Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

Rick Lusitano
    há 17 horas, superkinas disse:

lembro-me de este topico ser o mais concorrido do forum :)

É um misto de novidade e dos ciclos dos mercados (incluindo as taxas de juro dos bancos centrais).

Quem arrisca a meter mais cash em subprime loans em períodos de recessão (e neste caso especifico com moratórias no crédito)? ;)

Houve quem saiu do P2P e foi para as cryptos, de uma bolha que estourou para uma bolha que está em vias de estourar ou já começou a estourar.

Houve outras pessoas que aproveitaram que os mercados financeiros estavam uma treta para irem para o P2P (pelo menos, parcialmente) e depois faziam a rotação para os mercados financeiros, que foi o que aconteceu em muitos casos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

rui_marreiros
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

Quem arrisca a meter mais cash em subprime loans em períodos de recessão (e neste caso especifico com moratórias no crédito)? ;)

O período das moratórias parece estar a chegar ao fim e se tivermos uma subida das taxas de juro por causa da inflação, é bem provável que as taxas nas loans venham também a subir, é claro que o risco de não pagamentos venha também a aumentar. Por isso é que eu tenho insistido junto das plataformas que para além de termos os riscos dos originadores também deveríamos saber o risco em cada loan para que houvesse mais transparência.

há 2 horas, Rick Lusitano disse:

Houve quem saiu do P2P e foi para as cryptos, de uma bolha que estourou para uma bolha que está em vias de estourar ou já começou a estourar.

Nunca me meti nas crypto especulativas porque não percebo a função desse ativo, para mim é como o ouro, tenho por oferta mas nunca uso e nem gosto de usar nem faço intenções de investir.  Até agora o mais perto de ativos digitais que estive foi num ETF ligado a blockchain e que já vendi, e security tokens, devido a um investimento que fiz em euros e que me pagam os juros nesse ativo. Percebo a tecnologia e penso ser importante para a segurança e o registo de ativos.

Em relação a estes ativos tenho a opinião de Charlie Munger “I think I should say modestly that the whole damn development is disgusting and contrary to the interests of civilization,”

Penso que todos os investimentos tem riscos e que devemos saber avaliar os mesmos, mas acredito que no meio das P2P existem alguns indivíduos que procuram fazer negocio de maneira séria e outros que tentam aproveitar para realizar esquemas fraudulentos. Espero um dia ver esses indivíduos presos.

Já agora @Rick Lusitano muito vindo de volta ao forum, os teus comentários são sempre muito uteis pela tua experiência e sabedoria.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 6 horas, h1ghland3r disse:

Ano passado estava em ações, cripto e P2P. Ja saí de cripto e vou liquidar o que tenho em P2P.

Eu não entrei nas cripto porque não acredito, irei continuar em ações e P2P. Em P2P irei unicamente concentrar e estar diversificado e em ações diversificar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    rui_marreiros

mailing-EN-NEW-2.jpg

A IUVO para quem não conhece é uma das plataformas registada e regulada pelo banco da Bulgária. Tem sido uma das plataformas mais sérias em relação aos investidores e oferece uma proteção total aos investimentos feitos, com um buyback de 100% ao fim de 60 dias, com perdas de juros. Os juros andam entre os 8% até aos 12%.

A falta de confiança nas plataformas P2P tem afetado o sector e a fuga de investidores, pelo que algumas plataformas tem tido maior dificuldades em arranjar fundos (investidores) para cobrir a procura. Assim, a IUVO quer liderar uma campanha junto das outras plataformas para a autoregulação e a criação de um portal unificado dos empréstimos de modo a todos saber se o mesmo empréstimo está a ser disponibilizado em mais do que uma plataforma, trazendo mais transparência e evitar as fraudes.

Nós, como investidores devemos junto das empresas de P2P devemos exigir que as mesmas comecem a participar nesta autoregulação de modo a que todos nos sintamos mais seguros nos investimentos que fazemos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 14 minutos, rui_marreiros disse:

A IUVO para quem não conhece é uma das plataformas registada e regulada pelo banco da Bulgária. Tem sido uma das plataformas mais sérias em relação aos investidores e oferece uma proteção total aos investimentos feitos, com um buyback de 100% ao fim de 60 dias, com perdas de juros. Os juros andam entre os 8% até aos 12%.

Não sei o que andas a ler do que eles dizem... mas eu tenho Defaults na IUVO. Estou registado desde 2018 na IUVO pelo que posso falar à vontade destes:

image.thumb.png.a8ac6d0a2e9d45f92cf7b08cad59c59e.png

Editado por Antonio84Pereira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 2 minutos, Antonio84Pereira disse:

eu tenho Defaults na IUVO

Eu não tenho nada em Defaults. Sei que eles tiveram problemas com um ou dois originadores, pois tive um dos originadores também em default, mas acabou por pagar.. Quais são os originadores em que tens defaults?

Eles tem uma tabela de identificação de risco e eu só tenho investido em originadores do tipo A.

As empresas mais sérias também vêm a regulação como algo positivo. Alguns originadores têm avançado para a criação das suas próprias plataformas de empréstimos, e outras adquiriram as plataformas onde listavam os empréstimos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros

Dinheiro institucional e plataformas sujas

2020 03 09

As plataformas de empréstimos P2P com vários credores expõem os investidores individuais a mais riscos e incertezas sobre seus investimentos do que muitos imaginam. Uma recessão econômica pode espalhar o pânico entre os investidores institucionais e desencadear uma crise de liquidez.

Voltaire uma vez disse que o Sacro Império Romano era “nem sagrado, nem romano, nem um império”. As percepções dos empréstimos ponto a ponto (P2P) estão atualmente passando por uma mudança semelhante.

Um dos “pares” (o típico “investidor familiar”) já perdeu terreno para os credores institucionais, como os tubarões dos fundos de hedge. Ao mesmo tempo, as novas plataformas de "multi-credor" romperam o relacionamento com os outros "pares" (os mutuários) também, alguns dos quais podem nem mesmo estar cientes de que seus empréstimos são revendidos nessas plataformas por intermediários opacos . Chocados com essa falta de transparência e os perigos de se tornar viciado em dinheiro institucional - os investidores estão começando a se perguntar se os empréstimos P2P ainda são empréstimos e empréstimos entre pares ou se eles se tornaram algo mais parecido com jogos de azar. Muitos agora estão prestando atenção a esses riscos sistêmicos antes pouco considerados.

Dividida pela religião, não exatamente romana, a frouxa confederação de principados finalmente desabou sob o peso de suas contradições. Os segmentos profanos da indústria de empréstimos P2P parecem estar caminhando na mesma direção.

Então oque está acontecendo?

O empréstimo é um negócio diversificado. Todo banqueiro conhece alguma variante da humorística “regra 3-6-3”: pedir emprestado a 3%; emprestar a 6%; e dê a tacada inicial no campo de golfe às 15h. Mas os primeiros 3% sempre foram difíceis para muitas plataformas de empréstimo P2P. Os bancos podiam contar com um suprimento constante de depósitos baratos garantidos pelo governo, enquanto as plataformas de empréstimos P2P se encontravam em uma competição acirrada pela poupança dos investidores de varejo. Os investidores inexperientes precisavam estar familiarizados com um produto de investimento desconhecido e convencidos de que os altos retornos dos empréstimos P2P valiam a pena abrir mão das proteções de seguro de depósito. Apesar de todo o controle, algumas plataformas de empréstimos P2P ainda lutavam para encontrar investidores individuais suficientes para atender à demanda. Para sustentar seu ímpeto de crescimento, muitos foram no atacado.

Hoje, uma parcela cada vez maior de empréstimos P2P - agrupados ou divididos em trincheiras de risco - é abocanhada por gestores de ativos, bancos, escritórios familiares e fundos de hedge. Em 2018, um relatório do Cambridge Centre for Alternative Finance calculou que cerca de 40% do financiamento para empréstimos P2P no Reino Unido vem de investidores institucionais - ante apenas 5% em 2014. Hoje, é razoável esperar que a maioria dos empréstimos P2P no Reino Unido não são mais financiados pelo público em geral.

Essa proporção é significativamente maior nos EUA. Em 2018, os investidores institucionais engoliram até 90% e 94% dos novos empréstimos emitidos pelos dois maiores credores P2P dos Estados Unidos - Prosper e Lending club - respectivamente. O influxo de dinheiro institucional efetivamente empurrou um dos “pares” para fora. “Empréstimo ponto a ponto” tornou-se conhecido como “empréstimo de mercado”.

Empréstimos sem par

O afastamento dos empréstimos P2P puros já dificultou para os desreguladores da Fintech se apresentarem como marcadamente diferentes dos incumbentes. Mas algumas plataformas foram além e eliminaram o outro “par” de cena também. Afinal, atrair tomadores de empréstimos também custava caro. Muitas plataformas P2P continuam gastando abundantemente em anúncios, geralmente competindo pelo mesmo grupo de tomadores de empréstimo experientes em tecnologia. Alguns se perguntaram como seria melhor se não tivessem que procurar eles próprios os devedores. O que agora é conhecido como uma “plataforma P2P com vários credores” é um produto problemático dessa ideia.

Um modelo tradicional de empréstimo P2P envolve 3 partes: investidores, devedores e a plataforma que facilita as transações entre os dois. Em contraste, as plataformas P2P com vários credores - como Mintos, PeerBerry ou Viventor - trazem outras instituições financeiras não bancárias chamadas de “originadores de empréstimos” para solicitar potenciais novos tomadores. A terceirização permite que as plataformas processem volumes maiores de empréstimos e, assim, arrecadem mais taxas. Mas adicionar mais intermediários torna todo o processo obscuro.

As plataformas tradicionais de empréstimos P2P são elas próprias originadoras de empréstimos, portanto, quase sempre têm uma estrutura de investimento direto - os investidores estão comprando direitos de reclamação diretos contra os tomadores. Enquanto isso, a estrutura de investimento em muitas plataformas de multi-credores é indireta: os investimentos são agrupados no originador do empréstimo, que é o proprietário dos empréstimos, mas promete devolver o principal e uma parte dos juros aos investidores. Para evitar que os originadores de empréstimos facilitem grandes quantidades de empréstimos duvidosos, muitas plataformas exigem “garantias de recompra” - eles pedem aos originadores de empréstimos que recomprem de seus investidores quaisquer de seus empréstimos inadimplentes.

O que parece uma maneira inteligente de garantir aos investidores, na verdade representa um grande risco sistêmico para todo o setor. Garantias de recompra criam uma ilusão de um ambiente sem riscos e com padrões de 0%. Mas quando a transparência é baixa e a estrutura de passivos é complexa - os investidores não sabem o quanto estão assumindo até que a música pare de tocar. Como as recompras prejudicam seus resultados financeiros, os originadores dos empréstimos estão sob pressão para conceder mais empréstimos. Afinal, se dobrarem suas carteiras de empréstimos, uma taxa de inadimplência de 20% se tornará 10%, e levará algum tempo até que a inadimplência volte a disparar. O aumento da alavancagem pode ser sustentável se os novos empréstimos forem de alta qualidade - mas há boas razões para esperar que alguns originadores de empréstimos já estejam excessivamente alavancados e tenham sucumbido à tentação de relaxar seus padrões.

Um modelo de negócios sustentável e insustentável

Em 2017, os investidores observaram com inquietação enquanto a Eurocent, um credor polonês da Mintos, não cumpria seus compromissos de recompra. Embora a Eurocent não fosse um grande credor (valor contábil do empréstimo relatado de € 2 milhões), os investidores desde então começaram a prestar muita atenção ao risco anteriormente pouco considerado de um colapso do credor. Em retrospectiva, as preocupações deveriam ter sido levantadas antes. Em uma apresentação para investidores, a Eurocent exagerou suas receitas e inflou o tamanho de sua carteira de empréstimos. Em um e-mail para investidores, Mintos não mencionou o patrimônio ou a lucratividade da empresa - uma demonstração financeira borrada em polonês foi considerada suficiente. A Eurocent emitiu empréstimos duvidosos a APR relatado de 81-107%, para os quais os investidores obtiveram parcos ~ 10%. Com padrões relatados de 30%, deveria estar claro que os investidores estavam confiando apenas em garantias de recompra insustentáveis para que seus investimentos fizessem sentido. Desde o colapso, a maioria dos investidores não recebeu um único centavo por causa de atrasos nos tribunais.

Desde então, mais credores de baixa qualidade e deficitários com saldos de patrimônio líquido negativos juntaram-se à ação. A inexperiência financeira de alguns originadores de empréstimos é igualmente flagrante. Os relatórios financeiros tendem a ser raros e de baixa qualidade. A maioria dos originadores de empréstimos da Viventor e quase metade da Mintos não foram auditados. As apresentações para investidores apresentam imagens de negócios livres de royalties e promessas sem sentido de empréstimos sustentáveis, mas poucas informações sobre o desempenho dos empréstimos e nenhum plano de contingência para uma falência ordenada. No final do ano passado, alguns dos originadores de empréstimos da Mintos que operam na Rússia e em Kosovo enfrentaram problemas regulatórios e perderam suas licenças de empréstimo. Recentemente, a Finlândia, a Noruega e a Dinamarca tomaram medidas para limitar os pagamentos de juros sobre empréstimos ao consumidor, que parecem destinados a matar o modelo de negócios de empréstimos salariais na Escandinávia,

Se empréstimos insustentáveis, inexperiência financeira ou questões regulatórias fazem com que os originadores dos empréstimos fiquem sem capital e deixem de cumprir seus compromissos de recompra - os investidores só podem contar com atrasos e incertezas nos tribunais.

Ultrapassando uma recessão

Pensada em uma era de condições monetárias frouxas, a indústria de empréstimos P2P nunca experimentou o caos de uma economia em crise. Garantidas pela mais longa expansão econômica até hoje, as plataformas de empréstimos P2P se acumularam em dívidas, mas muitas são apenas marginalmente lucrativas, ou ainda não o foram. Tempos de muito encobrem as rachaduras, mas um choque de crédito abalaria as empresas que dependem de dinheiro institucional e prejudicaria a reputação de plataformas de multi-credores que economizaram em sua devida diligência.

Mesmo uma recessão originada fora do setor financeiro - digamos, uma pandemia - seria um teste. A demanda por empréstimos é cíclica e fortemente dependente dos gastos gerais dos consumidores e das empresas. A inadimplência aumenta durante as crises econômicas, à medida que as pessoas optam por não pagar dívidas não garantidas, em vez de parar de pagar suas contas de eletricidade. O medo é de uma espiral descendente: um aumento nas taxas de inadimplência poderia assustar os investidores e, eventualmente, levar a uma crise de liquidez. A popularidade das plataformas com vários credores e a crescente dependência do dinheiro institucional são a gasolina para o fogo de tais temores.

Os fundos de hedge tendem a exigir rendimentos mais elevados. Dado que as plataformas não sofrem o impacto da inadimplência diretamente, mais dinheiro institucional pressiona os credores do mercado a afrouxar seus padrões de subscrição. Ao mesmo tempo, esses fundos de hedge estão sujeitos a métricas vinculativas de portfólio de curto prazo. Se a inadimplência disparar, a avaliação “mark-to-market” de seus investimentos P2P cairá e os investidores institucionais terão que liquidar suas exposições. As saídas de alguns investidores provocariam novas vendas e quedas de preços. Os mercados secundários ficariam congestionados. A retirada de capital auto-reforçada deixaria muitos clientes de retorno - que tomam empréstimos P2P para refinanciar empréstimos P2P anteriores - incapazes de encontrar investidores dispostos a renovar seus compromissos e, portanto, empurrados para o calote também.

Na época em que as plataformas ainda enfatizavam o ideal de “finanças colaborativas” com ênfase na transparência e reciprocidade horizontal entre pares - muitos pensavam nos empréstimos P2P como um novo pilar da estabilidade financeira. Os empréstimos P2P deveriam fornecer financiamento adicional para absorção de perdas para empréstimos ao consumidor, com riscos assumidos não pelos contribuintes, mas por investidores individuais. No entanto, se empréstimos P2P ilíquidos forem devorados por investidores institucionais, que então refinanciam suas posições nos mercados monetários de curto prazo - a situação seria uma reminiscência da instável recompra de curto prazo e do financiamento do mercado monetário ABCP de títulos lastreados em hipotecas subprime que desencadeou a crise financeira de 2007-09. Isso deve dar uma pausa aos credores do mercado.

Uma crise de liquidez do tipo descrito acima também exporia como as garantias de recompra ocultam o risco real assumido pelo denominador mais baixo em plataformas com vários credores - o investidor de varejo. Em busca de um retorno insuficiente, muitos serão pegos de surpresa quando os originadores dos empréstimos superalavancados deixarem de cumprir seus compromissos de recompra. Alguns vão detectar os sinais de fumaça: atualizações financeiras atrasadas e volumes de empréstimos cada vez menores - mas esses investidores de varejo são poucos e distantes entre si. Os reguladores do Reino Unido, preocupados com o fato de investidores pouco sofisticados assumirem riscos excessivos, estão colocando limites sobre quanto podem investir em empréstimos P2P. Ironicamente, essas regulamentações apenas aumentarão ainda mais a dependência da plataforma no dinheiro institucional.

Alguém troca dívida por pão?

No entanto, uma recessão econômica também teria vencedores. As plataformas que continuam a emprestar lucrativamente em uma crise ganharão mais confiança dos investidores e serão recompensadas por um custo futuro de capital mais baixo. Em todos os escritórios, a retração econômica será enquadrada como um teste à cultura da empresa. Mas a perseverança das empresas dependerá principalmente da saúde de seus balanços e da viabilidade do modelo de empréstimo P2P escolhido.

Aqueles que perseguiram altos retornos arriscados só encontrarão grandes perdas em uma desaceleração. Aqueles que esticaram demais seus padrões de subscrição acordarão com tensão muscular. Aqueles que confiaram demais em fundos de hedge ávidos por rendimento se verão com escassez de capital. E aqueles que perderam o controle sobre seus originadores de empréstimos descobrirão que também perderam a confiança de seus investidores.

As plataformas que prosperarão serão aquelas que evitam a ginástica financeira e financiam a maioria de seus empréstimos com dinheiro de varejo (os investidores de varejo tendem a ser mais “rígidos” - fornecendo o capital muito necessário em tempos de incerteza). Os vencedores serão aqueles que se mantiveram em nichos de tomadores de empréstimo com crédito, mas com poucos bancos, não perderam o controle sobre seus padrões de subscrição e não gastaram mais em publicidade do que poderiam pagar.

Por enquanto, a roleta está girando e todos estão torcendo por ela. Mas esses tempos não vão durar.

- artigo do Blog da plataforma FinBee

Este artigo vem no sentido daquilo que eu protagonizo para as plataformas P2P, emprestar dinheiro tem riscos e não existe garantia de retorno. As plataformas  que dão garantias de 100% + juros ao fim de 60 dias tem um modelo de negocio não sustentável.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    A 04/06/2021 às 16:29, rui_marreiros disse:

Eu não tenho nada em Defaults. Sei que eles tiveram problemas com um ou dois originadores, pois tive um dos originadores também em default, mas acabou por pagar.. Quais são os originadores em que tens defaults?

Eles tem uma tabela de identificação de risco e eu só tenho investido em originadores do tipo A.

As empresas mais sérias também vêm a regulação como algo positivo. Alguns originadores têm avançado para a criação das suas próprias plataformas de empréstimos, e outras adquiriram as plataformas onde listavam os empréstimos.

A questão é que colocas no teu excerto que a IUVO tem uma politica de buyback sem juros após 60 dias, não especificas para qual identificador de risco. E eu consigo dizer que isso não é verdade porque alguns empréstimos estão em default.

Os originadores dos quais tenho defaults: BBG e CBC (KFP).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 12 horas, Antonio84Pereira disse:

Os originadores dos quais tenho defaults: BBG e CBC (KFP).

Tens razão em relação aos originadores em defaults, pois tive penso da BBG e que foram pagos(eram já um poucos euros). Os buyback da IUVO sempre foram de 60 dias e sem juros, mas todos eram garantidos pelos originadores e não pela plataforma, ela só serviu de intermediaria.

Os buyback nunca deveriam ter existido, minha opinião, porque investir sem risco não existe. Devíamos era ter mais informação sobre esse risco, com escalas  percetíveis e com estatísticas, como acontece noutras plataformas, exemplo na Neo Finance. Nesta plataforma, sabes perfeitamente ao que vais e quanto podes perder. Um XIRR superior a 10% é muito difícil. 

Concordo com o que eles pretendem que é uma maior regulação e transparência.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem está "entalado" na Monego, receberam alguma coisa depois de 3 de junho:

June 3: Since the last update, the liquidator of Monego has made a transfer to Mintos in the amount of €200 000. The funds have been distributed among the affected investors. According to the liquidator, the further repayment plan is for a monthly amount of approximately €250 000.

É que nas vezes anteriores ainda me tocou algo, mas desta vez 0 (bola) 😡

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, LMMN disse:

Para quem está "entalado" na Monego, receberam alguma coisa depois de 3 de junho:

June 3: Since the last update, the liquidator of Monego has made a transfer to Mintos in the amount of €200 000. The funds have been distributed among the affected investors. According to the liquidator, the further repayment plan is for a monthly amount of approximately €250 000.

O último Monego que recebi foi em Fevereiro...

(edit) Afinal já não tenho "Monegos" pending - mas ainda tenho cerca de 100 paus entalados na Finko.

Editado por BonesXpto
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 2 horas, BonesXpto disse:

O último Monego que recebi foi em Fevereiro...

Os últimos que recebi ainda foram o ano passado. Desde aí tem sido bola. Penso que eles têm pago em função do dinheiro entalado, tenho lá 15 euros. 

Neste momento estou na pratica fora da Mintos, pois existem outras bem mais rentáveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 10/06/2021 às 10:13, LMMN disse:

Em 2021, a app da Mintos dá que foram pagos juros dos seguintes caloteiros: (ao pagar juros, pagaram principal)

Monego

• Fev/21
    • Mar/21

Capital Service

• Fev/21
    • Mar/21
    • Abr/21
    • Mai/21

Em Abril 2021, reparei que a Monego pagou-me uma parte, mas só principal, nada de juros, por isso não aparece Monego nos juros pagos nesse mês na app da Mintos. Em Maio, nada de juros e principal relativos a Monego

Capital Service nem 1% recebi até agora.

A 21/04/2021 às 19:05, Rick Lusitano disse:

Alerta CM! 😀

Monego a pagar hoje.

Mas ainda não aparece nos LO que pagaram juros na app, talvez porque hoje a Monego só pagou o principal, ficando em PP os juros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Actualmente quais as plataformas onde pretendem manter ou criar conta?

Tenho registo na Mintos, Estateguru, Lendermarket, Viainvest e Afranga. Gosto do Estateguru e Afranga pela simplicidade e retorno. Na Mintos opto por investimentos em Rublos para aproveitar o retorno de 19-20% p.a. 😅

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/06/2021 às 10:00, Paulo Braga disse:

Actualmente quais as plataformas onde pretendem manter ou criar conta?

Tenho registo na Mintos, Estateguru, Lendermarket, Viainvest e Afranga. Gosto do Estateguru e Afranga pela simplicidade e retorno. Na Mintos opto por investimentos em Rublos para aproveitar o retorno de 19-20% p.a. 😅

Mantenho a Mintos, a EstateGuru, a Raize e comecei este mês na GoParity. 
    De todos os fundos que eu tenho nestas plataformas, a EstateGuru e a Raize representam cerca de 40% cada e cerca de 10% nas outras duas, por agora. Quero aumentar os fundos na GoParity nos próximos meses.

Estou bastante satisfeito com elas, sem problemas, sem defaults. Os meus juros na Mintos e EstateGuru rondam os 11% (estabeleço os meus próprios parâmetros nos trackers) e na Raize entre 5% a 6%. Na GoParity ainda é cedo para dizer mas contento-me com cerca de 4% a 6%.

Por agora não tenho intenção de retirar nenhum cêntimo destas plataformas. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, DVerissimo disse:

Mantenho a Mintos, a EstateGuru, a Raize e comecei este mês na GoParity. 

Só não estou na GoParty e não pretendo entrar, nas outras pretendo sair, estou ainda na Iuvo (sair), Afranga (continuar), Neofinance (sair),Peerberry/sair), Bondster(continuar), brickower(continuar), bulkestate(continuar), reinvest24(continuar), dofinance(sair), bondora(sair), e mais umas 5 de onde pretendo sair. Algumas delas são valores residuais e a quero sair, quando terminanr as loans e ficar só em 5, ter nessas cerca de 5-10% do capital investido.

Nessas 5 finais tenho vindo a apurar os critérios das loans porque acredito ser possível alcançar uma rentabilidade média superior a 13%. Mas penso que só conseguirei alcançar isto daqui a 2 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, rui_marreiros disse:

Nessas 5 finais tenho vindo a apurar os critérios das loans porque acredito ser possível alcançar uma rentabilidade média superior a 13%. Mas penso que só conseguirei alcançar isto daqui a 2 anos.

Reparei que tens conta em bastantes plataformas de real estate, são as minhas favoritas desde que haja colateral e um baixo LTV. Também já tive conta na Bulkestate, mas por falta de ofertas regulares acabei por mudar para a EstateGuru.

A rentabilidade tem-me afastado das plataformas nacionais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 53 minutos, Paulo Braga disse:

já tive conta na Bulkestate

Eu gosto da bulkestate, porque até agora todos os empréstimos que tiveram problemas a proteção do investimento via jurídica e o colateral tem sido bastante forte. As plataformas que conseguem muitos empréstimos tem tido alguma dificuldade na recuperação e em alguns empréstimos são parte interessada.

A reinvest24 também tem poucos empréstimos e mostra ser bem gerida, já que o CEO é bastante participativo e em alguns empréstimos onde houve algumas dificuldades ele mostrou ser habilidoso, criativo e empenhado em proteger os investidores na plataforma. Na bulkestte o grupo também é pequeno e a Baiba(suport) dá sempre um bom feedback e atenciosa com os investidores.

É claro que o meu foco principal de investimento continuará a ser o mercado de ações, quer via stocks quer via fundos.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por aqui fiquei apenas em:

• * EstateGuru
    • * Rendity (via Evoestate)
    • * Robocash
    • * GoParity

Já estive em Mintos, ViaInvest, Peerberry, Swaper, Lendermarket, mas já tirei tudo (com a excepção do que falta recuperar da Mintos...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/06/2021 às 21:14, rui_marreiros disse:

Só não estou na GoParty e não pretendo entrar, nas outras pretendo sair, estou ainda na Iuvo (sair), Afranga (continuar), Neofinance (sair),Peerberry/sair), Bondster(continuar), brickower(continuar), bulkestate(continuar), reinvest24(continuar), dofinance(sair), bondora(sair), e mais umas 5 de onde pretendo sair. Algumas delas são valores residuais e a quero sair, quando terminanr as loans e ficar só em 5, ter nessas cerca de 5-10% do capital investido.

DoFinance - não vai ser fácil sair. Cada vez se encaminha para mais um scam.

No meu caso particular ainda tenho valores em:

EstateGuru, ViaInvest e Rendity.

Brickowner, Iuvo e Twino estou de saída pq preciso de capital - mantenho boa impressão, não tive qq problema.

Housers, DoFinance e Lenndy - Pouca esperança de reaver o valor total.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, rui_marreiros disse:

Vamos ver, tenho lá 50 euros.  Viainvest também tenho pouco e quero sair.

Cerca de 300€ por aqui, o ultimo dinheiro que caiu para levantar já foi há alguns meses. Não sendo muito, é mais um "prego" para o meu saldo p2p.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites