Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 2 horas, Ana Rei disse:

O meu ponto de situação em termos de perdas:

Mintos:

Capital próprio de investimento: 11,62 euros - do meu investimento na mintos já só me falta tirar 11,62 euros da plataforma e já podia ter tirado mas não tirei

Capital em recuperação: 286,18 euros (presos na capital service, Get bucks, monego e express credit)

Previsão: Consigo sair da plataforma sem prejuízos mas também não vou ter grandes lucros pois os lucros estão presos em recuperações e a confiança na plataforma é muito baixa.

--------------------------------------------------------

Viventor:

Capital próprio de investimento: 105,54 euros

Capital em recuperação: 146,8 euros (preso na aforti finance principalmente)

Previsão: Acho que já não vou conseguir tirar mais nada da plataforma nem recuperar mais nada. Já estou a contar como perda.

-------------------------------------------------------

Grupper

Capital próprio de investimento: 100 euros

Capital em recuperação: 126,48 euros

Previsão: Acho que já não vou conseguir tirar mais nada da plataforma nem recuperar mais nada. Já estou a contar como perda.

------------------------------------------------

Crowdestor

Capital próprio de investimento: 473,04 euros

Capital em recuperação: 725,13 euros (tenho todos os projetos em atraso)

Previsão: Ainda tenho esperança de conseguir recuperar pelo menos um investimento mas enquanto isso vou dando como perdido. Plataforma neste momento vale zero. Criou um fundo crowdestor para casos de default e nem falam nele agora.

----------------------------------------------

De resto estou nas plataformas Peerberry, Fast Invest, Via Invest, Swaper, twino e afranga para já tudo tranquilo. Na fast invest já só lá estou com lucros e a plataforma tem que melhorar para voltar a captar a minha atenção. Nas outras plataformas quase só já tenho lá lucros tirando a afranga que acabei de começar a utilizar e essa sim tem 500 euros investimento inicial que eu pretendo reduzir pelo menos para 100 euros só.

As p2p neste momento representam pouca percentagem do meu portefólio devido ao covid e a toda esta incerteza e confesso que tenho neste momento é mais produtos com rentabilidade baixa mas muito mais seguros. O que mais tenho neste momento são CTPC e só um de aforro. De resto ganho uns trocos em uns sites mais de trabalhos a anúncios e costumo fazer também apostas desportivas principalmente em futebol.

O meu objetivo é sempre tentar ganhar mais dinheiro além do meu salário pois pretendo num futuro próximo (não menos de 1 ano ou 2) comprar ou construir casa. 

Ainda bem que as P2P representam uma pequena % do teu portefólio. Pessoalmente considero-as mais arriscadas, que  derivados 😁.

Agora a sério, se o teu objetivo é ganhar dinheiro a tua estratégia parece bastante confusa. Por um lado dás-te ao trabalho de espalhar por tantas plataformas, sabendo dos riscos que corres, mas por outro lado tens CTPC + Aforro. 

Por último não sei se esses anúncios + apostas desportivas te compensam o tempo que dispensas.

De qualquer forma, boa sorte e que concretizes o teu objetivo! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Ana Rei disse:

O meu ponto de situação em termos de perdas:

Mintos:

Capital próprio de investimento: 11,62 euros - do meu investimento na mintos já só me falta tirar 11,62 euros da plataforma e já podia ter tirado mas não tirei

Capital em recuperação: 286,18 euros (presos na capital service, Get bucks, monego e express credit)

Previsão: Consigo sair da plataforma sem prejuízos mas também não vou ter grandes lucros pois os lucros estão presos em recuperações e a confiança na plataforma é muito baixa.

--------------------------------------------------------

Viventor:

Capital próprio de investimento: 105,54 euros

Capital em recuperação: 146,8 euros (preso na aforti finance principalmente)

Previsão: Acho que já não vou conseguir tirar mais nada da plataforma nem recuperar mais nada. Já estou a contar como perda.

-------------------------------------------------------

Grupper

Capital próprio de investimento: 100 euros

Capital em recuperação: 126,48 euros

Previsão: Acho que já não vou conseguir tirar mais nada da plataforma nem recuperar mais nada. Já estou a contar como perda.

------------------------------------------------

Crowdestor

Previsão: Ainda tenho esperança de conseguir recuperar pelo menos um investimento mas enquanto isso vou dando como perdido. Plataforma neste momento vale zero. Criou um fundo crowdestor para casos de default e nem falam nele agora.

----------------------------------------------

De resto estou nas plataformas Peerberry, Fast Invest, Via Invest, Swaper, twino e afranga para já tudo tranquilo. Na fast invest já só lá estou com lucros e a plataforma tem que melhorar para voltar a captar a minha atenção. Nas outras plataformas quase só já tenho lá lucros tirando a afranga que acabei de começar a utilizar e essa sim tem 500 euros investimento inicial que eu pretendo reduzir pelo menos para 100 euros só.

As p2p neste momento representam pouca percentagem do meu portefólio devido ao covid e a toda esta incerteza e confesso que tenho neste momento é mais produtos com rentabilidade baixa mas muito mais seguros. O que mais tenho neste momento são CTPC e só um de aforro. De resto ganho uns trocos em uns sites mais de trabalhos a anúncios e costumo fazer também apostas desportivas principalmente em futebol.

O meu objetivo é sempre tentar ganhar mais dinheiro além do meu salário pois pretendo num futuro próximo (não menos de 1 ano ou 2) comprar ou construir casa. 

Porque não um etf ou fundo inv de acções globais e ir reforçando ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, superkinas disse:

Porque não um etf ou fundo inv de acções globais e ir reforçando ?

Porque já li muito sobre o assunto mas ainda parece que não percebo suficiente disso. Cheguei mesmo a ter conta na Degiro por exemplo e meti lá dinheiro mas tirei sem experimentar..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Ana Rei disse:

Crowdestor

Na Crowdestor se não tens esperança nenhuma de recuperar um certo investimento, tenta o mercado secundário. É melhor recuperares 50% do que nada. Eu consegui vender o investimento do fertilizante que foi basicamente um roubo, que era claro como a água que nunca mais iamos ver um tostão, e mesmo assim consegui vender o que me faltava a 50% de desconto. Há sempre alguém com um grande apetite de risco disposto a comprar divida má.

Vais ao mercado secundário, filtras pelo teu projeto, ordenas pelo tamanho do desconto e depois colocas o teu projeto com 5% mais de desconto.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já estou no mercado secundário a tentar vendar com o desconto mais alto.. Mas para já nada...

há 11 horas, superkinas disse:

minha opinião, vale o que vale

é melhor um fundo ou etf de acções gerais para começar e verificar como se sente neste tipo de investimento.

pode começar investir com 50-100 euros por exemplo. Apesar de ter risco de perda de capital, a longo prazo é muito vantajoso e é regulado. Todos dias tem conhecimento da cotação e consequentemente de como se está comportar.

Mas quem diz acções mundiais pode dizer sp500

Pode manter uma ou outra p2p como diversificação

veja estes dois etf por exemplo

IE00B4L5Y983

IE00B5BMR087

muito menos stress, começa investir pouco e aprende.

A onde investe nisso?

Na degiro por exemplo procurando lá aparece isto:

https://prnt.sc/1gl1oal

Qual a diferença entre eles? Por exemplo tem 3 em euros mas com aquelas letras diferentes.

Editado por Ana Rei
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tem a ver com as bolsas em que são transaccionados, os etf são transacionados em bolsa e normalmente tem custos.

Como podes ver este ETF podes comprar em várias bolsas

Na Degiro existem alguns ETF que em certas bolsas (Trackers) são gratuitos.  Normalmente podes comprar/vender uma vez por mês. Para ver lista e regras destes ETF procura pdf dos ETF gratuitos da degiro. Depois existem tb etf de distribuição e acumulação sendo estes ultimos melhores. Tb podes ler sobre isto.

O ETF de acções global IE00B4L5Y983 é de acumulação e na degiro a bolsa gratuita é a de Amesterdão (EAM), podes tb ver isto se escolheres trackers gratuitos.

Na degiro investindo apenas nestes ETF gratuitos a uica coisa que se paga é o que eles chama taxa de conectividade, pagas-se 2,5euros por anos por cada bolsa negociada.

Editado por superkinas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Ana Rei disse:

Existe algum site ou sítio melhor que a degiro? 

Em termos de irs depois tenho que declarar em quadro? E as perdas também dá para declarar?

existem vários, bancos e corretoras para todos os gostos e custos.

acho que na maioria dos bancos e corretoras podes comprar etf, tens ver mas é os custos em certos bancos e para baixas quantidades os custos são grandes.

Outra opção é ir para fundos de investimento em vez de etf  e ai é só procurares no teu banco (s) quais fundos que existem, nos fundos salvo raras excepções não tem custos, para começar podes ver este

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000QEDH&tab=1

os fundos nacionais já recebes valor liquido, nos fundos estrangeiros recebes brutos e depois fazes contas através IRS.

Para começar eu procurava acções  globais

Editado por superkinas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 27/07/2021 às 00:35, superkinas disse:

é melhor um fundo ou etf de acções gerais para começar e verificar como se sente neste tipo de investimento.

pode começar investir com 50-100 euros por exemplo.

Para esses valores, não compensa ir para ETFs por causa dos custos associados, até mesmo na Degiro com ETFs "gratuitos", pagas 2,50€/ano/bolsa, o que equivale a 5%/2.5% em custos.

Para valores pequenos e reforços regulares, os FI são melhores, só depende nos valores mínimos de investimento.

Para começar a aprender e a habituar-se a investimentos em mercados financeiros, um FI de Acções Globais com reforços regulares, como se fosse um mealheiro. Não inventar com vários FI ou com várias categorias ou com FI manhosos (Brasil, Turquia, Rússia, China, Sector Biotech, Energias, etc).

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Rick Lusitano disse:

Para esses valores, não compensa ir para ETFs por causa dos custos associados, até mesmo na Degiro com ETFs "gratuitos", pagas 2,50%/ano/bolsa, o que equivale a 5%/2.5% em custos.

Para valores pequenos e reforços regulares, os FI são melhores, só depende nos valores mínimos de investimento.

Para começar a aprender e a habituar-se a investimentos em mercados financeiros, um FI de Acções Globais com reforços regulares, como se fosse um mealheiro. Não inventar com vários FI ou com várias categorias ou com FI manhosos (Brasil, Turquia, Rússia, China, Sector Biotech, Energias, etc).

Não digas isso do melhor sector 😅, ok eu sou bastante tendencioso :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Rick Lusitano disse:

Para esses valores, não compensa ir para ETFs por causa dos custos associados, até mesmo na Degiro com ETFs "gratuitos", pagas 2,50%/ano/bolsa, o que equivale a 5%/2.5% em custos.

2.5% /ano/bolsa? Possa, isso era grande roubalheira!

@Rick Lusitano, creio que o preçário correto é 2.5€ /ano /bolsa, o que já me parece razoável, sobretudo atendendo a os ETFs que mais uso já fazem parte dos gratuitos. :D

https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/Precario_CUSTODY.pdf

image.png.e10b0358e8876eefe12c1f8875f0d62d.png

Quanto à questão das bolsas, pessoalmente concentro tudo em XETRA (Alemanha), pelo que consigo dessa forma minimizar este custo de conectividade.

há 7 horas, Antonio84Pereira disse:

Melhor mesmo é passar no Topic dos FI @Ana Rei 🙂 tens lá muito conteúdo, a começar pela primeira página com alguns "exemplos" de FI's:

Concordo plenamente, parece-me que este assunto não é bem aqui a onda dos P2P 😅

Para além do tópico dos Fundos de Investimento, tb tens o dos ETFs:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 18 horas, Cardoso24 disse:

Não digas isso do melhor sector 😅, ok eu sou bastante tendencioso :) 

Entrar em Biotechs para um newbie aprender, é um pouco sádico, não achas? :)

OK, fica logo vacinado para a volatilidade, pois se aguentar as Biotechs, aguenta outros sectores e categorias mais calminhas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 horas, Antonio84Pereira disse:

Vou lá eu entender isto das P2P. Então a Aforti (Finance) com a Viventor não há nada para ninguém e na Mintos até late fees estão a pagar. Alguém que os avise que só queremos receber o capital... 🤗

Já tinham limpo a Aforti Factor (subsidiária da Aforti Holdings, especializada em Invoice Factoring) na Viventor, e na altura disseram que teriam novidades também sobre a Aforti Finance (Business loans) para breve. Mas até agora ainda nada.

Eu tenho na Viventor, em stand-by, a Aforti Finace, a Atlantis e Monify (na Monify são 13,xx paus há +1 ano)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Rick Lusitano disse:

Entretanto voltando ao reino dos caloteiros, a Capital Service lá pagou mais uns trocos na Mintos.

Eu não recebi nada... Como é possível? :(

Foi a capital service da Polónia qua pagou?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 3 horas, Ana Rei disse:

Eu não recebi nada... Como é possível? :(

Foi a capital service da Polónia qua pagou?

Yep. Como pagam muito pouco por mês, haverá muitos loans que não são pagos.

Esta semana só recebi 0,87% do valor em falta da Capital Service. Até agora só recebi 1,64% do total da Capital Service em 5 pagamentos que recebi da CS. Recebi em Fev, Mar, Mai, Jun, Jul. Não recebi em Abril. A este ritmo vai demorar mais 100 meses!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/07/2021 às 15:55, Rick Lusitano disse:

Entrar em Biotechs para um newbie aprender, é um pouco sádico, não achas? :)

OK, fica logo vacinado para a volatilidade, pois se aguentar as Biotechs, aguenta outros sectores e categorias mais calminhas.

Claro que tens razão, eu estava a brincar :) 

Mas é como dizes, fica logo "vacinado" para a volatilidade...não existe sector igual em termos disso. Todo o cuidado é pouco.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Rick Lusitano disse:

Yep. Como pagam muito pouco por mês, haverá muitos loans que não são pagos.

Esta semana só recebi 0,87% do valor em falta da Capital Service. Até agora só recebi 1,64% do total da Capital Service em 5 pagamentos que recebi da CS. Recebi em Fev, Mar, Mai, Jun, Jul. Não recebi em Abril. A este ritmo vai demorar mais 100 meses!

Fogo. Eu ainda não recebi nada capital service. Será que pagam por exemplo só aos primeiros? Mas até vou analisar melhor o meu statment..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites