Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 11 minutos, jotix disse:

Não sou de todo contra o facto de se colocarem reflinks. Como o disse, parece-me justo, quando existe todo um trabalho por trás. 

A minha crítica, foi, a meu ver, meramente construtiva e humilde, e que parece ter surtido efeitos: pensou-se no assunto. Obrigado. 

Fizeste bem em levantar essa questão e a forma como fizeste foi a ideal. 

Num fórum nem sempre é fácil passar uma mensagem sem ela parecer arrogante do outro lado, quando a opinião é contrária. 

A nossa comunidade, aqui, acima de tudo tem tendência a fomentar a entreajuda e a alertar quando alguém está com o pé em cima da poça, ao menos a evitar sujar a perna toda. 

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Felizmente que os fóruns ainda existem.

E é mtas vezes nos fóruns que se encontra a capacidade, de ainda, dar uma opinião ou entendimento, sem partir para a arrogância ou cultivar o ódio desprezível. 

A entreajuda, é de facto, o pilar de qualquer comunidade, e através dela que se aprende. Mas pronto... história que todos conhecem encerrada. 

Next ?

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 17/01/2019 às 23:39, Rick Lusitano disse:

Entretanto como a Grupeer anda paradinha, com pouca oferta, comecei a diversificar em plataformas de maior retorno, como a Crowdestate, Crowdestor e Bulkestate (para além da Envestio, que também parou um pouco e baixou as taxas). Fiz umas mini-reviews (no futuro irei expandir-las) no meu blog sobre estas plataformas.

Será que, neste momento, a Bulkestate é uma plataforma de maior retorno, alternativa a outras plataformas paradinhas e com pouca oferta?
    Este ano (2019) a Bulkestate teve apenas 2 loans, de baixo valor e ambos a 12%.
    Espero que volte aos 15-16%, mas neste momento parece-me paradinha, com pouca oferta e pouco retorno.

PS. Com o tempo que os moderadores demoram a aprovar os meus comentários, quando este ficar visível talvez já não faça sentido... lol.

Editado por Henrique Ribeiro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Como tenho gosto pela área das Fintech, resolvi partilhar quanto mais não seja, para quem tenha alguma curiosidade. Vai acontecer um evento sobre Fintechs em França:

image.thumb.png.3514b5db887f51f8c0609575ae901923.png

Algumas das Fintech presentes, não só ligadas ao Credito Alternativo. Tem alguns unicórnios e incluindo Startups Portuguesas. Vejam lá se reconhecem alguma Fintech, se calhar já são clientes de algumas delas, entre Neo Banks, plataformas de pagamentos, de transferências electrónicas e investimento, etc. (Até vai estar presente uma plataforma de P2P Lending, que é uma surpresa) : ;)

Citação

ac59e685-3389-45ae-96bb-e6139d1c7c8b.jpg
    Si vous ne pouvez pas voir l'image correctement, retrouvez ci-dessous la liste des Fintechs que vous pourrez rencontrer au Paris Fintech Forum 2019:

Accurate Quant, Active Asset Allocation, AgriLedger Ltd, Airwallex, Apiax, AQMetrics, AriadNEXT, Asset Pro Technology Ltd., Atom Bank plc, Bankable, Bankingblocks, Baobab, Billpocket, BitPesa, Blender, Brickblock, Brolly, bunq, BUX, Calcabis, Cambrist, CarPay-Diem, CDLK Services, Chainvine, Checkout. com, Circle, CoverGo, Coya AG, Credimi spa, CREDITAS, CreditEase, Cross River, CrossLend, Cybertonica Ltd., DataRobot, DataSeers, Deposit Solutions, Digital Insure, Divido, Domec, Dreamquark, Dwolla, EstateGuru, eToro, Eurobits Technologies, EverCompliant, Everledger, Eversend, exagens, EZBOB, Feedzai, FinCompare, Flinks, Fluidly, Forter, Fraugster, Friendsurance, Funding Options, Getsafe, Harmoney, Holvi, Icontrends - Keep Warranty, Inzmo, iQotation, iwoca, Kabbage Inc, Kaiko, Kasko, Know Your Customer Limited, Koosmik, Kuva, LaFinBox, Ledger, Lendable, LendInvest, Leocare, LGO Markets, LiquidShare, Loanboox, LoanXchain, Mambu, Marqeta, Mash, Minna Technologies, Monese, Moneyfarm, MoneyLion, Morning, Mylo, N26, Nala, Napoleon Group, NDGIT, Nephelai, Neuroprofiler, Nubank, OakNorth, October, OneWealthPlace, Oval Money, Ovamba Solutions, Paisabazaar. com, PayMe, PayU, Plaid, Prive Technologies, Priviti, Qover, Raisin, Rapyd, Ravelin, Ripple, Robocash Group, Satispay, Scanovate, SeedInvest, Seedrs, ShapeShift, Shine, SlimPay, solarisBank, Soldo, Spiff, Squirro, Starling Bank, StarTalers, Stocard, Suade, SumUp, Tapoly, Taulia, The Credit Junction, Tide, Tinkoff, Token, Tokeny, Trade Ledger, TransferWise, Traxpay AG, Trov, Validus Capital, Viva Wallet, WorldRemit, Yields. io, Yolt, Younited Credit, Zego, Zelros, Zopa. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Opinião de um investidor:

