Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

A

há 13 minutos, Plataformas De Crowdfunding disse:

Tranferencia SEPA, cuidado que há bancos que cobram comissão. Abrir conta Revolut pode ser uma solução nesse caso.

Deutsche Handelsbank, apenas porque sim

Sim e não

Activobank será que cobra? Mas também tenho Revolut.

Edit: fiz pelo activobank e não apareceu qualquer custo. Penso que demore aí umas 48 horas.

Já agora uma questão, li na sua página que era necessário comprovativo de morada e de IBAN, nada me foi pedido, só o cartão de cidadão. Terá mudado? 

Editado por Bmf
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Plataformas De Crowdfunding
    há 16 minutos, Bmf disse:

Já agora uma questão, li na sua página que era necessário comprovativo de morada e de IBAN, nada me foi pedido, só o cartão de cidadão. Terá mudado? 

Em principio vão pedir quando quiser levantar dinheiro da conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Bmf disse:

A

Edit: fiz pelo activobank e não apareceu qualquer custo. Penso que demore aí umas 48 horas.

Activobank não se paga, não sei se há algum limite mensal mas nunca o atingi pelo menos. Nunca fiz mais de 5 ou 6 num mês tb.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, quirino disse:

Activobank não se paga, não sei se há algum limite mensal mas nunca o atingi pelo menos. Nunca fiz mais de 5 ou 6 num mês tb.

Obrigado quirino, realmente no Activo fiz e nos custos aparecia 0€. O Activo nunca me desiludiu, sou cliente há muitos anos e só lá deixei dinheiro em comissões em transações de bolsa e guarda de títulos. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Bmf disse:

A

com o revolut se transferires tipo 8 da 9 da manhã , 4 a 6 horas depois tens o dinheiro na conta da Mintos, se for a primeira é sempre mais demorado....

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Rick Lusitano disse:

Isso parece muito "trabalho de chinês"... 

[...]

A Mintos permite sacar os livros de todos os loans criados na plataforma. E assim dá para ter muito mais dados para trabalhar e obter mais resultados interessantes. Dá é muito trabalho. ;)

Parece-me que andar a "minar" a performance ao nível do Loan Originator de uma plataforma, e assumindo que se trata de um investimento pessoal, isso deve dar um ROI negativo. Em que se considera o tempo investido face à melhoria no retorno que uma hipotética optimização (também com custos de tempo) do portfolio possa representar. Se estivermos a falar de um portfolio de 1M€, claro que passar de 10% para 10.2%, por exemplo, se nota ao final do ano. Agora presumo que não seja o caso da maioria de nós aqui no fórum. Eu a partir do momento que vejo que para ter mais de 12% anual, tenho que gastar muito tempo a fazer gestão activa, prefiro ficar entre os 10~12% e não ter muito trabalho. É só afinar os AIs e ir lendo umas coisas aqui e ali para não ser o último a saber das novidades e já se consegue um retorno bem simpático! Afinal no meu caso a diferença entre acabar o ano com 11% ou 12% é equivalente a comer um robalo fresco em vez de robalo de viveiro. :D 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Patanisca disse:

Parece-me que andar a "minar" a performance ao nível do Loan Originator de uma plataforma, e assumindo que se trata de um investimento pessoal, isso deve dar um ROI negativo. Em que se considera o tempo investido face à melhoria no retorno que uma hipotética optimização (também com custos de tempo) do portfolio possa representar. Se estivermos a falar de um portfolio de 1M€, claro que passar de 10% para 10.2%, por exemplo, se nota ao final do ano. Agora presumo que não seja o caso da maioria de nós aqui no fórum. Eu a partir do momento que vejo que para ter mais de 12% anual, tenho que gastar muito tempo a fazer gestão activa, prefiro ficar entre os 10~12% e não ter muito trabalho. É só afinar os AIs e ir lendo umas coisas aqui e ali para não ser o último a saber das novidades e já se consegue um retorno bem simpático! Afinal no meu caso a diferença entre acabar o ano com 11% ou 12% é equivalente a comer um robalo fresco em vez de robalo de viveiro. :D 

Por isso, é que também não me chateio em trabalhar esses dados.

Só quando tiver uma FinTech e AUM com valores relevantes, é que penso trabalhar essas coisas. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Para o Tio Rickinho e seu portfolio de 1M€ vale a pena todo trabalho para aumentar 0,1% na rentabilidade... ?

Desde 2016 invisto na Mintos e já passei muitas semanas sem nem abrir o site. Mas recentemente, com o aumento do meu saldo e a redução dos juros, resolvi dar uma melhorada no portfolio e no autoinvest. Para isto, estou fazendo planilhas e realizando vários estudos. O que eu for encontrando vou compartilhando. (Mas não se o resultado me trouxer um aumento significativo na rentabilidade ? )

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 0risk disse:

Para o Tio Rickinho e seu portfolio de 1M€ vale a pena todo trabalho para aumentar 0,1% na rentabilidade... ?

Desde 2016 invisto na Mintos e já passei muitas semanas sem nem abrir o site. Mas recentemente, com o aumento do meu saldo e a redução dos juros, resolvi dar uma melhorada no portfolio e no autoinvest. Para isto, estou fazendo planilhas e realizando vários estudos. O que eu for encontrando vou compartilhando. (Mas não se o resultado me trouxer um aumento significativo na rentabilidade ? )

Afinal esta carteira da Mintos é tua: ;):)

image.thumb.png.8f28b9caee8f608f84debae903fa0abb.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou pedir um conselho sobre a Mintos, como vocês utilizam o autoinvest? O que aconselham a alguém que vai começar?

Eu passo a explicar, li bastante sobre o assunto e quando "programo" o autoinvest para além dos parâmetros da taxa, meses, buyback, etc., retiro os maus loans originators(apenas ficam os que têm score >60 no Explorep2p),  sucede que tentando arriscar da forma mais segura possível acontece-me precisamente o contrário, uma vez que no Summary fico com muito pouca diversificação, por vezes só um loan originator, ou quase tudo no mesmo país, ou o mesmo tipo de empréstimo. Como fazem, o que recomendam? Obrigado.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, Bmf disse:

Vou pedir um conselho sobre a Mintos, como vocês utilizam o autoinvest? O que aconselham a alguém que vai começar?

Eu passo a explicar, li bastante sobre o assunto e quando "programo" o autoinvest para além dos parâmetros da taxa, meses, buyback, etc., retiro os maus loans originators(apenas ficam os que têm score >60 no Explorep2p),  sucede que tentando arriscar da forma mais segura possível acontece-me precisamente o contrário, uma vez que no Summary fico com muito pouca diversificação, por vezes só um loan originator, ou quase tudo no mesmo país, ou o mesmo tipo de empréstimo. Como fazem, o que recomendam? Obrigado.  

Eu aprendi imenso com o pessoal aqui e com a evolução dos próprios resultados que ia tendo.

Para quem está a começar talvez 1 AI para loaners >= b+ (rating mintos), com buyback, current, etc.

O pessoal mais avançado chega a usar 1 AI por loaner. Pessoalmente estou a meio caminho. Estabilizei no seguinte setup.

1Eu4YmX.png

p: mercado primário; s: mercado secundário

Tudo com buyback, em EUR e current.

p-aa para loaners A+ e A, i.e. basicamente a mogo.

p-ab para loaners A- e B+

p-bb para loaners B e B-

s-aaab para loaners A+ A A- e B+ 

p-abc para loaners >= C+

A mintos aplica os AIs por ordem, segundo creio, por isso os últimos funcionam para "apanhar os restos".

De vez em quando posso ter que ajustar os prazos, mas sobretudo as percentagens, se começar a ter muito cashdrag. Actualmente este modelo está a funcionar bem. Provavelmente não é o mais optimizado nem o mais seguro, mas para mim é um bom compromisso.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estava eu a dar uma volta na crowdestate, quando entrei neste projecto e vi estas taxas no mercado secundário... 67 a 91% !!

image.png.4a333fd6dcc22db80b982c4d29cf986e.png

Fui ver as actualizações do projecto e aquilo teve um atraso por causa de uma queixa no tribunal que parece estar resolvida...

image.png.3432ca891c4e453df6d908cd36462638.png

Também teve uns problemas com contaminação de solos, mas que também parece estar resolvido...

image.png.9b1d5b63855c27543c0c6a0444624d52.png

O que fará com que haja estas taxas tão altas?

Qual é a vossa opinião?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz umas contas para perceber a oferta de 1.028€ e as rentabilidades ficam muito aquém do prometido:

Como é um investimento em equity, eles montaram 3 cenários, eu considerei o neutro, que devia ser o que está informado na rentabilidade do mercado secundário:

image.thumb.png.4f077ad02176988d6abcf0526069b0c7.png

Calculando pela XIRR, a rentabilidade prevista era de 18.78%, em vez dos prometidos 20.46% e a rentabilidade para o comprador é de 37,10% em vez dos 73.28% que eles prometem no mercado secundário... não consigo mesmo entender as contas da crowdestate...

image.png.4aca9b256522c0585e7743bdd24a188c.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Nuno Silva disse:

Para ter o maior controlo possível dos empréstimos onde investimos utilizo um AI por loaner, de forma a conseguir gerir a diversificação, taxas e prazos segundo a minha estratégia. Neste momento, tenho 30 AIs activos, com os principais configurados desta forma:

DAE4C8D8-A886-448F-AB17-B4830A6432C7.jpeg

Já agora, usando o AI para cada Loan Originatnor que taxa média consegue? Porque há uns, como até vejo em cima,  só colocando taxas de 8,5%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já chegou o Verão???

A Mintos secou...

Shorters no máximo com 10% em Current no PM. Varks no PM só lates e até 10.5%.

Os loans Current com 12% só nos mais compridos. No mínimo 20 meses no PM.

há 2 minutos, Henrique Ribeiro disse:

Durou 4-5 minutos...

A fome é tanta.

Há muita liquidez no mundo, por culpa dos Bancos Centrais, ou eles começam a subir as taxas de juro, ou é o principio de rebentar outra bolha de crédito (Ciclos históricos de excesso de liquidez => Investimento em activos de extremo risco => bolha rebenta => crises).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Rick Lusitano disse:

Já chegou o Verão???

A Mintos secou...

Shorters no máximo com 10% em Current no PM. Varks no PM só lates e até 10.5%.

Os loans Current com 12% só nos mais compridos. No mínimo 20 meses no PM.

A fome é tanta.

Há muita liquidez no mundo, por culpa dos Bancos Centrais, ou eles começam a subir as taxas de juro, ou é o principio de rebentar outra bolha de crédito (Ciclos históricos de excesso de liquidez => Investimento em activos de extremo risco => bolha rebenta => crises).

Os meus AIs não estavam a apanhar nada, fui vasculhar a Mintos e constatei o mesmo...

Vamos ver como é que as plataformas P2P se comportam quando a bolha rebentar... fazendo muitas figas. 

Editado por Henrique Ribeiro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Plataformas De Crowdfunding disse:

Igual por aqui, estive a investir em Mogos a 40/50 meses com taxas de 12%...

Eu vi-os (Georgia) e GetBucks Africanos. Ambos não pagam juros no período late, por isso não os compro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Plataformas De Crowdfunding disse:

Dos 109 Mogo que tive e terminaram, apenas 4 terminaram por ser acionado o BBG:
    image.png.9cdaa7eab8aa0a8ad4241a22979597c4.png

A Mintos por vezes, "aldraba" os termos. Por exemplo, já vimos aqui, prints de loans que estavam lates á espera da activação do BB e a Mintos dizia quando eles foram pagos ainda antes do fim dos 60 dias do BB, que eles tinham sido pagos antecipadamente ("Early Repayment").

Já não dou muito valor aos termos usados pela Mintos, desde que paguem a tempo e horas no máximo no BB e com juros, por mim, até podem chamar de quota sindical. :)

Consegues ver qual a rentabilidade ou XIRR (média para ser mais fácil para calculares) recebida dos teus Mogos vs. as taxas de juro (médias) oferecidas oficialmente? Assim é que conseguimos ver o impacto do não pagamento de juros, do pagamento de fees em alguns países da Mogo e dos 4 dias de Grace Period que a Mogo tem.

Por exemplo, a Dinero (Ucrânia) costuma ser dos LO com melhores taxas de juro, mas com o não pagamento de juros no período late, de certeza que a taxa efectiva dos juros baixa e na medida da % de loans em atraso, ou seja taxa de juro oferecida - 45,8% (segundo as Statistics da Mintos actualmente). Se for uma taxa oferecida de 12%, será 12 x 0,458 = 5,496% de taxa de juro que se perde. Taxa efectiva recebida será de 12 x 0,542 =  6,552% (pouco mais de metade da taxa de juro oferecida).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Bmf disse:

Já agora, usando o AI para cada Loan Originatnor que taxa média consegue? Porque há uns, como até vejo em cima,  só colocando taxas de 8,5%.

O meu objectivo não é ter a taxa mais alta possível, procuro um equilíbrio entre risco e retorno dentro do risco elevado que o p2p representa.

Mesmo assim, penso que consigo ter uma taxa bastante agradável. ?

IMG_20190227_152943.jpg

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites