Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

13 hours ago, rui_marreiros said:

Se tivesses lido os meus posts não fazias a pergunta.

Real Estate: reinvest24, bulkestate, brickower e crowdlords(muito pouco conhecida e com investimentos de valor elevado, entre 1k-10k), provavelmente ainda irei sai de uma destas.

Loans curto/médio prazo, Afranga e KVIKU. (existe aqui outra mas que é complicada)

Reinvest24 ???? Só tenho lido mal desta plataforma...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 4 horas, Visitante Nuno disse:

Reinvest24 ???? Só tenho lido mal desta plataforma...

Mostra onde leste a dizer mal desta plataforma. Em geral está classificada entre as 10 melhores plataformas e muitas vez entre as 5 melhores. Tem até agora zero defaults por causa dos cuidados em que tem em escolher os projectos. Os projectos são acompanhados de perto pelo CEO. A plataforma realizou recentemente um aumento de capital ao passar dos 2500 euros para os 125000 euros.

Experiência pessoal com a plataforma: 11 projetos e com 4 finalizados com sucesso. Nos outros 7 só um teve problemas, um restaurante, onde a plataforma negociou com o empresário e apresentou a votação duas soluções que foram votadas. A solução negociada foi a suspensão dos pagamentos durante 6 meses e depois a situação ajustada. Neste momento já retomou os pagamentos. Neste verão se visitar Talin, o que não deve acontecer, tinha uma refeição grátis e uma prova de vinhos, oferta do empresário aos financiadores.

Esta plataforma procura um modelo de negocio diferente, basicamente, e em te tornas proprietário por meio de ações de um apartamento, com um aluguer  com um rendimento superior a 7% e que o imóvel tenha a possibilidade de valorização de 5% a 7% ao ano. Assim, se tu tiveres dentro da plataforma 20 projetos, corresponde aproximadamente a 2k euros, e houver algum problema com o inquilino (saída ou não pagamento) a tua perda de rendimentos é pequena e temporária nesse empréstimo. No caso, existir no mercado uma valorização do imóvel acimo do esperado a administração da reinvest24 proporá a sua venda e arrecadação de mais valias para os investidores. Também pode ser adquirido um imóvel na fase de construção e mais tarde a sua alienação, ou aluguer, a equipa de Reinvest 24 irá propor e decidido a favor dos investidores. Também tem um mercado secundário. As contas da Reinvest 24 e dos investidores estão separadas por SPV.

O número de projetos na plataforma nunca é elevado, a única coisa que se pode dizer mal, mas para mim é um bem. Eu prefiro plataformas com poucos projetos, mas projetos cuja possibilidade de default seja baixa. As plataformas P2P de Real Estate que indiquei é o que acontece.

A plataforma Crowdlords tem mesmo muitos poucos projetos e a rentabilidade mínima é de 15%. Neste momento é a plataforma onde tenho mais dinheiro investido e com  uma rentabilidade por projecto superior a 20%. Até agora investi em 3 projetos, 1 finalizado, outro a finalizar e que só o Covid atrasou em 6 meses, faltam vender 5 moradias em 25 (são as 4 das mais caras e 1 de valor médio). Um projeto de moradias a começar na Escócia este ano e cujo empréstimo é de 18 meses. A plataforma não está a aceitar investidores porque está em restruturação do modelo de negocio devido as novas leis que saíram no UK, sou acionista nela mas super hiperminoritário, para receber os relatórios de contas da administração.

Em relação as plataformas que mencionei, a Estateguru que está por ai bem cotada, é pior, pois a qualidade dos projetos é inferior e o número de projetos em default aumenta. Também li algures sobre conflito de interesses entre administradores, avaliadores e empréstimos. Logo que os meus projetos terminarem, estou fora, e nesta também sou socio, mas um pouco menos minoritário, provavelmente venderei as ações.

Editado por rui_marreiros
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/07/2021 às 23:32, rui_marreiros disse:

Investor Statistics

Registered users
    Number of registered users 417747
    Average number of loan parts per investor 199
    Average investment per investor € 2 569
    Interest earned by investors € 155 664 194

tendo em conta os dados da Mintos, e penso que quase todos os investidores tem conta na Mintos, ativa ou não ativa, o número de utilizadores na Europa ou Mundo não deve passar do meio milhão em plataformas P2P. 

Em relação á regulação também deve ser difícil, mas existe por parte de algumas plataformas, para estabilidade do negocio, a ideia de criar princípios orientadores, como toas estarem registadas como entidades financeiras e auditadas. Outra ideia, é os empréstimos só aparecerem em uma plataforma. Também temos verificado que muitos LO criarem a sua plataforma, a StickKredit, Kivku, Peerberry, Neo Fiance, etc. Portanto até o mundo das P2P está a mudar.

Como eu disse no meu comentário inicial, a Mintos sofreu de um fenómeno chamado (hype) e sobretudo aproveitou a euforia/boom que as P2P existiu naqueles dois anos (2018-2019).

Quem começou nas P2P em 2014/2015, sabe que a Mintos foi crescendo, mas não àquele ritmo. Não esquecer as inúmeras campanhas (cash-back) que fizeram, mercado secundário sem fees, o que aliado ao crescimento brutal de novos utilizadores, criou uma bela "pirâmide", basta ver quantos e quais foram os LO´s que faliram. 

Mas não é disto que se pretende falar mas sim do facto das outras plataformas que enumerei, juntas não chegarem àquele número.

Partilho da tua opinião em relação à regulação das P2P.

Não nos podemos esquecer que isto é uma forma de financiamento por parte destas empresas e sendo o seu negócio baseado em crédito, vai ser interessante ver como vão contornar a complexidade dos contratos de empréstimos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 13/07/2021 às 10:19, Patanisca disse:

É isso. Temos que ter presente que eu se meto dinheiro num FI de ações, num dos piores cenários (grande crash) posso chegar a perder até 50%, mas no espaço de semanas ou meses, em que nesse entretanto tenho acesso à liquidez a qualquer momento e só fico a ver o navio afundar se quiser.

Agora enviando dinheiro para a Lituânia/Letónia para um operador de P2P não regulado, posso de um dia para o outro perder 100% do capital e não há nada a fazer a não ser engolir em seco. E mesmo quando o montante está investido, liquidar a totalidade nem sempre é possível de um dia para o outro, nem mesmo de 1 ano para o outro, conforme os loans.

Falta de liquidez e risco de perda total. São para mim as grandes lacunas deste tipo de investimento. E hoje em dia, para me justificar o risco, teria que pagar bem mais de 10~12% ao ano. 10% consegue-se sem muito esforço num fundo de ações globais. E estar a emprestar dinheiro à Apple, Amazon ou à General Eletric, dá-me um bocado mais de segurança do que emprestar ao Zagreb Skanovich que tem 57 anos e está desempregado há 3 anos lá num país qualquer de Leste e cujos donos da P2P de um dia para o outro desaparecem sem deixar rasto. :D 

Eu não diria "perder" no mercado de ações, obviamente que pode haver um custo de oportunidade, mas mesmo nos casos de desvalorização de 70/80% com um bom DCA pode haver recuperação :). O que mesmo não se pode dizer em relação às P2P.

Em P2P, sem mercado secundário, a saída é sempre penosa. Além de existirem as extensões, junta o buyback + 60 dias, portanto esquece a saída caso consigas "antecipar" algum problema. Basicamente isto funciona numa base de confiança na empresa (e "rezar" que as pessoas paguem os empréstimos para que estas empresas continuem a correr o "algoritmo" 😅).

Pessoalmente não vejo o retorno muito ajustado ao risco. 12% brutos, não me convence.

há 21 horas, rui_marreiros disse:

Se tivesses lido os meus posts não fazias a pergunta.

Real Estate: reinvest24, bulkestate, brickower e crowdlords(muito pouco conhecida e com investimentos de valor elevado, entre 1k-10k), provavelmente ainda irei sai de uma destas.

Loans curto/médio prazo, Afranga e KVIKU. (existe aqui outra mas que é complicada)

Imensa exposição a RE...além de que Afranga (é muito recente e o prazo mínimo dos empréstimos, pelo que vi, anda nos 3 meses, não gostei).

Gosto desse perfil de risco mas preferia investir numa biotech :P 

há 3 horas, rui_marreiros disse:

A plataforma Crowdlords tem mesmo muitos poucos projetos e a rentabilidade mínima é de 15%. Neste momento é a plataforma onde tenho mais dinheiro investido e com  uma rentabilidade por projecto superior a 20%. Até agora investi em 3 projetos, 1 finalizado, outro a finalizar e que só o Covid atrasou em 6 meses, faltam vender 5 moradias em 25 (são as 4 das mais caras e 1 de valor médio). Um projeto de moradias a começar na Escócia este ano e cujo empréstimo é de 18 meses. A plataforma não está a aceitar investidores porque está em restruturação do modelo de negocio devido as novas leis que saíram no UK, sou acionista nela mas super hiperminoritário, para receber os relatórios de contas da administração.

Hoje ia pesquisar sobre a Crowdlords "Following recent announcements by the FCA to propose permanent changes of the mass-marketing of speculative illiquid securities, the decision has been made for Crowdlords to cease all FCA regulated activity with immediate effect."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, Patanisca disse:

Ou em Crypto. :)Eu risco de perda total, por risco de perda total, o que tinha em P2P, um parte foi direcionada para Crypto, sempre me parece um risk/reward ratio mais interessante.

Mas isto é a minha opinião. Não está certa nem errada.

Só respondi biotech porque sei que o @rui_marreirosgosta desse mercado :)

(mas juntando as duas opções: resultado high risk) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 48 minutos, Cardoso24 disse:

Crowdlords " Após anúncios recentes da FCA

Essa situação deveu-se à falência no UK de algumas plataformas, como exemplo a Lendy e ao facto da FCA não ter posto cobro as atividades do CEO dessa empresa e aos empréstimos sobreavaliados que no caso de incumprimento levava a grande prejuízo para os investidores. Então a FCA decidiu considerar tudo o que não tinha garantias suficientes como especulativo e mesmo as loans via SPV que a Crowdlords realizava poderiam ser consideradas especulativas. As garantias que a plataforma tinha de oferecer no caso de empréstimos em Real Estate cresciam de uma grande complexidade, por exemplo de todos os participantes terem de assinar o documento do empréstimo, agora imagina um investimento de 2500000 de libras, se cada ação fosse de 1000 libras e todos os investidores comprassem uma ação, precisarias de 2500 assinaturas. O que a plataforma fez, foi convidar os investidores presentes na plataforma a investir em parcelas, Assim, para o mesmo investimento, dividiu em 10 parcelas e depois cada ação é de 10k.  Assim, só precisa de recolher por parcela 25 assinaturas, uma situação muito mais comoda. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, Cardoso24 disse:

Afranga (é muito recente e o prazo mínimo dos empréstimos,

AFranga é a plataforma da Stickcredit, e esta é uma empresa com mais tempo, tem licença financeira da Bulgária, esteve na Mintos e pagou sempre tudo a horas, Bondster(ainda está), e parece-me que está de saída e só se concentrar nela.

tem empréstimos mais curtos mas esgotam-se rapidamente, a um mês atrás conseguia-se apanhar com facilidade, agora só se estiveres a pé pelas 3h da Bulgária e é incerto os dias que os colocam

há 34 minutos, Cardoso24 disse:

Só respondi biotech porque sei que o @rui_marreirosgosta desse mercado

Mas dá muito trabalho e com riscos elevados, agora estou um pouco fora disso. Agora gosto mais de procurar Mid Caps que tem quedas de 30% sem sentido e esperar que o mercado volte a olhar para a empresa. Em geral, em menos de um ano tem recuperações de 20% e depois começo a sair.

Nas cripto não meto lá um tusto, não acredito naquilo, é um esquema em pirâmide. O processo de mineração e tudo o resto não passa de um processo de consumo de energia e muito pouco eficiente, e como acredito que o tempo dá primazia a processos mais eficientes, o poder que as moedas privadas procuram ter está condenada ao fracasso pois os governos, os bancos centrais nunca lhes vão entregar, enfrentando a proibição ou a marginalização.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No EstateGuru surgiu um imóvel com 1.215 Milhões de Euros: https://estateguru.co/portal/investment/show/DE1990?uniqueId=

E foi 100% em poucas horas! Nem consegui chegar a tempo.

Não percebo a rapidez de investimento na estateguru....ainda por cima com um valor tão elevado.

Editado por jopsilveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, rui_marreiros disse:

AFranga é a plataforma da Stickcredit, e esta é uma empresa com mais tempo, tem licença financeira da Bulgária, esteve na Mintos e pagou sempre tudo a horas, Bondster(ainda está), e parece-me que está de saída e só se concentrar nela.

tem empréstimos mais curtos mas esgotam-se rapidamente, a um mês atrás conseguia-se apanhar com facilidade, agora só se estiveres a pé pelas 3h da Bulgária e é incerto os dias que os colocam

Mas dá muito trabalho e com riscos elevados, agora estou um pouco fora disso. Agora gosto mais de procurar Mid Caps que tem quedas de 30% sem sentido e esperar que o mercado volte a olhar para a empresa. Em geral, em menos de um ano tem recuperações de 20% e depois começo a sair.

Nas cripto não meto lá um tusto, não acredito naquilo, é um esquema em pirâmide. O processo de mineração e tudo o resto não passa de um processo de consumo de energia e muito pouco eficiente, e como acredito que o tempo dá primazia a processos mais eficientes, o poder que as moedas privadas procuram ter está condenada ao fracasso pois os governos, os bancos centrais nunca lhes vão entregar, enfrentando a proibição ou a marginalização.

Na minha opinião, os problemas na Afranga, são:

- não ter mercado secundário;

- loans com prazo mínimo de 3 meses (se existem com prazos mais pequenos, voam);

- exclusividade Bulgária.

"Mas dá muito trabalho e com riscos elevados, agora estou um pouco fora disso. Agora gosto mais de procurar Mid Caps que tem quedas de 30% sem sentido e esperar que o mercado volte a olhar para a empresa. Em geral, em menos de um ano tem recuperações de 20% e depois começo a sair."

Faz parte. Dá trabalho mas o retorno é imensamente superior! :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 48 minutos, Cardoso24 disse:

Na minha opinião, os problemas na Afranga, são:

- loans com prazo mínimo de 3 meses (se existem com prazos mais pequenos, voam);

o mercado secundário esta em fases de testes, a informação que tenho é que no máximo de 2 meses ele surgirá;

Como se expõe unicamente à Bulgária, o mercado de loans será pequeno e neste momento a procura na Afranga é muito elevado, pois todo o mundo das P2P deve estar metido nesta plataforma, a procura de loans shorts deve ser intensa, neste momento tudo o que for inferior a 3 meses desaparece.

vou perguntar se eles

pensam expandir-se para fora do mercado búlgaro.

há 54 minutos, Cardoso24 disse:

Faz parte. Dá trabalho mas o retorno é imensamente superior!

Sei que tu tens muito mais conhecimento e experiência nesse mercado, se me desses umas dicas agradecia. Em algumas acertei no time e noutras falhei, noutras sai antes de tempo. É um mercado muito volátil e cheio de caprichos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 14/07/2021 às 22:26, rui_marreiros disse:

Se me permites a questão, utilizas alguma(s) ferramenta(s) para esse scan que fazes às mid caps?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 2 minutos, 00ba disse:

Se me permites a questão, utilizas alguma(s) ferramenta(s) para esse scan que fazes às mid caps?

Procuro entre os fundos, ETFs e grandes investidores. Depois faço uma escolha e finalmente começo a ler mais sobre essas empresas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 9 horas, Cardoso24 disse:

Resposta da Afranga :

"O mercado secundário já está operacional e atualmente está sendo testado internamente. Prevemos que teremos mais 2 a 3 semanas de testes e iterações até que seja lançado ao público.

Atualmente não temos planos de entrar em novos mercados até o final deste ano, pois ainda estamos desenvolvendo algumas funcionalidades essenciais para o marketplace e estamos adquirindo conhecimento operacional sobre o negócio. No entanto, estamos explorando novas oportunidades e a expansão internacional faz parte do nosso plano para o futuro. "

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 14/07/2021 às 10:57, rui_marreiros disse:

500 euros durante 30 dias

Bem pelo que percebo isso é um bónus só para quem refere.. Mas eu mandei transferência de 500 euros e reparei agora que foi devolvida e meti tudo direito. A único coisa que me enganei foi o nome que meti "afrange" mas penso que esse nome que meto é só para mim. Fiz novamente a transferência a ver se não é devolvida novamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 3 horas, Ana Rei disse:

Fiz novamente a transferência a ver se não é devolvida novamente.

Nunca tive problemas em transferir. Se tiveres algum problema, fala com o suporte, eles respondem reapidamente, de um dia para o outro.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    A 15/07/2021 às 21:49, Cardoso24 disse:

neste momento existem loans com prazos inferiores a 2 meses, mas não devem durar muito.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

lembro-me dos tempos em que a mintos tinha loans a 17-18% ou até mais....

de há uns tempos só 10% para baixo.

já tirei o dinheiro investido, estou lá só com o algum lucro provisório e com os in recovery até ao fim....

mesmo a peer berry consegue melhor taxas, normalmente 11,5%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, superkinas disse:

de há uns tempos só 10% para baixo.

já tirei o dinheiro investido, estou lá só com o algum lucro provisório e com os in recovery até ao fim....

O mesmo por aqui. Com taxas de 8% a 9% não vale a pena investir na Mintos, existem boas alternativas com melhores rendimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/07/2021 às 13:55, rui_marreiros disse:

Nunca tive problemas em transferir. Se tiveres algum problema, fala com o suporte, eles respondem reapidamente, de um dia para o outro.

Segunda transferência que mandaram para trás. Nunca me aconteceu igual. Começo a achar que não querem é pagar bónus de referidos. Não me está a inspirar muita confiança a plataforma...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 minuto, Ana Rei disse:

pagar bónus de referidos. Não me está a inspirar muita confiança a plataforma...

Já chegaste a contactar com o suporte sobre o problema? Se quiseres, manda-me por mensagem privada os teus dados (nome e referencia) e eu contacto com eles para saber qual é o problema. 

Eles indicam-me que duas pessoas utilizaram o meu link: João ...  e Ana Cláudia ... és algum deles?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, rui_marreiros disse:

Já chegaste a contactar com o suporte sobre o problema? Se quiseres, manda-me por mensagem privada os teus dados (nome e referencia) e eu contacto com eles para saber qual é o problema. 

Eles indicam-me que duas pessoas utilizaram o meu link: João ...  e Ana Cláudia ... és algum deles?

Sou a Ana Cláudia. O site nem chat tem que era bem mais prático. Vou mandar 100 euros e se não me recusarem significa que a plataforma é manhosa... 

Alguém já recebeu bónus de referenciar alguém da plataforma afranga?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 23 minutos, Ana Rei disse:

O site nem chat tem que era bem mais prático

eles tem telefone, liga-lhes, de certeza que resolvem.

A mim aconteceu-me uma vez na Mintos, porque enviei o dinheiro de uma conta que não era a conta de abertura da plataforma. O dinheiro não aparecia na conta nem era devolvido, estava suspenso. Explicaram-me que estava a aguardar instruções das autoridades, será mesmo? houve alguma desconfiança de KYC? Depois devolveram-me para a conta original, demorou 3 semanas. Foi uma chatice, tive que passar o dinheiro para a outra conta e depois transferir, perdi na altura um Cashback de 2%.

há 33 minutos, Ana Rei disse:

O site nem chat tem que era bem mais prático

Thank you for your email.

Is it possible that your friend has listed “Afranga” instead of “Stikcredit” as the receiver of her transfers?

Olha, enviei ainda à 10 minutos e já tive resposta. Verifica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites