois realmente deixou de pagar juros nos lates. Vai na volta, já paga e as taxas acabam por ser as anunciadas.

Já são Mogos antigos, cheguei a ter Mogos a 14%. Depois das recompras do ano passado, a Mogo limpou os loans com maiores taxas e lançou loans com taxas mais baixas (o mesmo também fez a Lendo e a EBV Finance => MALANDROS :) )

Será que essas recompras da Mogo influenciaram a tua rentabilidade (devolveram o capital e juro de 1 mês todo mesmo que o loan ainda não tivesse o mês completo de juros para receber)?

(Nesse loan que tiveste 20% terá sido por teres comprado com desconto no SM?)

Quanto tinha Mogos, era raro não estarem quase todos lates, atrasavam e quanto ia ter o BB activado, os borrowers pagavam e nunca chegava a ser o BB activado. Por um lado até foi bom a limpeza de Verão da Mogo. Compensou foi ter comprado a maioria dos meus Mogos em SM com desconto, que o pessoal comprava nas promoções de cashback e depois vendiam no SM com desconto, comprei imensos com desconto de -0.4% (o cashback era no mínimo de 0,5%, se bem me lembro, havia vários cashback consoante os prazos dos loans).

.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Bmf disse:

Coloquei no Investment in One Loan 10€-10€. Porque fiquei com 2 empréstimos de 20€ cada? É normal isso acontecer?

Pode ter sido por outro AI cumprir os mesmos requisitos?

Pode ter sido sobreposição de AI. Ou seja, tens 2 AI com condições em comum.

Imagina 1 AI com loans 10%-20% e outro com loans 11%-20%, se aparecer 1 loan de 11%, vais ter os AI a comprar 2x o mesmo loan, a não que ser, seleciones a opção de não investir em loans que já tenhas em carteira, em "Include loans already invested in" colocas "No".

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Rick Lusitano disse:

Pode ter sido sobreposição de AI. Ou seja, tens 2 AI com condições em comum.

Imagina 1 AI com loans 10%-20% e outro com loans 11%-20%, se aparecer 1 loan de 11%, vais ter os AI a comprar 2x o mesmo loan, a não que ser, seleciones a opção de não investir em loans que já tenhas em carteira, em "Include loans already invested in" colocas "No".

Confirmo Rick, muito obrigado, era mesmo sobreposição de AI e sem ter essa opção ativa. Já alterei.

Já agora, se pretender vender os que ficaram com o dobro do valor pretendido, colocando-os no mercado secundário, é relativamente fácil vendê-los ou nem por isso? O mercado ê enorme.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, Bmf disse:

Confirmo Rick, muito obrigado, era mesmo sobreposição de AI e sem ter essa opção ativa. Já alterei.

Já agora, se pretender vender os que ficaram com o dobro do valor pretendido, colocando-os no mercado secundário, é relativamente fácil vendê-los ou nem por isso? O mercado ê enorme.

Isso depende da lei da Procura/Oferta. Se tiveres loans com boas taxas no PM, os loans com taxas mais baixas no SM, demoram mais tempo a ser vendidos. Ou se existir poucos loans no SM, os loans que lá estiverem têm menos concorrencia e mais possibilidade de serem vendidos.

Os loans com prazos mais curtos vendem-se melhor. Loans de melhores loans originators e países saem melhor. E principalmente, loans com maiores taxas vendem-se melhor.

Mas se tiveres pressa e venderes loans com desconto (o vendedor perde dinheiro na venda), os loans são comprados em segundos.

Enquanto os loans não são vendidos, eles continuam a gerar juros para o seu dono. E se forem vendidos estando atrasados, mesmo que o vendedor já tenha vendido o loan todo, quando for o BB, o vendedor recebe o juro do período em que teve o loan em carteira.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Bmf disse:

Já agora, usando o AI para cada Loan Originatnor que taxa média consegue? Porque há uns, como até vejo em cima,  só colocando taxas de 8,5%.

Se queremos um portfólio diversificado e necessário um AI para os LO com as taxas mais baixas senão ficariam sempre de fora. 

Entretanto a EBV finance recomprou me todos os loans logo agora que as taxas estão todas baixas... 

Editado por ZePAG
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 9 horas, Bmf disse:

Esclarecido.

Já agora, como funciona mesmo o conceito de Grace period? É normal comprar-se um loan no primary market com AI e este encontrar-se desde logo em Grace period? Porquê?

O Grace period é o prazo assumido como sendo devido a atrasos por transferencias bancárias e afins e não por pagamento fora da data definida.

No primary market há até empréstimos em atraso:

image.thumb.png.3de3f156e6ed0a7209b0cee6ffa01238.png

Convém ter sempre este cuidado:

image.png.e977f45d09a9a069e3c03ac1b72a9718.png

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, ZePAG disse:

Entretanto a EBV finance recomprou me todos os loans logo agora que as taxas estão todas baixas... 

Uma coisa muito estranha sobre a EBV é que não tem nenhum atraso. Nunca.

Alguém me explica isso?

Está certo que ela tem boa reputação, mas foi justamente isso que me acendeu o alerta para o FastInvest e que me fez pesquisar na Internet e encontrar todos os podres. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 0risk disse:

Uma coisa muito estranha sobre a EBV é que não tem nenhum atraso. Nunca.

Alguém me explica isso?

Está certo que ela tem boa reputação, mas foi justamente isso que me acendeu o alerta para o FastInvest e que me fez pesquisar na Internet e encontrar todos os podres. 

A EBV faz factoring com facturas que têm a receber IVA dos países. Logo o risco é risco do Estado, é como se fossem obrigações governamentais. Neste caso, o risco é quase nulo. Os Estados quando precisam de receita para pagar as dívidas, basta aumentar os impostos, ou produzir mais moeda (nos países da Zona Euro, não podem fazer isto).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Rick Lusitano disse:

Tem é que se filtrar os loans da Ucrânia e outros que não pagam juros nos lates. E tirar também os loans em Grace Period. Total disponível depois de filtrado = perto de 1000 loans a desconto com YTM de 72%  e shorters

Rick, podes explicar melhor a parte que sublinhei do teu post? Não percebi. Porque estes têm uma YTM tão elevada?

Outra pergunta, vocês no mercado secundário compram alguns com atraso ou não?

Editado por Bmf
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

A EBV faz factoring com facturas que têm a receber IVA dos países. Logo o risco é risco do Estado, é como se fossem obrigações governamentais. Neste caso, o risco é quase nulo. Os Estados quando precisam de receita para pagar as dívidas, basta aumentar os impostos, ou produzir mais moeda (nos países da Zona Euro, não podem fazer isto).

Obrigado! Dúvida esclarecida

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, Bmf disse:

Rick, podes explicar melhor a parte que sublinhei do teu post? Não percebi. Porque estes têm uma YTM tão elevada?

Outra pergunta, vocês no mercado secundário compram alguns com atraso ou não?

YTM basicamente é o retorno total (taxa de juro anunciada + desconto)

Eu compro lates se compensar, pela taxa oferecida, pelo desconto, por já terem passado o Grace Period. E também se tiver menos de 10 EUR na conta para investir.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites