Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Rick Lusitano
    há 3 horas, Ana Rei disse:

Fogo. Eu ainda não recebi nada capital service. Será que pagam por exemplo só aos primeiros? Mas até vou analisar melhor o meu statment..

A Mintos manda mensalmente um email com os recebimentos que tivemos dos caloteiros. Mas eu registo os valores que os caloteiros me devem, por isso ando sempre em cima.

Também dá para ver na app, donde recebemos juros. A Monego não tem aparecido nos juros pagos, porque só tem pago o principal nos últimos meses.

Tenho alguns buracos na lista de loans da CS que estão por pagar, indiciando que foram pagos não por ordem cronológica, mas também as datas de "Finished" por vezes estão maradas, por isso, vale o que vale.

há 22 horas, johnmx disse:

Tanto? Eu recebi este mês 0.0065%!

há 3 horas, Ana Rei disse:

Não recebi nem um cêntimo desde o inicio do ano..

Deve ser porque tenho muitas partes de loans da CS por pagar, 3 páginas de 300 loans cada e mais umas páginas com dezenas de loans por pagar.

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/07/2021 às 16:20, Rick Lusitano disse:

Sim, foi um typo meu, my bad, nem tinha reparado que tinha feito. Já corrigi o meu post.

Fui cliente da Degiro, mas nunca em ETFs, mas as taxas de conectividade são para todos os produtos. Ao ver a lista de ETFs "gratuitos", eles tem várias bolsas, até parece de propósito, para o pessoal pagar mais comissões de connectividade. E se quiser comprar 1 ETN ("primo" dos ETFs), mais comissões por ser 1 ETN. Na Degiro é sempre a somar, parece pouco, mas umas migalhas aqui, mais umas migalhas ali, no final faz um bolo rei (sem maldade, @Ana Rei ;)).

Se só tiveres ETFs, até é exequível apesar de limitar um pouco as alternativas. Mas se tiveres stocks, NYSE, NASDAQ, etc, é sempre a somar.

-> Aliás pode-se comprar 50 paus em ETFs (ou até menos, até 1 EUR no mínimo), sem ter qualquer custo (sem custos de negociação, guarda de títulos, taxas de conectividade, ou outra taxa ou comissão associada), na Trading 212.

A Trading 212 já abriu as entradas a novos clientes, estando a "limpar" a lista de atrasos. Como tu sabes. ;)

Até se pode deixar de dar o exemplo da Degiro, Banco Best, Banco Invest ou outro banco ou broker tugas nos ETFs.

Eu tenho estado a compilar e a pedir em avanço à Trading 212 para quando eles adicionarem a apregoada ETF batch, várias listas de ETFs, listas por gestoras, por temas, por sectores, Leverage/Short, etc, tudo em EUR, para o pessoal da Europa ter mais escolhas.

(Talvez falar em plataformas com ETFs sem custos e sem comissões não seja muito interessante para quem vive de "vender" ETFs e outros produtos financeiros em intermediários financeiros Portugueses com custos/comissões. Talvez por isso, não se fala nessas plataformas. Não estou a me referir a ninguém em concreto.)

Agora que a InteractiveBrokers retirou a fee dos 10€/mês, faz sentido sequer pensar noutras correctoras? Sempre será algo mais fiável que a Trading 212 não?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 7 horas, pdam disse:

Agora que a InteractiveBrokers retirou a fee dos 10€/mês, faz sentido sequer pensar noutras correctoras? Sempre será algo mais fiável que a Trading 212 não?

Mas a Interactive Brokers não continua com fees por transação? (Não uso a IB.)

A T212 usa a Interactive Brokers. Ou seja, usa-se a T212 na frente, mas por baixo é a IB. A IB fornece a ligação aos mercados e aos produtos financeiros.

A vantagem da T212 é a usabilidade, fracções e poucas fees (0.15% no câmbio de moeda, e 0.7% se carregar a conta com cartões), o que podem ser completamente evitadas se comprar apenas produtos em EUR e depositar na conta através de transferências bancárias. (Eu faço algum trading com EUR stocks/ETFs/ETPs, sem pagar fees.)

Há quem também goste de ter Pies com/sem autoinvest ligado, com/sem reinvestimento dos dividendos. Eu não uso, gosto de ter o controlo total dos meus investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/08/2021 às 00:25, rui_marreiros disse:

(...) gostava de saber quem já investiu em rublos na Kviku e a sua experiência? Tirando o risco cambial.

Também estava interessado. Já agora, quais as taxas e prazos que têm para investimentos em rublos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como deixei mensagem aqui há muitos meses atrás neste fórum, sai do P2P e fi-lo para aumentar exposição às cryptos mas continuo a acompanhar mensalmente o P2P e vou dando um olho aqui ao fórum e às poucas boas novidades que vão existindo na área.

Como não tenho nada que traga valor acrescentado à comunidade a minha participação é normalmente passiva, mas hoje decidi fazer um post sobre a Crowdestor na tentativa que possa vir a ajudar alguém.

Na minha opinião pessoal, a Crowdestor vai rebentar rapidamente, entre algumas semanas a poucos meses.
    Alguma explicações sobre o porquê desta opinião, mas antes um disclaimer:
    Conheço bem a Crowdestor e cheguei a ter valores elevados alocados na plataforma, mas neste momento não tenho qualquer investimento, nem conto vir a fazer no futuro.

No acompanhamento que vou fazendo do P2P, vejo regularmente mercados secundários nas plataformas de real estate na busca de oportunidades e nas últimas semanas chamou-me a atenção o mercado secundário da Crowdestor que parece estar a entrar em Panic Mode, o que pode ser só um "race to bottom" temporário ou pode ser mais que isso e escusado dizer que a minha opinião é a segunda hipótese.

Anexei uma imagem de oportunidades classificadas como real estate (algumas não o são verdadeiramente), ordenadas por desconto descendente. Como podem ver são descontos enormes para Real Estate, é verdade que grande parte são valores relativamente pequenos, o que até poderia indicar uma boa oportunidade de aproveitar algumas mãos mais fracas ou nervosas, mas acredito que revela algo mais grave. Na minha opinião, com os descontos a acelerarem, pode levar algumas semanas ou até alguns meses, porque nunca ninguém sabe o timing exato, mas acho que a Crowdestor vai ser mais uma plataforma de P2P a rebentar, seguindo outras nossas conhecidas que já estão no cemitério.

1. Mercado Primário: A plataforma já há algum tempo que não tem praticamente projetos novos em mercado primário. São apenas lançamentos de novas fases de projetos existentes, ou projetos associados e alguns já a envolver equity. Para piorar, estes lançamentos já estão a ter uma adesão mínima apesar de ficarem semanas sobre investimento.

Consequências: A plataforma há algum tempo que cada vez tem menos receitas em fees no mercado primário, mercado que normalmente paga grande parte das operações da plataforma. Para quem está dentro fica com cada cada vez mais investidores para o mesmo colateral, onde muitas vezes já não há qualquer tipo de retorno e sem qualquer feedback há meses.

2. Mercado  Secundário: penso que com o lançamento do mercado secundário há alguns meses e com o aumento dos fees neste mercado, foi uma nova fonte de receitas interessante durante algum tempo, porque muitos investidores começaram a aproveitar para vender pelo que houve muitas transações porque os descontos eram interessantes e a percepção de risco ainda não era elevada de quem estava fora e dentro. O problema é que quem está dentro começou a perceber que não há feedback nos projetos onde investiu e que continuam a existir cada vez mais fases nesses projetos e agora já nem adesão de novos investidores e mesmo no pouco que houve não há qualquer retorno em juros ou capital.

Consequências: A plataforma começa a ter cada menos receitas em fees do mercado secundário, porque os valores estão muito reduzidos já que o fee da plataforma é uma %. Por outro lado chegou a um ponto que mesmo quem é muito tolerante a risco já fica assustado e pode ficar inibido de adquirir.

Conclusão: Sendo estas as duas fontes de receita da Crowdestor e se eu estiver correto as mesmas estarão em mínimos, vai chegar o dia em que se acede ao site e vai lá ter uma desculpa qualquer mas o resultado será o mesmo, perda total para quem ainda tiver investimentos.

Peço desculpa desde já a alguém que ainda esteja dentro. Não é minha intenção alarmar mas simplesmente ajudar alguém que fique tentado com os descontos e que não entenda que neste momento está a incorrer em risco de falência da plataforma ou ainda para quem está dentro e está numa de não querer ver e de querer acreditar que vai tudo correr bem no final. Tenho muita pena mas quase de certeza que não vai correr bem, é sair enquanto der.

image.thumb.png.06f3162dc50e353af1a3534a8e5b8c63.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira

Sai bomba...

Logo

Dear Investor,

We would like to inform you that, ViVentor has decided to withdraw its application for a financial brokerage license in Latvia. This was a difficult decision but the right one at this moment. ViVentor is a financially and operationally healthy company and the cost involved with obtaining and maintaining this license could seriously jeopardize this status.
    As a result of this decision, in compliance with FCMC requirements, ViVentor will no longer be able to accept any new investments.

Hereby we will continue the following services:

• Processing of withdrawals by investors

• Distributing repayments from Loan Originators on outstanding claims to investors.

The services that won’t be offered anymore are:

• Processing of new investments

• The possibility to invest into primary market loans on the platform but the secondary market will remain open for now.

The management is currently taking advice and evaluating its options for the future. We will keep you posted on its findings.

ViVentor team wants to thank every investor who has been together with us during these past years.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Antonio84Pereira disse:

Sai bomba...

Logo

Dear Investor,

We would like to inform you that, ViVentor has decided to withdraw its application for a financial brokerage license in Latvia. This was a difficult decision but the right one at this moment. ViVentor is a financially and operationally healthy company and the cost involved with obtaining and maintaining this license could seriously jeopardize this status.
    As a result of this decision, in compliance with FCMC requirements, ViVentor will no longer be able to accept any new investments.

Hereby we will continue the following services:

• Processing of withdrawals by investors

• Distributing repayments from Loan Originators on outstanding claims to investors.

The services that won’t be offered anymore are:

• Processing of new investments

• The possibility to invest into primary market loans on the platform but the secondary market will remain open for now.

The management is currently taking advice and evaluating its options for the future. We will keep you posted on its findings.

ViVentor team wants to thank every investor who has been together with us during these past years.

Bomba? Fossem todas assim...

De qualquer forma já se tinha falado que o "esquecimento"/"não renovação" do domínio, seria um sinal de algo :) Acho preferível o mercado das P2P ter menos plataformas, do que existirem muitas e descredibilizarem as que querem ser sérias :). 

há 1 hora, BCatP2P disse:

Como deixei mensagem aqui há muitos meses atrás neste fórum, sai do P2P e fi-lo para aumentar exposição às cryptos mas continuo a acompanhar mensalmente o P2P e vou dando um olho aqui ao fórum e às poucas boas novidades que vão existindo na área.

Como não tenho nada que traga valor acrescentado à comunidade a minha participação é normalmente passiva, mas hoje decidi fazer um post sobre a Crowdestor na tentativa que possa vir a ajudar alguém.

Na minha opinião pessoal, a Crowdestor vai rebentar rapidamente, entre algumas semanas a poucos meses.
    Alguma explicações sobre o porquê desta opinião, mas antes um disclaimer:
    Conheço bem a Crowdestor e cheguei a ter valores elevados alocados na plataforma, mas neste momento não tenho qualquer investimento, nem conto vir a fazer no futuro.

No acompanhamento que vou fazendo do P2P, vejo regularmente mercados secundários nas plataformas de real estate na busca de oportunidades e nas últimas semanas chamou-me a atenção o mercado secundário da Crowdestor que parece estar a entrar em Panic Mode, o que pode ser só um "race to bottom" temporário ou pode ser mais que isso e escusado dizer que a minha opinião é a segunda hipótese.

Anexei uma imagem de oportunidades classificadas como real estate (algumas não o são verdadeiramente), ordenadas por desconto descendente. Como podem ver são descontos enormes para Real Estate, é verdade que grande parte são valores relativamente pequenos, o que até poderia indicar uma boa oportunidade de aproveitar algumas mãos mais fracas ou nervosas, mas acredito que revela algo mais grave. Na minha opinião, com os descontos a acelerarem, pode levar algumas semanas ou até alguns meses, porque nunca ninguém sabe o timing exato, mas acho que a Crowdestor vai ser mais uma plataforma de P2P a rebentar, seguindo outras nossas conhecidas que já estão no cemitério.

1. Mercado Primário: A plataforma já há algum tempo que não tem praticamente projetos novos em mercado primário. São apenas lançamentos de novas fases de projetos existentes, ou projetos associados e alguns já a envolver equity. Para piorar, estes lançamentos já estão a ter uma adesão mínima apesar de ficarem semanas sobre investimento.

Consequências: A plataforma há algum tempo que cada vez tem menos receitas em fees no mercado primário, mercado que normalmente paga grande parte das operações da plataforma. Para quem está dentro fica com cada cada vez mais investidores para o mesmo colateral, onde muitas vezes já não há qualquer tipo de retorno e sem qualquer feedback há meses.

2. Mercado  Secundário: penso que com o lançamento do mercado secundário há alguns meses e com o aumento dos fees neste mercado, foi uma nova fonte de receitas interessante durante algum tempo, porque muitos investidores começaram a aproveitar para vender pelo que houve muitas transações porque os descontos eram interessantes e a percepção de risco ainda não era elevada de quem estava fora e dentro. O problema é que quem está dentro começou a perceber que não há feedback nos projetos onde investiu e que continuam a existir cada vez mais fases nesses projetos e agora já nem adesão de novos investidores e mesmo no pouco que houve não há qualquer retorno em juros ou capital.

Consequências: A plataforma começa a ter cada menos receitas em fees do mercado secundário, porque os valores estão muito reduzidos já que o fee da plataforma é uma %. Por outro lado chegou a um ponto que mesmo quem é muito tolerante a risco já fica assustado e pode ficar inibido de adquirir.

Conclusão: Sendo estas as duas fontes de receita da Crowdestor e se eu estiver correto as mesmas estarão em mínimos, vai chegar o dia em que se acede ao site e vai lá ter uma desculpa qualquer mas o resultado será o mesmo, perda total para quem ainda tiver investimentos.

Peço desculpa desde já a alguém que ainda esteja dentro. Não é minha intenção alarmar mas simplesmente ajudar alguém que fique tentado com os descontos e que não entenda que neste momento está a incorrer em risco de falência da plataforma ou ainda para quem está dentro e está numa de não querer ver e de querer acreditar que vai tudo correr bem no final. Tenho muita pena mas quase de certeza que não vai correr bem, é sair enquanto der.

image.thumb.png.06f3162dc50e353af1a3534a8e5b8c63.png

Se eu li corretamente, tu estás a assumir que um "pânico no mercado secundário" é um sinal que a Crowdestor vai desaparecer?

Pelo que se pode ver, são projetos com grandes atrasos +60-90 dias e por isso o pessoal quer desfazer-se agora (com perdas) do que esperar o tempo da recuperação via judicial (ou buyback).

Eu nunca investi na Crowdestor mas devido a outras red flags, não porque o mercado secundário está com grandes descontos, o que até considero excelente. Se me dissesses que quem comprava no MS era a Crowdestor, concordava em 100% contigo.

Assim vejo o que vi na TFG (também não é exemplo) e quando colocaram o MS, eu aproveitei para vender projetos que estavam em atraso e assim evitar as extensões ou acordos.

Houvessem mais plataformas com MS e todos tinham a ganhar (as plataformas pelas fees, assim como os investidores mais impacientes ou mais cautelosos).

Por último, até acho que a Crowdestor aguentou bastante tempo.

Editado por Cardoso24
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    A 13/08/2021 às 10:09, Ana Rei disse:

ainda só tens 15 dias, é natural teres uma distribuição pelos vários períodos ao fim de algum tempo. Não ter atrasos era estranho.

A minha distribuição é:

current - 73,5%

15 dias- 9,5%

30 dias - 12%

60 dias- 5%

a minha escolha tem sido valores baixos e períodos longos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    A 13/08/2021 às 23:18, hfilipe disse:

Bomba, só para os distraídos.

Já há uns meses que não pagam qualquer valor aos investidores, todos os pagamentos estão em atraso ou com "Funds in Transit", o que vai dar ao mesmo. A empresa holandesa que comprou a Viventor no ano passado é a principal devedora dos empréstimos, a Atlantis Financiers, logo não vão meter-se a eles próprios em tribunal para recuperar o dinheiro em dívida.

Já há algum tempo que assumi que o dinheiro que lá "tenho" é perda total.

Não estou distraído, e continuo a considerar "bomba". E não é verdade que não têm pago nada aos investidores, tenho recebido parcelas de outros LO que não da Atlantis. Se é uma plataforma de confiança? Há muito que deixou de ser, ou na verdade nunca o foi...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Antonio84Pereira disse:

Se é uma plataforma de confiança? Há muito que deixou de ser, ou na verdade nunca o foi...

Acabaste de responder porque não considero a notícia uma "bomba".

Já se a Mintos a Peerberry ou a Estateguru emitissem o mesmo comunicado no mesmo dia, isso sim, era bombástico, porque apanhava toda a gente de surpresa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 22 horas, hfilipe disse:

Acabaste de responder porque não considero a notícia uma "bomba".

Já se a Mintos a Peerberry ou a Estateguru emitissem o mesmo comunicado no mesmo dia, isso sim, era bombástico, porque apanhava toda a gente de surpresa.

Well, seria surpresa a PeerBerry ou a Mintos? ;)

A PB tão "certinha", e com LO em países manhosos, principalmente Ucrânia, Polónia.

A Mintos com vários LO a estourar, incluindo do mesmo grupo. A Mintos não conseguiu a licença do regulador do UK, a FCA.

Estas plataformas são principalmente para servirem de plataforma de financiamento para os LO do grupo, não são para serem empresas com grandes lucros. O que acontecerá se os reguladores não derem as licenças a estas plataformas? ;)

Mais depressa, acredito que a Viventor não obteve a licença do regulador e depois veio dizer que afinal a licença era cara. O custo do licenciamento é das primeiras que se sabe, mesmo antes de se iniciar o processo, se era cara antes de começar o processo, continua cara depois de se iniciar. Eles levaram 1 pontapé do regulador no traseiro e arranjaram uma desculpa para fazer o wind-down e fechar a plataforma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Rick Lusitano, mesmo contando que nas P2P é tudo um bocado obscuro, pelos menos no caso da Mintos abalava bastante o ecosistema das P2P, não só por ser a maior em termos de investidores e montante investido mas por ser das mais "confiáveis". Até porque a Viventor foi um processo de vários meses até se chegar a este comunicado, não saiu de repente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros

"Today, Mintos has obtained investment firm and electronic money institution licenses, which means we can provide you with various new investor benefits, including increased transparency and investor protection."

parece que iremos ter algumas mudanças no mundo das P2P, agora que a maior P2P do leste europeu adquiriu uma licença.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites