Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

O meu teste de levantamentos de ano novo surpreendeu-me. Levantei das plataformas todas no dia 1 ou no dia 2 nos casos em que tive de fazer id verification no dia 1.
    Já bateu tudo na conta à excepção da ... Mintos :S
    Pedi Id verification no dia 1 ainda está pendente, já abri ticket mas dizem que vão demorar 3 a 4 dias uteis a responder, honestamente esperava melhor serviço da Mintos..

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Nesspc disse:

Gustava deixo acima resumo dos meus investimentos, só invisto a Short Term e nos de 30 dias, sempre com Buyback, estou nesses loan originators todos, o unico que noto alguns atrasos são os polacos na Kuki, de resto sem problemas..... qq dúvida apita, nos loans falta a Tengo e Peachy que não ficou na imagem. de juros quem mais me der mais meu amigo é :)

A Kuki, realmente, anda impressionante. É atrasos uns atrás dos outros...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 13 minutos, RSilva disse:

O meu teste de levantamentos de ano novo surpreendeu-me. Levantei das plataformas todas no dia 1 ou no dia 2 nos casos em que tive de fazer id verification no dia 1.
    Já bateu tudo na conta à excepção da ... Mintos :S
    Pedi Id verification no dia 1 ainda está pendente, já abri ticket mas dizem que vão demorar 3 a 4 dias uteis a responder, honestamente esperava melhor serviço da Mintos..

Tem imensos investidores novos a entrar todos os dias, e subcontrataram o serviço de KYC/AML a terceiros que devem estar cheios de trabalho e com os feriados. Há países que não trabalham no dia 2/Janeiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Rick Lusitano disse:

Os Grace Periods contam para os atrasos, por exemplo, o originator X tem um Grace de 5 dias, se ao fim desses 5 dias, não for pago, passa para o patamar seguinte "1-15 Days Late", nesse caso com 6 dias de atraso e a acumular dias. Durante o período de Grace, são contados para além dos dias, os juros de atraso caso o loan originator pague os juros dos 60 dias de BB. O Grace Period serve para evitar colocar os loans directamente como atrasos. Antes os loans, os loans ficavam num limbo, ficavam como Current, apesar de estarem atrasados uns dias, devido a vários factores, feriados, fins-de-semana, etc, com esta nova categoria, a Mintos tornou as coisas mais transparentes, dizendo que os loans estavam temporariamente atrasados, mas podiam ser por questões extra-borrower, se confirmar-se que era atraso do cliente, passavam para a categoria seguinte

Penso que está informação não esteja correcta, os juros sobre os atrasos só começam a contar quando o loan passa para o estado delayed não sendo contabilizados os dias em que esteve em grace. Daí ser importante verificar o nr de dias de grace dos loaners porque afecta a rentabilidade.

Já apanhei esta discussão em vários sites e grupos do fb mas não tenho agora nenhum link para citar, se tiveres algum em sentido contrário, please share!?

Quanto à ebv, o juro não é tão alto como outros mas até o considero alto relativamente ao risco envolvido. É dos meus loaners favoritos e ocupa cerca de 15% da  minha carteira. 10%-11% a 6 meses com risco baixo? I'll take it!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Só por curiosidade, para quem está na Envestio, vão a jogo no novo loan de 12M a 15%?

Se sim, entram com os valores que costumam investir ou alteram alguma coisa?

Aonde traçam a vossa linha vermelha na Envestio? (Não é o Metro ou Futebol. ;) )

Disclaimer: Estou na Envestio, com pequena carteira de especulação. Já tomei a minha decisão em relação a investir ou não nesse loan.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Entrei com 52€, ? . 15% não me puxa a novos reforços. A Envestio caracteriza os seus emprestimos(empresas que os pedem) com ratings entre BB e BBB  pelo que acho que deve ter juros altos para compensar..(15% continua alto, mas é bem diferente de 23,5% ou mesmo 30% de alguns empréstimos á um ano atrás)

há 58 minutos, Rick Lusitano disse:

Só por curiosidade, para quem está na Envestio, vão a jogo no novo loan de 12M a 15%?

Aonde traçam a vossa linha vermelha na Envestio? (Não é o Metro ou Futebol. ;) )

Disclaimer: Estou na Envestio, com pequena carteira de especulação. Já tomei a minha decisão em relação a investir ou não nesse loan.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Rick Lusitano disse:

Devido á taxa de juro de somente 15%  e prazo superior aos anteriores que envesti, entrei com +/- 70% do valor que costumo investir por loan na Envestio.

Editado por investidorPT
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Rick Lusitano disse:

entrei nesse loan como no de 16,5% de há dias, com valor baixos para o normal , andam a fazer o mesmo que a Grupeer fez experimentar até ver onde pega. o de 16,5% 100K foi em 10 horas, devia haver dinheiro parado, este em 24 horas desceu de 500K para 375K. Rick a minha linha é este Loan 15%, mais baixo ou se mantiverem prefiro os 14% da Mintos ou vou passear á Crowdestor para ver se corre melhor...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Nesspc disse:

Rick a minha linha é este Loan 15%, mais baixo ou se mantiverem prefiro os 14% da Mintos ou vou passear á Crowdestor para ver se corre melhor...

Por 1% ao ano, escolhes uma Envestio em detrimento de uma Mintos?

Há gajos corajosos!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 04/01/2019 às 23:58, Rick Lusitano disse:

Fiz esta pergunta, porque ontem á noite no momento que recebi o mail de notificação da Envestio do novo loan, estava a debater como quantificar risco numa óptica de gestão de carteiras. De como aferir o perfil do investidor e construir uma carteira com base no perfil do investidor.

Os académicos por norma quantificam o risco através da volatilidade e constroem as carteiras como base nisso e no retorno esperado. Mas como quantificar activos sem negociação em mercados, logo não há volatilidade. Depois passam para, o risco é a incerteza da obtenção do retorno, OK tudo bem, como quantificar o risco de um intermediário (ainda por cima, se for um intermediário num sector de negócio recente e com muito pouco histórico), o risco da liquidez, risco de um activo que não tem histórico para tentar prever o futuro, ou quando não há activos parecidos para tentar simular a performance de um activo inovador.

As teorias académicas são muito interessantes, dão direito a Nobel ao fim de uns anos, mas por vezes, ficam aquém da realidade. Se essas teorias fossem perfeitas como muitos apregoam, então os prémios Nobel eram todos os mais ricos do mundo. ;)

Ao fim ao cabo, os investimentos ou a economia não é só matemática, há uma forte componente de psicologia e sociologia humana, percepções, bias, emoções e até mesmo irracionalidades. O ser Humano não é sempre 100% racional, logo os mercados, risco, retorno, etc, são dificilmente quantificados correctamente e irão sempre depender o Homem, para o Bem e para o Mal.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Patanisca disse:

Por 1% ao ano, escolhes uma Envestio em detrimento de uma Mintos?

Há gajos corajosos!

sem dúvida, só para não ter trabalho em tirar dinheiro de lá.

De Referir que a mal afamada Envestio não me falhou em nada até á presente data e os rendimentos obtidos nela não são comparáveis com qq outra p2p actual.

Se  o reduzirem as taxas lhes dar mais credibilidade , tudo bem, mas como disse abaixo de 15 % reforço na Mintos ....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, globetrotter17 disse:

Bom dia, 

Acabo de criar conta na Mintos.

De que forma costumam fazer as transferências? Tenho conta na CGD, Montepio, Santander. 

Transferência SEPA deve rondar 2-3 dias, dependendo do banco. Eu de momento uso conta da Revolut , carrego na Hora e Transfiro de lá , se fizer isso no próprio dia de manhã, após o almoço está lá, 4-6 Horas. Para a Envestio nem chega a 3 horas tenho lá o dinheiro ....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 14 horas, Cardoso24 disse:

Não tem a ver com a pergunta colocada, mas este mês culminou com a minha saída TOTAL da Envestio.

Foi muito bom enquanto durou mas agora não compensa o risco, nem que dure mais 1 ano. Apanhei taxas de 26%, 22%, 19 e 18%, com a maior parte investido nos primeiros, agora não compensa.

Boa sorte a quem está investido.

Tem tudo a ver com a pergunta colocada. Risco vs. Retorno.

Ou seja, pelo que depreendi do que disseste, por essas taxas (e talvez prazos) ias a jogo na Envestio, para o risco que tu atribuías (bem ou mal não interessa, está sempre certa para cada investidor).

E quando as taxas de juro passaram a tua linha vermelha, interpretas como investimento em que o retorno não recompensa o risco que visionas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, Nesspc disse:

Transferência SEPA deve rondar 2-3 dias, dependendo do banco. Eu de momento uso conta da Revolut , carrego na Hora e Transfiro de lá , se fizer isso no próprio dia de manhã, após o almoço está lá, 4-6 Horas. Para a Envestio nem chega a 3 horas tenho lá o dinheiro ....

Obrigado!

Mas no site há 3 opções (para EUR):

1. Direct Bank Transfer via Trustly

2. Bank Transfer via LHV ou DK

3. E-money service providers via TransferWise ou outras.

Escolhes a segunda opção?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

image.thumb.png.2d2c3da108897413c20abdc08cff0130.png

Pelo vistos, este novo loan da Envestio, não está a ser o sucesso do costume, dando o desconto de ter sido lançado numa 6ª feira à noite, tem apenas 142k investidos. O Urban mining Tier 11 de 100k desapareceu em menos de 2h, há poucos dias atrás. E não era 1 loan novo, há investidores que não repetem as tranches do mesmo loan.

É bom que demore, para a Envestio aumentar as taxas. O pessoal não são as meninas da mata. Quanto muito, são "modelos". :)

Posso me enganar, possivelmente os prazos dos loans na Envestio vão aumentar e as taxas de juro diminuir...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Rick Lusitano disse:

possivelmente os prazos dos loans na Envestio vão aumentar e as taxas de juro diminuir...

Se assim for, é mais uma plataforma que faço STOP, juntando-se à Housers com 3 loans até Março 2019.  

Editado por investidorPT
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Penso que será essa tendência em 2018 foram agressivos para arranjar investidores e capital , agora tende a normalizar essa curva ascendente, resta saber se querem manter o ainda topo em taxas de retorno ou se vão ficar lado a lados com outras plataformas no mercado.

Os únicos que considerei transparentes até á data e vale o que vale foi a robocash que informou os investidores que cortou dos 13 e 14% para 12% e anunciou as razões para tal . Outras como Envestio , Grupeer e agora a Fast Invest experimentam a ver se o cliente pega :)  Cada vez mais haverá investidores nas P2P senão haver aí nenhuma catástrofe que afecte estes mercados, acredito que por muito capital disponível vai haver lutas renhidas em plataformas com atractivos para umas e outras. Assim como a facilidade destas arranjarem loans fiáveis e responsáveis para os seus investidores para evitarem cash drag nas suas plataformas e consequente fuga de investidores. Penso que 2019 vai ser um bom ano :)

image.thumb.png.2d2c3da108897413c20abdc08cff0130.png

Pelo vistos, este novo loan da Envestio, não está a ser o sucesso do costume, dando o desconto de ter sido lançado numa 6ª feira à noite, tem apenas 142k investidos. O Urban mining Tier 11 de 100k desapareceu em menos de 2h, há poucos dias atrás. E não era 1 loan novo, há investidores que não repetem as tranches do mesmo loan.

É bom que demore, para a Envestio aumentar as taxas. O pessoal não são as meninas da mata. Quanto muito, são "modelos". :)

Posso me enganar, possivelmente os prazos dos loans na Envestio vão aumentar e as taxas de juro diminuir...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 04/01/2019 às 19:31, Nuno Silva disse:

Penso que está informação não esteja correcta, os juros sobre os atrasos só começam a contar quando o loan passa para o estado delayed não sendo contabilizados os dias em que esteve em grace. Daí ser importante verificar o nr de dias de grace dos loaners porque afecta a rentabilidade.

Já apanhei esta discussão em vários sites e grupos do fb mas não tenho agora nenhum link para citar, se tiveres algum em sentido contrário, please share!?

Quanto à ebv, o juro não é tão alto como outros mas até o considero alto relativamente ao risco envolvido. É dos meus loaners favoritos e ocupa cerca de 15% da  minha carteira. 10%-11% a 6 meses com risco baixo? I'll take it!

Realmente os GP não é transparente na Mintos.

No mundo das Finanças, o GP ou período de carência existe, não se paga durante esse período (empréstimo + juro ou só os juros, carência de juros), mas acaba por sempre por se pagar todo o período do empréstimo. Por exemplo, 1 empréstimo de 10 anos com o 1º ano (12 meses) de carência, ao fim dos 12 primeiros, o cliente começa a pagar, mas em 9 anos paga o equivalente a 10 anos de empréstimo, via maior taxa de juro, ou mais pagamentos ou outra solução.

Andei a fazer contas com loans em atraso e BB, mas não cheguei a um consenso. Vi depois os fóruns internacionais, também há opiniões para tudo, GP sem juros, GP que pagam os juros mas só se o loan passar pelos períodos de lates após e active o BB. Para esclarecer vou perguntar na 2ª feira à Mintos, porque o site deles não menciona essa questão.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites