Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 15 minutos, Vidolz disse:

Swaper já meti lá 500 paus mas como o auto invest não apanhava nada tirei o dinheiro passado uma semana.

O que é uma pena visto que têm um bónus porreiro se meteremos 5k na plataforma.

Só estou a sentir esse efeito na ultima semana, mas nos últimos 2 dias voltou a "apanhar" alguns loans. Estou an Swaper à pouco mais de 6 meses e estou com um XIRR de 14,46%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Rick Lusitano

Vi agora na Crowdestate, um exemplo recente como os investimentos podem correr mal:

Citação

Bankruptcy warning to Cellin Tehcnologies OÜ

05/11/2018

Crowdestate Collateral Agent OÜ sent Cellin Technologies OÜ a demand to repay full loan with accrued interest and penalties today. If all obligations are not paid in stated time, Crowdestate Collateral Agent OÜ will initiate a bankruptcy process.

Citação

CT Kapital OÜ

Acquisition of majority share in biotech company

Updates

05/11/2018 Bankruptcy warning to Cellin Tehcnologies OÜ
     20/07/2018 Investment opportunity overview, July 2018
     16/04/2018 Investment opportunity overview, April 2018
     02/02/2018 Scheduled payment is overdue
     03/11/2017 Scheduled repayment is overdue

Executive summary

CT Kapital OÜ is a SPV established for the acquisiton of majority share in biotechnology company Cellin Technologies OÜ. The acquisition is to be financed with a 150,000 euros of owner's equity and a 450,000 euro crowdfunded loan facility.

The crowdfunded capital layer is structured as secured 2-year loan with a fixed annual interest rate of 15% . The loan pays quarterly interest and returns principal proportionally on 12th, 18th and 24th month.

Investment's IRR is 15.8%.

https://crowdestate.eu/opportunity/Cellin

Um outro exemplo de default na Crowdestate, mas mais antigo, que já tem um longo histórico de mau comportamento, de mais de 1 ano:

Citação

Updates

07/08/2018 An overview of the enforcement proceedings of Kevade 9 loan, July-August 2018
     19/06/2018 An overview of the enforcement proceedings of Kevade 9 loan, May - June 2018
     02/05/2018 An overview of the enforcement proceedings of Kevade 9 loan, April 2018
     29/03/2018 An overview of the enforcement proceedings of Kevade 9 loan, March 2018
     22/02/2018 An overview of the enforcement proceedings of Kevade 9 loan, February 2018
     17/01/2018 An overview of the enforcement proceedings of Kevade 9 loan, January 2018
     20/12/2017 An overview of the enforcement proceedings of Kevade 9 loan, December 2017
     11/12/2017 Investment opportunity overview, December 2017
     17/07/2017 Investment opportunity overview, July 2017
     28/04/2017 Failure to make scheduled interest payment will result in an enforcement procedure
     20/03/2017 Announcement regarding interest payment
    Citação

Kevade 9, 10137 Tallinn

Secured fix and flip loan

Executive summary

Project' Sponsor is Korterivahetus OÜ, represented by Mr. Virko Ojamaa, an experienced realtor, acquiring an apartment and a parking lot at A. Adamsoni 6 / Kevade 9, Tallinn, Estonia. The apartment totals 122.50 sq.m, ownership is governed by a notarial deed concluded between the co-owners of the building.

The purpose of the development loan is to acquire the apartment for fix and flip, selling it with within next 12 months. The scope of fix and flip includes redesigning the apartment's internal layout. 

Current demand for premium apartments in highly valued areas remains high.

https://crowdestate.eu/opportunity/Kevade-9

E o mais "engraçado" é existirem investidores a venderem estes 2 projectos no mercado secundário com prémio. São uns sonhadores.

Quem vai comprar isto, e ainda por cima com prémio???

https://crowdestate.eu/marketplace?horizonMin=0&horizonMax=48&xirrMin=90&xirrMax=100

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De facto, na Grupeer parece tudo muito robotizado. Faz mesmo lembrar um esquema Ponzi. 

Os esquemas Ponzi em si, até podem durar bastante tempo... mas parece que, com as apreciações neste tópico, fica-se certo de que alguma coisa de desagradável vai acontecer. Quando, é que não se sabe. 

Penso que já é unanime que a Raize não é uma solução positiva de investimento, tendo em conta as suas falhas e os seus riscos. 

E vai-se acentuado o facto dos sites com buyback serem também arriscados, e mesmo muito arriscados. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, jotix disse:

De facto, na Grupeer parece tudo muito robotizado. Faz mesmo lembrar um esquema Ponzi. 

Os esquemas Ponzi em si, até podem durar bastante tempo... mas parece que, com as apreciações neste tópico, fica-se certo de que alguma coisa de desagradável vai acontecer. Quando, é que não se sabe. 

Penso que já é unanime que a Raize não é uma solução positiva de investimento, tendo em conta as suas falhas e os seus riscos. 

E vai-se acentuado o facto dos sites com buyback serem também arriscados, e mesmo muito arriscados. 

É preciso ter um olho no burro, outro no .... (para não ser considerado de xenofobia, omiti a ultima palavra deste ditado popular) :)

A Raize já está feita, isto é, já tem um mercado de investidores suficientes para a oferta de empréstimos, até já colocou parte do seu capital próprio em bolsa, para terem algum do seu dinheiro, já a salvo.

As P2P e o crédito em geral têm risco associado, é preciso ter consciência disso e ser remunerado de acordo. Por exemplo, deixei de investir em obrigações de clubes de futebol abaixo dos 5%. Não me vendi por meia dúzia de tostões só por causa de não existir melhores alternativas. Penso que, prefiro ter o dinheiro parado a perder para a inflação (inferior a 2% anual) do que arriscar a perder 100% do meu dinheiro por causa de cerca de 4% de taxa de juro.

É que no fim, devemos fazer a conta, em caso de incumprimento do investimento, quanto espero recuperar?

Por exemplo, espero recuperar 50% do capital investido, que taxa de juro ou ROI vou exigir para arriscar?

Cada vez mais, penso na taxa de lates vs. taxa de juro. Exemplo, a plataforma X tem y% de lates, logo a taxa de juro terá que andar no mínimo perto de y% (dou aqui uma margem para o juro composto), para compensar em caso de incumprimento. Em plataformas com BB, isso pode ser teoricamente mais relaxado, mas já vimos que o BB é uma ilusão ou um acto de fé enquanto funcionam.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 9 horas, jotix disse:

É isso que gosto da Bondora que já existe desde 2007, estamos por nossa conta. Ele não garantem nada mas informam os ganhos passados.

Os buyback são tudo ou nada, em tempos de crise podem estoirar facilmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 07/11/2018 às 02:50, quirino disse:

Não consigo entender o sentido que faz empréstimos mais curtos e com melhor taxa. Entraram todos exatamente ao mesmo tempo? Eu tenho lá algum dinheiro parado que até teria metido nesse russo dos 15%, mas também não devem ter lá durado muito tempo, algumas horas diria.

E o meu autoinvest que por acaso antes nem tinho ativo porque nunca se justificava, estava ativo desta vez e entrava nas condições e não picou nada.

Sim, esses 3 loans Russos entraram todos ao mesmo tempo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

É isso que gosto da Bondora que já existe desde 2007, estamos por nossa conta. Ele não garantem nada mas informam os ganhos passados.

Os buyback são tudo ou nada, em tempos de crise podem estoirar facilmente.

é curioso que ja ouvi por aqui falar tao mal na Bondora, exatamente por termos de assumir o risco em cada loan, e tu falas bem, por essa mesma razao. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, cibernauta disse:

Esse artigo surgiu quando eu lhes pedi para analisarem a envestio ?

Deixo aqui a resposta que me deram na altura:

Hi Nuno

Thanks very much for your feedback, it's appreciated.

I've just taken a look at Envestio. Frankly, I think there is a possibility that the site could be a sophisticated scam, and would not recommend investing in it. There are several 'red flags' I see. For example they don't state anywhere who the company is that is operating the site. It also does not make any sense for a site to offer a 30% return with a buyback guarantee! 

It may turn out that it is a real site, just with extremely risky sounding investment opportunities, but it is not worth the risk to find out in my opinion.

Regards

Adrian Watson

Founder

Editado por Nuno Silva
    Mais info
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 16 horas, lowfin disse:

é curioso que ja ouvi por aqui falar tao mal na Bondora, exatamente por termos de assumir o risco em cada loan, e tu falas bem, por essa mesma razao. :)

https://moneybrewer.com/how-do-buy-back-guarantees-work/

Aqui está um artigo interessante sobre o tema.

Não é que a Bondora seja a minha preferida mas compensa a falta de garantia com taxas mais altas.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Vidolz disse:

O máximo que vi até agora foi 21%

Esta troca de emails ocorreu em Fevereiro, nessa altura até se podiam fazer provisionamentos com bitcoins.

Diria que a Envestio percorreu desde aí um caminho para parecer mais séria, se ficou ou não ou se vale a pena o risco, cada um decidirá por si.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 10 horas, Patanisca disse:

Isto é muito interessante. Obrigado.

O racional dos juros altos e buyback já tinha sido falado por cá. 

Eis um comentário meu com casos práticos do robocash.

A 22/08/2018 às 02:51, CDCD disse:

Como se tem falado da rentabilidade (e risco) do robocash  noutros tópicos, deixo aqui um exemplo que torna claro como eles conseguem pagar 14% de juros.

Tenho um empréstimo de 200€ feito por 21 dias,  para Espanha. A taxa é de 1,8%, o que corresponde a 32,4% ao ano(!) No final dos 21 dias a pessoa que pediu o empréstimo paga 3,6€, a robocash dá-me 1,61 e partilha com o respectivo loaner 1,99. Isto é 55% de margem bruta para o par rc+loaner. 

Outro caso: 75000KZT pedidos, 5625KZT pagos ao fim de 30 dias (~179 e 13,54€ respectivamente) => 90% ao ano. 

É óbvio que existe risco, que parece bom demais para ser verdade e que, no limite, se pode perder tudo. Dito isto, o racional das taxas elevadas está explicado sem truques.

A questão prática pertinente aqui é caso alguém precise de 200€ por 3 semanas, em Portugal por exemplo, que opções teria e qual o seu custo? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

So em "abertura de dossier" ia bem mais que isso... 

P2p tem risco obviamente, é necessário estudar e estar preparado para um crash (na verdade, nunca se está preparado para um crash). 

Eu defini a minha meta, depois disso vou começar a sair. 

10% consegue-se "facilmente" num aluguer de uma garagem, com muito menos risco. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

comecei a investigar p2p há cerca de 2 meses e tenho conta nas plataformas MINTOS, VIAINVEST, TWINO e RAIZE.

Basicamente gosto da Mintos e ViaInvest e são essas que reforcei. Raize nunca consegui investir (pois não há loans disponiveis) e a Twino não me adaptei tão bem.

Os valores foram sempre transferidos por tranferência bancária mas queria tentar usar o cashback do cartão Universo.

Podem aconselhar alguma p2p que aceite cartão crédito e se possível tenha bonus de referal?

Falaram aqui acima da Bondora. pelo que percebi aceita cartão mas não consegui confirmar se tem referal atualmente.. alguém confirma?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu comecei recentemente a investir na mintos, investi x dinheiro em empréstimos de moeda EURO, passado uns tempos investi também em moeda GEL, mas como estive pouco tempo a investir em empréstimos de moeda GEL acabei por perder dinheiro devido à desvalorização da moeda (na altura precipitei-me e voltei a passar tudo para euros).

A minha dúvida é a seguinte, para efeitos de irs conta apenas o lucro que obtive ou posso tirar ao lucro tributável o dinheiro que perdi a fazer a tranzação EURO-GEL | GEL-EURO e a desvalorização da moeda GEL?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 13/11/2018 às 12:17, Frederico Azeiteiro disse:

Olá,

comecei a investigar p2p há cerca de 2 meses e tenho conta nas plataformas MINTOS, VIAINVEST, TWINO e RAIZE.

Basicamente gosto da Mintos e ViaInvest e são essas que reforcei. Raize nunca consegui investir (pois não há loans disponiveis) e a Twino não me adaptei tão bem.

Os valores foram sempre transferidos por tranferência bancária mas queria tentar usar o cashback do cartão Universo.

Podem aconselhar alguma p2p que aceite cartão crédito e se possível tenha bonus de referal?

Falaram aqui acima da Bondora. pelo que percebi aceita cartão mas não consegui confirmar se tem referal atualmente.. alguém confirma?

Obrigado.

Abaixo Informação de um post já postado: 

- Aconcelho-te a fugires da Raize e da Bondora, já tive más experiências baste leres o tópico desde o inicio e ves pelas minhas intervenções ao longo do tópico. 

Actualização deste Post já publicado anteriormente:

Para os novos que andam a começar neste mundo das P2P, fica mais simples escrever publicamente a minha opinião sobre cada uma, do que andar com alguma frequência respondendo em privado....

Raize:  Comecei nesta P2P, dezembro de 2016, e desde Outubro de 2017 ando em retirada, tudo porque as garantias pessoais não funcionam, todo o lucro até a data foi perdido e estou negativo, por causa de 2 ativos deram-se como perdidos, sou bastante critico nesta P2P quem segue os meus Posts.

Bondora: Foi das 1º estrangeiras a entrar devido aos supostos retornos das mesma e das 1º a sair mal me apercebi, com o AI, apanha ativo mesmo que não queiras, e no momento que um ativo B+ entra logo em insolvência estranhei logo, ativos F a 120%, parecia um mercado de acções muita propaganda tipo Raize é para fugir estou com uma perda de 20€; 

SAVY: Uma P2P da lituana, tinha poupa oferta, os ativos para ter o mecanismo compensação, reduziam-se para 10%, achei um mercado com poupa liquidez, o mercado secundário demorava dias para ser vendido fechei-a com lucro. 

FinBee: Outra P2P, da lituania, quando entrei tinha o mecanismo compensação dava bons retornos, mais de 15%, entretanto foi vendida, retiraram esse mecanismo para novos ativos e começaram a taxar os não residentes a 15%, resumindo retirei-me deste havia melhores por ai, fechei-a com lucro; 

Mintos:  È uma P2P madura, constantemente a entrar novos originadores, cerca de 6 meses atrás, os ativos a curto prazo andavam até 10%, atualmente andamos a passar por essa fase, ativos noutras moedas pode ser uma solução para melhores taxas; link de afliação: www.mintos.com/en/ref/HFGIUQ

Twino: Já ouvi falar de tudo, despedimentos, problemas organizacionais etc., mudou de CEO, e tem vindo a laborar sem grandes criticas, O AI ou manualmente vai funcionando e vai havendo ativos entre 10% a 11%, tem vindo sempre a melhorar os serviços, app as funções para declaração de renda etc... 

Viainvest: Tem 4 originadores, vai havendo sempre ativos, o AI, funciona bem, houve um corte para 11% em 2 orginadores cobra taxa a não residentes;

Viventor:  Tem vindo a entrar novos originadores, taxas desde 10,5% a 14%, sendo que a 14% é raro apanhar; já houve momento de secura total em ativos disponíveis; 

Iuvo: Uma P2P com liquidez e taxas por volta de 14%, mediante os requisitos de escolha de ativos o AI funciona bem, tem a possibilidade de comprar ativos em moeda da bulgaria e romena; Se quiserem link de Afiliação devem enviar-me nome e email por mensagem privada para  eu incluir num registo na minha conta de investidor e receberam o email de afiliado

Grupeer: Quando surgiu, fui dos primeiros entrar, pagam certo, não há atrasos, utilizam muitos ativos de projecto em "desenvolvimento", sempre tive receios em entrar forte, por parecer boas demais com taxas até 15%, entretanto cresceu em investidores e novos originadores, até á data vale apena investir e reforçar:link de afliação:  https://www.grupeer.com?invited_by=grp_100254

Robocash: Fui também dos primeiros a entrar, tem um limite de 10 mil de investimento, que ficaram de aumentar esse limite até hoje, ao fim de 1 ano, aumento 1 orginador, está muito dependente do grupo empresarial russo que deu origem, é uma e espécie de "GES" como tivemos em Portugal,   tem estado muito seca ultimamente, como até um limite de 10 mil euros e taxas a rondar os 14%, até a data vale apena o risco. 

Do Finance: Quando entrei tinha taxas até 12% e a desmobilização era possível sem perdas de juros e num espaço curto de tempo, atualmente reduziram até 9% e com perda de juros no caso desmobilização e demora a devolver o capital, estou desiludo com esta P2P estou em retirada. 

Lenndy: Precisa de uma conta bancária associada à P2P, chamada de Paysera, até vários ativos de taxas até 15% e de diversas maturidades, sem buyback é um risco demora muitos meses até receber o capital e juro. Introduziram recente o AI e tem funcionado muito bemlink de afliação: https://system.lenndy.com/?q5fMGYX

Investly: Financiamento de faturas em euros e em libras, em euros,  15 em 15 dias fazem ponto de situação sobre o estado dos atrasos,  estou com 10 e 11% de rentabilidade, de longe melhor do que a Raize :link de afliação:  https://investly.co/#Xlkx

Linked Finance: P2P da Irlanda, funciona com garantias reais ou pessoais , tive para ai 2 ativos em atraso de 15 dias, super eficiente a P2P, ganham uma ligeira comissão nos juros, talvez por isso a eficiência.... 

Estateguru: Estava reticente em meter-me em P2P de imobiliário, contudo, é das P2P de imobiliário mais maduras e das minhas preferidas, prazos de maturidade até 24 meses, taxa média de 11%, bonus ou penalizações a favor dos investidores, ponto de situações dos projectos com frequência:link de afliação: https://estateguru.co/login/auth?userPromotionCode=EGU25378 

Housers: Teve um boom de entrada de novos investidores, com bonus para quem trouxe-se um amigo e as taxas eram bastante baixas relativamente à estateguru, contudo recentemente tem vindo a subir, alguns ativos cobram além de comissões para a housers taxam aos não residentes, reduzi a minha exposição... 

Crowdestate: È uma espécie de irmão gémeo da estaeguru, ligeiramente com taxas supeiores, contudo, com menos projectos relativamente à estateguru. 

São essas as minhas P2P, praticamente faço a gestão do meu próprio fundo de P2P 

Envestio: Usei um link de afliação para receber ambos um bonus, já a tinha analisado, mas tinha estado em gaveta, com a quebra de ativos no mercado em algumas P2P tradicionais, resolvi testar esta trata-se: de Financiamento de Negócios, alguns negócios tecnológicos com altas taxas de rentabilidades, funciona como a Raize, Clicinvest , ou nas P2P imobiliário, com garantias reias e pessoas associadas aos projectos, apesar do risco parece-me muito melhor que a RAIZE para as rentabilidades oferecidas e compensas possiveis riscos nos investimentos dos projectos assumidos :link de afliaçãohttps://envestio.com/?invite=Qw8hz8o

Já analisei mais P2P dos uk e como fazer para entrar nos uk, contudo, o dinheiro não estica, quando entrar falarei delas....

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites