Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 1 hora, Plataformas De Crowdfunding disse:

O problema de ter várias plataformas é o trabalho que isso gera para controlar os investimentos, além de aumentar o cash drag, e é nesse sentido que conto fechar a BE e não irei testar a crowdestor enquanto se mantiver com fraca oferta.

A crowdestate, além de ter maior oferta (apesar de repetir muitos projetos em diferentes empréstimos, o que não dilui o risco), tem mercado secundário que funciona, nesta tenho aumentado progressivamente o valor investido.

Abri conta recentemente conta na Reinvest24 por achar que é um conceito um pouco diferente. A própria plataforma faz investimento numa propriedade para valorizar com obras e com valorização da localização da mesma e coloca no mercado de aluguer. Aquilo que os investidores fazem é comprar participações que poderão valorizar com o tempo além de receberem a mensalidade relativa ao aluguer, para sair do investimento existe o mercado secundário. É o mesmo que acontece com a Housers mas com taxas que se esperam superiores.

E como hoje há bónus novos no blog (que podem ir até 250£) aqui fica mais um link: https://plataformasdecrowdfunding.wordpress.com/bonus/

Se vais sair da Bulkestate por ter poucas ofertas, na Reinvest 24 a "coisa" também não é famosa. A última oferta foi lá colocada no dia 10 de janeiro e, até agora, só conseguiu 9% do financiamento solicitado. A penúltima, está por lá vai para dois meses e tem apenas 61% do finaciamento solicitado. Assim, com tanta dificuldade em conseguir financiamento, não sei como é que a plataforma poderá vir a ser viável.
    De momento não existe mercado secundário. Está previsto, mas ainda não funciona.
    Por outro lado, por cada 100 euros aplicados ficas apenas com 98 euros de investimento (ficam-te logo, à cabeça, com 2 euros).

O conceito é muito interessante, tenho lá algum dinheiro, mas o arranque está dificil...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Plataformas De Crowdfunding
    há 29 minutos, Rick Lusitano disse:

Na Bulkestate e na Crowdestor, como têm poucos projectos, eu não tenho cash drag, envio o dinheiro só quando aparece os projectos.

Se tiverem pagamentos mensais tens de ter cashdrag ou reforçar todos os meses até teres empréstimos a terminar todos os meses.

há 23 minutos, Henrique Ribeiro disse:

Por outro lado, por cada 100 euros aplicados ficas apenas com 98 euros de investimento (ficam-te logo, à cabeça, com 2 euros).

Pois, acho que é na british pearl e na brickowner que fazem o mesmo. Na housers ainda é pior, que cobram 10% em cada mensalidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Plataformas De Crowdfunding disse:

Se tiverem pagamentos mensais tens de ter cashdrag ou reforçar todos os meses até teres empréstimos a terminar todos os meses.

Pois, acho que é na british pearl e na brickowner que fazem o mesmo. Na housers ainda é pior, que cobram 10% em cada mensalidade.

ReInvest24 also charged up to 10% from rental revenue generated by the properties to cover various property management related expenses.

A Reinvest24 cobra pelos dois lados: 2% do investimento à cabeça + 10% das rendas.

Editado por Henrique Ribeiro
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Plataformas De Crowdfunding disse:

Como há empréstimos todos os meses, envio apenas diferença para investir no projecto, tendo em conta os juros recebidos até a data do novo investimento, para ficar com a conta a zeros.

Os dias de intervalo entre projectos, não são muito relevantes, pois são poucos dias e os juros recebidos parados nesses dias são quase insignificantes. Por exemplo, tive 1,33€ parados em 19 dias na Crowdestor, decerto que todos têm mais dinheiro que isto, parado nas contas de ordenado nos seus bancos e não se queixam por terem cash drag nos depósitos à ordem. ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 horas, Henrique Ribeiro disse:

Se vais sair da Bulkestate por ter poucas ofertas, na Reinvest 24 a "coisa" também não é famosa. A última oferta foi lá colocada no dia 10 de janeiro e, até agora, só conseguiu 9% do financiamento solicitado. A penúltima, está por lá vai para dois meses e tem apenas 61% do finaciamento solicitado. Assim, com tanta dificuldade em conseguir financiamento, não sei como é que a plataforma poderá vir a ser viável.
    De momento não existe mercado secundário. Está previsto, mas ainda não funciona.

O conceito é muito interessante, tenho lá algum dinheiro, mas o arranque está dificil...

há 1 hora, Henrique Ribeiro disse:

ReInvest24 also charged up to 10% from rental revenue generated by the properties to cover various property management related expenses.

A Reinvest24 cobra pelos dois lados: 2% do investimento à cabeça + 10% das rendas.

Assim a Reinvest24 ainda é pior do que a Housers, cobra mais comissões, o cash drag é muito maior, pois demora muito mais tempo até o montante final ser preenchido, meses.

Por cada 100 euros, tiram 2%, ficam com 98 euros, mesmo que tenhas 13% de yield anual (não sei, se este calculo deles, é com o retorno reinvestido, ou seja, capitalizado, porque se for, a taxa de juro anual do projecto é menor, e obriga que se consiga reinvestir sempre com a mesma taxa de juro anual do projecto, terá que se ter rendas mensais suficientes em montante e projectos com a mesma taxa de 13% só para manter as taxas de retorno), dou de barato fazendo as contas com a taxa de 13%, ficas com 98 euros x 13% = 12,74 euros brutos, tirando os 10% da comissão, sobra 11,47 euros. Como se investiu inicialmente 100 EUR e se recebe anualmente 11,47 euros, a taxa de juros anual liquida é de 11,47%. Para isso, é preciso que se tenha inquilinos a pagar correctamente e atempadamente durante 1 ano de investimento, e se contarmos com o tempo em que o dinheiro estará parado a espera de que o investimento seja totalmente financiando (meses), as taxas descem ainda mais.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 7 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

Eu tenho investimentos em 4 plataformas de imobiliário do UK: Kuflink, Brickowner, Crowdproperty e British Pearl além de investir em GBP na Seedrs e não uso nenhuma defesa em relação à desvalorização da libra porque acho que o Reino Unido consegue dar a volta facilmente pelo histórico que tem enquanto mercado financeiro.

Uma das formas é com a compra de ETFs, está explicado neste artigo:
    https://www.etfstrategy.com/leveraged-short-sterling-etfs-surge-as-pound-weakens-against-dollar-and-euro-following-moodys-downgrade-of-uk-75983/

Faço isso em relação ao dólar com https://www.etf.com/ULE por ter ETFs que replicam a cotação da prata e do ouro cotados em dólares. Numa folha excel replico vários cenários de valorização e desvalorização do par de moedas e do ouro e da prata e a partir daí decido que valor invisto no ETF cambial em função dos valores investidos nos ETF de ouro e prata.

Eu já tinha pensado com futuros ou com forwards, ou então com ETFs alavancados, Long no EUR e Short em GBP.  Porque se fosse 1:1 EUR vs. GBP, acabaria por estar a prender dinheiro pelas comissões associadas (sem comissões, é um zero-sum game, ganhava de 1 lado e prendia doutro lado).

Mas vi que já tinha com que me entreter com plataformas em EUR, e não me debrucei mais sobre isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Rick Lusitano disse:

com ETFs alavancados, Long no EUR e Short em GBP.  Porque se fosse 1:1 EUR vs. GBP, acabaria por estar a prender dinheiro pelas comissões associadas (sem comissões, é um zero-sum game, ganhava de 1 lado e prendia doutro lado).

Nem mais, no exemplo que dei duplica a variação  euro-dólar mas por exemplo o UEUR quadriplica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 minuto, Plataformas De Crowdfunding disse:

Nem mais, no exemplo que dei duplica a variação  euro-dólar mas por exemplo o UEUR quadriplica.

Isso é muita fruta. :)

Isso já não é uma estratégia de hedging mas de especulação. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, Rick Lusitano disse:

Assim a Reinvest24 ainda é pior do que a Housers, cobra mais comissões, o cash drag é muito maior, pois demora muito mais tempo até o montante final ser preenchido, meses.

Por cada 100 euros, tiram 2%, ficam com 98 euros, mesmo que tenhas 13% de yield anual (não sei, se este calculo deles, é com o retorno reinvestido, ou seja, capitalizado, porque se for, a taxa de juro anual do projecto é menor, e obriga que se consiga reinvestir sempre com a mesma taxa de juro anual do projecto, terá que se ter rendas mensais suficientes em montante e projectos com a mesma taxa de 13% só para manter as taxas de retorno), dou de barato fazendo as contas com a taxa de 13%, ficas com 98 euros x 13% = 12,74 euros brutos, tirando os 10% da comissão, sobra 11,47 euros. Como se investiu inicialmente 100 EUR e se recebe anualmente 11,47 euros, a taxa de juros anual liquida é de 11,47%. Para isso, é preciso que se tenha inquilinos a pagar correctamente e atempadamente durante 1 ano de investimento, e se contarmos com o tempo em que o dinheiro estará parado a espera de que o investimento seja totalmente financiando (meses), as taxas descem ainda mais.

A ver como correm estes dois investimentos, supostamente no arrendamento o risco de perda de capital é bastante inferior ao "development loan" mas se a taxa for mais baixa é melhor ir para plataformas mais maduras.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 59 minutos, Rick Lusitano disse:

Pois... assim, de repente, também me parece que sim.

No entanto, com várias reviews a dizerem maravilhas de ReInvest24, talvez nos esteja a escapar qualquer coisa... ou talvez não.

Nesta review de Outubro, já lá está um projeto que à data de hoje continua activo e só tem 61% de financiamento: https://valuenomad.com/reinvest24-review/

Nesta outra review (https://www.vivainvest.eu/reinvest-24-a-new-platform-to-invest-in-rental-properties/), dizem que dois dos projetos que estão na página da ReInvest24, com a indicação "exited", nunca estiveram disponíveis, foram colocados apenas para testar a plataforma.

Assim, parece que até agora tiveram só 5 projetos e apenas 3 totalmente financiados. No entanto, no site, dizem que já financiaram + de 10 projetos. Tudo muito estranho. Vamos ver o que acontece.

Editado por Henrique Ribeiro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Isto não é bem assim, a housers cobra mais de 10% à cabeça mais 10% sobre os lucros. Os 2% à cabeça da reinvest24 são mais ou menos standard e basta olhar para as plataformas inglesas equivalentes para ver valores similares.

o que é realmente chato é este tempo para completar o projecto, mas a plataforma está-se a lançar agora. Temos que ver os próximos projectos para ver como progride. Eu gosto do conceito e estou dentro!

fica também o link para a entrevista do ceo para quem quiser saber mais:

http://explorep2p.com/reinvest24/

87A6DF14-8A10-4239-8EB3-718FE549EEBD.jpeg

Editado por Nuno Silva
    Link entrevista
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 28 minutos, Henrique Ribeiro disse:

Pois... assim, de repente, também me parece que sim.

No entanto, com várias reviews a dizerem maravilhas de ReInvest24, talvez nos esteja a escapar qualquer coisa... ou talvez não.

Nesta review de Outubro, já lá está um projeto que à data de hoje continua activo e só tem 61% de financiamento: https://valuenomad.com/reinvest24-review/

Nesta outra review (https://www.vivainvest.eu/reinvest-24-a-new-platform-to-invest-in-rental-properties/), dizem que dois dos projetos que estão na página da ReInvest24, com a indicação "exited", nunca estiveram disponíveis, foram colocados apenas para testar a plataforma.

Assim, parece que até agora tiveram só 5 projetos e apenas 3 totalmente financiados. No entanto, no site, dizem que já financiaram + de 10 projetos. Tudo muito estranho. Vamos ver o que acontece.

Se depois destas "divagações" ainda houver interessados, aqui fica o link: www.reinvest24.com/en/r/dpl95eco

Depois de ter lido os artigos que colocaste, é que reparei que a oportunidade de 13% que usei para o exemplo (retirado do site), não é um projecto de renda, mas de venda (compra, renovação e venda), que já confirmei na plataforma. Portanto a questão do aluguer não se coloca, é necessário é arranjar compradores no final do prazo.

Baseado nos projectos que foram na realidade financiados ou em vias disso, os projectos de renda têm taxas mais baixas, desde 5,61 a 9,07% e os projectos de compra para venda são de 13,0 a 14,0%. É um modelo de negócio parecido com a Housers, projectos de renda, e de compra & venda.

Editado por Rick Lusitano
    (Posts agrupados)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

há 15 minutos, Nuno Silva disse:

Isto não é bem assim, a housers cobra mais de 10% à cabeça mais 10% sobre os lucros. Os 2% à cabeça da reinvest24 são mais ou menos standard e basta olhar para as plataformas inglesas equivalentes para ver valores similares.

o que é realmente chato é este tempo para completar o projecto, mas a plataforma está-se a lançar agora. Temos que ver os próximos projectos para ver como progride. Eu gosto do conceito e estou dentro!

fica também o link para a entrevista do ceo para quem quiser saber mais:

http://explorep2p.com/reinvest24/

87A6DF14-8A10-4239-8EB3-718FE549EEBD.jpeg

Na Housers, essa comissão à cabeça não é para os investidores, é para o promotor, tal como o nome indica. ;)

Para os investidores, é apenas cobrada a comissão sobre os juros líquidos de impostos, 10%.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Rick Lusitano disse:

Na Housers, essa comissão à cabeça não é para os investidores, é para o promotor, tal como o nome indica. ;)

Para os investidores, é apenas cobrada a comissão sobre os juros líquidos de impostos, 10%.

É indiferente para quem é porque entra no valor do empréstimo, o lucro só começa a partir daí. Vai lá ver qualquer projecto da housers para confimar. ?

Parece-me é que é adicionado de uma forma muito pouco transparente mas essa é uma das razões pelas quais eu fugi da housers.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 17 minutos, Nuno Silva disse:

É indiferente para quem é porque entra no valor do empréstimo, o lucro só começa a partir daí. Vai lá ver qualquer projecto da housers para confimar. ?

Parece-me é que é adicionado de uma forma muito pouco transparente mas essa é uma das razões pelas quais eu fugi da housers.

Essa comissão para o promotor entra para o total do montante a pedir emprestado e afecta o promotor, mas não altera os rendimentos para os investidores. Sempre recebi os juros planeados e coincidentes com a taxa de juro anunciada, que depois retêm o imposto Espanhol e retiram a seguir a comissão de 10% da Housers (só invisto em empréstimos de taxa fixa na Housers, não vou a outros tipos de oportunidades).

Pelo menos a Housers informa quanto está a ganhar com o promotor, as outras plataformas não informam quanto é cobram aos loan originators, por exemplo, a Mintos. ;)

Até parece que estou a defender a Housers, mas não é caso. Se disseres que a Housers ganha mais no total em comissões do que a Reinvest24, estou contigo, mas se for em relação apenas as comissões que são retiradas ao investidor (que é a parte mais importante para nós), aí a Housers leva 10% nos juros, enquanto que a Reinvest24 leva 2% á cabeça e 10% nos juros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, Rick Lusitano disse:

Essa comissão para o promotor entra para o total do montante a pedir emprestado e afecta o promotor, mas não altera os rendimentos para os investidores. Sempre recebi os juros planeados e coincidentes com a taxa de juro anunciada, que depois retêm o imposto Espanhol e retiram a seguir a comissão de 10% da Housers (só invisto em empréstimos de taxa fixa na Housers, não vou a outros tipos de oportunidades).

Pelo menos a Housers informa quanto está a ganhar com o promotor, as outras plataformas não informam quanto é cobram aos loan originators, por exemplo, a Mintos. ;)

Até parece que estou a defender a Housers, mas não é caso. Se disseres que a Housers ganha mais no total em comissões do que a Reinvest24, estou contigo, mas se for em relação apenas as comissões que são retiradas ao investidor (que é a parte mais importante para nós), aí a Housers leva 10% nos juros, enquanto que a Reinvest24 leva 2% á cabeça e 10% nos juros.

A reinvest24 não tem investimentos de taxa fixa para poder comparar. Se olharmos para os buy to let ou os projectos de investimento, onde já podemos comparar, se vais pagar 110000€ por uma casa de 100000€ parece-me óbvio que isso vai afectar o nosso retorno como investidores mais à frente no momento da venda. Já para não falar do facto de que a Housers lucra logo à cabeça, o que nos faz questionar se os interesses deles estão mesmo alinhados com os dos investidores. 

Não me vou alongar mais sobre o tema, já disse várias vezes o que pensava da housers e prefiro não me estar a repetir.

ps- digo só mais uma coisa, vá, o único projecto onde ainda estou na housers por não ser possível de colocar no mercado secundário também é um projecto de taxa fixa que chegou agora ao fim do prazo e ainda não me foi retornado o capital. Segundo o promotor, há um atraso na atribuição da licença de construção o que atrasou tudo e ainda aguardam. Eu? Estou com algum receio de não receber o capital, no seu todo ou em parte. A housers? Já ganhou os seus 10% logo no início...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, domus disse:

As plataformas do UK fazem parte da minha estratégia de diversificação geográfica das p2p e a libra da minha estratégia de diversificação da moeda (não me incomoda o risco cambial tendo em consideração a segurança de ter a libra no meu portfólio total). O Brexit não me preocupa, com o tempo as coisas normalizam e o equilíbrio será atingido.

Apesar da variação que tem tido a libra, agora até está num ponto de valorização relativamente aos últimos dois anos e o efeito do brexit foi logo descontado em 2016, a partir daí estabilizou.

Editado por Plataformas De Crowdfunding
    O gráfico estava errado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, como estão os vossos atrasos na Iuvo? 
    Eu passei de ~10% de atrasos para andar com 50~60%
    O meu filtro é installments de 7 dias em EUR current que já tenham pago 3 ou 4 installments e ainda faltem cerca de 20, rate 12-16%.
    Tenho de melhorar isto caso contrário não me compensa manter esta

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, RSilva disse:

O meu filtro é installments de 7 dias em EUR current que já tenham pago 3 ou 4 installments e ainda faltem cerca de 20, rate 12-16%.

screenshot_28.jpg.8b2f899112e8b19a6a44b0ac0acb8b8c.jpg

Entretanto mudei o meu auto invest para loans com rate A e B apenas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Vidolz disse:

screenshot_28.jpg.8b2f899112e8b19a6a44b0ac0acb8b8c.jpg

Entretanto mudei o meu auto invest para loans com rate A e B apenas.

@Vidolz
    O meu estado na iuvo: mais de 50% em atraso

current 26
    3 a 15 20
    16 a 30 8
    31 a 60 7
      61

Estou a diminuir o meu investimento na Iuvo, aproveitei o bonus dos 90€ e gradualmente tenho estado a retirar assim que recebo.
    Cada vez que retiro recebo uma chamada da estonia, nunca atendi.

Editado por Roberto Santos
    adicionar user
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, RSilva disse:

Estou com 28% dos loans em atraso, mas a rentabilidade acumulada continua muito alta.  Estou satisfeito com a Iuvo.

Estou concentrado nos loans de juros mais altos, com 70% da carteira no originator iCredit.

Aliás, andei estudando os originators de lá. Em breve, volto a falar deles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, 0risk disse:

Estou com 28% dos loans em atraso, mas a rentabilidade acumulada continua muito alta.  Estou satisfeito com a Iuvo.

Estou concentrado nos loans de juros mais altos, com 70% da carteira no originator iCredit.

Aliás, andei estudando os originators de lá. Em breve, volto a falar deles.

Eu tenho praticamente tudo na Icredit, e mais de metade em atraso por isso é que quero diminuir a exposição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites