Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 39 minutos, Henrique Ribeiro disse:

Faltou acrescentar:

- a ReInvest 24 cobra 2% de fee, à cabeça, sobre qualquer investimento. Assim, o cashback de 0,5 ou 1% nem sequer cobre esta fee;

- a ReInvest 24 cobra 10% de fee sobre os rendimentos obtidos;

- ainda tem 2 projetos em financiamento, HÁ MESES, um desde outubro (82% funded) e outro desde janeiro (40% funded).

Acho que faltava esta informação, para que quem pretenda aventurar-se na ReInvest24 não seja apanhado de surpresa.

Sendo assim existem muitos melhores opções e também com cashback como a Grupeer (https://www.grupeer.com?invited_by=grp_100140) e não tem fees.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 37 minutos, Henrique Ribeiro disse:

Faltou acrescentar:

- a ReInvest 24 cobra 2% de fee, à cabeça, sobre qualquer investimento. Assim, o cashback de 0,5 ou 1% nem sequer cobre esta fee;

- a ReInvest 24 cobra 10% de fee sobre os rendimentos obtidos;

- ainda tem 2 projetos em financiamento, HÁ MESES, um desde outubro (82% funded) e outro desde janeiro (40% funded).

Acho que faltava esta informação, para que quem pretenda aventurar-se na ReInvest24 não seja apanhado de surpresa.

É a diferença entre investir em loans com imóveis como colateral(estateguru, bulkestate, etc) ou comprar directamente uma parte do imóvel(reinvest24, britishpearl, etc)

A estrutura de fees terá que ser necessariamente diferente. Neste caso, são valores dentro do que se pratica em plataformas equivalentes. 

há 1 minuto, Cardoso24 disse:

Sendo assim existem muitos melhores opções e também com cashback como a Grupeer (https://www.grupeer.com?invited_by=grp_100140) e não tem fees.

A grupeer entra na categoria da estateguru, não é directamente comparável à reinvest24.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 22/02/2019 às 23:06, 0risk disse:

Quem não quiser receber telefonema da Iuvo, é só desmarcar lá em perfil/notificações.

A Grupeer também liga :s 

Basicamente estavam preocupados por ter "tanto" cash parado sem investir. Ao que eu respondi: Obrigado vou levantar uma parte ? as taxas e a oferta estão cada vez menores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Cardoso24 disse:

A Grupeer também liga :s 

Basicamente estavam preocupados por ter "tanto" cash parado sem investir. Ao que eu respondi: Obrigado vou levantar uma parte ? as taxas e a oferta estão cada vez menores.

?

Já parece os ditos "gestores de conta" dos bancos. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, Rick Lusitano disse:

?

Já parece os ditos "gestores de conta" dos bancos. :)

Pensei exactamente nisso.

Nem fez qualquer sentido aquela chamada. Ainda falaram que ia haver algumas novidades (como se verificou). IMO, isto revela "desespero". 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por aqui continuo forte na Grupper, apesar de nas outras plataformas trabalhar em 90% com loads a 30 dias, mantenho-a por enquanto. 

É sempre certinha. 

No entanto neste momento tenho cerca de 50% na Mintos, é, na minha opinião, a melhor. Taxas, simplicidade, poucos atrasos, etc. 

Editado por Apostad0r
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Apostad0r disse:

Por aqui continuo forte na Grupper, apesar de nas outras plataformas trabalhar em 90% com loads a 30 dias, mantenho-a por enquanto. 

É sempre certinha. 

No entanto neste momento tenho cerca de 50% na Mintos, é, na minha opinião, a melhor. Taxas, simplicidade, poucos atrasos, etc. 

+/- similar, ancora na Mintos e mais umas 3/4 plataformas, incluindo a Grupper para diversificar!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/02/2019 às 10:18, Dav7 disse:

Pessoal, se quiserem tentar ganhar 50€ grátis para usar na Bondora participem no passatempo https://www.ganha-facil.com/2019/01/12-aniversario-ganha-facil-bondora.html

Podium-12_anos.jpg

Mesmo que depois não queiram seguir com o investimento, podem levantar o saldo da Bondora e usar noutra plataforma :) 

Últimas horas para participar, aproveitem os 50€ grátis :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 22/02/2019 às 11:08, Dav7 disse:

Sou só eu que acho que este tópico está a ficar uma "salganhada" de menções a P2P? Não era melhor haver um tópico para cada plataforma e aqui discutiam-se assuntos gerais?

Fico um dia sem vir ao fórum e tenho dezenas de posts misturados sobre várias P2P ?

Totalmente de acordo! Demasiadas plataformas para uma só thread!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Calculei a taxa interna de retorno de todos os meus loans completados. O que verifiquei é que a taxa de retorno (XIRR) tende a ser maior que os juros (em média 7 a 11% maior.)

Veja o gráfico abaixo (no eixo X, a média ponderada dos juros. No eixo Y, o retorno XIRR).  Nada de muito especial, exceto que alguns  originators não parecem dar este extra (Placet).  

Na próxima semana, falarei do Iuvo, que teve resultados mais surpreendentes.

image.png.8dd333bd1834d9f54deda41c585f334b.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 0risk disse:

Calculei a taxa interna de retorno de todos os meus loans completados. O que verifiquei é que a taxa de retorno (XIRR) tende a ser maior que os juros (em média 7 a 11% maior.)

Veja o gráfico abaixo (no eixo X, a média ponderada dos juros. No eixo Y, o retorno XIRR).  Nada de muito especial, exceto que alguns  originators não parecem dar este extra (Placet).  

para o cálculo da XIRR presumo que utilize algo similar à seguinte fórmula no execel: =XTIR(D5:D21;C5:C21)

No meu caso, exemplo da tabela infra, a última linha tem a data do dia "=hoje()", e vou buscar ao sumário da conta (valor investido mais o que está em carteira). Os 4,10€ foram uma transferência de teste para a minha conta.

É esta XIR que está a comparar com as txs de juro anunciadas? a diferença será de juros compostos?

ahh, independentemente dos resultados, boa análise a sua ;)

image.png.d61e6bd4ee1d1c5cd2b27a99d870b680.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, elkefro disse:

para o cálculo da XIRR presumo que utilize algo similar à seguinte fórmula no execel: =XTIR(D5:D21;C5:C21)

É esta XIR que está a comparar com as txs de juro anunciadas? a diferença será de juros compostos?

Sim. Usei a função XIRR do Google Sheets, que é bem parecida com a do Excel, mas que considera também a hora (não apenas a data).

Calculei a XIRR a partir do fluxo de caixa dos pagamentos/recebimentos dos loans concluídos de cada originador. Por exemplo, o loan 6209066-01, de juros de 11% teve o fluxo abaixo (bem curto, aliás). O retorno equivalente anual (XIRR) é de 11,8%.  É esta diferença de 11,8% em relação a 11,0% que quero ressaltar (e investigar).  Notei que ela aparece mais nas recompras curtas.

image.png.4dbd9d3349880eb247bbb56ebc5e8cd9.png

(Obs: já notei um erro na minha abordagem: não considerei o efeito de compras e vendas no mercado secundário e isso pode distorcer os resultados.... )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, 0risk disse:

Gostei do estudo. Resultados interessantes. O juro composto, os juros que uns LO pagam e outros não (ou pagam late fees) no período late, a qualidade dos loans (menos atrasos), até mesmo os Grace Periods, terão decerto influenciando as diferenças entre os LO e os retornos obtidos.

Como fizeste a normalização dos prazos e pagamentos? Por exemplo, tens loans que têm pagamento Full Bullet, isto é, só pagam juros e principal na maturidade (Ex: EBV FInance) e tens outros que pagam ambos durante o período de empréstimo (Ex: Lendo).

E poderá existir outros loans que duram mais tempo que outros. Por exemplo, empréstimos de 3 meses e outros com mais 12 meses.

Para se comparar terá que existir prazos de análise iguais para todos, referindo-se ao pagamentos. Porque por exemplo, os EBV Finance tem loans a pagar só ao fim de 3 meses e se analisares  a 3 meses, é provável que a XIRR seja maior do que um loan que tem maturidade por exemplo de 6 meses, porque ao fim de 3 meses, o EBV tem um grande cash-flow a entrar, o capital investido e o outro loan só será ao fim de 6 meses. Se alongares a análise para 6 meses, terás 2 EBV com 2 cash-flows e apenas 1 cash-flow doutro loan de outro LO que também vence a 6 meses.

De certo que pensaste nisto e fizeste as devidas normalizações. Gostaria conhecer o que tens por trás do teu raciocínio. Até porque parece teres feito um óptimo estudo.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, elkefro disse:

No meu caso, exemplo da tabela infra, a última linha tem a data do dia "=hoje()", e vou buscar ao sumário da conta (valor investido mais o que está em carteira). Os 4,10€ foram uma transferência de teste para a minha conta.

ahh, independentemente dos resultados, boa análise a sua ;)

image.png.d61e6bd4ee1d1c5cd2b27a99d870b680.png

Também uso essa fórmula da XIRR, mas depois na data do dia uso: "=AGORA()"

Aparentemente dá visualmente o mesmo dia, mas se eu copiar as células e colar especial os valores dão resultados diferentes (e cada minuto que passa, a diferença aumenta):

image.png.d295619cfe042e8d8ca55dbc18738e9e.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não consigo perceber a lógica do xirr. Isto é, conheço o mecanismo mas não o consigo mapear para uma realidade financeira - mas lá está, também não sou financeiro :)

No caso simples de um pagamento total após x tempo nem sequer faz sentido, para mim.

Vejamos o caso do 0risk: 40 euros durante 5 dias deram 0,0611 de juros.

Para mim isto é 0,0611/40/5*365 = 11,15%

O cálculo do XIRR é iterativo mas neste caso em que só há duas datas simplifica-se para a fórmula dos juros compostos: valor * taxa ^ (tempo/365) = juros. Aplicando aos valores em causa dá: (40,0611/40)^(365/5).

Ou seja... a taxa diária... escalada a juros compostos ?? Qual é o racional disto? :unsure:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Rick Lusitano disse:

Como fizeste a normalização dos prazos e pagamentos? Por exemplo, tens loans que têm pagamento Full Bullet, isto é, só pagam juros e principal na maturidade (Ex: EBV FInance) e tens outros que pagam ambos durante o período de empréstimo (Ex: Lendo).

E poderá existir outros loans que duram mais tempo que outros. Por exemplo, empréstimos de 3 meses e outros com mais 12 meses.

Para se comparar terá que existir prazos de análise iguais para todos, referindo-se ao pagamentos. Porque por exemplo, os EBV Finance tem loans a pagar só ao fim de 3 meses e se analisares  a 3 meses, é provável que a XIRR seja maior do que um loan que tem maturidade por exemplo de 6 meses, porque ao fim de 3 meses, o EBV tem um grande cash-flow a entrar, o capital investido e o outro loan só será ao fim de 3 meses. Se alongares a análise para 6 meses, terás 2 EBV com 2 cash-flows e apenas 1 cash-flow doutro loan de outro LO que também vence a 6 meses.

De certo que pensaste nisto e fizeste as devidas normalizações. Gostaria conhecer o que tens por trás do teu raciocínio. Até porque parece teres feito um óptimo estudo.

Simplesmente considerei apenas os loans que já terminaram. Assim não tive que trabalhar com os dados como do seu exemplo. 

Então a lógica é simples (mas muito trabalhoso; cheguei no limite do google sheets). Segue a receita:

- Peguei as informações de todos os loans que já terminaram.  (Para isso, pego todos os "loan ids" que aparecem no extrato completo e removo aqueles que aparecem na minha posição atual. Também devo remover todos aqueles que movimentei mercado secundário).

- Para os loans de cada originator, calculo a média dos juros  (média ponderada pelo valor investido)  e calculo a XIRR de todos os fluxos. (Só considero as linhas do extrato que fazem referência aos loans selecionados).

O objetivo era ver se tem Originator que paga mais ou menos do que eu esperaria. Também posso analisar por tipos, país, etc,  mas nesse aspecto os resultados não parecem ser relevantes. Posso listar os loans individualmente para ver se tem XIRR negativo (quase 100% tem buyback).  Até agora os erros que encontrei foram exclusivamente meus ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, CDCD disse:

Eu não consigo perceber a lógica do xirr. Isto é, conheço o mecanismo mas não o consigo mapear para uma realidade financeira - mas lá está, também não sou financeiro :)

No caso simples de um pagamento total após x tempo nem sequer faz sentido, para mim.

O cálculo do XIRR é iterativo mas neste caso em que só há duas datas simplifica-se para a fórmula dos juros compostos: valor * taxa ^ (tempo/365) = juros. Aplicando aos valores em causa dá: (40,0611/40)^(365/5).

Ou seja... a taxa diária... escalada a juros compostos ?? Qual é o racional disto? :unsure:

Mas o que existe é juros compostos. Se no empréstimo do exemplo, eu recebo em 5 dias e consigo aplicar novamente na mesma taxa por 5 dias sucessivamente, vou ter o retorno de 11,8 %. 

O XIRR assume que você consegue reaplicar imediatamente na mesma taxa. E reaplicar tudo que recebe de juros também. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, CDCD disse:

Existem fórmulas para calcular juros compostos contínuos ao segundo. Nas finanças, a matemática permite tudo. Se agora é aplicável a vida real é outra conversa.

É a diferença entre os académicos e financeiros. Bati de frente com alguns professores de finanças, doutorados em matemática financeira e afins nas melhores universidades internacionais, por causa disso, modelos matemáticos "muito bonitos", alguns criados por prémios Nobel, mas que depois falta aplicabilidade à vida real. Quantos Prémios Nobel estão no Top 10 ou Top 100 dos mais ricos do mundo? ;)

Tens aqui um dos exemplos:

Modern portfolio theory (MPT), or mean-variance analysis

https://en.wikipedia.org/wiki/Modern_portfolio_theory

Citação

Despite its theoretical importance, critics of MPT question whether it is an ideal investment tool, because its model of financial markets does not match the real world in many ways.

Citação

After the stock market crash (in 1987), they rewarded two theoreticians, Harry Markowitz and William Sharpe, who built beautifully Platonic models on a Gaussian base, contributing to what is called Modern Portfolio Theory. Simply, if you remove their Gaussian assumptions and treat prices as scalable, you are left with hot air. The Nobel Committee could have tested the Sharpe and Markowitz models—they work like quack remedies sold on the Internet—but nobody in Stockholm seems to have thought about it.

— [12]:p.277

Editado por Rick Lusitano
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, 0risk disse:

Simplesmente considerei apenas os loans que já terminaram. Assim não tive que trabalhar com os dados como do seu exemplo. 

Então a lógica é simples (mas muito trabalhoso; cheguei no limite do google sheets). Segue a receita:

- Peguei as informações de todos os loans que já terminaram.  (Para isso, pego todos os "loan ids" que aparecem no extrato completo e removo aqueles que aparecem na minha posição atual. Também devo remover todos aqueles que movimentei mercado secundário).

- Para os loans de cada originator, calculo a média dos juros  (média ponderada pelo valor investido)  e calculo a XIRR de todos os fluxos. (Só considero as linhas do extrato que fazem referência aos loans selecionados).

O objetivo era ver se tem Originator que paga mais ou menos do que eu esperaria. Também posso analisar por tipos, país, etc,  mas nesse aspecto os resultados não parecem ser relevantes. Posso listar os loans individualmente para ver se tem XIRR negativo (quase 100% tem buyback).  Até agora os erros que encontrei foram exclusivamente meus ?

Isso parece muito "trabalho de chinês"... :)(expressão popular tuga, para trabalho exaustivo e minucioso, sem qualquer conotação nacional)

Já pensei fazer umas coisas parecidas na Mintos, com data mining. Mas depois falta-me o tempo e a vontade. Até porque teria que criar uma AI para trabalhar os dados e apresentar as melhores soluções de investimento (Machine Learning com Big Data), e aí iria me faltar os conhecimentos de IT (principalmente de programação). Depois teria que criar um bot para investir...

A Mintos permite sacar os livros de todos os loans criados na plataforma. E assim dá para ter muito mais dados para trabalhar e obter mais resultados interessantes. Dá é muito trabalho. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, 0risk disse:

Mas o que existe é juros compostos. Se no empréstimo do exemplo, eu recebo em 5 dias e consigo aplicar novamente na mesma taxa por 5 dias sucessivamente, vou ter o retorno de 11,8 %. 

O XIRR assume que você consegue reaplicar imediatamente na mesma taxa. E reaplicar tudo que recebe de juros também. 

Essa é a limitação da XIRR (ou TIR em Português) que é o mesmo que a YTM em investimentos com pagamentos de cash-flows.

Assume que as 3 situações abaixo, existem todas ao mesmo tempo:

• Se consegue sempre investir, isto é, que não há limites de investimento mínimo, por exemplo, com 2 EUR de juros não se consegue investir em loans de 10 EUR
    • Se consegue encontrar sempre oportunidades de investimento
    • Se consegue investir a mesma taxa de retorno.
    • (Também não assume potenciais perdas parciais ou totais, como todas as medidas de rendibilidade tradicionais)

É ainda a melhor maneira de se medir os retornos, todas as outras medidas são ainda mais limitadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Finalmente a minha conta na Mintos foi verificada.

Como transferem fundos para lá? Acho que vou utilizar Bank Transfer. Aconselham LHV ou Deutsche Handelsbank ? Os Payment Details colocam na descrição ou algo assim? E já agora, depois têm que enviar o comprovativo para eles ou não é necessário?

Obrigado.

Editado por Bmf
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 8 minutos, Bmf disse:

Como transferem fundos para lá?

Tranferencia SEPA, cuidado que há bancos que cobram comissão. Abrir conta Revolut pode ser uma solução nesse caso.

há 10 minutos, Bmf disse:

Aconselham LHV ou Deutsche Handelsbank ?

Deutsche Handelsbank, apenas porque sim

há 11 minutos, Bmf disse:

Os Payment Details colocam na descrição ou algo assim? E já agora, depois têm que enviar o comprovativo para eles ou não é necessário?

Sim e não

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites