Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

A 05/11/2017 às 11:56, frugal disse:

viva

penso que não vale o risco, só para pequenos montantes 

é bom para os jovens se entreterem talvez.

abc

Boas Frugal,

Pela tua forma de comentar neste fórum, a sensação que transmites é qu2 tens medo de tudo.

Tens de aprender a encarar o dinheiro (e a rentabilização) como algo saudável. Senão até sair à rua tem um risco brutal.

Se desconfias, não investes.

Se tens medo, então adapta-te aos investimentos que se adequam ao teu perfil (como tão bem sabes, pela tua experiência).

Não vale a pena é dizeres que é para pequenos montantes ou é unicamente para os jovens se entretetem, porque eu, que ainda sou jovem, invisto nas P2P desde 2014, onde comecei com desconfiança e onde tive de ler muito, principalmente em inglês.

Da mesma forma que comecei devagar, que é a forma sensata de fazer num tipo de investimento, sobretudo deves ter consciência que podes perder uma parte (ou a totalidade).

Nem quero imaginar o que dirias de investir (ou arriscar) em cryptos :D

Boas decisões e calma. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 24 minutos, Cardoso24 disse:

Não vale a pena é dizeres que é para pequenos montantes ou é unicamente para os jovens se entretetem, porque eu, que ainda sou jovem, invisto nas P2P desde 2014, onde comecei com desconfiança e onde tive de ler muito, principalmente em inglês.

Puxando a brasa à minha sardinha, tenho procurado informação sobre as P2P (já que estou a investir gostaria de estar mais informado). Podes partilhar alguns sites/documentos que tenhas achado mais interessantes, do teu ponto de vista? Tenho visto alguns sites de investimento/blogs espalhados pela net a falar do assunto, mas nunca sei ao certo a veracidade e o conhecimento de causa de quem escreve.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, FredCunha disse:

Puxando a brasa à minha sardinha, tenho procurado informação sobre as P2P (já que estou a investir gostaria de estar mais informado). Podes partilhar alguns sites/documentos que tenhas achado mais interessantes, do teu ponto de vista? Tenho visto alguns sites de investimento/blogs espalhados pela net a falar do assunto, mas nunca sei ao certo a veracidade e o conhecimento de causa de quem escreve.

https://www.p2p-banking.com/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém está a investir na Grupeer?

Criei conta na semana passada e vejo poucas oportunidades de investimento, só 3 ou 4 de empresas a pedir empréstimos de valores elevados. Tem pouca diversidade, o que me deixa reticente pois obrigaria a colocar toda a carteira num número reduzido de opções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, FredCunha disse:

Alguém está a investir na Grupeer?

Criei conta na semana passada e vejo poucas oportunidades de investimento, só 3 ou 4 de empresas a pedir empréstimos de valores elevados. Tem pouca diversidade, o que me deixa reticente pois obrigaria a colocar toda a carteira num número reduzido de opções.

Já sabes qual é a minha resposta.... :)

Quando entram ativos é à grande .... 20 a 100 mil de cada vez, e até á data nunca secou.....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, pennybypenny disse:

já agr que tal a malta que investe na Viainvest ? ando a pensar em abrir la conta

Antes dava tudo a 12%, ultimamente só vejo 10% e sempre da Polónia.
    No entanto tem pessoal a conseguir investir a 12% , desconheço o horário da renovação.
    O problema deste é que cobram imposto sobre esse país e Republica-Checa (se não estou em erro), logo na realidade os investimentos rendem a volta de 7%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/11/2017 às 18:17, Lifetechnicolor disse:

Em relação ao IRS, é necessário declarar os ganhos que estão investidos novamente ou apenas os que foram feitos withdraw? Qual a taxa de imposto  ? Até ao momento o valor que ganhei é extremamente baixo.

Em Portugal todos os juros recebidos durante o ano não precisam ser declarados se não optares pelo englobamento, o qual só compensa para quem tem baixos rendimentos. Os juros obtidos no estrangeiro penso ser obrigatório declarar no anexo J, mas não tenho a certeza qual a taxa a que vais ser tributado e se serás duplamente tributado visto que há plataformas que já fazem a retenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, vanocas disse:

No entanto tem pessoal a conseguir investir a 12% , desconheço o horário da renovação.
    O problema deste é que cobram imposto sobre esse país e Republica-Checa (se não estou em erro), logo na realidade os investimentos rendem a volta de 7%.

Se enviares o  teu certificado de residência (tax certificate), que podes obter no site das finanças, provas que já pagas imposto em Portugal logo eles não te tributam. Esta foi a sensação com que fiquei quando li o email que me enviaram sobre o assunto.

há 1 hora, Greentrader disse:

Em Portugal todos os juros recebidos durante o ano não precisam ser declarados se não optares pelo englobamento, o qual só compensa para quem tem baixos rendimentos. Os juros obtidos no estrangeiro penso ser obrigatório declarar no anexo J, mas não tenho a certeza qual a taxa a que vais ser tributado e se serás duplamente tributado visto que há plataformas que já fazem a retenção.

Tenho dúvidas se tens de declarar se não retirares os juros da plataforma. Afinal, os teus lucros podem vir a ser prejuízos caso um empréstimo entre em default. Mas gostava de saber mais opiniões sobre o assunto. Relativamente à dupla tributação, se escolheres plataformas que não tributem automaticamente não existe. Eu tento escolher as plataformas de acordo com esse critério, já que a com dupla tributação o rendimento perderia muito interesse.

Editado por FredCunha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, lowfin disse:

estou desapontado com a robo.cash. resolvi experimentar ha umas 2 semanas, criei portfolio o mais aberto possível e 2 semanas depois ainda nada. :(

Já aqui foi dito a importância de vários AIs.

há 6 horas, gustaferra disse:

Já sabes qual é a minha resposta.... :)

Quando entram ativos é à grande .... 20 a 100 mil de cada vez, e até á data nunca secou.....

Actualmente é uma das melhores.

Devo ser dos primeiros na Grupeer, estou bastante contente e nunca tive problemas, ainda assim aconselho muita cautela.

Não é porque a taxa média é de 14% (e taxa real no final do ano!!) que o pessoal deve esquecer as regras de gestão de risco.

Continuo a achar como inconveniente, o facto de ñ pedirem documentação e analisem a ligação dos loan originators (deve haver financiamento, daí as taxas).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, pennybypenny disse:

já agr que tal a malta que investe na Viainvest ? ando a pensar em abrir la conta

Já enumerei vários pontos fortes:

Liquidez

Apoio ao investidor bastante esclarecedor (um dos melhores nesta área).

Retorno 10 a 12%

----------------------------------------

Faz muita falta o mercado secundário (está para breve).

há 3 horas, FredCunha disse:

Se enviares o  teu certificado de residência (tax certificate), que podes obter no site das finanças, provas que já pagas imposto em Portugal logo eles não te tributam. Esta foi a sensação com que fiquei quando li o email que me enviaram 

Isso foi alterado.

Os loans PL e CZ são taxados (tendo pr base a taxa de cada país).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, FredCunha disse:

Tenho dúvidas se tens de declarar se não retirares os juros da plataforma. Afinal, os teus lucros podem vir a ser prejuízos caso um empréstimo entre em default. Mas gostava de saber mais opiniões sobre o assunto. Relativamente à dupla tributação, se escolheres plataformas que não tributem automaticamente não existe. Eu tento escolher as plataformas de acordo com esse critério, já que a com dupla tributação o rendimento perderia muito interesse.

Também tenho dúvidas sobre isso. Mas quando fores simular e enviar os dados da tua declaração aparece alertas no caso de te esqueceres de declarar alguns valores. Se não te aparecer nada é porque as entidades não informaram o fisco desses rendimentos e muito dificilmente irás ter alguma vez problemas com isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/11/2017 às 19:38, vanocas disse:

Para conseguires investir a 12% tens de ativar o autoinvest pois manualmente é praticamente impossível. Não precisas de saber horário apenas ter autoinvest e esperar pelos dias em que aparecem os novos emprestimos a 12%. Hoje apareceram e apanhei alguns através do autoinvest. Quando a oferta é escassa só com autoinvest.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para conseguires investir a 12% tens de ativar o autoinvest pois manualmente é praticamente impossível. Não precisas de saber horário apenas ter autoinvest e esperar pelos dias em que aparecem os novos emprestimos a 12%. Hoje apareceram e apanhei alguns através do autoinvest. Quando a oferta é escassa só com autoinvest.

Exatamente é preciso ter AI.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como fazem para obter o vosso Tax certificate? É o certificado de domicílio fiscal ou de residência fiscal? No caso de ser o 2º é demasiada burocracia sendo preciso preencher os dados do agente pagador, intermediário financeiro, motivo do pedido, etc...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como fazem para obter o vosso Tax certificate? É o certificado de domicílio fiscal ou de residência fiscal? No caso de ser o 2º é demasiada burocracia sendo preciso preencher os dados do agente pagador, intermediário financeiro, motivo do pedido, etc...

Na Mintos ainda não foi necessário tal doc. Em que plataforma p2p estão a falar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, investidorPT disse:

Na Mintos ainda não foi necessário tal doc. Em que plataforma p2p estão a falar?

Na Viainvest é necessário esse doc para evitar a dupla tributação.

Segundo o FAQ é necessário incluir os dados abaixo para considerarem o tal documento como válido:

Tax/Residence Certificate has to include the following mandatory information:

1. Tax Payer Identification Number (depending on the country also referred to as Personal Identification Number, Personal (Identity) Code/Number, National Identification Number, National Identity Number, National Insurance Number),

2. Loan origination countries - Spain, Czech Republic, Latvia, Poland (this information must be stated in the line confirming existing of the Double Taxation Convention between investor tax residence country and loan origination country),

3. Loan originator addresses. If remuneration debtor addresses are required, please state addresses of loan originators, not VIAINVEST itself. Please use these addresses:

• Spain - VIACONTO MINICREDIT, S.L.

Registration No. (NIF): B66402868

Josep Tarradellas 8-10,

Ático 3ª 08029 Barcelona

• Czech Republic - Via SMS s.r.o.

Registration No. (IČO): 24720275

Lazarská 1719/5, 110 00 Praha 1,

• Latvia - VIA SMS Ltd.

Registration No.: 40103259867

13. janvāra iela 3, Rīga, Latvija, LV - 1050

• Poland - VIA SMS PL Sp. z o.o.

Registration No. (KRS): 0000367773