Fast Invest Review

https://www.expatfire.org/personal-finance/peer-to-peer-lending/fast-invest-review/

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Reparei agora, será que esta Kviku que está a pedir dinheiro emprestado é a mesma que está a vender loans na Mintos? ;)

image.png.5669afb44323d18e4048b70355bbef69.png

image.png.f62d9797ee8725ec9170676f32efdb25.png

image.png.85f06b4e8f79ac80a92c0a327e6ee9ec.png

https://www.mintos.com/en/loan-originators/kviku/#general

LOL

A julgar pelos 40% de loans que tem na Mintos com atraso, se calhar está a ver-se arrasca para pagar os Buyback guarantees.

Tem tudo para correr bem. :)

EDIT: Estou aqui a pensar melhor nisto. Isto é grave, não é? Então uma pessoa que procure diversificar, acaba por estar a pagar os seus juros com o seu próprio dinheiro, caso esteja investido nela na Mintos e na Grupeer. Pescadinha de rabo na boca?

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Patanisca disse:

LOL

A julgar pelos 40% de loans que tem na Mintos com atraso, se calhar está a ver-se arrasca para pagar os Buyback guarantees.

EDIT: Estou aqui a pensar melhor nisto. Isto é grave, não é? Então uma pessoa que procure diversificar, acaba por estar a pagar os seus juros com o seu próprio dinheiro, caso esteja investido nela na Mintos e na Grupeer. Pescadinha de rabo na boca?

Essa é uma hipótese e não seria muito agradável, mas também pode ser para financiar uma entrada noutro mercado, por exemplo. Precisávamos de perceber o objectivo deste empréstimo para ficarmos com uma ideia melhor Do que se trata.

De qualquer forma, uma coisa é certa: para se estar a financiar aqui é porque não tem uma estrutura accionista com muito capital para lá meter, ou pior ainda, sem confiança para isso. E isto é preocupante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 12 horas, Henrique Ribeiro disse:

Será que, neste momento, a Bulkestate é uma plataforma de maior retorno, alternativa a outras plataformas paradinhas e com pouca oferta?
    Este ano (2019) a Bulkestate teve apenas 2 loans, de baixo valor e ambos a 12%.
    Espero que volte aos 15-16%, mas neste momento parece-me paradinha, com pouca oferta e pouco retorno.

A BulkEstate deve ser a plataforma mais parada que conheço, nos últimos 4 meses teve 6 empréstimos disponíveis.

A Neo Finance está a oferecer 25€ a quem quiser experimentar, basta seguir o link do blog, eu recebo 5€ mais 2% do investimento dos primeiros dois meses, quem fica a ganhar mesmo é quem se registar.

Eu tenho conta à 6 meses e tenho rentabilidade de 15,3%, apenas com 4% do portfolio em atraso e com menos de 30 dias.

Não têm BG mas dá para acionar um fundo "provision fund", que tem um custo mas funciona como BG. Nunca acionei por isso não sei ao certo o custo, que depende do risco e da taxa de juro do empréstimo. Não posso dizer que seja uma das minhas plataformas favoritas mas a quem ache que 25€ de oferta não interessa eu posso dar o meu IBAN ?

image.png.e1d33afcf41a1fef6a1999046dd062d6.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Vidolz disse:

O que é isto do "Late Payment Fees" no IUVO?

What is a late fee and when is it being applied?

The late fee is an additional charge that the originator applies to the borrower in the case of a delayed installment. Every originator determines the conditions and the amount of the charge that applies.
    The Investors receive such a part from the fee, as the amount of the credit they own.

Resumindo, quando uma mensalidade é paga atrasada vem acompanhada por um late fee. Quando é paga pela BG, só é pago o valor em divida (sem juros nem penalidades).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

A BulkEstate deve ser a plataforma mais parada que conheço, nos últimos 4 meses teve 6 empréstimos disponíveis.

A Neo Finance está a oferecer 25€ a quem quiser experimentar, basta seguir o link do blog, eu recebo 5€ mais 2% do investimento dos primeiros dois meses, quem fica a ganhar mesmo é quem se registar.

Eu tenho conta à 6 meses e tenho rentabilidade de 15,3%, apenas com 4% do portfolio em atraso e com menos de 30 dias.

Não têm BG mas dá para acionar um fundo "provision fund", que tem um custo mas funciona como BG. Nunca acionei por isso não sei ao certo o custo, que depende do risco e da taxa de juro do empréstimo. Não posso dizer que seja uma das minhas plataformas favoritas mas a quem ache que 25€ de oferta não interessa eu posso dar o meu IBAN ?

image.png.e1d33afcf41a1fef6a1999046dd062d6.png

Ainda quando a Neo Finance era a Paskolų klubas, andei a estudar-la, e vi que ela juntamente com outras plataformas com sede na Lituânia (Savy e FinBee), retinham na fonte, 15% de impostos.

O facto de deduzir na fonte os impostos,  reduz a rentabilidade total devido a capitalização dos montantes investidos (capital inicial + juros). Não sou contra o pagamento de impostos (well... :P ), mas as plataformas que não retêm impostos, permitem que os investidores obtenham maiores retornos, porque reinvestem mais dinheiro, depois o Estado de residência fiscal também receberá mais dinheiro aquando a declaração de rendimentos, ou seja, não retenção de impostos, beneficia tanto os investidores como os Estados, mas os Estados às vezes preferem obter receita fiscal mais reduzida mas certa do que arriscar esperar pela declaração dos rendimentos.

Citação

Payments of the income tax

Resident income tax for the interest paid to non-Lithuanian residents must be deducted and paid into the budget of the Republic of Lithuania by “NEO Finance”. The rate of income tax is 15 percent, therefore prior to paying the interest to the investors, “NEO Finance” will deduct 15 percent of this amount and will transfer the deduction into the budget. If Lithuania has signed the double taxation avoidance agreement with the certain country and the investor has submitted to “NEO Finance” the request regarding the rate specified in the aforementioned agreement, then “NEO Finance” would deduct the respective rate. Lithuania has signed the double taxation avoidance agreements with the following countries https://www.vmi.lt/cms/en/tarptautines-dvigubo-apmokestinimo-isvengimo-sutartys. Income tax rate of 0 percent is set with Latvia and Cyprus, and income tax rate of 10 percent are set with other countries.

We would like to note that the income tax payable in the investors state of residence can be reduced by the amount of income tax that was paid in Lithuania. If 15 percent was deducted, and according to the double taxation avoidance agreement signed between Lithuania and the other country, the tax rate is set at 10 percent, then the investor can reduce the income tax in their place of residence by 10 percent. In the event that “NEO Finance” receives the request regarding the application of the lower income tax rate, the investor can reduce the income tax in their country residence by the amount that was paid as an income tax in Lithuania.

We would like to note that when choosing the peer to peer lending platform, it is very important to make sure that the tax legislation of that country is adhered to. Otherwise the investors risk facing violations of the tax obligations, those could involve the investors themselves. “NEO Finance” advises investors to check thoroughly that the peer to peer lending platform does not violate the tax legislation of the resident country prior to investing, due to which they themselves could face the improper payment of the taxes.

https://www.neofinance.com/en/faq/investor/28

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 19/01/2019 às 15:15, domus disse:

Olá a todos! 24h dps tenho as 65 páginas lidas. Invisto entre outras coisas em p2p desde 2017, estou atualmente nas seguintes plataformas e a minha semi review e previsão futura:

Mintos - n perco muito tempo c escolhas e filtros, basicamente diversifico ao máximo, todos os períodos, todos os loaners, todas as regiões, taxas acima de 10% como mínimo e BB. Casa a manter c/ investimento atual

Grupeer - demasiado certinha, russos ao barulho, red flags. A sair durante 2019

Swaper - iniciei c +5k, o cash drag tornou-se enorme passei para os 3k e vai-se andando. A manter c/ investimento atual

Robocash - Manter c/ investimento atual

Crowdestate - Manter e subir investimento para ter maior exposição de real estate nos bálticos

Crowdestor - Manter e subir investimento pq me agradam alguns dos negócios

Envestio - Demasiada fruta, red flags por todo o lado, vai dar barraca (o patanisca já disse td). Sair em 2019 e rezar para não arder.

Fastinvest - O passado da Simona e da família são uma comédia, red flags...muitos! Sair em 2019

Housers - Já lá tive 10k, estou a reduzir e vou deixar nos 5k. Mantenho em 2019 unicamente por diversificação geográfica.

Kuflink - Vou meter mais 4500€, na realidade o equivalente em libras!

Assetzcapital - Vou meter mais 4500€, na realidade o equivalente em libras!

Casas abrir e para onde pretendo redireccionar o dinheiro da Envestio/Fastinvest/Grupeer:

Brickowner, Linked Finance e Britishpearl

Objectivos p2p:

capital investido 30-35% da carteira

diversificação geográfica - bálticos/uk/irlanda/peninsula

diversificação do tipo de p2p - créditos, negócios, real estate (a minha preferida pela óbvia garantia real)

10% de juros

máximo valor por investimento 100€

A minha opinião sobre esta forma de investimento é q é de alto risco e temos q estar preparados para perder pois é uma questão de tempo! As variáveis são tantas e todos as sabemos,: economia mundial, crises locais, falta de regulação, esquemas, hackers, etc.

Bons investimentos para todos

Tens alguma estratégia de minimização de riscos para as plataformas britânicas?

Por exemplo, o risco cambial, GBP vs. EUR.

Já para não falar no Brexit, que ninguém sabe como descalçar essa bota e o que irá acontecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

Neofinance: no meu caso, recebi 40 euros. Não sei que link segui, deve ter sido de algum "guru" com cunha na Neofinance.
    O que gosto:
    - transparência, que inclui a descrição dos rendimentos e dos encargos da pessoa que contrai os empréstimos, incluíndo anteriores atrasos no pagamento de outros empréstimos;
    - muitos empréstimos disponíveis;
    - tem mercado secundário;
    - taxas sem "provision fund" que chegam aos 26%;
    - é regulada pelo Banco Central da Lituânia;
    - a nossa conta na Neofinance é uma conta bancária, em nosso nome, com IBAN e tudo. 

O que me desagrada:
    - quem optar pelo "provision fund" tem que o comprar à cabeça. Varia com a taxa de juro, prazo e  risco do empréstimo. Por exemplo: 10 €, risco C (o mais elavado), taxa de juro 26% e 60 meses, o "PF" custa 2,29€ e é pago logo à cabeça, ou seja, pagamos 12,29€ e ficamos com 10€ de empréstimo. Ainda assim, nos 60 meses a XIRR é de 15,65%;
    - a minha estratégia, muito conservadora e com "provision fund", só é viável para períodos longos, mais de 36 meses;
    - no mercado secundário cobram uma taxa de 1% por casa transação;
    - pagamos 0,29€ por cada levantamento;
    - cobram imposto sobre os juros.

O meu referral só dá 10 euros, mais vale usarem o do Plataformas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 11 horas, Patanisca disse:

LOL

Não vejo que seja grave. A Kviku pode estar simplesmente a diversificar fontes de financiamento. Muitos loan originators (LO) para além de vender loans nas plataformas, também recorrem a empréstimos obrigacionistas, por exemplo, a Mogo. Até pode ser que a Kviku pode estar a vender loans na Mintos para ter liquidez para voltar a emprestar e estar a pedir dinheiro emprestado na Grupeer para melhorar o seu site/plataforma de concessão de crédito ou mudar de instalações ou comprar servidores, ou qualquer outra necessidade operacional.

O que vejo de facto a tomar em atenção, é a diversificação. Anda uma pessoa a controlar os pesos dos LO na Mintos (ou noutra plataforma) e depois anda a emprestar ao mesmo LO noutra plataforma, acabando por ficar com maior exposição aos mesmos LO no total das plataformas investidas. O que tem estado a acontecer recentemente é começar a existir LO em múltiplas plataformas, Mintos, Viventor, Grupeer, Debitum Network, Bondster, Lenndy.

Por isso, defendo que não se deve ver apenas a diversificação dentro das plataformas isoladamente. Mas sim no total das plataformas, seja por LO, seja por país, por tipo de empréstimo, etc. (Daí também ter entrado em plataformas de imobiliário, para além dos colaterais, a maior parte dos loans são na Estónia e alguns na Letónia, países que não tenho exposição actualmente em outras plataformas.)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, Rick Lusitano disse:

Eu tenho investimentos em 4 plataformas de imobiliário do UK: Kuflink, Brickowner, Crowdproperty e British Pearl além de investir em GBP na Seedrs e não uso nenhuma defesa em relação à desvalorização da libra porque acho que o Reino Unido consegue dar a volta facilmente pelo histórico que tem enquanto mercado financeiro.

Uma das formas é com a compra de ETFs, está explicado neste artigo:
    https://www.etfstrategy.com/leveraged-short-sterling-etfs-surge-as-pound-weakens-against-dollar-and-euro-following-moodys-downgrade-of-uk-75983/

Faço isso em relação ao dólar com https://www.etf.com/ULE por ter ETFs que replicam a cotação da prata e do ouro cotados em dólares. Numa folha excel replico vários cenários de valorização e desvalorização do par de moedas e do ouro e da prata e a partir daí decido que valor invisto no ETF cambial em função dos valores investidos nos ETF de ouro e prata.

Editado por Plataformas De Crowdfunding
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Descobri uma plataforma Britânica de P2P Lending (segundo o site deles, regulada pela FCA), que tem o seu modelo de negócio baseado em empréstimos com colateral de Ouro e Prata. Estes Ingleses inventam tudo! :)

image.png.38702ec2ad90794b877ed1d7b7a90735.png

image.thumb.png.566384eb117a0aca45e8990eff5f7c24.png

https://lendborrowtrust.com

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Ter BE + Crowdestor + Crowdestate, como têm oferta em quantidades reduzidas, podemos fazer a nossa "própria plataforma". Por exemplo, se por mês tiver em média, 1 loan em cada uma das 3 plataformas, num ano, são 36 loans. A diversificação também será maior, diversificação por 3 plataformas em vez de apenas 1 plataforma, diversificação geográfica será também maior, pois a Crowdestate tem maior foco na Estónia, a BE na Letónia e Crowdestor na Letónia, como a Crowdestate tem mais oferta mensal, a BE + Crowdestate ajudam a equilibrar o peso da Crowestate no total dessa carteira.

Olhando para "a coisa" desse ponto de vista, 3 paradinhas e com pouca oferta, podem equivaler a "uma" menos má, multiplicam-se é as plataformas a ter em conta, mas aumenta-se a diversificação. 

Editado por Henrique Ribeiro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

BE + Crowdestor + Crowdestate

O problema de ter várias plataformas é o trabalho que isso gera para controlar os investimentos, além de aumentar o cash drag, e é nesse sentido que conto fechar a BE e não irei testar a crowdestor enquanto se mantiver com fraca oferta.

A crowdestate, além de ter maior oferta (apesar de repetir muitos projetos em diferentes empréstimos, o que não dilui o risco), tem mercado secundário que funciona, nesta tenho aumentado progressivamente o valor investido.

Abri conta recentemente conta na Reinvest24 por achar que é um conceito um pouco diferente. A própria plataforma faz investimento numa propriedade para valorizar com obras e com valorização da localização da mesma e coloca no mercado de aluguer. Aquilo que os investidores fazem é comprar participações que poderão valorizar com o tempo além de receberem a mensalidade relativa ao aluguer, para sair do investimento existe o mercado secundário. É o mesmo que acontece com a Housers mas com taxas que se esperam superiores.

E como hoje há bónus novos no blog (que podem ir até 250£) aqui fica mais um link: https://plataformasdecrowdfunding.wordpress.com/bonus/

Editado por Plataformas De Crowdfunding
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Rick Lusitano disse:

Já para não falar no Brexit, que ninguém sabe como descalçar essa bota e o que irá acontecer.

As plataformas do UK fazem parte da minha estratégia de diversificação geográfica das p2p e a libra da minha estratégia de diversificação da moeda (não me incomoda o risco cambial tendo em consideração a segurança de ter a libra no meu portfólio total). O Brexit não me preocupa, com o tempo as coisas normalizam e o equilíbrio será atingido.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Henrique Ribeiro disse:

Olhando para "a coisa" desse ponto de vista, 3 paradinhas e com pouca oferta, podem equivaler a "uma" menos má, multiplicam-se é as plataformas a ter em conta, mas aumenta-se a diversificação. 

há 1 hora, Plataformas De Crowdfunding disse:

O problema de ter várias plataformas é o trabalho que isso gera para controlar os investimentos, além de aumentar o cash drag, e é nesse sentido que conto fechar a BE e não irei testar a crowdestor enquanto se mantiver com fraca oferta.

A crowdestate, além de ter maior oferta (apesar de repetir muitos projetos em diferentes empréstimos, o que não dilui o risco), tem mercado secundário que funciona, nesta tenho aumentado progressivamente o valor investido.

Abri conta recentemente conta na Reinvest24 por achar que é um conceito um pouco diferente. A própria plataforma faz investimento numa propriedade para valorizar com obras e com valorização da localização da mesma e coloca no mercado de aluguer. Aquilo que os investidores fazem é comprar participações que poderão valorizar com o tempo além de receberem a mensalidade relativa ao aluguer, para sair do investimento existe o mercado secundário. É o mesmo que acontece com a Housers mas com taxas que se esperam superiores.

E como hoje há bónus novos no blog (que podem ir até 250£) aqui fica mais um link: https://plataformasdecrowdfunding.wordpress.com/bonus/

Encara esses custos de trabalho adicional por ter mais plataformas, como as comissão de gestão de um fundo de investimento/ETF de gestão activa. Nesses tipos de fundos, os gestores cobram comissões por fazerem a gestão. É também como os serviços de gestão de carteiras, quem as gere, cobra uma comissão pelo trabalho que têm. Afinal nós somos gestores do nosso "fundo de investimento". ;)

Os bancos ou gestoras de patrimónios cobram por esse trabalho de pesquisa, analise, diversificação, gestão, para quem não tem tempo, vontade ou conhecimentos. E por vezes, não se conhece muito bem, as transacções, estratégias, e outros factores relevantes. No final, em alguns casos, acontece que a performance desses serviços não é nada de especial. Mas as comissões de gestão são certas.

Nós por optarmos por sermos nós os gestores das nossas carteiras, para controlar os investimentos e poder maiores retornos potenciais,  acabamos por ter mais trabalho, esse trabalho adicional é recompensado pelo prémio de maior controle de gestão e por não pagarmos comissões a gestores terceiros.

Na Bulkestate e na Crowdestor, como têm poucos projectos, eu não tenho cash drag, envio o dinheiro só quando aparece os projectos.

A Crowdestate tem projectos com várias tranches, como várias plataformas também tem, cabe ao investidor controlar a exposição aos mesmos empréstimos ou aos mesmos loan originators ou mesmos países. Também se faz isso na Mintos, com controle dos pesos. ;)

A Reinvest24 funciona com rendas do aluguer, parecido com um dos tipos de oportunidades da Housers, são geralmente taxas de retorno mais baixas e dependem da existência de inquilinos que paguem. A Reinvest24 vai tendo alguns projectos com maiores taxas de retorno.

(Mais detalhes.)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Rick Lusitano disse:

Reparei agora, será que esta Kviku que está a pedir dinheiro emprestado é a mesma que está a vender loans na Mintos? ;)

image.png.5669afb44323d18e4048b70355bbef69.png

image.png.f62d9797ee8725ec9170676f32efdb25.png

image.png.85f06b4e8f79ac80a92c0a327e6ee9ec.png

https://www.mintos.com/en/loan-originators/kviku/#general

Rick , Claro que é olha aqui a prova e a propaganda da diferença das taxas , já vale tudo , vê as taxas :):)

image.png.72fae01bf6b37234fd84e8455f3c7a60.png

image.png.45bfbd50f27dc09cab05af2dbe7fb767.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 10 minutos, Nesspc disse:

Rick , Claro que é olha aqui a prova e a propaganda da diferença das taxas , já vale tudo , vê as taxas :):)

image.png.72fae01bf6b37234fd84e8455f3c7a60.png

image.png.45bfbd50f27dc09cab05af2dbe7fb767.png

Até referem que oferecem 2% extras que na "outra plataforma". Como se a Grupeer ou outra plataforma se pudesse comparar com a Mintos. :)

Em Dezembro/2018, Grupeer teve 2,3M de novos loans vs. os 137,2M da Mintos.

Estão a comparar loans de 9% a 2 meses e possibilidade de ser vendidos em SM na Mintos com loans a 11% a 12 meses sem SM na Grupeer. Esses 2% extras que a Kviku paga é por serem loans de maior prazo, a conhecida Yield Curve da classe de activos Obrigações (Fixed Income).

(Mais detalhes.)
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites