Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

Rick Lusitano

Entretanto na Mintos, a Monego lá pagou mais uma tranche hoje.

Mas só principal, nada de juros dos loans. Sempre é melhor que nada. ;)

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Rick Lusitano
    há 2 minutos, rui_marreiros disse:

Também recebi 2/3 do pouco que tinha ficado. Vai já ser investido no mercado secundário.

Já viste que têm litigation loans do UK (incluídos nos business loans)?

O que te parece estes loans? Tem BB e seguro em caso de derrota judicial.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 15 minutos, Rick Lusitano disse:

Já viste que têm litigation loans do UK (incluídos nos business loans)?

Não tinha visto, conheço uma plataforma também do UK que tem loans ligados a processos judiciais e cujos ganhos são bem generosos. è claro que existe a possibilidade de perda de capital.

Deixo aqui um review sobre essa plataforma.

https://jeangalea.com/axiafunder-review/

Vou deixar correr mais água sobre essa plataforma antes de investir em alguma coisa, preciso de mais estatística.

Editado por rui_marreiros
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 51 minutos, rui_marreiros disse:

Não tinha visto, conheço uma plataforma também do UK que tem loans ligados a processos judiciais e cujos ganhos são bem generosos. è claro que existe a possibilidade de perda de capital.

Deixo aqui um review sobre essa plataforma.

https://jeangalea.com/axiafunder-review/

Vou deixar correr mais água sobre essa plataforma antes de investir em alguma coisa, preciso de mais estatística.

Já a conheço de quando ela apareceu, eu já seguia a Litigation Finance nos US, plataformas (e.g. LexShares), fundos e empresas (incluindo as cotadas, e.g. Burford Capital ;)). Andei na altura a estudar essa área, andava à procura de activos descorrelacionados com os mercados financeiros (e.g. Scotch whisky, insurance-linked securities, litigation finance). Nas plataformas US é proibido a investidores não residentes nos US.

Um broker de activos exóticos, sediado nos US, na sua fase de lançamento, com investimentos menos correlacionados com os mercados financeiros, só pela curiosidade:

https://kalshi.com/

PS: Esse Jean Galea, para mim perdeu toda a credibilidade quando começou a fazer reviews (pagas) pela IBAN Wallet (não vou a qualificar publicamente a seriedade desta plataforma, mas quem está nela ou a pensar entrar nela, será melhor fugir dela a 7 pés ;))

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 22/05/2021 às 23:06, Patanisca disse:

Eu só pra dar um update, estou atualmente com 0€ em P2P. Já chegou a ser 28% do meu património, em Agosto de 2019.

Não cheguei a 28% mas entre 2016 e finais de 2019 em algumas alturas andei perto disso.

A Peerberry ainda me tenta a voltar um bocadinho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, Patanisca said:

Foi a única que mantive uma parte mais residual durante 1 ano e pico, mas depois pensei: "Porquê?" nem aquece nem arrefece e atualmente conseguem-se estes valores de rendibilidade em ativos regulados, portanto deixei cair o P2P.

E quais são esses activos regulados? Poderias dar um exemplo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, jopsilveira disse:

E quais são esses activos regulados? Poderias dar um exemplo?

Fundos e etc. Por exemplo os melhores  fundos ou etc acções globais e sp500 ou  andam 10 15 ou% ao ano nos últimos 5 10 anos. Não e de capital garantido mas redes P2P tb não são.  

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    32 minutes ago, superkinas said:

Fundos e etc. Por exemplo os melhores  fundos ou etc acções globais e sp500 ou  andam 10 15 ou% ao ano nos últimos 5 10 anos. Não e de capital garantido mas redes P2P tb não são.  

Facepalm

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    A 11/07/2021 às 14:22, jopsilveira disse:

Eu tenho algumas ações nessa plataforma mas não cheguei a investir por causa dos valores elevados de entrada, a maioria era no inicio de $5k. Muitas das participações na plataforma são nos Estados Unidos, Africa dos Sul, Quénia, Reino Unido e também já aconteceu em Portugal. Basicamente a plataforma só abre empestamentos no sector imobiliário e funciona com intermediário com fundos de capital de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, johnmx disse:

Estão a ter problemas de acesso no site da Mintos? As páginas estão sempre a dar erro.

Ontem ou anteontem, quando acedia, aparecia uma mensagem de manutenção. Há uns 10 minutos atrás fiz login sem qualquer problema.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, rui_marreiros disse:

A diferença está em que os valores são médias dos últimos 10 anos, porque nos últimos 100 anos a média é de 8% e teve longos períodos de lateralização.

Nas P2P, tirando os casos de Scam, a rentabilidade média pode andar também entre os 10% a 15%. Na Mintos tinha uma rentabilidade  de 14% e sem andar a fazer trading, na Iuvo 12,5%, Neo Finance 13% e noutras >10%. Para quem o mundo do mercado de ações lhe cria estranheza e não lhe faz sentido, uma alternativa as ações, fundos, ETF e quer ter uma rentabilidade média >10% fixa das P2P, não é mau.

A ideia de um investimento  100% seguro é uma falácia e isso nas P2P foi criado com os buyback. Eu sou contra o buyback e favorável ao conhecimento do risco em cada empréstimo. O riscos devem ser partilhados entre os investidores e as plataformas. Por exemplo, loans de 30% ao ano com a duração de 5 anos, onde em cada ano 50% das loans entram em incumprimento e que recebes 50% do capital, podes fazer as contas e avaliar se o risco compensa. 

O investimento num apartamento para tirar rendimento, considerado de risco baixo, pode virar um pesadelo, basta ter um inquilino problemático.

Honestamente, penso que o risco que se corre acaba por não compensar a rentabilidade obtida, considerando também o problema da liquidez muito baixa bem como o risco de desvalorização da moeda em que é feito o empréstimo. Sem falar noutros riscos que estejam encapotados e portanto difíceis de avaliar.

No meu caso a rentabilidade real em P2P ronda os 6% (a contar com o Scam da Grupper..., lá está apercebi-me das red flags mas já não fui a tempo de levantar o €). Tenho conta Mintos, Peerberry, Lendermarket, Estateguru, Iuvo, RoboCash).

Já foi 15-20% da minha alocação, neste momento ronda os 4%. Penso deixar apenas na Mintos, Peerberry e EstateGuru.

Editado por ZePAG
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 57 minutos, Cardoso24 disse:

Fiz uma análise do número de utilizadores registados (não existe forma de ver utilizadores ativos) e o mercado é muito pequeno. Tenho sérias dúvidas que este mercado consiga atrair regulação e interesse.

Investor Statistics

Registered users
    Number of registered users 417747
    Average number of loan parts per investor 199
    Average investment per investor € 2 569
    Interest earned by investors € 155 664 194

tendo em conta os dados da Mintos, e penso que quase todos os investidores tem conta na Mintos, ativa ou não ativa, o número de utilizadores na Europa ou Mundo não deve passar do meio milhão em plataformas P2P. 

Em relação á regulação também deve ser difícil, mas existe por parte de algumas plataformas, para estabilidade do negocio, a ideia de criar princípios orientadores, como toas estarem registadas como entidades financeiras e auditadas. Outra ideia, é os empréstimos só aparecerem em uma plataforma. Também temos verificado que muitos LO criarem a sua plataforma, a StickKredit, Kivku, Peerberry, Neo Fiance, etc. Portanto até o mundo das P2P está a mudar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Cardoso24 disse:

ViaInvest e Peerberry são duas excelentes opções.

No entanto é como já aqui foi dito. 12% brutos, não seriam problema, se houvesse "garantias reais". Para entrar apenas com um montante residual mais vale colocar no mercado de ações ou noutros mercados, pelo menos é sempre cash disponível para utilizar.

É isso. Temos que ter presente que eu se meto dinheiro num FI de ações, num dos piores cenários (grande crash) posso chegar a perder até 50%, mas no espaço de semanas ou meses, em que nesse entretanto tenho acesso à liquidez a qualquer momento e só fico a ver o navio afundar se quiser.

Agora enviando dinheiro para a Lituânia/Letónia para um operador de P2P não regulado, posso de um dia para o outro perder 100% do capital e não há nada a fazer a não ser engolir em seco. E mesmo quando o montante está investido, liquidar a totalidade nem sempre é possível de um dia para o outro, nem mesmo de 1 ano para o outro, conforme os loans.

Falta de liquidez e risco de perda total. São para mim as grandes lacunas deste tipo de investimento. E hoje em dia, para me justificar o risco, teria que pagar bem mais de 10~12% ao ano. 10% consegue-se sem muito esforço num fundo de ações globais. E estar a emprestar dinheiro à Apple, Amazon ou à General Eletric, dá-me um bocado mais de segurança do que emprestar ao Zagreb Skanovich que tem 57 anos e está desempregado há 3 anos lá num país qualquer de Leste e cujos donos da P2P de um dia para o outro desaparecem sem deixar rasto. :D 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites