Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

rui_marreiros
    há 5 minutos, BonesXpto disse:

um "prego" para o meu saldo p2p.

Se não fosse o Grupeer, onde tenho 2k enterrados (a faltar menos de 2 meses de sair), o meu saldo estaria largamente positivo. Neste momento a minha preocupação em termos das P2P é a Crowdestor, onde os projectos estão quase todos atrasados (2/3). Se sair da Crowdestor até final de 2023, penso que até lá os pagamentos se irão arrastar, e se não houver surpresas, o meu saldo tornar-se-á largamente positivo.

Depois, só estarei naquelas 5 a 6 plataformas indicadas. Quero ver se consigo via plataformas receber o suficiente para o meu dia a dia, uma média de 10 euros diários, ou seja 300 euros mensais.

Hoje o mercado de ações está para baixo, a sua volatilidade não permite uma grande previsibilidade. Também aqui existem scams, CEO que mentem e que arrastam investidores.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 1 hora, rui_marreiros disse:

Se não fosse o Grupeer, onde tenho 2k enterrados (a faltar menos de 2 meses de sair), o meu saldo estaria largamente positivo.

Depois, só estarei naquelas 5 a 6 plataformas indicadas. Quero ver se consigo via plataformas receber o suficiente para o meu dia a dia, uma média de 10 euros diários, ou seja 300 euros mensais.

Pensava que a Grupper tinha mesmo dado o estoiro ou que andava tudo em tribunal. Então ainda existe a hipótese de pagarem?

Também gostava de ter um valor mensal considerável, acho que já me dava por contente com uns 200€/mês 😅

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 2 horas, Paulo Braga disse:

Pensava que a Grupper tinha mesmo dado o estoiro

A Grupper deu o estoiro apesar da Alla  continuar a postar, 31 de Março, que continua otimista. Eu referia-me a que se a plataforma tivesse aguentado mais dois meses eu saia ileso, pois já tinha começado em janeiro do ano passado a levantar o que tinha investido e que em final de abril teria levantado tudo, estoirou em março.

Vamos ver o que dá o processo em tribunal, pode ser que receba algum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, rui_marreiros disse:

Se não fosse o Grupeer, onde tenho 2k enterrados (a faltar menos de 2 meses de sair), o meu saldo estaria largamente positivo. Neste momento a minha preocupação em termos das P2P é a Crowdestor, onde os projectos estão quase todos atrasados (2/3). Se sair da Crowdestor até final de 2023, penso que até lá os pagamentos se irão arrastar, e se não houver surpresas, o meu saldo tornar-se-á largamente positivo.

Hoje o mercado de ações está para baixo, a sua volatilidade não permite uma grande previsibilidade. Também aqui existem scams, CEO que mentem e que arrastam investidores.

Só houve aqui uma parte que não devo ter percebido bem, mas como tenho estado ausente das P2P... Pretendes sair da ViaInvest que tem um histórico brutal (e o grupo é lucrativo) e manter a Afranga? que pelo que estive a ver é uma plataforma recente e apenas com empréstimos na Bulgária e um único LO? Ou seja, tem tudo para correr bem.

Bondster também me parece muito "verde". 

Se pretendes manter 5/6 plataformas, deveriam ser as com mais histórico e com grupos sólidos para sustentar uma possível crise...

ViaInvest e Peerberry seriam duas excelentes opções. Como disse no inicio, admito que me pode estar a escapar algo, mas empréstimos a individuais, não vejo melhor opções que estas duas plataformas.

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 29 minutos, Cardoso24 disse:

ViaInvest e Peerberry seriam duas excelentes opções. Como disse no inicio, admito que me pode estar a escapa

Afranga pertence a Stickcredit que é uma instituição financeira com licença e fiscalizada pelo banco da Bulgária. Na realidade existe dois grandes empresas de empréstimos na Bulgária, uma empresta via Iuvo e outra é a Stickcredit. No ano passado a empresa fez uma operação via Seedrs que acabou por desistir, e durante essa operação perguntei se eles já tinha pensado em criar a sua plataforma e a resposta era o passo seguinte e foi o que aconteceu. No entanto, esta será em termos de loans a minha segunda plataforma, com menos 20% do capital destinados as loans, o restante estará noutra, pertencente a um pequeno banco.

Peerberry foi adquirida por um grupo financeiro e não gosto da rentabilidade; a ViaInvest além da baixa rentabilidade tem tido poucos empréstimos, pelo que prefiro sair.

Também tenho a Neo finance,estou de saída, apesar de ter neste momento um XIRR de 13%, mas os novos empréstimos de classe A são de 8-10% e a 10 anos, não me agrada. A minha saída desta é receber e não investir. Se voltar a ter loans de 12%-15% de classe A, voltarei a investir.

Nas outras de empréstimos tipo loans estou de saída e ficarei somente nas de real estate, como mencionei acima.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Cardoso24 disse:

ViaInvest e Peerberry seriam duas excelentes opções. Como disse no inicio, admito que me pode estar a escapar algo, mas empréstimos a individuais, não vejo melhor opções que estas duas plataformas.

E são, mas falando por mim, eu tenho na Afranga porque têm taxas de 16.8% e na Viainvest precisamente pela estabilidade e capacidade financeira do grupo. Mas preciso da Afranga para aumentar a taxa média.

há 3 minutos, rui_marreiros disse:

a ViaInvest além da baixa rentabilidade tem tido poucos empréstimos, pelo que prefiro sair.

Sei que houve uma altura assim, mas ultimamente existem vários empréstimos, todos com taxa de 12%.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 7 minutos, Paulo Braga disse:

Sei que houve uma altura assim, mas ultimamente existem vários empréstimos,

sim, até houve dias que não tinham nenhum empréstimo. Neste momento, quase todos os empréstimos são de um único elemento do grupo. Mas neste momento prefiro outros, pode ser que volte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, rui_marreiros disse:

Afranga pertence a Stickcredit que é uma instituição financeira com licença e fiscalizada pelo banco da Bulgária. Na realidade existe dois grandes empresas de empréstimos na Bulgária, uma empresta via Iuvo e outra é a Stickcredit. No ano passado a empresa fez uma operação via Seedrs que acabou por desistir, e durante essa operação perguntei se eles já tinha pensado em criar a sua plataforma e a resposta era o passo seguinte e foi o que aconteceu. No entanto, esta será em termos de loans a minha segunda plataforma, com menos 20% do capital destinados as loans, o restante estará noutra, pertencente a um pequeno banco.

Peerberry foi adquirida por um grupo financeiro e não gosto da rentabilidade; a ViaInvest além da baixa rentabilidade tem tido poucos empréstimos, pelo que prefiro sair.

Também tenho a Neo finance,estou de saída, apesar de ter neste momento um XIRR de 13%, mas os novos empréstimos de classe A são de 8-10% e a 10 anos, não me agrada. A minha saída desta é receber e não investir. Se voltar a ter loans de 12%-15% de classe A, voltarei a investir.

Nas outras de empréstimos tipo loans estou de saída e ficarei somente nas de real estate, como mencionei acima.

Obrigado! Realmente estive a investigar e não me parece uma má opção.

Então em termos de empréstimos a individuais, ficas com a Afranga e Bondster? 

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Paulo Braga disse:

E são, mas falando por mim, eu tenho na Afranga porque têm taxas de 16.8% e na Viainvest precisamente pela estabilidade e capacidade financeira do grupo. Mas preciso da Afranga para aumentar a taxa média.

Sei que houve uma altura assim, mas ultimamente existem vários empréstimos, todos com taxa de 12%.

É uma boa estratégia.

Em termos de plataformas P2P - empréstimos individuais, as opção são:

Afranga, ViaInvest, Peerberry (maior volume comparativamente à VI), Robo.Cash (não era uma má opção e os levantamentos são super rápidos), Bondster (não tem empréstimos de curto prazo, portanto não vejo vantagens face à Peerberry ou ViaInvest), LenderMarket

O vosso feedback vai ajudar na escolha de pelo menos duas plataformas :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 16 minutos, Cardoso24 disse:

ficas com a Afranga e Bondster?

Bondster estou a sair também, pois está dependente de outros e não é uma instituição financeira.

A outra minha preferida é Omaraha e onde terei os outros 80%. É uma plataforma complicada. mal desenhada, buyback é de 60% e se não tiveres cuidado até podes ficar a perder dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, rui_marreiros disse:

Bondster estou a sair também, pois está dependente de outros e não é uma instituição financeira.

A outra minha preferida é Omaraha e onde terei os outros 80%. É uma plataforma complicada. mal desenhada, buyback é de 60% e se não tiveres cuidado até podes ficar a perder dinheiro.

Conheço essa e na altura só não me registei porque não gostei das taxas para prazos curtos (e do BuyBack).

A 5 anos as taxas são interessantes, mas não compensam o risco. De qualquer forma vou investigar.

Cumprimentos :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu continuo na Peerberry e há alguns meses apostei na Moncera, que é a plataforma do Placet Group, (que julgo ainda ser LO na Mintos). O grupo parece-me sólido, e ainda que a plataforma não tenha rentabilidades extraordinárias (8% para short-term loans), neste momento prefiro mais estabilidade a mais rentabilidade.

Também voltei a entrar e sair da Lendermarket porque não consigo ter empréstimo que seja pago a horas e isto aborrece-me. Se fosse uma % de lates era uma coisa mas 100% de lates não combina comigo.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, Paulo Braga disse:

Afranga - Plataforma criada no final de 2020, a empresa "mãe" existe desde  2013, tem tido lucros mas atua apenas na Bulgária. Juros entre os 16.4% e os 16.8%. Respeitam o formato IRFS, mas não são auditados por uma empresa grande/conhecida.

Viainvest - Plataforma existe desde final de 2016, a empresa dona foi fundada em 2008, tem tido lucros e atua em 7 países. Juros fixos de 12%. Respeitam o formato IRFS e são auditados por uma empresa conhecida.

Peerberry - Plataforma fundada em 2017, tem tido lucros mas não é auditada independentemente e não respeita a norma IRFS. *Não conheço a plataforma, mas a Mintos parece-me idêntica e diria que é maior e mais segura.

Robo.cash - Plataforma criada em 2017, a empresa mãe tem lucros muito bons, existe desde 2013 e faz empréstimos em 6 países. Apresenta resultados auditados com a norma IRFS por uma empresa conhecida. Taxa de juro ~12%. *Não conheço a plataforma. Apresenta bons números, uma taxa de juro competitiva, mas há algo no site que não me entusiasma.

Bondster - Plataforma apresentada em 2014, a empresa mãe foi fundada em 2009 e tem apresentado lucros. Apresenta resultados auditados por uma empresa desconhecida e não respeita o formato IRFS. Taxa média entre os 14% e os 15%(??). *Não conheço a plataforma, mas parece-me idêntica ao Lendermarket e Afranga, recaindo a minha preferência nestas últimas.

Lendermarket - Plataforma criada em 2019, a empresa mãe existe desde 2006, tem apresentado lucros e está presente em 8 países. Peca por não ter (ainda!) resultados auditados por uma empresa grande e não segue o formato IRFS. Taxa de juro entre os 12% a 15%. *Até ao final deste mês oferece um bónus de 2% para montantes depositados e se forem novos investidores ainda usufruem de mais 1%. Usem o seguinte link bónus de 1% ou falem comigo por mensagem.

* Perdoem-me qualquer engano e por favor validem qualquer destas informações antes de investirem.

Destas a minha preferência recaiu na Afranga (pela taxa de juro oferecida), Lendermarket (pelo bónus de 3%, que em 2 meses me vai render mais de 300€, e taxa de juro) e Viainvest (pela solidez do grupo e estabilidade).

O resumo que acabaste por fazer coincide exatamente com aquilo que andei hoje a pesquisar. Em relação à Afranga fiquei surpreendido com o crescimento que o LO (Stikcredit) tem tido de 2019 até ao 1Q21. Ainda assim estão expostos apenas a um país, o que aumenta consideravelmente o risco, numa situação global.

No entanto li que têm perspetivas de expansão. Vale o risco pelas taxas dos empréstimos de 16,4%-16,8%. Pessoalmente se baixarem abaixo dos 15%, estou fora.

- Qual a vossa experiência em termos de delays + buyback? A % tem sido elevada ou é aceitável?

Por um lado a VI e Peerberry são duas excelentes opções. Não gosto da Mintos pelos problemas com N LO´s que teve no passado. As taxas fixas de 12% (brutos, convém não esquecer), não são muito atrativas, apesar de serem sólidas. 

LenderMarket com taxas interessantes mas sem empréstimos de curto prazo? Nem sequer vi empréstimos até 6/12 meses. O que não permite uma saída "rápida". Se tivessem mercado secundário.

A olhar apenas às taxas oferecidas, a LM e Afranga são as melhores opções. Usei bastante a Robo.Cash mas as taxas caíram bastante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, Cardoso24 disse:

LenderMarket com taxas interessantes mas sem empréstimos de curto prazo? Nem sequer vi empréstimos até 6/12 meses. O que não permite uma saída "rápida". Se tivessem mercado secundário.

Tens empréstimos de curto prazo na LenderMarket. Eu tenho o auto-invest definido para 1-3 meses e está tudo investido (maioritariamente em loans de 30 dias).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A olhar apenas às taxas oferecidas, a LM e Afranga são as melhores opções. Usei bastante a Robo.Cash mas as taxas caíram bastante.

Completando o já dito pelo Les Paul, a minha ideia é entrar em força no Lendermarket para aproveitar os 3% de bónus até ao final do mês e de seguida retirar grande parte do dinheiro para o EstateGuru, Viainvest e Afranga. Não iria colocar dinheiro no Lendermarket se não tivesse investimentos de curto prazo 😁

Alguns dos investimentos feitos hoje, todos com prazos até 3 meses e 15% de juro:

lendermarket.thumb.png.bb9b76cdac443cb5a7e4a8fca9930188.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, Paulo Braga disse:

Peerberry- 

PeerBerry launched on the 1st of November 2017 with loans originated primarily by Aventus Group and its subsidiaries, pertence ao Aventus Group desde o ano passado. Não consegui saber se tem licença financeira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros

LenderMarket c

You invest in lending companies with a strong track record

Loans are listed by Creditstar Group’s companies. One of the leading digital consumer finance companies in Europe, Creditstar Group, is valued by its investors for stable portfolio quality and profitability, strong balance sheet and operational efficiency.

A credistar não foi um dos LO com problemas na Mintos? Ou é outro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, rui_marreiros disse:

A credistar não foi um dos LO com problemas na Mintos? Ou é outro?

Houve alguns LO que faliram e deixaram vários investidores de mãos a abanar. Tanto quanto sei, a Creditstar teve pagamentos em atraso na Mintos no final de 2020 e numa altura que iam pagar e emitir novas obrigações. Acho que foi isto que aconteceu, mas nessa altura não acompanhava o P2P, por isso não te posso dar a certeza. Tanto quanto sei terá sido resolvido, nunca mais se ouviu falar disso.

Sofre ainda do problema de não ter um auditor credível mas dentro de pouco tempo vão publicar o relatório das contas de 2020 pela KPMG.

Editado por Paulo Braga
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/05/2021 às 22:19, rui_marreiros disse:

Fast Invest acabou de me liquidar tudo. Demorou um mês para pagar os últimos euros mas chegaram hoje.

Olá... Só te demorou 1 mês a pagar?

Eu tenho um pagamento pendente de Janeiro e nada.. Falei com eles e dizem que fazem os pagamentos por ordem cronológica e perguntei se era assim em que mês iam e eles disseram Novembro / Dezembro.

Estão a mentir então..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 7 horas, Ana Rei disse:

Olá... Só te demorou 1 mês a pagar?

Primeiro prolongaram o tempo dos dois empréstimos, depois quando caiu na conta e pedi para levantar pediram um mês para fazer a transferência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Basta eles me transferirem este pagamento que fico no lucro e ainda com dinheiro na plataforma.. Mas estão com pouca vontade. E antes estavam a pagar juros por demorar a pagar e agora já nem isso fazer. Agora metem o dinheiro que eu pedi para levantar em "Reserved Funds"..

Quero é que me paguem que assim ao menos fico no lucro..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 19/06/2021 às 23:27, Paulo Braga disse:

Houve alguns LO que faliram e deixaram vários investidores de mãos a abanar. Tanto quanto sei, a Creditstar teve pagamentos em atraso na Mintos no final de 2020 e numa altura que iam pagar e emitir novas obrigações. Acho que foi isto que aconteceu, mas nessa altura não acompanhava o P2P, por isso não te posso dar a certeza. Tanto quanto sei terá sido resolvido, nunca mais se ouviu falar disso.

Sofre ainda do problema de não ter um auditor credível mas dentro de pouco tempo vão publicar o relatório das contas de 2020 pela KPMG.

Entrei na LM só para aproveitar o cash-back...vamos ver qual é o número de loans que vou ter em atraso. Em condições normais, vi que a taxa de atrasos ronda os +40%, sendo que é apenas uma estatística manual, os filtros da LM são muito poucos, o que não permite fazer um "estudo" em condições.

Curiosidade (users por plataforma):

- Mintos: 414.754 (2015)

- ViaInvest: 23.298 (2016)

- PeerBerry: 38.267 (2017)

- Estateguru: 86.589 (2014)

- Robo.Cash 16.482 (2017)

- Twino: 26.391 (2015)

- Iuvo: 25.726 (2017)

- Afranga: (ainda sem dados)

- LenderMarket: (2019) quase 3.000

Acho que não me esqueci de nenhuma das plataformas mais conhecidas e "fiáveis". No entanto sou o único a achar que este mercado é muito pequeno, desinteressante e com risco elevado? Reparem que com exceção da Mintos as outras plataformas em 4-5 anos, pouco mais de 4-6k users conseguem acrescentar. Seria interessante perceber o número de "users" vs "active users".

Ou seja, após o boom que as P2P tiveram até 2020, não me parece que as P2P tenham forma de atrair o interesse de mais investidores. Portanto fica a questão: Conseguem as plataformas "sustentar-se" com estes números de users? O que acontecerá numa crise financeira? 

Qual a vossa opinião? Eu deixei de seguir as P2P desde 2020, só mantive a TFGCrowd (que na altura não tinha mercado secundário e sempre pensei que seria mais uma plataforma a fechar sem aviso prévio).

Comecei em 2015 na Twino e depois seguiu-se a Mintos. No entanto após as fraudes que aconteceram nalgumas plataformas, preferi sair. Nem todas as plataformas são "scam", mas para a rentabilidade que oferecem 10-12% (brutos), não se pode dizer que a taxa de juro está de acordo com o risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Cardoso24 disse:

Entrei na LM só para aproveitar o cash-back...vamos ver qual é o número de loans que vou ter em atraso.

Tal e qual como eu 😁 Espero que a experiência corra bem, planeio lá deixar parte do dinheiro a render 15%. Parte será transferida para outras plataformas e queria também investir em ETFs - queria abrir conta na Trading 212, mas as novas inscrições estão suspensas. Para já estou com 5-10% de empréstimos com atraso (conta aberta há mais de um mês).

há 11 minutos, Cardoso24 disse:

- Afranga: (ainda sem dados)

- LenderMarket: (2019) quase 3.000

Tive de ir confirmar esses 3.000. Julgava que seriam mais. De facto são números pouco impressionantes, não sei se parte se deve ao ano de 2020 que abrandou as novas adesões ou à falta de histórico das plataformas.

há 12 minutos, Cardoso24 disse:

Seria interessante perceber o número de "users" vs "active users".

Boa questão, nem sei se alguma plataforma divulga essa informação, é pena.

há 13 minutos, Cardoso24 disse:

Conseguem as plataformas "sustentar-se" com estes números de users? O que acontecerá numa crise financeira?

Algumas aguentaram relativamente bem o ano de 2020, não houve complicações nas plataformas. Mas acho que há dois tipos de plataformas diferentes, as que funcionam como empresa e agregam ofertas de vários LOs, e as plataformas como o LenderMarket, que pertence a uma empresa que apenas quer obter alguma liquidez sem a necessidade da plataforma ser rentável (apenas estaria a reduzir a margem da empresa mãe ao aplicar taxas). Assumo por isso, que nestes casos, a empresa mãe vai financiado a plataforma conforme a necessidade.

A Creditstar (dona da LenderMarket) vai passar a ser auditada pela KPMG, lançou obrigações este mês, quero acreditar que estão para ficar.

Acho que pelo menos faz falta reguladores e mais transparência para dar alguma confiança a estas plataformas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Paulo Braga disse:

Tal e qual como eu 😁 Espero que a experiência corra bem, planeio lá deixar parte do dinheiro a render 15%. Parte será transferida para outras plataformas e queria também investir em ETFs - queria abrir conta na Trading 212, mas as novas inscrições estão suspensas. Para já estou com 5-10% de empréstimos com atraso (conta aberta há mais de um mês).

No meu caso assim que terminarem os empréstimos 15%+2%, levanto da plataforma, até porque já testei o levantamento e não é dos mais rápidos do mercado... Se ainda tivessem mercado secundário, poderia pensar em continuar, assim não vejo vantagens face ao mercado de ações ou de cripto´s 😁. Não precisas de esperar pela T212, que não é nada de especial.

Citação

Algumas aguentaram relativamente bem o ano de 2020, não houve complicações nas plataformas. Mas acho que há dois tipos de plataformas diferentes, as que funcionam como empresa e agregam ofertas de vários LOs, e as plataformas como o LenderMarket, que pertence a uma empresa que apenas quer obter alguma liquidez sem a necessidade da plataforma ser rentável (apenas estaria a reduzir a margem da empresa mãe ao aplicar taxas). Assumo por isso, que nestes casos, a empresa mãe vai financiado a plataforma conforme a necessidade.

A Creditstar (dona da LenderMarket) vai passar a ser auditada pela KPMG, lançou obrigações este mês, quero acreditar que estão para ficar.

Acho que pelo menos faz falta reguladores e mais transparência para dar alguma confiança a estas plataformas.

Eu sei que não houve complicações em muitas plataformas, mas falo de sustentabilidade e garantia como investimento, como parte de um portefólio diversificado. De que rende ter taxas de 10-12% (brutos), se podes correr o risco de perder a totalidade do investimento. Na Mintos não houve perda de 100%, mas pode ter havido pessoas com azar. Lembro-me de vários LO´s que faliram.

Em relação às outras plataformas, como a Peerberry, ViaInvest, etc mantiveram-se, não sei se a liquidez foi igual ou se as taxas baixaram durante esse período, o que é certo é que aguentaram.

Isso é uma boa notícia para a LM, que bem precisa de escalar em termos de base de investidores. Apesar de ser uma plataforma com pouco histórico (2 anos e uma pandemia pelo meio), as taxas que oferece são superiores à concorrência e nem isso lhes trouxe vantagem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites