Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 3 horas, Nuno Silva disse:

Não, a FastInvest mal consegue operar a partir da Letónia, é outro nível... ?

1ª experiência com o suporte esta semana, transferi SEPA de novo banco e não coloquei o meu ID, liguei para eles dizendo que tinha sido de conta nova do Revolut, estava ali parado 15min depois tinha o dinheiro na conta, estranhei não ter de enviar comprovativo de transferencia, mas como resolveram na hora tb não me preocupei, para mim ainda não falharam 1 dia, só é pena o AI sempre não apanhar os loans Spanish a 15% que com novos investidores duram nem 5 minutos ....

De qualquer maneira é a minha mais mal afamada ou grau de risco estipulado por mim está de  momento equiparado a um depósito a prazo na CGD :) ou outro banco na atualidade menos transparente

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 6 minutos, Nesspc disse:

ao Ler o file da Mintos acima reforçei a minha confiança na Fast Invest, vai-se lá saber PK. Começo a ver essa FCA deve rimar com a FDA Americana, ou estás com eles ou estás fora , curioso ver todas as Ex-UK a não conseguirem obter essas licenças lá.... protegem as internas Será ??

Achei curioso exigirem que a direcção tenha que estar baseada fisicamente em UK, isto quando nem sequer estão licenciados para operar lá. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Nesspc disse:

De qualquer maneira é a minha mais mal afamada ou grau de risco estipulado por mim está de  momento equiparado a um depósito a prazo na CGD :) ou outro banco na atualidade menos transparente

Isso é demagogia. Tás candidato a alguma junta de freguesia? Lol 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Patanisca disse:

Isso é demagogia. Tás candidato a alguma junta de freguesia? Lol  

Patanisca , infelizmente não comento politica em Portugal pois não há, corrupção sim, isso  posso opinar, mas noutros forums que não aqui... :)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Decidi entrar há 6 meses no mundo do investimento P2P.

Neste momento estou na Mintos (~70%) e na Grupper (~30%).

Relativamente à Mintos que Loan Originators é que estão a evitar e que percentagem estão a atribuir a cada um? Estou a utilizar a diversificação automático, pelo que tenho vários LO apenas com 1% e não tenho a certeza se vale a pena aumentar a percentagem de algum. Neste momento apenas tenho bloqueado a Kuki (quase 70%de atrasos...). Os principais LO são a Mogo (18%), Varks (15%), Sebo 8%, Lendo 7%, Simbo (5%), Tengo (5%), Bino 5%. Os restantes estão abaixo de 5%.

Gostaria de saber se também recomendam criar um autoinvest separado para os principais LO (tal como sugerido atrás por alguém).

Finalmente, estava a pensar entrar noutra plataforma e qual recomendam. Estava a pensar na IUVO por causa do bonus de 90€.

Desde já obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, ZePAG disse:

Boa tarde,

Decidi entrar há 6 meses no mundo do investimento P2P.

Neste momento estou na Mintos (~70%) e na Grupper (~30%).

Relativamente à Mintos que Loan Originators é que estão a evitar e que percentagem estão a atribuir a cada um? Estou a utilizar a diversificação automático, pelo que tenho vários LO apenas com 1% e não tenho a certeza se vale a pena aumentar a percentagem de algum. Neste momento apenas tenho bloqueado a Kuki (quase 70%de atrasos...). Os principais LO são a Mogo (18%), Varks (15%), Sebo 8%, Lendo 7%, Simbo (5%), Tengo (5%), Bino 5%. Os restantes estão abaixo de 5%.

Gostaria de saber se também recomendam criar um autoinvest separado para os principais LO (tal como sugerido atrás por alguém).

Finalmente, estava a pensar entrar noutra plataforma e qual recomendam. Estava a pensar na IUVO por causa do bonus de 90€.

Desde já obrigado.

A Mogo tal como a Dinero (Ucrânia) não pagam juros no período late dos loans, ou seja, só pagam juros do período normal do empréstimo, para além do capital investido.

Existem outros LO que também não pagam juros no período late. Alguns ainda pagam algumas comissões de atraso, mas é sempre inferior aos juros que se teria de se receber.

Podes ver aqui através da coluna "Interest income on delayed payments" (No = não pagam juros no período late):

https://www.mintos.com/en/loan-originators/#details

Também podes filtrar LO pelos períodos de "Grace period" (GP) (ver no link acima, também), período conta para receber juros em caso de BB, mas se o loan for pago durante o GP, não se recebe os juros dos dias em que o loan esteve em GP, reduzindo substancialmente o retorno.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Patanisca disse:

Mas fica o aviso. Se começas a restringir os LO com base nisso tudo, acabas com dois ou três LO que se aproveitam.

A Mintos está a tornar-se uma salganhada de LOs e os ratings que a Mintos dá, para mim, valem pouco. Só espero não haver nenhuma "Eurocent" este ano, é que pelo que vejo, já andou mais longe.

deixa ver se não é a "Kuki" piora dia após dia, mais de metade em lates de momento, se fossem poucos loans até podia não fazer importância, mas ainda são uns €€€ a Kuki, só espero que os meus vençam a tempo :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Nesspc disse:

deixa ver se não é a "Kuki" piora dia após dia, mais de metade em lates de momento, se fossem poucos loans até podia não fazer importância, mas ainda são uns €€€ a Kuki, só espero que os meus vençam a tempo :)

Eu coloquei todos os loans da kuki à venda no mercado secundário e despachei quase tudo. Perdi alguns saborosos de 13%-14% mas ganhei paz de espírito, estava com uma exposição alta que me estava a deixar desconfortável.

Também reduzi bastante na Lime que está a ficar com muitos lates e estou-me a tentar livrar dos da Placet pela mesma razão.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Nuno Silva disse:

Eu coloquei todos os loans da kuki à venda no mercado secundário e despachei quase tudo. Perdi alguns saborosos de 13%-14% mas ganhei paz de espírito, estava com uma exposição alta que me estava a deixar desconfortável.

Também reduzi bastante na Lime que está a ficar com muitos lates e estou-me a tentar livrar dos da Placet pela mesma razão.

A minha relação dos LO tenho 10% da kuki... nem vou stressar em despachar.... 

Ainda a pouco tempo andava todos aqui a fazer publicidade a certas rentabilidades para maximar ao máximo os ganhos para isso andavam muitos a assumir riscos ficando sujeitos a certos LO, eu simplesmente ignorei essa onda, subi ligeiramente a taxa mínima mas mantive a opção dos LO a diversificar, ganho menos do que muitos, que só olham para a rentabilidade imediata, mas durmo descansado. 

Screenshot_1.png

Editado por gustaferra
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gustaferra, Portfolio idêntico ao meu nem por isso é conservador, está optimizado para o lucro também :)

Entretanto deixei da Dinero, pois não pagavam juros em lates, até cumprem bastante, mas odeio ver o dinheiro parado a ganhar bolor :) ficava sempre com 3 ou 4 em lates...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Nesspc disse:

Gustaferra, Portfolio idêntico ao meu nem por isso é conservador, está optimizado para o lucro também :)

Entretanto deixei da Dinero, pois não pagavam juros em lates, até cumprem bastante, mas odeio ver o dinheiro parado a ganhar bolor :) ficava sempre com 3 ou 4 em lates...

Sim estou com 28% na Dinero, vou baixar a taxa mínima, está alta, e vai ficar dp melhor distribuido, prefiro não receber juros de mora e diversificar do que perder o guito todo num LO tipo eurocent.... 

Como só me meto até 3 meses, e diversifico ao máximo, sao poucos os casos que perco juros de mora.... Pensa assim, é uma maneira de o LO não ir a falencia, pk retem certamente ao credor e assume risco do negocio e paga te a ti em buyback, ou seja não perdes o teu guito demora um pouco a receber lo, mas recebes....

Editado por gustaferra
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Patanisca disse:

Mas fica o aviso. Se começas a restringir os LO com base nisso tudo, acabas com dois ou três LO que se aproveitam.

A Mintos está a tornar-se uma salganhada de LOs e os ratings que a Mintos dá, para mim, valem pouco. Só espero não haver nenhuma "Eurocent" este ano, é que pelo que vejo, já andou mais longe.

A questão é mesmo essa. Com mais de 40 LO é difícil escolher a melhor alocação com espírito crítico. Daí a pergunta de se vale a pena criar auto-invests individuais para os"melhores" LO.

Para melhor diversificar pelos vários LO tive de reduzir a taxa de juro mínimo e aumentar o prazo para 12 meses. Em Novembro/Dezembro cheguei a ter quase todos os investimentos em meia dúzia de LO com um auto-invest a 30 dias e com taxa > 13/14% o que não me estava a deixar muito confortável (e foi assim que fiquei com quase 70% dos investimentos da Kuki em atraso...).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Patanisca disse:

Coloquei tudo da Kuki.pl à venda com 1% de premium. Vamos ver se o peixe morde.

Não me parece que vá haver um bom desfecho para a Kuki.pl.

Eu despachei tudo sem prémio....loans 12%, 13% e 14%. Em minutos só ficou 1 loan para amostra ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Porque razão estás a dizer isso Patanisca? Tenho alguns loans deles

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Eu compro-te tudo com 1% de desconto! :)

(Será que meteste a prémio? ;) Pois isso significaria loans com YTM negativa, a Mintos não permite loans com YTM negativa, por exemplo, colocar loans de Short-term com prémio.)

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Patanisca disse:

LOL então é por isso que eles continuam inalterados... Bardam€rda mais a Mintos.

@Cardoso24 20.8M€ em Outstanding, apenas 10.5M€ em Current. O resto está em atraso/grace period.

Não me parecem grandes números.

Eu fiz a analise do loans que tinha da Kuki e era extremamente baixa a % de Current.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, investidorPT disse:

Eu fiz a analise do loans que tinha da Kuki e era extremamente baixa a % de Current.

Quem tem problemas de coração não se meta com a Lendo....

Tenho um único LO em moeda GEL, estou com 97% em atraso...

Só na moeda estrangeira ando a assumir riscos e com poucos LO para diversificar, é nas outras moedas sou tudo menos conservador.... 

Ficam a conhecer onde sou bué "louco" a assumir riscos.... 

Screenshot_1.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Top dos piores Loan Originators (LO) em Short-term Loans (a coluna com % dos loans Current):

image.png.df43c13fab23ecfedb9cdd88237cb097.png

image.thumb.png.104270bc852d934eda17b757d0a5eabb.png

https://www.mintos.com/en/statistics/

Pior do que a Kuki (50.7% em Current), temos 5 LO, dos quais:

• 3 são exclusivamente Russos (Dozarplati, Lime Zaim, Metrokredit)
    • Rapicredit (Colombia)
    • Creditstar (Czechia = 41.7%, Poland = 28.3%, Spain = 41.5%, na Finland consegue superar a Kuki por pouco, com 56.8% em Current)

Se formos ver em Personal Loans, só existe um LO pior do que a Kuki, a Kviku também da Russia com 36.2% dos loans em Current.

image.png.71ec1d7bab649d4af7a61ec91295f3ef.png

image.png.3f546fcad1d342d4cb3a153084cbb0a2.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se formos ver os LO Africanos em Short-term Loans:

image.png.0f884eb93ff2f2e9351a2eb1c5492575.png

image.png.c309c7902cdd4166e9e27208a1cb4997.png

E se formos ver os LO Africanos em Personal Loans:

image.png

Conclusão:

- Até os LO Africanos estão melhores do que a Kuki (não vi a Watu Credit, porque são loans com uma natureza diferente, Car Loans).

- De ressalva, aparece outro LO na Polónia com piores desempenhos, a GetBucks Poland com 27.2% em Current. Se virmos o meu post anterior, vimos que a Creditstar Poland só tinha 28.3% em Current, e a Kuki com 50.7% em Current.

- Também do meu post anterior, temos 4 LO na Rússia com apenas 36-42% de loans em Current.

A questão que se pode colocar é:

Será que com taxas de incumprimento tão elevadas (Rússia = ~58-64%, Polónia = ~49-73%), conseguem ser suportadas por seus respectivos Loan Originators por muito tempo? (São taxas de incumprimento de pelo menos 50%...)

Editado por Rick Lusitano
    (Colocação da Fonte.)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Rick Lusitano disse:

Se formos ver os LO Africanos em Short-term Loans:

image.png.c309c7902cdd4166e9e27208a1cb4997.png

E se formos ver os LO Africanos em Personal Loans:

image.png

Conclusão:

- Até os LO Africanos estão melhores do que a Kuki (não vi a Watu Credit, porque são loans com uma natureza diferente, Car Loans).

- De ressalva, aparece outro LO na Polónia com piores desempenhos, a GetBucks Poland com 27.2% em Current. Se virmos o meu post anterior, vimos que a Creditstar Poland só tinha 28.3% em Current, e a Kuki com 50.7% em Current.

- Também do meu post anterior, temos 4 LO na Rússia com apenas 36-42% de loans em Current.

A questão que se pode colocar é:

Será que com taxas de incumprimento tão elevadas (Rússia = ~58-64%, Polónia = ~49-73%), conseguem ser suportadas por seus respectivos Loan Originators por muito tempo? (São taxas de incumprimento de pelo menos 50%...)

Afinal a kviku e a Lendo não são assim tão más... eu com a Lendo estou com 97% em atraso da carteira!!!  

E nas estatísticas da Mintos a lendo está muito "current" face a muitos outros LO.... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites